

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As lesões de difícil cicatrização desafiam constantemente a pessoa com a lesão, o profissional de saúde e os sistemas de saúde. Essas lesões são consideradas um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
A limpeza por fricção das lesões de difícil cicatrização com NaCl 0,9% promove a retirada do biofilme.
O manejo da úlcera vascular de etiologia arterial envolve a terapia compressiva.
Deve-se aplicar o biofilme nas lesões crônicas para acelerar o processo de cicatrização.
O tratamento “padrão ouro” da úlcera vascular de etiologia venosa é terapia compressiva.
A irrigação com papaína é usada para realizar a limpeza autolítica de lesões de difícil cicatrização.
Assinale a alternativa correta sobre a realização de curativos.
As caraterísticas de um bom curativo devem garantir que o leito da ferida permaneça sempre seco para evitar crescimento bacteriano.
O curativo adequado deve manter o leito da ferida limpo e úmido, propiciando a umidade, a granulação e a cicatrização adequada.
O curativo ideal deve proporcionar barreira bacteriana, ser permeável à água e impermeável ao vapor.
Durante a realização do curativo, na ausência de pinças estéreis, poderá ser utilizada luva de procedimento em substituição.
Em situações em que o paciente possuir mais de uma ferida, deve-se iniciar sempre pela pele mais contaminada.
Com base nas formas de bandagem e suas utilizações, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um forma em que a sua aplicação ocorre em regiões ovoides como cabeça e cotos de membros ou segmentos amputados.
Recorrente.
Espiral.
Espiral reversa.
Cruzada ou em oito.
Circular.
Assinale a afirmativa correta sobre tipos de feridas:
As úlceras de estase, também chamadas de úlceras arteriais, são lesões agudas que ocorrem na parte inferior das pernas e dos pés.
O pé diabético é uma complicação rara em pacientes portadores de diabetes melito, que se origina pela presença de hipertensão venosa.
Úlcera por pressão é uma área localizada de morte celular que se desenvolve quando um tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado.
Ferida cirúrgica é a lesão tecidual causada por agente vulnerante que, atuando sobre qualquer superfície corporal, de localização interna ou externa, promove uma alteração na fisiologia tissular. Podem variar de simples escoriações até lesões amplas que podem causar deformidades ou amputações.
Um curativo, para ser eficaz, deve atender aos seguintes requisitos, EXCETO:
ser impermeável à água e outros fluidos, permitindo as trocas gasosas.
ser de fácil aplicação e remoção, sem causar traumas.
limitar o movimento dos tecidos ao redor da úlcera.
manter a ferida e o curativos secos.
proporcionar condições favoráveis às atividades da vida diária do doente.
Sobre feridas, atribua verdadeiro (V) ou falso (F) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) As fases da cicatrização de uma ferida são: inflamatória, proliferativa ou de reconstrução, epitelização e remodelação ou maturação.
( ) Na avaliação da ferida, o exame da ferida e da região perilesão inclui: localização, mensuração, identificação e mensuração de túneis/solapamentos, grau de lesão tecidual, exsudato, odor, dor, observação do leito da ferida, área perilesional e presença de infecção.
( ) Quanto à classificação da lesão por pressão, no estágio 2 ocorre a perda da pele em sua espessura total.
( ) A escala de Braden é uma ferramenta clinicamente validada que permite aos enfermeiros registrarem o nível de risco de uma pessoa desenvolver lesão por pressão. Segundo essa escala, a pontuação 9 ou menor corresponde a risco leve.
( ) O Índice Tornozelo Braquial (ITB) trata-se de um exame para auxílio na classificação das úlceras arteriais e deve-se considerar o maior valor encontrado para cálculo do ITB com a seguinte fórmula: ITB = Maior Pressão Arterial Sistólica (PAS) Tornozelo / maior Pressão Arterial Sistólica (PAS) braquial
F – V – V – V – F
V – F – V – F – F
V – V – F – F – V
V – V – F – V – V
F – F – F – V – F
Sobre tipos de cobertura e indicação no tratamento de feridas/lesões, é correto afirmar que:
a papaína acima de 2% é indicada em granulação.
o alginato de cálcio é indicado em feridas cavitárias, exsudativas, tecido vinhoso e áreas de exposição óssea.
a sulfadiazina de prata a 1% é indicada em feridas limpas, pouco exsudativas e na prevenção de lesão por pressão.
o carvão ativado é indicado em feridas limpas.
o hidrocoloide é indicado em feridas infectadas, fétidas e altamente exsudativas.
De acordo com TORTORA, reparo dos tecidos é o processo que substitui células desgastadas, danificadas ou mortas. Novas células se originam, por divisão celular do estroma, tecido conectivo de sustentação, ou do parênquima, células que constituem a parte funcional do tecido ou do órgão. Em relação à cicatrização dos tecidos, analisar os itens abaixo:
I. O tecido cicatricial forma aderências, junção anormal de tecidos.
II. As aderências geralmente se formam no abdome, em torno de um local de inflamação prévia, como um apêndice inflamado, e podem se desenvolver após uma cirurgia.
Os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Os itens I e II estão incorretos.
Analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:
I - Hipergranulação.
II - Granulação friável.
III - Atraso na cicatrização.
IV - Aumento das dimensões da lesão.
V - Aumento do exsudato.
VI - Dor nova ou aumentada.
VII - Aumento do mau cheiro.
Todos os itens correspondem a sinais e sintomas “sutis” de infecção local da ferida.
Apenas I, III, IV, VI e VII correspondem a sinais e sintomas “sutis” de infecção local da ferida.
Apenas II, III, IV e V correspondem a sinais e sintomas “sutis” de infecção local da ferida.
Apenas III, IV, V e VII correspondem a sinais e sintomas “sutis” de infecção local da ferida.
Apenas V e VII correspondem a sinais e sintomas “sutis” de infecção local da ferida.
Para a realização de curativos, faz-se necessário alguns cuidados de enfermagem. Marque a opção CORRETA sobre os cuidados na realização de curativos.
A limpeza deve ser realizada primeiro nas bordas e depois na incisão em curativos de incisão cirúrgica, isto é, de ferida asséptica.
As pinças do primeiro tempo do curativo devem ser utilizadas para a retirada do curativo anterior e a realização da limpeza da ferida.
Pacientes com uma úlcera de membro inferior e uma incisão cirúrgica abdominal, devem receber primeiro o curativo da incisão e depois o da úlcera.
A ferida cirúrgica contaminada deve ser limpa de dentro para fora, a partir do centro da ferida.
A limpeza deve ser realizada sempre do local menos limpo para o mais limpo.
Assinale a alternativa que apresenta um curativo que pode ser utilizado como cobertura primária e/ou secundária.
Hidrocolóide em placa.
Hidrogel sem alginato de cálcio e sódio.
Hidrogel com alginato de cálcio e sódio.
Hidrofibra sem prata.
Gaze com soro fisiológico 0,9%.
De acordo com CARMAGNANI, sobre a realização de curativos em cateter venoso central, analisar a sentença abaixo:
O curativo com gaze estéril e adesivo pode ser trocado a cada 72h ou quando apresentar sujidade ou saída acidental (1ª parte). O curativo feito somente com filme transparente pode permanecer por até 7 dias, considerando as recomendações do fabricante e presença de sujidade ou descolamento (2ª parte).
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte.
Correta somente em sua 2ª parte.
Totalmente incorreta.
Ácidos Graxos essenciais (AGE) são coberturas de curativos indicadas para:
Inserção de drenos ou cateteres.
Feridas suturadas; inserção de drenos e cateteres antes da solução antisséptica.
Lesões neoplásicas; feridas muito exsudativas e infectadas.
Hidratação da pele e utilização em lesões superficiais abertas com tecido de granulação, sem infecção.
Feridas com tecido necrótico e exsudativas.
Dentre as opções abaixo, a principal finalidade do curativo compressivo é:
Evitar o surgimento de quadros infecciosos.
Absorver a secreção excessiva.
Mobilizar o membro afetado.
Auxiliar no controle do sangramento.
Reduzir a dor.
“Além de promover o processo de cicatrização, um dos importantes focos no manejo de feridas é prevenir infecções e complicações como o excesso de exsudato. Compostos a base de Ag têm sido amplamente utilizados desde a década de 1960, na tentativa de superar o problema dos quadros infecciosos nas lesões de pele. Os íons de Ag se ligam ao DNA de bactérias e esporos bacterianos, reduzindo assim sua capacidade de replicação”. Diante do contexto “entre aspas”, considerando o tratamento de feridas, “Ag” significa:
Alginato.
Ácido graxo.
Biofilme.
Prata.
Carvão ativado.
Paciente, 58 anos, masculino, internado na clínica médica há 15 dias em tratamento por Acidente Vascular Cerebral, com mobilidade reduzida, apresenta lesão por pressão na região sacral em estágio 3, apresentando esfacelo, pequenos pontos de necrose e exsudato purulento abundante. Foi avaliado pela equipe médica e iniciou antibioticoterapia. Foi avaliado pela estomaterapeuta, a qual recomentou realização de curativo com o seguinte produto considerado mais indicado:
Hidrogel.
Filme de poliuretano.
Placa de hidrocoloide.
Alginato de cálcio com prata.
Antes da realização do curativo é importante avaliar a ferida para aplicar o tipo de curativo que melhor atende ao estágio no qual a lesão se encontra com o intuito de facilitar a cura. Contudo, as coberturas ativas têm como finalidade fornecer um ambiente úmido e limpo estimulando, assim, a cicatrização. Sobre o curativo alginato, é correto afirmar que:
É impermeável à agua; age como segunda pele, isolando as bactérias do meio externo. Indicado para ferimentos com pouca ou moderada exsudação.
Possui fibras derivadas de algas marinhas que, ao interagirem com a ferida, sofrem alteração estrutural e se transformam em um gel suave. Indicado para feridas com exsudação em grande ou moderada quantidade.
É indicado para inibir o crescimento de micro-organismos em tecidos vivos, pele e mucosas. Consiste em agentes biocidas, bem simples e fáceis de aplicar. Os mais recomendados são álcool 70%, clorexidina tópica e PVP-I tópico.
Seu material promove hidratação nas lesões; sendo elas secas, superficiais, profundas, com ou sem infecção, necrose ou esfacelo. Proporciona um ambiente suficientemente úmido para ajudar na recuperação de úlceras, queimaduras de segundo grau e necroses.
Paciente M.G.P, 80 anos, cor branca, viúva, dois filhos, reside com o neto e nora. Deu entrada no hospital com diagnóstico médico de acidente vascular encefálico, tem diagnóstico prévio de hipertensão e diabetes, apresenta uma lesão crônica em MIE há 3 meses. Ela necessitou passar por cirurgia neurológica de urgência e, após 22 dias de internamento, 15 destes em leito de UTI, também desenvolveu lesão por pressão em região sacra e trocantérica. De acordo com a situação descrita acima, analise as afirmativas abaixo:
-
I. A ferida cirúrgica de uma cirurgia neurológica é considerada limpa, por se tratar de um órgão limpo, causada por agente vulnerante que promove uma alteração na fisiologia tissular, podendo a ferida cirúrgica variar de escoriações até lesões amplas que podem causar deformidades ou amputações.
II. A lesão por pressão é uma área localizada de isquemia celular que se desenvolve quando um tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície por um período prolongado.
III. As úlceras de estase, também chamadas de úlceras arteriais, são lesões agudas que ocorrem na parte inferior das pernas e dos pés.
IV. O pé diabético é uma complicação rara em pacientes portadores de diabetes melito, que se origina pela presença de hipertensão venosa.
-
Está CORRETO o que se afirma em
I e II, apenas.
II, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e IV, apenas.
As feridas podem ser classificadas quanto à causa, ao conteúdo microbiano, ao tempo de cicatrização, ao grau de abertura e ao tempo de duração.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
A cicatrização de feridas por segunda intenção é quando as feridas são corrigidas cirurgicamente.
As feridas limpas são aquelas ocorridas com tempo maior que 6 horas entre o trauma e o atendimento, sem sinal de infecção.
O desbridamento envolve a remoção de tecido não viável e de bactérias, para permitir a regeneração do tecido saudável subjacente e pode ser realizado por toda equipe de enfermagem.
As feridas infectadas são aquelas com presença de agente infeccioso no local e com evidência de intensa reação inflamatória e destruição de tecidos, podendo conter exsudato purulento.
Para que a ocorra a cicatrização, é necessário o equilíbrio da umidade da ferida, sendo indicado que os curativos sejam realizados de forma a manter o leito da ferida sempre seco.
Entende-se por autolítico o tipo de desbridamento em que se utilizam escovação, hidroterapia, irrigação e esfregaço com a gaze.
Certo
Errado