Questões de Concurso sobre Reforma psiquiátrica

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
169 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As políticas de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS) têm relação direta com o projeto da reforma sanitária e com a conjuntura da transição democrática e, consequentemente, com a construção do próprio estado democrático. Sendo assim, o primeiro movimento relacionado à assistência psiquiátrica brasileira que surgiu nos anos 1970 foi o


A

movimento dos pacientes psiquiátricos dos hospitais com características manicomiais empoderados para sair destas instituições.


B

movimento dos trabalhadores em saúde mental, primeiro sujeito coletivo com o propósito de reformulação da assistência psiquiátrica.


C

movimento dos pacientes de familiares que estavam inconformados com o cenário de descaso e violência nos manicômios.


D

movimento organizado por médicos e enfermeiros psiquiátricos que defendiam a humanização do espaço hospitalar para os doentes mentais.

Analise as assertivas abaixo, quanto aos principais desafios da reforma psiquiátrica no Brasil.


I. Um dos principais desafios da reforma psiquiátrica é o fortalecimento do trabalho como ferramenta de inclusão social dos usuários.

II. Sem o fortalecimento da rede básica ou da atenção primária à saúde para a abordagem das situações de saúde mental, não é possível desenhar respostas para o desafio da acessibilidade.

III. Um dos principais desafios para o processo de consolidação da reforma psiquiátrica brasileira é a formação de recursos humanos capazes de superarem o paradigma da tutela do louco e da loucura.

IV. A magnitude do problema exige uma rede de cuidados densa, diversificada e efetiva, afinal estima-se que 3% da população necessitam cuidados contínuos em saúde mental, em função de transtornos severos e persistentes.

V. Cerca de 10 a 12% da população têm transtornos graves e precisam de cuidados de saúde mental na forma de consulta médico-psicológica, aconselhamento, grupos de orientação e outras formas de atendimento.


Estão corretas apenas as assertivas


A

I e II.


B

I, III e IV.


C

II, III e V.


D

IV e V.

O Sistema Único de Saúde (SUS), formalizado pela Constituição Federal de 1988, possibilitou a implementação de uma nova política de saúde e de saúde mental no Brasil. A partir da reforma psiquiátrica, cuja luta central visa superar o modelo manicomial, o país passou a privilegiar serviços de saúde substitutivos ao hospital psiquiátrico, a exemplo dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), das Residências Terapêuticas e dos leitos psiquiátricos em hospitais gerais. Com relação aos princípios da reforma psiquiátrica brasileira e seus dispositivos, é correto afirmar que


A

a medicalização é o mecanismo estruturante de todas as práticas, pois os fármacos são os instrumentos mais evidentes na abordagem terapêutica.


B

a atenção psicossocial é formada por uma rede de serviços e estratégias cuja gestão deve ser hierarquizada com foco nos gestores dos Centros de Atenção Psicossocial.


C

a reorientação do modelo assistencial em saúde mental demanda investimentos políticos, técnicos, financeiros e éticos, com vistas à valorização do modelo hegemônico biomédico.


D

as residências terapêuticas constituem-se em serviços ambulatoriais de atenção diária que devem funcionar segundo a lógica do território e dependente de alguma estrutura hospitalar.


E

a efetiva mudança na atenção à saúde mental depende da instituição de novas práticas terapêuticas que visem à inclusão dos portadores de transtornos mentais na sociedade e na cultura.

Com o advento da Reforma Psiquiátrica Brasileira, adota-se um referencial na perspectiva do cuidado em liberdade, da cidadania e da inclusão social de indivíduos que vivem com transtornos mentais.

Assinale a alternativa que o indica.


A

Psicanálise.


B

Reabilitação Psicossocial.


C

Internação compulsória.


D

Internação involuntária.


E

Isolamento em leitos psiquiátricos.

No contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que visa à reestruturação do modelo assistencial em saúde mental, qual o papel do profissional de enfermagem especialmente no manejo de benzodiazepínicos?


A

O enfermeiro deve estar atento ao uso crônico de benzodiazepínicos, dada a possibilidade de dependência e síndrome de abstinência.


B

O papel do enfermeiro é irrelevante no tratamento de pacientes que usam benzodiazepínicos.


C

O enfermeiro deve atuar apenas em casos de emergência relacionados ao uso de benzodiazepínicos.


D

O enfermeiro é responsável por monitorar apenas os aspectos físicos de pacientes que utilizam benzodiazepínicos.

Iniciada no final da década de 1970, a Reforma Psiquiátrica brasileira pode ser entendida como um esforço na direção de uma mudança no modelo assistencial em que se busca a substituição dos manicômios e dos hospitais tradicionais por


A

rede de serviços comunitários de saúde mental.


B

centros de atenção psicossocial.


C

leitos de saúde mental em hospitais gerais.


D

comunidades terapêuticas.

Sobre o Histórico da Saúde Mental no Brasil e no mundo, analise as alternativas e marque o item que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Em épocas remotas, os portadores destas doenças mentais eram considerados seres possuídos por demônios ou espíritos malignos. A única forma de tratamento era o isolamento.

( ) No Brasil, no final dos anos 70, deu-se início à Reforma Psiquiátrica. Com a promessa de reverter a tendência hospitalocêntrica através da implantação de um sistema extra-hospitalar e multiprofissional de assistência.

( ) Em 1989 dá entrada no Congresso Nacional o Projeto de Lei do deputado Paulo Delgado (PT/MG), que propõe a regulamentação dos direitos da pessoa com transtornos sociais e a construção gradativa de mais dez manicômios no país.

( ) Em 2016 é inaugurado o 1° Centro de Atenção Psicossocial do Brasil em Minas Gerais.


A

V, V, F, F.


B

F, F, F, V.


C

F, V, F, V.


D

V, V, V, V.


E

V, F, F, V.

A abordagem para situações de urgência e emergência psiquiátrica traz grandes desafios, segundo a lógica da Reforma Psiquiátrica, pois difere do modelo psiquiátrico clássico, em que havia intervenções padronizadas sem considerar o contexto situacional. Nas situações de urgência e emergência psiquiátrica, o enfermeiro deve considerar aspectos como


A

a existência de medicações indicadas na prescrição médica e de materiais para realização de contenção física, assim como a presença de reforço policial no sentido de conter a atitude com risco de violência e agressividade do sujeito.


B

a avaliação da presença e o grau de sintomatologia psíquica grave e/ou aguda, a posição da família ou outro vínculo, diante da crise, e a posição do sujeito diante dos seus sintomas e da abordagem da equipe.


C

o controle de fatores ambientais por meio de instituições fechadas para evitar risco de agitação ou fuga, além de que o espaço físico deve ser organizado de maneira a aumentar a segurança do paciente e da equipe.


D

a existência de protocolos para contenção mecânica estabelecidos pelas instituições de saúde públicas ou privadas a que estejam vinculados.

Compreende-se “modelo” como reflexo da realidade de uma organização. Trata-se de técnicas, tecnologias, conceitos e teorias existentes em um certo momento social, político e histórico, compondo um tipo de organização que preza por responder a uma determinada demanda, por meio de uma certa racionalidade orientadora das práticas (TRAPÉ; ONOCKO-CAMPOS, 2017). O modelo de atenção psicossocial em saúde mental é entendido como


A

atenção à saúde mental viabilizada com ampliação de serviços comunitários e com a internação em hospitais psiquiátricos para promoção de reinserção social.


B

realização de trabalho multidisciplinar centrado no profissional médico e com o objetivo de suprimir os sintomas psicóticos identificados.


C

realização de cuidado ampliado que considera dimensões assistenciais e políticas para reposicionamento social do sujeito e promoção de reinserção social.


D

humanização do espaço de atenção psiquiátrica para promoção de reabilitação e reinserção social do usuário.

A respeito do processo da Reforma Psiquiátrica, assinale a alternativa correta.


A

Foi um marco legal e teórico que ocorreu e foi promulgado junto à instituição da Constituição de 1988 e da Reforma Sanitária.


B

Política que institucionalizou a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) para aumento da oferta de cuidados em psiquiatria.


C

Pensada por Emerson Mehry, foi uma grande transformação na saúde brasileira, ao apontar a necessidade de vínculo para o atendimento em saúde, de forma integral.


D

Incorporação de tecnologia que visa o aumento do número de leitos psiquiátricos para melhora da qualidade de atendimento nos CAPS e outros serviços.


E

Projeto coletivamente produzido e sustentado para a mudança de paradigmas e modelos de gestão e assistência no cuidado em saúde mental.

Sobre o desafio da Reforma Psiquiátrica (RP) e da Política Nacional de Humanização (PNH) em mudar os modos de cuidar e de produzir saúde no cotidiano dos serviços, é correto afirmar que


A

deve-se pensar o cuidado clínico ao paciente em sofrimento psíquico considerando-o como um diagnóstico resultante das disfunções de interações neurobioquímicas, bem como das práticas que restrinjam ou limitem o seu exercício do ir e vir.


B

pensar o cuidado em liberdade impossibilita a prática terapêutica, pois anula novas profissionalidades e representa um retrocesso nos processos de coproduzir com as pessoas o compartilhamento de experiência do sofrimento psíquico nos territórios.


C

deslocar-se do Manicômio como o lugar zero de trocas sociais e da doença como objeto simples, para o território (plano do cotidiano no qual o sofrimento psíquico é tomado como objeto complexo) dificulta o cuidado em suas múltiplas dimensões.


D

tanto a PNH quanto a RP buscam se impor como força de resistência ao atual projeto hegemônico de sociedade que menospreza a capacidade inventiva e a autonomia dos sujeitos.


E

a rigidez dos processos de trabalho e a organização dos serviços de saúde, modos de cuidar centrados no diagnóstico de trabalhadores com capacidade de decisão e usuários escutados em suas queixas, contribuem para um cuidado centrado no sofrimento do outro.

A Reforma Psiquiátrica referiu-se à ruptura da centralidade do procedimento psiquiátrico que separava e demarcava parte da população considerada doente mental e, portanto, incapaz de compartilhar sua vida no social. Para superar esse modelo, a Reforma Psiquiátrica estava em estreita relação com qual movimento?


A

Movimento Democrático.


B

Movimento Hegemônico.


C

Movimento Curativista.


D

Movimento Hospitalocêntrico.


E

Movimento Sanitário.

A substituição do modelo de saúde mental com base no hospital psiquiátrico pelo modelo de serviços comunitários que (re)insere os usuários em seus territórios existenciais é resultado de um processo de:


A

Desospitalização.


B

Desburocratização.


C

Institucionalização.


D

Desinstitucionalização.


E

Desintoxicação.

Com base na Reforma Psiquiátrica e Política de Saúde Mental no Brasil, analise as afirmativas a seguir.


I. O início do processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil é contemporâneo da eclosão do “movimento sanitário” dos anos 70.

II. O processo de redução de leitos em hospitais psiquiátricos e a desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internação tornaram-se políticas públicas, a partir dos anos 90.

III. Em 1989, foi apresentado, no Congresso Nacional, o Projeto de Lei que propõe a regulamentação dos direitos da pessoa com transtornos mentais e a extinção progressiva dos manicômios no país.


Está correto o que se afirma em


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

No que tange a reforma psiquiátrica, estabelecida pela Lei nº 10.216/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II sobre as formas de internação psiquiátrica.


COLUNA I

1. Internação voluntária.

2. Internação involuntária.

3. Internação compulsória.


COLUNA II

( ) Aquela que se dá com o consentimento do usuário.

( ) Aquela determinada pela justiça.

( ) Aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A

2 1 3.


B

3 1 2.


C

1 3 2.


D

3 2 1.

No contexto do movimento da reforma psiquiátrica brasileira, está o desfio de cuidar sem segregar. Portanto, é preciso trabalhar com a premissa da inclusão dos sujeitos no seu território. Para Souza (2015), um ponto estratégico para isso é:


A

Os CAPS.


B

A atenção básica.


C

Os consultórios na rua.


D

As equipes itinerantes de saúde mental.


E

Os Centros de Convivência inseridos na cidade.

Marque a alternativa CORRETA:


A

Uma comunidade terapêutica se refere à permanência diurna e/ou noturna do usuário em enfermarias especializadas de hospital psiquiátrico, para fins de tratamento de transtornos mentais.


B

O apoio matricial ou matricialmente constitui um arranjo relacionado à internação em hospital psiquiátrico em casos de emergência.


C

A atual Reforma da Assistência Psiquiátrica vem se contrapor ao modelo hegemônico de assistência centrado no hospital psiquiátrico e na exclusão social do doente mental.


D

A equipe de saúde envolvida na atenção primária à Saúde Mental e Psiquiatria se refere à presença exclusiva e única do enfermeiro psiquiátrico.


E

Depois da Reforma da Assistência Psiquiátrica no Brasil, é totalmente proibido para todo profissional de saúde fazer a contenção mecânica em usuários do SUS com transtornos mentais.

A respeito da Reforma Psiquiátrica, é correto afirmar que a formação dos enfermeiros é predominantemente voltada para a:


A

Psicopatologia, fragmentada, da Reforma Psiquiátrica e práticas asilares.


B

Psicopatologia, fragmentada, desarticulada das proposições da Reforma Psiquiátrica e reforçando práticas asilares.


C

Psicanálise, fragmentada, desarticulada das proposições da Reforma Psiquiátrica e reforçando práticas asilares.


D

Psicanálise, fragmentada, articulada às proposições da Reforma Psiquiátrica e atenuando práticas asilares.


E

Psicopatologia, fragmentada, articulada às proposições da Reforma Psiquiátrica e reforçando prática asilares.

O modelo manicomial, com longas internações em instituições totais, evidenciava o apagamento do sujeito, no qual o paciente era tido como incapaz, perigoso e sem direitos sociais.


C

Certo


E

Errado

A violação de direitos individuais, a violência nos manicômios e a mercantilização da loucura foram fatores relevantes para o movimento da luta coletiva contra um cuidado em liberdade, visto que trabalhadores da saúde, associações de familiares e usuários do serviço buscavam a manutenção desse modelo de assistência à saúde.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado