

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A dança chega ao contexto escolar como forma de desenvolver atitudes diversas aos alunos e de lhes possibilitar maior conhecimento a respeito dessa arte. Sua área abrange não só a questão educacional, mas também questões relacionadas à saúde e à cultura. Na sala de aula, as possibilidades expressivas dos alunos contribuem para o processo de formação como indivíduo e lhes proporciona a interação com os outros. Cada aluno realiza sua movimentação de forma individualizada, com respeito às diferenças apresentadas por seus participantes. Nesse contexto, estamos falando sobre dança e
pluralidade cultural.
técnica clássica.
modernidade.
brinquedo.
A dança, como expressão cultural de um povo, permite romper com padrões previamente estabelecidos de corpo e movimento, sendo assim, constitui um importante conteúdo a ser trabalhado nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, o professor que utiliza a Dança como conteúdo das aulas deve, EXCETO:
Vivenciar as danças do contexto regional, respeitando as diferenças individuais sem, no entanto, realizar qualquer modificação ou adaptações.
Incentivar os alunos a identificar os elementos que, junto com a dança, compõem o repertório de manifestação da cultura como as vestimentas, letras das músicas, instrumentos, entre outros.
Proporcionar aos alunos vivencias que vão além dos movimentos padronizados, o que não impede a utilização de movimentos coreografados.
Comparar os elementos constitutivos das diferentes danças e relaciona-los com as vivências dos alunos.
"A Dança na escola não é a arte do espetáculo, é educação através da arte [...]" (FERRARI,2003).
O professor de Educação Física, com o intuito de trabalhar a dança no contexto escolar, deve fazer uma abordagem que:
Permita vivenciar os elementos da dança, entre outras possibilidades, como forma de expressão corporal e compreensão da cultura.
Promova a inclusão através de movimentos técnicos padronizados considerando a homogeneidade da turma.
Privilegie a aquisição de conhecimento com coreografias complexas e técnicas apuradas como forma de atrair e incentivar os alunos.
Conceba a dança apenas como forma de exercício físico, desconsiderando a dimensão cultural.
É uma dança de origem portuguesa implantada no Brasil no período do Ciclo do Açúcar. A manifestação adquiriu forte notoriedade na região sudeste, no estado do Rio de Janeiro. A dança acontece em duas rodas, uma de homens e outra de mulheres, que cantam e bailam em sentido oposto e trocam de lugar, sem ter contato físico, formando novos pares. As músicas não possuem refrão e são cantadas de improviso por dois violeiros.
Esta descrição refere-se a uma dança chamada:
Assinale a alternativa CORRETA:
Maracatu.
Caninha Verde.
Bumba Meu Boi.
Maneiro-Pau.
Fandango.
Expressar as emoções através de uma sequência de movimentos encadeados, de maneira que o corpo consiga transitar por diferentes qualidades de energia, faz da dança uma linguagem artística. Porém, para criar uma obra em dança será necessário também
um sistema de gestos, mesmo que pequeno, pois todos os movimentos iniciam e finalizam em um gesto.
que haja projeções de voz ou fala.
que haja pelo menos uma sequência coreográfica executada de maneira homogênea pelos bailarinos.
uma história com começo, meio e fim, como um conto ou um mito.
A dança, refere-se aos movimentos básicos do corpo (translações e rotações) e as combinações entre eles, que são:
I. Movimento potencial.
II. Movimento liberado.
III. Famílias de movimentos.
IV. Movimento coordenado.
Estão CORRETOS:
I, II apenas.
I, II, III apenas.
II, IV apenas.
II, III, IV apenas.
I, II, III, IV.
As atividades rítmicas e expressivas, como danças, contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora, expressividade e percepção rítmica dos praticantes, sendo utilizadas apenas em contextos artísticos.
Certo
Errado
A dança, enquanto expressão cultural, é uma ferramenta eficaz para o ensino de história e cultura, pois permite aos alunos experimentar diferentes contextos históricos e sociais através do movimento.
Certo
Errado
Daniel, professor de educação física, iniciou um projeto com seus alunos sobre danças urbanas. Durante as aulas, ele buscou explorar as características, estilos e influências culturais que compõem essa modalidade, promovendo, assim, reflexões sobre a expressão corporal. Sobre as danças urbanas, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os estilos como breaking e hip hop são exemplos de danças urbanas.
As danças urbanas têm origem em contextos sociais e culturais periféricos.
As danças urbanas possuem forte ligação com a música e refletem a cultura hip hop.
Os movimentos das danças urbanas são desprovidos de técnica e baseados apenas na espontaneidade.
Dominar os conhecimentos históricos do Axé é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, segundo Pereira (2010) o Axé surgiu na década de:
1950
1980
1940
1930
O ballet ou balé apareceu no Brasil nos últimos anos do século XIX e se desenvolveu nas primeiras décadas do século XX com um ideal de nacionalismo, mesmo que claramente importado da Europa e dos Estados Unidos da América. De acordo com o recente estudo realizado por Souza e Capraro (2021), foi durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, no ano de 1936, que se fundou a primeira companhia estatal de balé no país denominada:
Corpo de Baile do Theatro Municipal de Lucas do Rio Verde
Corpo de Baile do Theatro Municipal de São Paulo
Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Corpo de Baile do Theatro Municipal de Rio das Ostras
Os profissionais da dança passaram a ser chamados de “artistas da dança” com a inclusão na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO/2002. Definiu-se que estão presentes na família “artistas da dança” as seguintes categorias: Assistente de coreografia; Bailarino (exceto danças populares), bailarino-criador, bailarino-intérprete, dançarino; Coreógrafo, bailarino-coreógrafo, coreógrafo-bailarino; Dramaturgo da dança; Ensaiador de dança; Professor de dança (maître de ballet). Nesse sentido, de acordo com a descrição presente nos documentos da CBO/2002 e publicados no site do Ministério do Trabalho, os artistas da dança (exceto dança tradicional e popular):
executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias
dirigem bailarinos ou dançarinos do corpo de baile, cuidam do rendimento técnico e artístico do espetáculo, no entanto, não podem atuar ministrando aulas de dança nas companhias e escolas
criam e ensaiam obras coreográficas, dissociando a forma e o sentido do movimento, uma vez que a arte da interpretação e dramaturgia teatral não se relacionam com a dança
dançam sequências coreográficas pré-determinadas ou improvisos, individualmente ou em conjuntos, sem apropriarse de estímulos internos (emoções e sentimentos) e externos (músicas e textos) para a estruturação da dança
Uma das características do jazz é o uso do peso do crânio para a mobilidade do pescoço ou da coluna inteira, tanto o crânio direcionado com seu peso para frente e para trás, quanto desenhando círculos no ar, ou lançado no espaço levando o tronco a expandir-se em giros ou saltos. Considerando o assunto, assinale a alternativa que apresenta o melhor exercício de fortalecimento para garantir a potência motora dos movimentos e principalmente para prevenir qualquer tipo de lesão.
Chassé.
Prancha.
Agachamento.
Rolamento.
Ao longo dos últimos séculos muitos modos de dançar vêm sendo registrados e sistematizados, contemplando técnicas e estilos de dança diversificados. Analise as afirmativas a seguir em relação aos diferentes estilos/técnicas de dança:
I. A dança jazz tem sua origem no encontro da dança europeia com a dança africana. Essa técnica é composta por saltos, quedas, linhas corporais, movimentos circulares, utilização de movimentos do quadril e isolamento de distintas partes do corpo.
II. A dança moderna retoma a utilização dos pés descalços e utiliza vestimentas mais confortáveis para a dança. Essa técnica utiliza-se do chão e apresenta movimentos de contração e relaxamento.
III. As danças urbanas emergem do movimento Hip-hop, que teve sua origem na Inglaterra, junto com os movimentos sociais da época e utiliza a resistência à gravidade para realização de seus movimentos.
IV. As danças populares brasileiras têm origem nas danças de matriz africana, indígena e europeia.
V. A dança contemporânea prima por corpos específicos, longilíneos e esbeltos, tem como base o balé clássico e a estética da beleza.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Considere as afirmativas relacionadas a utilização da dança na Educação Física escolar, bem como sua importância no desenvolvimento motor e expressivo. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas.
( )É de suma importância que o professor explore a dança, entre outras formas, como um conjunto de práticas corporais e culturais de um povo, que fazem uso de movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias.
( )A dança contribui para aumento do repertório motor no tocante a aquisição de habilidades motoras, tanto as funcionais e quanto as de locomoção.
( )As danças podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas formas bastante comuns, para além do desenvolvimento motor, colaboram com a socialização e constituem um valioso meio de expressão e comunicação.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
V − V − F.
V − V − V.
F − F − V.
F − V − F.
A prática de atividades rítmicas e expressivas, como danças, pode melhorar a coordenação motora, a expressão emocional e a consciência corporal, além de promover a socialização e a autoestima dos participantes.
Certo
Errado
A dança utiliza o movimento corporal como forma de linguagem universal, um meio de expressão importante desde épocas remotas, assim como a música, sendo uma manifestação que reflete a cultura, a religião, os costumes, os desejos e os ideais de determinada população. Nesse sentido, é correto afirmar:
A dança, na Idade Média, era estimulada pela Igreja, pois o ato de dançar refletia uma forma de misticismo.
A dança reflete tradições culturais de cada região, cujas manifestações rítmicas são classificadas em um ranking levando em consideração a originalidade.
As pessoas precisam realizar um treinamento para desenvolver as habilidades motoras, antes de praticarem o ato de dançar.
O hip hop surgiu nos guetos dos Estados Unidos da América, sendo considerado um estilo de dança contemporâneo que estimula a criatividade, a liberdade e a inclusão social.
No contexto do desenvolvimento de um programa de dança para adolescentes em uma escola, um professor de Educação Física busca incorporar princípios que favoreçam o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos alunos. Considerando a diversidade cultural e as várias habilidades motoras dos adolescentes, qual das seguintes abordagens é a MAIS adequada para atingir tais objetivos?
Priorizar danças competitivas para estimular o espírito de competição e excelência individual.
Focar exclusivamente em danças tradicionais brasileiras, para promover a cultura nacional.
Incluir uma variedade de estilos de dança, de diferentes culturas, promovendo a inclusão e o respeito pela diversidade.
Concentrar-se em coreografias complexas e técnicas avançadas, visando o desenvolvimento técnico dos alunos.
Limitar a prática à reprodução de coreografias populares, para aumentar o engajamento dos alunos.
A dança é considerada como a expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem e como linguagem social. Tal linguagem permite a transmissão de sentimentos, emoções, afetividades vividas nos diversos ambientes da vida social, quais seja: da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra.
Com base no exposto e na relação ao desenvolvimento técnico, assinale a alternativa incorreta aos fundamentos relacionados à dança.
Energia = tensão, relaxamento, explosão.
Exercitar o corpo estético: giros, equilíbrio e saltos.
Espaço = formas, trajetos, volumes, direções, orientações.
Ritmo = cadência, estruturas rítmicas.
A dança faz parte da cultura corporal do movimento, sem perder sua identidade. Como uma área do conhecimento científico, enfatiza a aptidão física e a prática pedagógica voltada à cultura corporal e a fins educacionais.
Não é um objetivo da dança nos eventos recreativos e culturais:
Abolir conexões dentro de contextos históricos, sociais e culturais.
Desenvolver a imaginação, a comunicação não verbal, o pensamento crítico, a autoconfiança, a cooperação e a criatividade.
Integrar-se a outras áreas da arte e da cultura, explorando o movimento dançante.
Aprimorar o desenvolvimento motor, a consciência corporal e a percepção musical.