Questões de Concurso sobre Vigilância em Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.872 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo a Lei nº 8080/1990, assinale a opção que define, corretamente, vigilância sanitária.


A

O conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.


B

O conjunto de ações que não abrangem as etapas e processos, da produção ao consumo.


C

Apenas o controle da prestação de serviços que se relacionam diretamente com a saúde.


D

As ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva.


E

O conjunto de atividades que se destina à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores.

Analise a afirmativa abaixo:


Entende-se por_________um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna na afirmativa acima.


A

vigilância em saúde pública


B

vigilância em Saúde do Trabalhador


C

vigilância ambiental


D

vigilância epidemiológica

No que diz respeito à estrutura organizacional básica do Ministério da Saúde, NÃO é um departamento da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente:


A

Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde.


B

Departamento do Programa Nacional de Imunizações.


C

Departamento de Doenças Transmissíveis.


D

Departamento de Emergências em Saúde Pública.


E

Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Sobre a Vigilância Entomológica, analise as afirmativas.


I. Consiste em toda prática que busca a prevenção, repressão ou exclusão de um organismo vetor de doenças.

II. Consiste no levantamento e na avaliação de indicadores sobre a dispersão, a distribuição geográfica e a densidade das populações de vetores no tempo e no espaço, permitindo estimar os riscos de transmissão de patógenos.

III. Tem como finalidade recomendar e direcionar as medidas de prevenção e controle dos riscos para arboviroses, por meio do Manejo Integrado de Vetores.

IV. Prioriza a utilização de métodos sustentáveis e ecologicamente adequados, que permitam o uso racional de inseticidas e a proteção da população quanto às doenças transmitidas por vetores.


Está correto o que se afirma em


A

I e II.


B

II e III.


C

III e IV.


D

I e IV.

Após um surto de diarreia em um colégio, o Centro de Saúde da região identificou a necessidade de vistoriar a cozinha e a água de consumo do referido colégio. Este procedimento cabe legalmente:


A

ao Conselho Nacional de Criança e do Adolescente.


B

a Vigilância de Zoonoses.


C

a Vigilância de Epidemiologia.


D

a Superintendência de Campanhas.


E

a Vigilância Sanitária.

Lei Federal n° 8.080/1990 – Entende-se por um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos, como______.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

vigilância de saúde pública


B

saneamento


C

farmacoepidemiologia


D

vigilância sanitária


E

vigilância epidemiológica

A identificação sanitária do equipamento médico corresponde a sua identificação e classificação, conforme critérios adotados pela Anvisa. Os equipamentos médicos são classificados em quatro classes de risco e, complementarmente à classificação de risco, existe o enquadramento por regras, as quais totalizam dezoito. Sobre os critérios, analise as afirmativas abaixo.


I. Classe II – médio risco.

II. Classe IV – máximo risco.

III. Produtos não invasivos: Regras 1 e 2.

IV. Regras Especiais: Regras 13, 14, 15, 16, 17 e 18.


Assinale a alternativa correta.


A

III está incorreta


B

I, II e III estão corretas


C

I e III estão corretas


D

III está correta


E

IV está incorreta

A Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) foi aprovada por meio da Resolução no 588/2018, do Conselho Nacional de Saúde, segundo a qual são princípios da PNVS, entre outros


A

acolhimento e resposta às demandas da comunidade; atuação na gestão de riscos de agravos e doenças; e avaliação do impacto de novas tecnologias relacionadas à saúde.


B

construção de práticas de gestão que assegurem a integralidade do cuidado; integração de sistemas de informação; e articulação estreita entre os serviços e as instituições de pesquisa e universidades.


C

conhecimento do território; descentralização político­ -administrativa, com direção única em cada esfera de governo; e inserção da vigilância em saúde no processo de regionalização das ações e dos serviços de saúde.


D

integração de práticas e processos de trabalho da vigilância em saúde; produção de evidências a partir da análise da situação de saúde; e gestão do trabalho, desenvolvimento e educação permanente em vigilância em saúde.


E

condução de negociações nas instâncias do Sistema Único de Saúde; participação no financiamento das ações de vigilância em saúde; e revisão periódica da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública.

Para proporcionar a qualificação profissional e promover um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado o Programa “Mais Saúde com Agente”. Sobre esse programa, analise as afirmações a seguir:


I. Representa a ampliação dos cursos técnicos para Agentes Comunitários de saúde (ACS) e Agentes de Controle de endemias (ACE).

II. Objetiva fortalecer a Atenção Secundária à Saúde em todos os seus atributos.

III. Visa fortalecer a vigilância em Saúde e aperfeiçoar as ações de combate as endemias.

IV. Prepara e dá novas atribuições para a categoria de Agentes Comunitários de Saúde e de endemias.


Assinale a alternativa que corresponde as opções CORRETAS.


A

I, III e IV.


B

II, III e IV.


C

I, II e III.


D

I, II e IV.

A vigilância à saúde envolve um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde. Considerando as noções básicas de vigilância à saúde, marque a alternativa correta.


A

A Vigilância Ambiental em Saúde atua de forma integrada com a Vigilância Epidemiológica, ao monitorar fatores de risco ambientais e biológicos que podem influenciar a saúde da população.


B

A Vigilância Sanitária é responsável exclusivamente pela fiscalização de alimentos, medicamentos e produtos de saúde, não interferindo em atividades que envolvem saneamento básico.


C

A Vigilância em Saúde do Trabalhador se limita ao monitoramento de acidentes de trabalho, sem abarcar a prevenção de doenças relacionadas às condições de trabalho.


D

A Vigilância Epidemiológica tem como principal foco o controle e a eliminação de doenças crônicas e degenerativas em áreas endêmicas.


E

A Vigilância em Saúde não inclui ações voltadas para a detecção e controle de fatores de risco em surtos ou epidemias, focando-se apenas na assistência curativa de doenças já instaladas.

A vigilância sanitária é o conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde. Ela abrange a prestação de serviços e o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e todos os processos, da produção ao consumo e ao descarte.


C

Certo


E

Errado

Um agente de fiscalização de medicamentos se depara com um dilema ético ao perceber que uma farmácia de manipulação está usando ingredientes de qualidade inferior em suas formulações para aumentar os lucros. Enquanto a farmácia argumenta que os produtos finais ainda estão dentro dos padrões regulatórios, o agente recebe relatos de clientes experimentando efeitos colaterais adversos. O agente enfrenta o desafio de garantir a segurança dos consumidores enquanto respeita a autonomia e os interesses comerciais da farmácia. Considerando o exposto, é correto afirmar que a definição de dilema ético é:


A

o impacto psicológico de ter de agir diferente do que se sente moral, ética ou profissionalmente apropriado.


B

o direito de cada pessoa de decidir com base em suas crenças e valores.


C

o dever do profissional de fiscalização de decidir pelo que é mais adequado para o cliente em questão.


D

as situações em que surgem conflitos ou desafios que envolvem questões de interesse público, relações interpessoais, normas sociais ou estruturas institucionais.

A água, bem comum, é um bem essencial que garante saúde e qualidade de vida à população. Nesse sentido, o governo federal dispõe de mecanismos para garantir a qualidade da água fornecida através de ações de vigilância, como o Programa Vigiagua. De acordo com seus conhecimentos sobre o controle da qualidade da água realizada pelo Vigiagua (Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), assinale a alternativa correta.


A

O Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, o SISQUALIAGUA, é um dos principais instrumentos do Programa Vigiagua, que visa auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água para consumo humano.


B

O Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, SISAGUA, é um dos principais instrumentos do Programa Vigiagua, que visa auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água para consumo humano.


C

O Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, o SISCONTROAGUA, é um dos principais instrumentos do Programa Vigiagua, que visa auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água para consumo humano.


D

O Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, o SISAGUAPURA, é um dos principais instrumentos do Programa Vigiagua, que visa auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água para consumo humano.

Segundo a Resolução nº 588/2018 – Política Nacional de Vigilância em Saúde, a identificação dos condicionantes e determinantes de saúde no território, atuando de forma compartilhada com outros setores envolvidos, corresponde ao princípio da:


A

Universalidade.


B

Descentralização político administrativa.


C

Equidade.


D

Integralidade.

Segundo a RDC nº 560/2021, a pactuação das ações de vigilância sanitária observará a classificação do grau de risco sanitário para fins de licenciamento e atendimento a requisitos cognitivos, estruturantes e operacionais para a qualificação da ação. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica APENAS os requisitos considerados cognitivos para essa pactuação.


A

A equipe de vigilância sanitária, a adoção de procedimentos operacionais padrão estabelecidos no âmbito do SNVS e a adoção de ações administrativas pertinentes.


B

O acompanhamento das ações corretivas, em resposta às exigências apontadas pela equipe inspetora, e a adoção de ações administrativas pertinentes.


C

A equipe de vigilância sanitária, a adoção de procedimentos operacionais padrão estabelecidos no âmbito do SNVS, a designação de profissional fiscal sanitário e a ausência de conflito de interesses.


D

A formação profissional, a capacitação teórica e prática, e a exposição, mediante ação de inspeção, ao objeto de atuação.

Uma senhora chega à sala de vacinação para receber a terceira dose do imunizante da Covid-19, e é informada pela técnica de enfermagem da sala de que a vacinação está suspensa.


É uma circunstância que pode justificar a conduta da profissional:


A

O sistema de informação se encontrava sem rede de internet.


B

Faltou luz no período da noite, e a câmara fria, onde se encontravam os imunobiológicos, estava apontando para uma temperatura de 9.4 ºC.


C

Estava em falta o adjuvante, substância que protege o organismo de vacinas que contêm micro-organismos vivos.


D

As almotolias de álcool 70% estavam com prazo de validade vencido.

As ações continuadas de Vigilância no âmbito do Sistema Único de Saúde visam o conhecimento e a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores que determinam e condicionam o meio ambiente e que interferem na saúde humana. Refere-se à vigilância de fatores de riscos biológico:


A

Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano;


B

Vigilância de Populações expostas aos Poluentes Atmosféricos;


C

Vigilância do Controle Vetorial, de hospedeiros e reservatórios;


D

Vigilância de Populações expostas a Solo Contaminado;


E

Vigilância de riscos associados aos desastres, estabelece estratégias para a atuação em desastres de origem tecnológica e naturais.

Estações Elevatórias (EEs) são instalações de bombeamento de água (bruta ou tratada) destinadas a transportar a água a pontos mais distantes ou mais elevados, ou para aumentar a vazão de linhas adutoras. As EEs podem apresentar, dependendo de seu objetivo e importância, as seguintes utilizações:

I. Captar a água de mananciais de superfície ou poços rasos e profundos.

II. Aumentar a pressão nas redes, levando a água a pontos mais distantes ou mais elevados.

III. Aumentar a vazão de adução.

Está CORRETO o que se afirma:


A

Apenas nos itens I e II.


B

Apenas nos itens I e III.


C

Apenas nos itens II e III.


D

Em todos os itens.

Sobre Vigilância Sanitária, Direito à Saúde e Direito Sanitário, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Em todas as esferas de governo, existe competência para se legislar em matéria relacionada à saúde pública.

( ) O Direito Sanitário se limita a normas administrativas, não abrangendo o controle e monitoramento das atividades que impactam a saúde pública.

( ) As ações da vigilância sanitária ocorrem de forma independente, sem necessidade de observância às diretrizes estabelecidas no Direito Sanitário.


A

C - C - E.


B

C - C - C.


C

C - E - E.


D

E - C - C.

É uma das responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em seu âmbito administrativo, além de outras que sejam pactuadas pelas Comissões Intergestores:


A

Assegurar a oferta de ações e de serviços de vigilância em saúde, considerando o âmbito regional. assegurar a oferta de ações e de serviços de vigilância em saúde, considerando o âmbito regional.


B

Garantir o sigilo nos serviços de Vigilância em Saúde.


C

Desenvolver estratégias para identificar situações que resultem em transferência de conhecimento entre os entes da união.


D

Gratificar a busca por formação e capacitação em vigilância em saúde para os profissionais de saúde do SUS.


E

Apoiar tecnicamente e atuar de forma integrada com as Secretarias Municipais de Saúde na implementação das ações de vigilância em saúde.

   
Gerar simulado