

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a resolução COFEN 564/2017, é CORRETO:
É direito do profissional de enfermagem incentivar e apoiar a participação dos profissionais de Enfermagem no desempenho de atividades em organizações da categoria.
É direito do profissional de enfermagem receber vantagens de instituição, empresa, pessoa, família e coletividade, além do que lhe é devido, como forma de garantir assistência de Enfermagem diferenciada ou benefícios de qualquer natureza para si ou para outrem.
É dever do profissional de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
É dever do profissional de enfermagem participar da prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais da profissão.
É direito do profissional de enfermagem apoiar e/ou participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração, observados os parâmetros e limites da legislação vigente.
Conforme a Resolução 564/2017, a Sistematização da Assistência de Enfermagem, com a aplicação do processo de enfermagem como instrumento metodológico para planejar, implementar, avaliar e documentar o cuidado à pessoa, à família e à coletividade é de responsabilidade da equipe de enfermagem e deve ser implementada em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Avalie as proposições como verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) É dever do profissional de Enfermagem registrar no prontuário e em outros documentos as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar, fazendo-o de forma clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras.
( ) O profissional de Enfermagem deve documentar formalmente as etapas do processo de Enfermagem, em consonância com sua competência legal.
( ) É vedado ao profissional de Enfermagem o registro de informações incompletas, imprecisas ou inverídicas sobre a assistência de Enfermagem prestada à pessoa, à família ou à coletividade.
( ) É permitido que o profissional de Enfermagem registre e assine as ações de Enfermagem que não executou, bem como permita que suas ações sejam assinadas por outro profissional, quando for necessário.
( ) É permitido que o profissional de Enfermagem disponibilize a terceiros, que não estão diretamente envolvidos na prestação da assistência de saúde ao paciente, o acesso a informações e documentos, mesmo que não autorizado pelo paciente, representante legal ou responsável legal, em razão de determinação judicial.
A sequência correta é:
F, F, F, V, V
V, V, V, V, V
F, F, F, F, F
V, F, V, F, V
V, V, V, F, F
De acordo com a Resolução Cofen nº 564/2017, que aprovou o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É direito do profissional de enfermagem ter acesso às informações relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional.
( ) O profissional de enfermagem tem o dever de manter os seus dados cadastrais atualizados junto ao Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição.
( ) É previsto, neste código, que o profissional de enfermagem seja parte integrante da equipe de saúde na defesa das políticas de saúde que garantam os princípios fundamentais do SUS.
( ) O profissional de enfermagem tem o direito de suspender suas atividades profissionais nas situações de urgência e emergência, quando o local de trabalho não oferecer condições seguras para o exercício profissional.
A sequência está correta em
V, V, V, F.
V, F, F, V.
F, F, V, F.
F, V, F, V.
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é dever do profissional de enfermagem
negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.
anunciar a prestação de serviços para os quais detenha habilidades e competências técnico-científicas e legais.
requerer junto ao presidente do conselho regional a quebra de vínculo da relação profissional/ usuários quando houver risco à sua integridade física e moral.
exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
abster-se de revelar judicialmente informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional.
Conforme o artigo 110º da Resolução COFEN n.º 564/ 2017, para a graduação da penalidade e respectiva imposição consideram-se:
I- O estado mental e idade do infrator.
II- As circunstâncias agravantes e atenuantes da infração.
III- Tempo de serviço do profissional envolvido.
IV- As circunstâncias limitantes da infração.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente a afirmativa I está correta.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente a afirmativa II está correta.
Todas estão corretas.
A Resolução n° 564/2017 do Conselho Federal de Enfermagem estabelece o novo Código de Ética dos profissionais de enfermagem. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente os deveres dos profissionais de enfermagem.
I. Participar da prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais da profissão.
II. Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
III. Associar-se, exercer cargos e participar de Organizações da Categoria e Órgãos de Fiscalização do Exercício Profissional, atendidos os requisitos legais.
IV. Aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos, históricos e culturais que dão sustentação à prática profissional.
V. Recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência.
Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o profissional desta área participa, como integrante da equipe de Enfermagem e de saúde, na defesa das Políticas Públicas com ênfase nas políticas de saúde que garantam, EXCETO:
universalidade de acesso.
integralidade da assistência.
resolutividade.
preservação da autonomia profissional.
participação da comunidade.
A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade. No exercício de sua profissão, dentre os direitos do profissional de enfermagem, assinale a alternativa CORRETA:
Aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos, históricos e culturais que dão sustentação à prática profissional.
Formar e participar da Comissão de Ética de Enfermagem, bem como de comissões interdisciplinares da instituição em que trabalha.
Utilizar-se de veículos de comunicação, mídias sociais e meios eletrônicos para conceder entrevistas, ministrar cursos, palestras, conferências, sobre assuntos de sua competência e/ou divulgar eventos com finalidade educativa e de interesse social.
Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
Todas as alternativas estão corretas.
De acordo com a Resolução do COFEN nº 564/2017 que aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, “O fato sigiloso deverá ser revelado em situações de ameaça à vida e à dignidade, na defesa própria ou em atividade multiprofissional, quando necessário à prestação da assistência” é considerado um/uma
dever.
direito.
infração.
proibição.
penalidade.
A Resolução n° 564/2017, o Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, estabelece que é
direito da enfermagem executar prescrições e procedimentos de qualquer natureza que comprometam a segurança da pessoa.
direito da enfermagem fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
dever da enfermagem exercer atividades em locais de trabalho livre de riscos e danos e violências física e psicológica à saúde do trabalhador, em respeito à dignidade humana e à proteção dos direitos dos profissionais de enfermagem.
proibido à enfermagem utilizar o poder que lhe confere a posição/cargo para impor ou induzir ordens, opiniões, ideologias políticas ou qualquer tipo de conceito/preconceito que atentem contra a dignidade da pessoa humana, ou que dificultem o exercício profissional.
De acordo com o Código de Ética de Enfermagem, assinale alternativa que apresenta competência(s) do Conselho Federal de Enfermagem.
Identificar e divulgar dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
Administrar os recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde.
Convocar e realizar as eleições para sua diretoria anualmente.
Planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços da assistência de enfermagem.
Aprovar anualmente as contas e a proposta orçamentária da autarquia, remetendo-as aos órgãos competentes.
Considerando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no Capítulo 1 – Dos Direitos, assinale a alternativa que apresenta um direito garantido aos profissionais da enfermagem:
Provocar, cooperar, ser conivente ou omisso diante de qualquer forma ou tipo de violência contra a pessoa, família e coletividade quando no exercício da profissão.
Promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa.
Utilizar-se de veículos de comunicação, mídias sociais e meios eletrônicos para conceder entrevistas, ministrar cursos, palestras, conferências, sobre assuntos de sua competência e/ou divulgar eventos com finalidade educativa e de interesse social.
Realizar ou facilitar ações que causem prejuízo ao patrimônio das organizações da categoria.
Considera-se infração ética e disciplinar:
a difamação das organizações da categoria ou instituições que venham a causar danos morais, patrimoniais ou financeiros.
o dano moral irremediável na pessoa ou que ainda acarrete danos físicos, mentais, patrimoniais ou financeiros.
a ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
a facilitação, execução, ocultação ou vantagem de atos que possam causar danos físicos e mentais à pessoa, família ou coletividade.
alterar ou falsificar provas, ou concorrer para a desconstrução de fato que se relacione com danos à pessoa, família ou coletividade.
As penas que poderão ser aplicadas aos infratores do Código de Deontologia de Enfermagem são: advertência verbal, censura, multa, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional, sendo esta última da alçada do
Gestor do empregador.
Conselho Federal de Enfermagem, ouvindo o Conselho Regional interessado.
Conselho Regional de Enfermagem da localidade onde ocorreu a infração.
Ministério Público do Trabalho, esfera federal.
Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).
De acordo com a Resolução COFEN n° 564/2017 que trata do Código de Ética dos profissionais de enfermagem, as penalidades a serem impostas pelo Conselho Regional de Enfermagem englobam, exceto:
Multa.
Advertência.
Censura.
Cassação do direito ao exercício profissional.
Suspensão do exercício profissional.
A Resolução COFEN nº 564, de 6 de dezembro de 2017, que institui o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem normatiza que
é direito do profissional de enfermagem negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.
o novo Código aplica-se aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e aos atendentes de Enfermagem, excetuando-se as Obstetrizes e Parteiras para as quais há resoluções e regimentos próprios da área de atuação.
quando solicitado por sua chefia imediata, é dever do profissional de enfermagem prontamente revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional.
é dever do profissional de enfermagem manter inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, em, ao menos, uma área do território nacional.
o profissional de Enfermagem deverá recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, mesmo em situação de urgência e emergência.
De acordo com a Resolução COFEN nº 564/2017 que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são deveres dos profissionais que compõem a equipe de trabalho, dentre outros:
ter acesso às informações relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional e aplicar o processo de enfermagem como instrumento metodológico para planejar, implementar, avaliar e documentar o cuidado à pessoa, família e coletividade.
exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade e apor nome completo e/ou nome social, ambos legíveis, número e categoria de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, assinatura ou rubrica nos documentos, quando no exercício profissional.
realizar e participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, respeitando a legislação vigente e recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais e abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional.
De acordo com a Resolução COFEN 564/2017, a cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem, que será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação. A cassação é determinada pelo Código de Ética Profissional por um período
indeterminado.
de até 15 anos.
de 10 a 25 anos.
de até 30 anos.
mínimo de 30 anos.
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, de acordo com a Resolução COFEN nº 564/2017, está organizado por assunto e inclui princípios fundamentais, direitos, deveres, proibições, infrações e penalidades e aplicação das penalidades. Diante disso, correlacione a primeira coluna com a segunda e assinale a opção que traz a sequência CORRETA.
COLUNA 1
A - DIREITOS
B - DEVERES
C - PROIBIÇÕES
COLUNA 2
( ) Orientar a pessoa e família sobre preparo, benefícios, riscos e consequências decorrentes de exames e de outros procedimentos, respeitando o direito de recusa da pessoa ou de seu representante legal.
( ) Sobrepor o interesse da ciência ao interesse e segurança da pessoa, família ou coletividade.
( ) Anunciar a prestação de serviços para os quais detenha habilidades e competências técnico-científicas e legais.
( ) Realizar e participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, respeitando a legislação vigente.
( ) Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individualmente ou em equipe, por imperícia, imprudência ou negligência, desde que tenha participação e/ou conhecimento prévio do fato.
A – C – B – B – A.
B – C – A – A – B.
B – C – B – A – C.
A – B – A – B – C.
A – B – B – A – C.
No novo código de ética dos profissionais de enfermagem anexo à Resolução Cofen 564/2017 está previsto que: Marque a alternativa CORRETA:
Nos casos permitidos pela legislação vigente, o profissional de enfermagem é obrigado a participar de prática destinada a interromper a gestação, em atenção à saúde da mulher.
A(o) enfermeira(o) pode delegar atividades privativas a outros membros da equipe de saúde, desde que este seja de nível superior.
No caso de infrações e penalidades, ter bons antecedentes profissionais é considerado um atenuante.
No caso de infrações, uma das penalidades é a advertência verbal, que deve ser feita de forma reservada, sem registros e sem testemunhas.