Questões de Concurso sobre Sistema Único de Saúde (SUS)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.496 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Marque a alternativa que contempla uma diretriz estruturante da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS):


A

Descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo.


B

Afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social.


C

Definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente.


D

Defesa do protagonismo e da autonomia dos usuários e a recusa de práticas de caráter clientelista, vexatório ou com intuito de benesse ou ajuda.


E

Reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações do SUAS.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) são reconhecidos como entidades representativas dos entes estaduais e municipais responsáveis pela gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para auxiliar no custeio de suas despesas institucionais, essas entidades receberão recursos do orçamento geral da União por meio


A

do Fundo Nacional de Saúde.


B

do Conselho Nacional de Saúde.


C

das Comissões Intergestores Bipartite.


D

das Comissões Intergestores Tripartite.

Sobre o SUS, assinale a alternativa correta.


A

O Sistema Único de Saúde - SUS foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um direito de todos e dever do Estado e está regulado pela Lei nº. 8.080/1990, a qual operacionaliza o atendimento público da saúde.


B

O sistema de saúde brasileiro também fornece vacinas e remédios gratuitamente para pessoas com diversas doenças (como o diabetes, pressão alta, asma, HIV e Alzheimer). Para outras doenças, como o câncer, há o financiamento em saúde, no qual a pessoa financia o tratamento no SUS em quantas parcelas puder pagar.


C

Com o advento do SUS toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da Constituição, exceto aqueles que já possuem um plano de saúde particular.


D

O SUS realiza apenas atendimentos primários em saúde, sendo que os procedimentos complexos são ofertados por atendimento de emergência via SAMU - Sistema Ampliado Médico Universal.

A Norma Operacional Básica (NOB 1/96) tem por finalidade primordial promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes.


C

Certo


E

Errado

A assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) estabeleceu medicamentos para o tratamento de patologias mais prevalentes no Brasil. Assinale a alternativa correta referente ao nome dessa lista:


A

Lista Nacional de Medicamentos Essenciais.


B

Relação Nacional de Medicamentos.


C

Lista Nacional de Medicamentos.


D

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.

Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde. No que se refere à gestão financeira do SUS, analise a afirmativa a seguir:

Na esfera federal, os recursos financeiros, originários do Orçamento da Seguridade Social, de outros Orçamentos da União, além de outras fontes, serão administrados pelo _____ , através do/da ______ .


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas na afirmativa:


A

Secretaria Estadual de Saúde / Comitê Estadual de Saúde


B

Secretaria Municipal de Saúde / Junta Nacional de Saúde


C

Secretaria de Saúde / Comitê Nacional de Saúde


D

Conselhos de Saúde / Comitê Municipal de Saúde


E

Ministério da Saúde / Fundo Nacional de Saúde

Sobre o SUS é correto afirmar:


A

Universal, centralizado, com participação e controle da comunidade.


B

Parcial, não oferecendo todos os serviços voltado a promoção da saúde, prevenção das doenças, tratamento e reabilitações.


C

Universal, descentralizado, integral e com gestão única em cada esfera do governo.


D

Com participação e controle da comunidade, sem gestão única em cada esfera de governo com redes regionalizadas.


E

Com redes regionalizadas e hierarquia de serviços, permitindo mecanismo de integração e mecanismo de referência, centralizado com ênfase na gestão municipal.

O Sistema Único de Saúde é formado por uma série de serviços que visam a manutenção e preservação da saúde da população brasileira. Sobre o sistema de notificação e de vigilância epidemiológica, assinale a alternativa correta.


A

No Brasil, as doenças de notificação compulsória estão dispostas na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública que é responsabilidade do Ministério da Justiça.


B

A violência doméstica é evento de notificação compulsória atribuída a todos os profissionais da saúde, inclusive o Cirurgião-Dentista.


C

A notificação de violência sexual contra crianças e adolescentes deve ser realizada pelo profissional da saúde à Unidade de Ensino onde a criança ou o adolescente estuda.


D

Os acidentes de trabalho são de notificação compulsória, a depender da gravidade do acidente e suas consequências ao trabalhador.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e completamente gratuita. Sobre o histórico e implantação do SUS, julgue os itens a seguir:


I- O SUS foi criado na Constituição de 1988, mas apenas em 1995 houve o detalhamento do funcionamento do sistema e a instituição dos preceitos que seguem até hoje;

II- O SUS conquistou uma série de avanços para a saúde do brasileiro, como o Programa Nacional de Imunização, responsável por 98% do mercado de vacinas do país;

III- Desde 1988, o SUS é administrado de forma tripartite, e conta com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.


Está correto o que se afirma em:


A

II, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

III, apenas.


E

II e III, apenas.

A execução de serviços de alimentação e nutrição é de competência:


A

da direção estadual do SUS.


B

da direção estadual e da direção municipal do SUS.


C

da direção municipal do SUS.


D

da direção nacional do SUS.


E

da direção nacional e da direção estadual do SUS.

O processo de implantação do SUS veio acompanhado de muitas reflexões sobre os caminhos que melhor estruturassem o sistema dentro dos seus princípios finalísticos e diretrizes estabelecidas. Diante dessas reflexões e das bases de criação do SUS, aos poucos o termo modelo assistencial vem sendo substituído por modelo de atenção à saúde por se entender que a denominação “assistencial” traz, em seu bojo, a representação de cidadania considerada como dádiva, como benevolência ou favor e não como direito de cidadania e responsabilidade do Estado em garantir o acesso aos serviços públicos por meio de políticas sociais consistentes, duradouras e de boa qualidade.


Assinale a alternativa que NÃO contém a descrição adequada ao modelo de atenção referido.


A

Considerando o contexto da Reforma Sanitária Brasileira, quando se fala em mudança do modelo de atenção à saúde, é importante compreender que esta mudança é relativa ao modelo ainda hegemônico no Brasil, o modelo preventivo e de promoção à saúde.


B

O modelo idealizado para o SUS preconiza a integralidade do cuidado, a garantia do acesso, a regionalização e descentralização dos serviços, as ações humanizadas e resolutivas de saúde e voltadas às necessidades de toda a população por meio de ações de planejamento e avaliação que respeitem as diferentes necessidades e problemas de saúde locais e regionais.


C

Modelo Ações Programáticas em Saúde foi desenvolvido no final da década de 1980 por um grupo de docentes e pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva e Social a partir das reflexões e debates sobre a programação como forma de organização da oferta de serviços na ótica da APS agrega, como parte de seus fundamentos, os princípios de integração sanitária e da hierarquização do cuidado


D

A proposta Vigilância em Saúde foi elaborada pelo grupo de pesquisadores e docentes do Instituto de Saúde Coletiva, no início dos anos 90. Este referencial de modelo propõe uma redistribuição de poder entre os três entes federativos, com mudanças e adequações de papéis em cada um deles, apresentando em seus argumentos a importância das instâncias estaduais como espaço de controle e regulação da oferta de serviços e coordenação do enfrentamento de problemas e situações de saúde que extrapolem as bases territoriais dos municípios, numa perspectiva de trabalho articulado e colaborativo.


E

As Redes de Atenção emergem a partir da avaliação da situação de saúde da população que configura uma nova realidade sanitária vivida por muitos países onde se entrelaçam fatores como: a diminuição das taxas de fecundidade e o aumento da expectativa de vida com envelhecimento da população e o aumento dos agravos crônicos de saúde; hábitos de vida não saudáveis levando a condições crônicas; acumulação epidemiológica proporcionando superposição de novas doenças infecciosas e doenças anteriormente superadas e o crescimento acelerado da violência e causas externas.

Com relação às ações de prevenção e de assistência, no âmbito do SUS, a Constituição Federal,


A

não entra neste nível de detalhamento, sendo tratadas apenas na legislação ordinária.


B

estabelece que não há ordem de prioridade entre elas.


C

deve ser dada prioridade aos serviços assistenciais.


D

deve ser dada prioridade às atividades preventivas.


E

sua priorização dependerá do tipo de agravo e das características específicas de cada grupo populacional.

Quanto ao Sistema Único de Saúde, a Constituição Federal entende a saúde como um direito de todos e dever do Estado:


A

Igualdade comunitária pactual.


B

Comunidade fiscal.


C

Regionalização.


D

Universalidade.


E

Hierarquização da rede.

O Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (Inamps) foi criado em 1977 e após sua extinção em 1993, suas atribuições foram absorvidas pelo SUS. O INAMPS era responsável por coordenar e executar a assistência médica


A

a toda a população, de forma universal.


B

aos segmentos mais carentes da população.


C

da população urbana, mas não da rural.


D

apenas aos servidores públicos.


E

aos empregados que contribuíam com a Previdência Social.

À direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) NÃO compete:


A

colaborar com a União e os Estados na execução da vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.


B

colaborar na fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana e atuar, junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes, para controlá-las.


C

coordenar o planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com sua direção estadual.


D

participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho.


E

planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde.

Conforme a Constituição Federal de 1988, a melhor representação da universalidade, na organização do SUS, é:


A

redução da desigualdade de acesso aos recursos do sistema, pela livre iniciativa privada, na administração dos serviços de saúde.


B

necessidade de prover saúde aos que trabalham em defesa da justiça social.


C

oposição ao sistema de saúde marxista e definição de um sistema fundamentado em valor.


D

criação de um sistema que atenda apenas aos mais pobres e vulneráveis.


E

sobreposição do sistema de seguridade social ao sistema de saúde meritocrático.

Segundo a Norma Operacional Básica (NOB 1/96), são três os papéis básicos do gestor federal, a saber: exercer a gestão do SUS, no âmbito nacional; promover as condições e incentivar o gestor estadual, com vistas ao desenvolvimento dos sistemas municipais, de modo a conformar o SUS-Estadual; e fomentar a harmonização, a integração e a modernização dos sistemas estaduais compondo, assim, o SUS-Nacional.


C

Certo


E

Errado

De acordo com o Art. 198, da Constituição Federal de 1988, “As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes”:


I. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

II. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.

III. Participação da comunidade.


Está(ão) CORRETO(S):


A

I, II, III.


B

II, apenas.


C

II, III, apenas.


D

I, III, apenas.


E

I, II, apenas.

A respeito dos termos que compõem a expressão Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir.

I. O termo sistema indica o somatório das ações assistenciais direcionadas a segmentos populacionais específicos, classificados com base em critérios nosológicos.

II. O termo único refere-se à universalização do acesso a todas as ações e cuidados da rede assistencial pública e privada contratada e ao comando único em cada esfera de governo.

III. O termo saúde é entendido como resultante e condicionante de condições de vida, trabalho e acesso a bens e serviços e, portanto, como componente da cidadania e não apenas como ausência de doença.

Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

A Estratégia e-SUS APS faz referência ao processo de informatização qualificada do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre o Sistema de Informação em Saúde e-SUS APS, analise os itens abaixo:

I. e-SUS Território

II. e-SUS Atividade Coletiva

III. e-SUS Gestão

IV. e-SUS Vacinação

São aplicativos para coleta dos dados do Sistema e-SUS APS:


A

I, II, III e IV estão corretos


B

Apenas I, II e III estão corretos.


C

Apenas I e IV estão corretos.


D

Apenas I e III estão corretos.


E

Apenas II e IV estão corretos

   
Gerar simulado