Questões de Concurso sobre Ginástica

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
809 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A escola de ginástica alemã estava intimamente ligada ao sentimento nacionalista da época. Jahn via a ginástica como uma forma de preparar os jovens para defender a nação e promover os ideais do patriotismo.


C

Certo


E

Errado

De Oliveira et al. (2011), ao explicitarem o relacionamento dos grupos na ginástica rítmica, enfatizam a interação entre os integrantes, de forma que possam auxiliar o companheiro por meio de diferentes estratégias: impulsionando, passando por baixo ou por cima, passando pelos aparelhos etc. Para os autores, essa relação na coreografia se dá de forma:


A

inclusiva


B

competitiva


C

integrativa


D

colaborativa

Os fundamentos da Ginástica Olímpica (GO) tem por base a evolução técnica de diferentes exercícios físicos e suas provas são realizadas por homens e mulheres.


Assinale a alternativa CORRETA que contém uma prova da GO realizada somente por mulheres.


A

Cavalo com alças.


B

Barras assimétricas.


C

Salto sobre o cavalo.


D

Barra fixa.

A luz do tema princípios das práticas de ginástica e caminhada, para adultos e idosos, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


( ) A ginástica realizada de forma regular auxilia na melhora da condição física do idoso, bem como colabora para realização de atividades rotineiras, o que os torna menos autônomos e confiantes.

( ) Melhora do equilíbrio, noção espacial, memória e criatividade são alguns dos benefícios que adultos e idosos adquirem com a prática de ginástica realizada de forma eventual.

( ) A caminhada, por envolver vários músculos e articulações, colabora para a manutenção da postura corporal, por ser uma atividade de fácil execução, não é necessário nenhum tipo de orientação, equipamento ou acessório específico.


Assinale a alternativa com a sequência correta:


A

V, V, V.


B

F, V, V.


C

V, V, F.


D

F, F, F.

Qual conceito abaixo está correto quando o assunto são as ginásticas organizadas e normatizadas pela federação internacional de ginástica (FIG)?


A

A ginástica artística (antiga ginástica olímpica) destaca-se pela beleza dos exercícios executados em solo, acompanhados de música. Ela é dividida nas seguintes categorias: dupla mista, dupla feminina, dupla masculina, grupo feminino (composto por 3 ginastas) e grupo masculino (composto por 4 ginastas).


B

A ginástica artística foi influenciada pelo trabalho de Johann Friedrich Ludwig Jahn, fundador da primeira escola de ginástica. Montada em uma floresta, os seus alunos utilizavam os aparelhos criados por ele, bem como os próprios recursos oferecidos pela floresta.


C

A ginástica acrobática é uma modalidade em que os ginastas executam movimentos aeróbicos muito difíceis, que consistem na interpretação da música que acompanha o exercício, caracterizada pelo ritmo acelerado, tal como os utilizados nas academias.


D

A ginástica aeróbica é praticada apenas por mulheres, que fazem dessa modalidade um verdadeiro espetáculo de dança, uma vez que as ginastas se movimentam ao longo de toda a apresentação. Os aparelhos utilizados são: arco, bola, corda, fita e maças.


E

Na ginástica rítmica, as provas masculinas e femininas são diferentes. Os homens executam provas com os seguintes equipamentos: argolas, barras, cavalo com alças, salto sobre a mesa e solo.

É uma forma de ginástica propagada pelos ginastas de origem alemã que se instalaram em outros países, como no Brasil, e é uma criação do início do século XIX, marcadamente influenciada pelo movimento nacionalista do período:


A

Moddley.


B

Diderot.


C

Turnen.


D

Venupp.

Sobre a Ginástica Rítmica Desportiva, o nome do aparelho utilizado na modalidade de fita é:


A

Bola.


B

Arco.


C

Maças.


D

Fita.


E

Corda.

A ginástica rítmica durante sua performance faz-se de provas individuais ou em grupo, assim necessitando de aparelhos que compõem todo o processo da apresentação, dando beleza, sentido, técnica e emoção aos olhos de quem a apreciam. Assinale a alternativa correta referente aos equipamentos utilizados na prática da ginástica rítmica.


A

Arco, Bola, Corda, Fita e Maça.


B

Arco, Bola, Calha, Corda e Rodo.


C

Bola, Corda, Maça, Máscara e Tee.


D

Bola, Corda, Luvas Protetoras, Fita e Maça.


E

Arco, Bola, Calha, Luvas Protetoras e Maça.

A Ginástica Artística apresenta uma demonstração corporal de exercícios específicos, como saltos, giros, ondas, equilíbrio, entre outros, e movimentos acrobáticos, rolamentos, rodante, mortais, estrelas etc. Os exercícios têm características diferenciais, são realizados em aparelhos específicos, divididos em aparelhos femininos e masculinos.


Assinale a alternativa que indica SOMENTE aparelhos da ginástica artística masculinos.


A

Argolas; solo; paralelas assimétricas; cavalo com alças.


B

Barras paralelas; cavalo com alças; barra fixa; argolas.


C

Cavalo com alças; salto sobre a mesa; solo; trave de equilíbrio.


D

Barra fixa; solo; salto sobre a mesa; paralelas assimétricas.

Sobre a Ginástica Artística, também conhecida no Brasil por Ginástica Olímpica, é correto afirmar:


A

O arco é o aparelho utilizado na apresentação, entre outros, de saltos e pivots.


B

Tanto as categorias femininas quanto masculinas realizam movimentos no solo e no aparelho de salto sobre a mesa.


C

Todos os aparelhos utilizados nas categorias femininas são usados nas categorias masculinas.


D

A trave de equilíbrio é utilizada em competições exclusivamente masculinas.

A professora de Educação Física Bárbara Domingos, iniciou o ensino da Ginástica Rítmica (GR) aos seus alunos, na primeira intervenção apresentou o histórico do esporte e os aparelhos que são utilizados nessa modalidade. São aparelhos da GR, EXCETO:


A

Bola.


B

Arco.


C

Maças.


D

Barras.

A Ginástica Rítmica Desportiva – GRD é um tipo de ginástica desenvolvida com movimentos corporais baseados em elementos do balé e da dança, numa mistura de capacidade física, arte e criatividade; e sua execução é realizada em sincronia com a música. Atualmente a GRD é uma modalidade olímpica, reconhecida em 1962 pela Federação Internacional de Ginástica. Além da música, dos movimentos e expressões corporais, a modalidade faz uso de alguns materiais em suas apresentações. Qual das alternativas apresenta somente exemplos de materiais usados nas apresentações de GRD:


A

Arco, bola, fita, maça


B

Fita, arco, corda, dardo


C

Arco, maça, corda, taco


D

Arco, maça, bola, raquete, taco


E

Dardo, taco, fita, raquete, bola

Analise as afirmativas a seguir.


I. Elemento da cultura corporal de movimento, podendo participar do processo de formação de indivíduos críticos, assumindo sua função educacional.

II. Considera-se uma parte da ginástica que está orientada para o lazer, que oferece um programa de exercícios com características especiais, adequadas para todas as idades em que as pessoas participam, principalmente, pelo prazer que sua prática proporciona.

III. Possui caráter social e cultural, proporcionando experiências de movimentos expressivos com caráter estético para os participantes e espectadores.

IV. Apresenta características que mesclam danças, ritmos, expressões artísticas e movimentos naturais.


As características evidenciadas anteriormente definem uma modalidade de ginástica; assinale-a.


A

Geral.


B

Artística.


C

De apresentação.


D

Natural de Hébert.

Uma instrutora de Educação Física está organizando um programa de atividades físicas voltado para adultos de diferentes faixas etárias. Seu objetivo é oferecer uma variedade de exercícios que atendam a diversas necessidades, desde a manutenção da saúde até o aumento da força e da resistência cardiovascular. Considerando as características de cada tipo de ginástica, complete a lacuna:


"Para os participantes interessados principalmente em melhorar a capacidade cardiovascular e a resistência, a instrutora deve priorizar a ginástica __________, enquanto aqueles que buscam fortalecimento muscular devem se concentrar mais na ginástica __________."


A

aeróbica - de manutenção de saúde.


B

de manutenção de saúde - musculação.


C

aeróbica - musculação.


D

musculação - aeróbica.


E

de manutenção de saúde - aeróbica.

Darido e Souza Junior (2015) apresentam as multiplicidades de modalidades ginásticas para serem abordadas na Educação Física escolar. Ao tematizarem as formas de saltos, os autores descrevem um tipo de “salto para alto com o corpo totalmente reto, inclusive com os braços erguidos acima da cabeça”. Tal detalhamento narra a realização de um salto:


A

martelo


B

grupado


C

carpado


D

estendido

Na Ginástica escolar, os alunos são ensinados a executar uma variedade de movimentos fundamentais. Qual dos seguintes movimentos está associado à Ginástica com aparelhos, como o solo ou a trave?


A

Arremesso de bola.


B

Corrida de revezamento.


C

Salto em altura.


D

Rolamento.


E

Luta livre.

Em uma aula de Educação Física voltada para a ginástica, o professor decide aplicar a Metodologia de Ensino por Descoberta Guiada para promover o desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas dos estudantes. Essa abordagem pedagógica é caracterizada pela proposição de problemas e desafios, incentivando os alunos a explorarem e descobrirem as soluções por meio de suas próprias experiências motoras e reflexões.


Considerando este cenário, complete a seguinte frase: A Metodologia de Ensino por Descoberta Guiada na ginástica é particularmente eficaz porque...


A

...proporciona um ambiente de aprendizagem autônomo, onde os estudantes são totalmente livres para explorar os movimentos sem qualquer orientação, promovendo a criatividade.


B

...oferece estrutura e orientação parcial do professor, equilibrando a liberdade dos estudantes com o suporte necessário para a aprendizagem efetiva dos movimentos.


C

...segue um roteiro rígido de exercícios pré-definidos, garantindo que todos os estudantes aprendam os movimentos da mesma maneira.


D

...incentiva a competição entre os estudantes, o que estimula o esforço individual e melhora o desempenho motor de cada um.

A prática denominada ginástica possuiu ao longo da história significados diversos, podendo atualmente ser assumida como um conjunto ou formas de exercícios. Analise a classificação abaixo:


“Reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade.”


Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) o tipo de ginástica acima caracterizado corresponde a classificação de:


A

Ginástica de Condicionamento Físico


B

Ginástica de Conscientização Corporal


C

Ginástica Holística


D

Ginástica Geral


E

Ginástica Aeróbica

A ginástica laboral pode ser situada como um programa de intervenção, composto por uma série de exercícios físicos realizados durante e no local de trabalho, com objetivo de melhorar a aptidão física relacionada à saúde. Sobre a Ginástica Laboral analise as afirmativas a seguir.


I. Realizada durante a jornada, interrompe a monotonia operacional, com a realização de exercícios específicos de modo a remediar esforços repetitivos ou estruturas sobrecarregadas e as posturas solicitadas nos postos de trabalho.

II. Tem como objetivo promover alguns minutos de atividades físicas para que o trabalhador possa meditar e aumentar sua consciência corporal, possibilitando um maior conhecimento de seu corpo e um aprendizado motor, de modo a reduzir a ansiedade e a tensão.

III. Tem como objetivo principal preparar os funcionários, ativando sobretudo os grupos musculares que serão solicitados nas tarefas profissionais, proporcionando também maior disposição.


Segundo Lima (2018) os tipos de ginástica laboral apontados nas afirmativas I, II e III são respectivamente:


A

Aquecimento, Funcional e Relaxamento


B

Relaxamento, Geral e Aquecimento


C

Aeróbia, Holística e Funcional


D

Compensatória, Relaxamento e Aquecimento

Ainda de acordo com a obra de Carmen Soares, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – A sistematização da ginástica na Suécia ocorreu apenas na segunda metade do século XX.

II – Na escola sueca, Ling sustentava que a ginástica poderia ser dividida em quatro partes: pedagógica, militar, ortopédica e estética.

III – Não se pode notar nenhum viés médico ou higiênico na concepção de ginástica dos suecos.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens I e II são verdadeiros.


E

Todos os itens são verdadeiros.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado