

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As políticas de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS) têm relação direta com o projeto da reforma sanitária e com a conjuntura da transição democrática e, consequentemente, com a construção do próprio estado democrático. Sendo assim, o primeiro movimento relacionado à assistência psiquiátrica brasileira que surgiu nos anos 1970 foi o
movimento dos pacientes psiquiátricos dos hospitais com características manicomiais empoderados para sair destas instituições.
movimento dos trabalhadores em saúde mental, primeiro sujeito coletivo com o propósito de reformulação da assistência psiquiátrica.
movimento dos pacientes de familiares que estavam inconformados com o cenário de descaso e violência nos manicômios.
movimento organizado por médicos e enfermeiros psiquiátricos que defendiam a humanização do espaço hospitalar para os doentes mentais.
Analise as assertivas abaixo, quanto aos principais desafios da reforma psiquiátrica no Brasil.
I. Um dos principais desafios da reforma psiquiátrica é o fortalecimento do trabalho como ferramenta de inclusão social dos usuários.
II. Sem o fortalecimento da rede básica ou da atenção primária à saúde para a abordagem das situações de saúde mental, não é possível desenhar respostas para o desafio da acessibilidade.
III. Um dos principais desafios para o processo de consolidação da reforma psiquiátrica brasileira é a formação de recursos humanos capazes de superarem o paradigma da tutela do louco e da loucura.
IV. A magnitude do problema exige uma rede de cuidados densa, diversificada e efetiva, afinal estima-se que 3% da população necessitam cuidados contínuos em saúde mental, em função de transtornos severos e persistentes.
V. Cerca de 10 a 12% da população têm transtornos graves e precisam de cuidados de saúde mental na forma de consulta médico-psicológica, aconselhamento, grupos de orientação e outras formas de atendimento.
Estão corretas apenas as assertivas
I e II.
I, III e IV.
II, III e V.
IV e V.
O Sistema Único de Saúde (SUS), formalizado pela Constituição Federal de 1988, possibilitou a implementação de uma nova política de saúde e de saúde mental no Brasil. A partir da reforma psiquiátrica, cuja luta central visa superar o modelo manicomial, o país passou a privilegiar serviços de saúde substitutivos ao hospital psiquiátrico, a exemplo dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), das Residências Terapêuticas e dos leitos psiquiátricos em hospitais gerais. Com relação aos princípios da reforma psiquiátrica brasileira e seus dispositivos, é correto afirmar que
a medicalização é o mecanismo estruturante de todas as práticas, pois os fármacos são os instrumentos mais evidentes na abordagem terapêutica.
a atenção psicossocial é formada por uma rede de serviços e estratégias cuja gestão deve ser hierarquizada com foco nos gestores dos Centros de Atenção Psicossocial.
a reorientação do modelo assistencial em saúde mental demanda investimentos políticos, técnicos, financeiros e éticos, com vistas à valorização do modelo hegemônico biomédico.
as residências terapêuticas constituem-se em serviços ambulatoriais de atenção diária que devem funcionar segundo a lógica do território e dependente de alguma estrutura hospitalar.
a efetiva mudança na atenção à saúde mental depende da instituição de novas práticas terapêuticas que visem à inclusão dos portadores de transtornos mentais na sociedade e na cultura.
Com o advento da Reforma Psiquiátrica Brasileira, adota-se um referencial na perspectiva do cuidado em liberdade, da cidadania e da inclusão social de indivíduos que vivem com transtornos mentais.
Assinale a alternativa que o indica.
Psicanálise.
Reabilitação Psicossocial.
Internação compulsória.
Internação involuntária.
Isolamento em leitos psiquiátricos.
No contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que visa à reestruturação do modelo assistencial em saúde mental, qual o papel do profissional de enfermagem especialmente no manejo de benzodiazepínicos?
O enfermeiro deve estar atento ao uso crônico de benzodiazepínicos, dada a possibilidade de dependência e síndrome de abstinência.
O papel do enfermeiro é irrelevante no tratamento de pacientes que usam benzodiazepínicos.
O enfermeiro deve atuar apenas em casos de emergência relacionados ao uso de benzodiazepínicos.
O enfermeiro é responsável por monitorar apenas os aspectos físicos de pacientes que utilizam benzodiazepínicos.
Iniciada no final da década de 1970, a Reforma Psiquiátrica brasileira pode ser entendida como um esforço na direção de uma mudança no modelo assistencial em que se busca a substituição dos manicômios e dos hospitais tradicionais por
rede de serviços comunitários de saúde mental.
centros de atenção psicossocial.
leitos de saúde mental em hospitais gerais.
comunidades terapêuticas.
Sobre o Histórico da Saúde Mental no Brasil e no mundo, analise as alternativas e marque o item que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Em épocas remotas, os portadores destas doenças mentais eram considerados seres possuídos por demônios ou espíritos malignos. A única forma de tratamento era o isolamento.
( ) No Brasil, no final dos anos 70, deu-se início à Reforma Psiquiátrica. Com a promessa de reverter a tendência hospitalocêntrica através da implantação de um sistema extra-hospitalar e multiprofissional de assistência.
( ) Em 1989 dá entrada no Congresso Nacional o Projeto de Lei do deputado Paulo Delgado (PT/MG), que propõe a regulamentação dos direitos da pessoa com transtornos sociais e a construção gradativa de mais dez manicômios no país.
( ) Em 2016 é inaugurado o 1° Centro de Atenção Psicossocial do Brasil em Minas Gerais.
V, V, F, F.
F, F, F, V.
F, V, F, V.
V, V, V, V.
V, F, F, V.
A abordagem para situações de urgência e emergência psiquiátrica traz grandes desafios, segundo a lógica da Reforma Psiquiátrica, pois difere do modelo psiquiátrico clássico, em que havia intervenções padronizadas sem considerar o contexto situacional. Nas situações de urgência e emergência psiquiátrica, o enfermeiro deve considerar aspectos como
a existência de medicações indicadas na prescrição médica e de materiais para realização de contenção física, assim como a presença de reforço policial no sentido de conter a atitude com risco de violência e agressividade do sujeito.
a avaliação da presença e o grau de sintomatologia psíquica grave e/ou aguda, a posição da família ou outro vínculo, diante da crise, e a posição do sujeito diante dos seus sintomas e da abordagem da equipe.
o controle de fatores ambientais por meio de instituições fechadas para evitar risco de agitação ou fuga, além de que o espaço físico deve ser organizado de maneira a aumentar a segurança do paciente e da equipe.
a existência de protocolos para contenção mecânica estabelecidos pelas instituições de saúde públicas ou privadas a que estejam vinculados.
Compreende-se “modelo” como reflexo da realidade de uma organização. Trata-se de técnicas, tecnologias, conceitos e teorias existentes em um certo momento social, político e histórico, compondo um tipo de organização que preza por responder a uma determinada demanda, por meio de uma certa racionalidade orientadora das práticas (TRAPÉ; ONOCKO-CAMPOS, 2017). O modelo de atenção psicossocial em saúde mental é entendido como
atenção à saúde mental viabilizada com ampliação de serviços comunitários e com a internação em hospitais psiquiátricos para promoção de reinserção social.
realização de trabalho multidisciplinar centrado no profissional médico e com o objetivo de suprimir os sintomas psicóticos identificados.
realização de cuidado ampliado que considera dimensões assistenciais e políticas para reposicionamento social do sujeito e promoção de reinserção social.
humanização do espaço de atenção psiquiátrica para promoção de reabilitação e reinserção social do usuário.
A respeito do processo da Reforma Psiquiátrica, assinale a alternativa correta.
Foi um marco legal e teórico que ocorreu e foi promulgado junto à instituição da Constituição de 1988 e da Reforma Sanitária.
Política que institucionalizou a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) para aumento da oferta de cuidados em psiquiatria.
Pensada por Emerson Mehry, foi uma grande transformação na saúde brasileira, ao apontar a necessidade de vínculo para o atendimento em saúde, de forma integral.
Incorporação de tecnologia que visa o aumento do número de leitos psiquiátricos para melhora da qualidade de atendimento nos CAPS e outros serviços.
Projeto coletivamente produzido e sustentado para a mudança de paradigmas e modelos de gestão e assistência no cuidado em saúde mental.
Sobre o desafio da Reforma Psiquiátrica (RP) e da Política Nacional de Humanização (PNH) em mudar os modos de cuidar e de produzir saúde no cotidiano dos serviços, é correto afirmar que
deve-se pensar o cuidado clínico ao paciente em sofrimento psíquico considerando-o como um diagnóstico resultante das disfunções de interações neurobioquímicas, bem como das práticas que restrinjam ou limitem o seu exercício do ir e vir.
pensar o cuidado em liberdade impossibilita a prática terapêutica, pois anula novas profissionalidades e representa um retrocesso nos processos de coproduzir com as pessoas o compartilhamento de experiência do sofrimento psíquico nos territórios.
deslocar-se do Manicômio como o lugar zero de trocas sociais e da doença como objeto simples, para o território (plano do cotidiano no qual o sofrimento psíquico é tomado como objeto complexo) dificulta o cuidado em suas múltiplas dimensões.
tanto a PNH quanto a RP buscam se impor como força de resistência ao atual projeto hegemônico de sociedade que menospreza a capacidade inventiva e a autonomia dos sujeitos.
a rigidez dos processos de trabalho e a organização dos serviços de saúde, modos de cuidar centrados no diagnóstico de trabalhadores com capacidade de decisão e usuários escutados em suas queixas, contribuem para um cuidado centrado no sofrimento do outro.
A Reforma Psiquiátrica referiu-se à ruptura da centralidade do procedimento psiquiátrico que separava e demarcava parte da população considerada doente mental e, portanto, incapaz de compartilhar sua vida no social. Para superar esse modelo, a Reforma Psiquiátrica estava em estreita relação com qual movimento?
Movimento Democrático.
Movimento Hegemônico.
Movimento Curativista.
Movimento Hospitalocêntrico.
Movimento Sanitário.
A substituição do modelo de saúde mental com base no hospital psiquiátrico pelo modelo de serviços comunitários que (re)insere os usuários em seus territórios existenciais é resultado de um processo de:
Desospitalização.
Desburocratização.
Institucionalização.
Desinstitucionalização.
Desintoxicação.
Com base na Reforma Psiquiátrica e Política de Saúde Mental no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. O início do processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil é contemporâneo da eclosão do “movimento sanitário” dos anos 70.
II. O processo de redução de leitos em hospitais psiquiátricos e a desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internação tornaram-se políticas públicas, a partir dos anos 90.
III. Em 1989, foi apresentado, no Congresso Nacional, o Projeto de Lei que propõe a regulamentação dos direitos da pessoa com transtornos mentais e a extinção progressiva dos manicômios no país.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
No que tange a reforma psiquiátrica, estabelecida pela Lei nº 10.216/2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II sobre as formas de internação psiquiátrica.
COLUNA I
1. Internação voluntária.
2. Internação involuntária.
3. Internação compulsória.
COLUNA II
( ) Aquela que se dá com o consentimento do usuário.
( ) Aquela determinada pela justiça.
( ) Aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
2 1 3.
3 1 2.
1 3 2.
3 2 1.
No contexto do movimento da reforma psiquiátrica brasileira, está o desfio de cuidar sem segregar. Portanto, é preciso trabalhar com a premissa da inclusão dos sujeitos no seu território. Para Souza (2015), um ponto estratégico para isso é:
Os CAPS.
A atenção básica.
Os consultórios na rua.
As equipes itinerantes de saúde mental.
Os Centros de Convivência inseridos na cidade.
Marque a alternativa CORRETA:
Uma comunidade terapêutica se refere à permanência diurna e/ou noturna do usuário em enfermarias especializadas de hospital psiquiátrico, para fins de tratamento de transtornos mentais.
O apoio matricial ou matricialmente constitui um arranjo relacionado à internação em hospital psiquiátrico em casos de emergência.
A atual Reforma da Assistência Psiquiátrica vem se contrapor ao modelo hegemônico de assistência centrado no hospital psiquiátrico e na exclusão social do doente mental.
A equipe de saúde envolvida na atenção primária à Saúde Mental e Psiquiatria se refere à presença exclusiva e única do enfermeiro psiquiátrico.
Depois da Reforma da Assistência Psiquiátrica no Brasil, é totalmente proibido para todo profissional de saúde fazer a contenção mecânica em usuários do SUS com transtornos mentais.
A respeito da Reforma Psiquiátrica, é correto afirmar que a formação dos enfermeiros é predominantemente voltada para a:
Psicopatologia, fragmentada, da Reforma Psiquiátrica e práticas asilares.
Psicopatologia, fragmentada, desarticulada das proposições da Reforma Psiquiátrica e reforçando práticas asilares.
Psicanálise, fragmentada, desarticulada das proposições da Reforma Psiquiátrica e reforçando práticas asilares.
Psicanálise, fragmentada, articulada às proposições da Reforma Psiquiátrica e atenuando práticas asilares.
Psicopatologia, fragmentada, articulada às proposições da Reforma Psiquiátrica e reforçando prática asilares.
O modelo manicomial, com longas internações em instituições totais, evidenciava o apagamento do sujeito, no qual o paciente era tido como incapaz, perigoso e sem direitos sociais.
Certo
Errado
A violação de direitos individuais, a violência nos manicômios e a mercantilização da loucura foram fatores relevantes para o movimento da luta coletiva contra um cuidado em liberdade, visto que trabalhadores da saúde, associações de familiares e usuários do serviço buscavam a manutenção desse modelo de assistência à saúde.
Certo
Errado