

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Define-se crescimento como um processo dinâmico e contínuo, expresso pelo aumento do tamanho corporal. O crescimento constitui um dos indicadores de saúde da criança. O processo de crescimento é influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais). Sobre os fatores de crescimento infantil, com base no Caderno de Atenção Básica 33 – MS – Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento. Assinale a alternativa INCORRETA:
A alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, atuam como fatores intrínsecos acelerando ou restringindo o processo de crescimento; sendo possíveis de mudança conforme as intervenções sugeridas somente pelo profissional médico da equipe, preferencialmente o pediatra.
Em situação de baixo peso em menores de 2 anos, dentre outras ações, deve-se investigar desmame precoce e possível alimentação complementar inadequada para a idade.
Em caso de sobrepeso ou obesidade, deve-se verificar a existência de erros alimentares e as atividades de lazer das crianças, como o tempo em frente à televisão e ao videogame, estimulando-as a realizar passeios, caminhadas, andar de bicicleta, praticar jogos com bola e outras brincadeiras que aumentem a atividade física.
O acompanhamento sistemático do crescimento e do ganho de peso da criança permite a identificação de crianças com maior risco de morbimortalidade, por meio da sinalização precoce da subnutrição e da obesidade.
A Hemorragia Peri-Intraventricular (HPIV) é de alta incidência em RN pré-termo e pode ocasionar, quadros de hidrocefalia póshemorrágica e outras sequelas neurológicas graves. Assinale a alternativa sobre as condições do RN que deve ser submetido a rastreamento sistemático para HPIV.
Todo RN com peso de nascimento inferior a 1.500 gramas e/ou idade gestacional abaixo de 35 semanas deve ser submetido a rastreamento sistemático para HPIV na primeira semana de vida
Todo RN com peso de nascimento inferior a 1.500 gramas e/ou idade gestacional abaixo de 35 semanas deve ser submetido a rastreamento sistemático para HPIV no primeiro mês de vida
Todo RN com peso de nascimento inferior a 1.000 gramas e/ou idade gestacional abaixo de 28 semanas deve ser submetido a rastreamento sistemático para HPIV na primeira semana de vida
Todo RN com peso de nascimento inferior a 1.500 gramas e/ou idade gestacional abaixo de 28 semanas deve ser submetido a rastreamento sistemático para HPIV na primeira semana de vida
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, e em sua saúde no longo prazo, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2007). Assinale a alternativa correta sobre como o aleitamento materno pode ser classificado.
Aleitamento materno exclusivo / Aleitamento materno predominante / Aleitamento materno / Aleitamento materno complementado / Aleitamento materno misto ou parcial
Aleitamento materno exclusivo / Aleitamento materno complementado
Aleitamento materno exclusivo / Aleitamento materno completo / Aleitamento materno não natural
Aleitamento materno exclusivo / Aleitamento materno não natural / Aleitamento misto ou parcial
A Escala de NIPS (Neonatal Infant Pain Scale) tem 6 indicadores de dor, avaliados de 0 -2 pontos. Trata -se de uma escala de avaliação rápida, que pode ser utilizada em recém - nascidos a termo e pré-termo. Assinale a alternativa que apresenta qual a pontuação da escala NIPS que indica presença de dor .
Igual ou maior a 6 indica presença de dor
Igual ou maior a 8 indica presença de dor
Igual ou maior a 2 indica presença de dor
Igual ou maior a 4 indica presença de dor
Crianças com idade inferior a 3 (três) anos possuem os vasos periféricos aderidos ao tecido conjuntivo, por isso mais frágeis. Os prematuros e as crianças com baixo peso ou sobrepeso possuem a rede venosa difícil de visualizar e palpar em razão do ______ do vaso e o aumento da gordura subcutânea o que deixa a pele mais elástica.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
alto calibre
pequeno calibre
baixo fluxo venoso
alto fluxo venoso
No período neonatal, o crescimento caracteriza-se por perda inicial de peso, seguida de recuperação do peso. A avaliação nutricional nessa faixa etária é muito importante, pois distúrbios do crescimento que ocorram nesse período de vida podem ter consequências a longo prazo. Entre os parâmetros antropométricos utilizados nessa faixa, NÃO se destaca:
Peso.
Comprimento.
Perímetro cefálico.
Índice de massa corporal.
Perímetro braquial.
Assinale o item que apresenta cinco ações da atenção básica em saúde com eficácia comprovada para a redução da morbimortalidade infantil.
Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil; promoção do aleitamento materno e orientação alimentar para o desmame; prevenção e controle das doenças diarreicas, prevenção e controle das infecções respiratórias agudas e imunização.
Intervenções nos aspectos biológicos, demográficos, familiares e socioeconômicos, bem como os demais determinantes sociais no processo de saúde-doença.
Atenção humanizada perinatal e ao recém-nascido ate a prevenção do óbito infantil; pessoa com deficiência; urgência e emergência; atenção psicossocial e doenças crônicas
Gestão interfederativa das ações de saúde da criança; Organização das ações e serviços na rede de atenção; Promoção da saúde; Fomento à autonomia do cuidado e da corresponsabilidade da família e qualificação da forca de trabalho do SUS.
Planejamento e desenvolvimento de ações; incentivo a pesquisa e a produção de conhecimento; monitoramento e avaliação; intersetorialidade e equidade.
O crescimento e desenvolvimento são considerados ótimos indicadores de saúde da criança. Com relação aos saltos de desenvolvimento das crianças, assinale a alternativa correta.
Os primeiros 7 dias de vida são considerados primordiais, pois acontece o primeiro salto de desenvolvimento — fase em que o ganho de habilidades é mais acentuado. Neste primeiro salto, os sentidos se tornam mais apurados do que logo após o nascimento, e isso muda a forma como o bebê percebe sons, cheiros e estímulos visuais que o cercam.
O segundo salto ocorre com um mês, quando o bebê começa a identificar padrões.
O terceiro, com dois meses, se refere à percepção das transições (como a variação de luz quando nuvens cobrem o sol).
Serão doze saltos de desenvolvimento até ele completar um ano e meio.
Nos saltos também é comum que o bebê chore mais, tenha maior necessidade de sucção e durma menos nesse período — o que requer atenção extra dos pais.
O Método Mãe Canguru (MMC) se destaca por ser uma boa alternativa de assistência neonatal voltada especificamente para o atendimento do recém-nascido pré maturo. Analise as afirmativas abaixo sobre os principais componentes deste método.
I. O contato pele a pele entre o bebê e a mãe.
II. Amamentação materna exclusiva ou predominante.
III. Alta hospitalar precoce.
IV. Poucas diferenças no desenvolvimento neurológico e neurossensorial dos bebês aos 12 meses de vida.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III apenas
I, II e IV apenas
I e II apenas
I, II, III e IV
Com o avanço do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico, observa-se o emprego crescente de tratamentos e cuidados para recuperar a saúde dos recém-nascidos enfermos. Estes tratamentos podem manter os bebês vivos, mas também podem ocasionar dor e sofrimento, pois são submetidos a intervenções potencialmente dolorosas ao longo da internação. No período neonatal, as respostas aos estímulos dolorosos podem ser sistêmicas e/ou comportamentais. Dentre as respostas comportamentais, destacam-se:
o aumento da frequência cardíaca, a queda na saturação de oxigênio, a variação da pressão intracraniana e a elevação da pressão arterial.
a movimentação da face, o aumento da frequência cardíaca, o estado do sono e vigília e a elevação da pressão arterial.
a queda na saturação de oxigênio, a atividade corporal, a variação da pressão intracraniana e o choro.
o choro, a movimentação da face, a atividade corporal e o estado do sono e vigília.
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, especialmente do nascimento até os 5 anos de idade, é fundamental para a promoção à saúde da criança e prevenção de doenças, além de conseguir identificar as situações de risco e atuar precocemente nas intercorrências. As ações como, pesar, medir, avaliar aquisição de novas habilidades, a imunização e a utilização do cartão da criança são algumas atividades relacionadas à avaliação do crescimento e desenvolvimento das crianças e que de acordo com o Ministério da Saúde está relacionado a um determinado conceito.
Qual o nome desse conceito? Marque a alternativa CORRETA.
Puerpério.
Acompanhamento jurídico processual.
Parturição.
Avaliação patológica.
Puericultura.
Vivian, 6 anos, tem Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1). Sua prescrição diária de insulina é:
.
No horário da manhã, é possível fazê-las misturadas. Assinale a alternativa correta, sobre a forma de preparo da mistura de insulina NPH e Regular:
Injetar 6U de ar no frasco de insulina NPH. Em seguida injetar 8U de ar no frasco de insulina Regular e aspirar. Em seguida, aspirar as 6U de insulina NPH.
Injetar 8U de ar no frasco de insulina Regular e aspirar. Em seguida, injetar 6U de ar no frasco de insulina NPH e aspirar.
Injetar 8U de ar no frasco de insulina Regular. Em seguida injetar 6U de ar no frasco de insulina NPH e aspirar. Em seguida, aspirar as 8U de insulina Regular.
Injetar 6U de ar no frasco de insulina NPH e aspirar. Em seguida, injetar 8U de ar no frasco de insulina Regular e aspirar.
A pele tem função vital no período neonatal, pois fornece uma barreira protetora que auxilia na prevenção de infecções, facilita a termorregulação e ajuda a controlar a perda hídrica insensível e o equilíbrio eletrolítico. São causas comuns de feridas neonatais, EXCETO:
Traumatismos.
Extravasamento de solução endovenosa.
Procedimento cirúrgico.
Cremes de barreiras.
Contato prolongado com umidade ou substâncias químicas.
Relacione as colunas quanto à classificação do RN (recém-nascido). Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – Pré-termo 2 – A termo 3 – Pós-termo | ( ) Idade gestacional inferior a 37 semanas ( ) Idade gestacional entre 37 e 41 semanas ( ) Idade gestacional igual ou maior que 42 semanas |
1 - 2 - 3
1 - 3 - 2
2 - 1 - 3
3 - 2 - 1
Com base na desnutrição infantil, se a criança estiver com 76% a 90% do índice peso em relação à idade, é CORRETO afirmar que ela têm ou está:
Desnutrição moderada.
Desnutrição leve.
Eutrófica.
Desnutrição severa.
Em conformidade com ROTHROCK, sobre estenose pilórica em recém nascido (RN), é CORRETO afirmar que:
É uma doença congênita gástrica mais comum em RN, não requer cirurgia. Os sinais podem ser amenizados com medicamentos e fisioterapia, junto ao desenvolvimento do trato gástrico.
Os sinais e sintomas da obstrução gastrointestinal (GI) baixa aparecem em 2-6 semanas de idade, sendo o primeiro sinal a diarreia secretória severa.
O primeiro sinal é o vômito em projétil depois das mamadas, o qual se mostra livre de bile.
Em geral, o lactante ganha peso normalmente, porém podem haver perdas intensas de líquidos e eletrólitos, evidenciando uma acidose metabólica importante.
A febre é um dos sintomas mais comuns na infância. Quanto ao valor assumido em pediatria para classificar febre, pode ser definido como uma temperatura ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
acima de 37,5ºC
superior ou igual a 38ºC
superior a 38,5ºC
acima de 37,8ºC
Durante o processo de punção em crianças, para que o procedimento ocorra de forma segura, torna-se necessário observar alguns fatores antes de executar o acesso e escolher o sítio de inserção. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Idade da criança.
( ) Anatomia das veias.
( ) Tipo e motivo da terapia.
( ) Tamanho e estrutura da criança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V - V - F
V - F - V - F
V - V - V - V
V - V - F - V
Criança de 3 anos, 15 kg, em tratamento de infecção por Staphylococcus aureus resistente à meticilina com cloridrato de vancomicina 150 mg por via intravenosa a cada 6 horas. Considerando a recomendação de 5 mg/mL de solução fisiológica como concentração máxima de diluição do medicamento, o volume de solução fisiológica a ser utilizado para diluição por dose é:
150 mL.
100 mL.
90 mL.
30 mL.
A definição a seguir diz respeito a qual doenças que poderá acometer a população infantil: “É uma doença que pode ser causada por bactérias, vírus e parasitos, caracterizada principalmente pelo aumento do número de evacuações, com fezes aquosas (líquidas) ou de pouca consistência. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. A criança também pode ter náusea, vômito, febre e dor abdominal. Tem duração entre 2 e 14 dias. É importante sua atuação imediata para evitar que ocorra a desidratação”.
A definição a seguir diz respeito a doença chamada pneumonia.
A definição a seguir diz respeito a doença chamada síndrome gripal aguda ou resfriado.
A definição a seguir diz respeito a doença chamada anemia.
A definição a seguir diz respeito a doença chamada convulsão.
A definição a seguir diz respeito a doença diarreia aguda ou diarreia.