Questões de Concurso sobre Saúde da Criança

 
 
Disciplina 1
Assunto 14
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.187 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Acerca dos aspectos do desenvolvimento da criança, assinale a alternativa CORRETA.


A

Entre 1 e 2 meses há reflexo cutâneo plantar: obtido pelo estímulo da porção lateral do pé. No RN, desencadeia extensão do hálux. A partir do 13º mês, ocorre flexão do hálux. A partir desta idade, a extensão é patológica.


B

Entre 1 e 2 meses há sorriso social.


C

Entre 2 a 5 meses o bebê vira a cabeça na direção de uma voz ou de um objeto sonoro.


D

Em torno de 4 meses inicia-se a ampliação do seu campo de visão (o bebê visualiza e segue objetos com o olhar).

No atendimento ao recém-nascido (RN) deve ser realizado o exame físico, sempre que possível na presença dos pais, permitindo o esclarecimento de possíveis dúvidas dos genitores. Considerando as características deste atendimento, marque a alternativa INCORRETA.


A

A presença de cor amarelada significa icterícia, é visível após as primeiras 24 horas de vida.


B

São comuns as sobreposições das bordas dos ossos do crânio, especialmente em RN nascido de parto normal.


C

Batimentos das aletas nasais são visíveis em RN com dificuldade respiratória.


D

O abdome do RN apresenta-se semigloboso, com perímetro abdominal cerca de 2 a 3 cm maior que o cefálico.

Davi, 8 meses, é trazido pelos pais ao Pronto Socorro Infantil para atendimento em decorrência de um quadro de letargia, dificuldade para respirar e cianose. Prontamente é encaminhado para sala de emergência e diagnosticado com uma insuficiência respiratória, que evolui com uma parada cardiopulmonar, sendo iniciado procedimento de reanimação cardiopulmonar com intubação de vias aéreas pela equipe médica. Sobre o atendimento de Davi durante a parada cardiorrespiratória é correto afirmar que:


A

A verificação do pulso deve ser realizada sempre no pulso carotídeo, não sendo recomendado o pulso braquial.


B

A relação compressão/ventilação deve ser de 30:2 quando em um ou dois socorristas, como no paciente adulto.


C

As ventilações passam a ser assíncronas com as compressões torácicas na presença de via aérea avançada instalada em Davi.


D

As compressões torácicas precisam ser rápidas e não permitirem o retorno total da caixa torácica entre elas.

Ano: 2022
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Enfermeiro - Área: UTI NEO / UCINCO - 2022

A respeito da posição canguru em RN sob suporte ventilatório, são cuidados a serem realizados antes da transferência:


A

assegurar que a posição canguru esteja prescrita; anotar os parâmetros ventilatórios do RN, hemodinâmicos e valores de temperatura axilar; posicionar o RN em decúbito dorsal na incubadora, avaliar procedimentos necessários, como ausculta torácica, aspiração de tubo ou troca de fralda e registrar qualquer mudança significativa; e verificar se o sensor de oximetria está funcionando de forma adequada.


B

assegurar que a posição canguru esteja prescrita; anotar os parâmetros ventilatórios do RN, hemodinâmicos e valores de temperatura axilar; posicionar o RN em decúbito ventral na incubadora, avaliar procedimentos necessários, como ausculta torácica, aspiração de tubo ou troca de fralda e registrar qualquer mudança significativa; e verificar se o sensor de oximetria está funcionando de forma adequada.


C

assegurar que a posição canguru esteja recomendada; registrar os parâmetros ventilatórios do RN, hemodinâmicos e valores de temperatura axilar; posicionar o RN em decúbito dorsal na incubadora, avaliar procedimentos necessários, como ausculta torácica, aspiração de tubo ou troca de fralda e registrar qualquer mudança significativa; e verificar se o sensor de oximetria está funcionando de forma adequada.


D

assegurar que a posição canguru esteja prescrita; anotar os parâmetros ventilatórios e hemodinâmicos do RN; posicionar o RN em decúbito dorsal na incubadora, avaliar procedimentos necessários, como ausculta torácica, aspiração de tubo ou troca de fralda e registrar qualquer mudança significativa; e verificar a disponibilidade de sensor de oximetria no setor.

Ano: 2022
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Enfermeiro (Obstetrícia) - 2022

A avaliação do bem-estar fetal em parturientes de baixo risco deve:


A

utilizar o estetoscópio Rappaport.


B

realizar a ausculta apenas durante a contração.


C

auscultar antes e após a contração por, pelo menos, 2 minutos e a cada hora, registrando como uma taxa única.


D

palpar o pulso materno, se alguma anormalidade for suspeitada, para diferenciar os batimentos fetais e da mãe.

Sobre a atenção à saúde do recém-nascido (RN), registre V, para as alternativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)A temperatura ambiente na sala de parto deve ser, no mínimo, de 30 °C para que se mantenha com maior facilidade a temperatura corpórea normal do RN.

(__)A determinação da necessidade de reanimação e a avaliação de sua eficácia dependem da avaliação simultânea de dois sinais: respiração e frequência cardíaca (FC).

(__)A avaliação da coloração da pele e das mucosas do RN é muito recomendada para decidir procedimentos na sala de parto.


A sequência CORRETA é:


A

F, F, V.


B

V, V, F.


C

F, V, F.


D

V, F, F.

Após avaliação, um bebê com 10 meses de idade, sexo masculino, pesando 9200 g, com diagnóstico de desidratação leve devido a histórico de diarreia e vômitos, foi encaminhado à sala de tratamento para terapia de reidratação oral até a reidratação completa. Considerando-se que, na unidade de saúde, são adotados os valores de referência preconizados pela estratégia AIDPI para a administração da terapia de reidratação oral, em função do peso da criança, o volume de soro de reidratação oral – SRO a ser administrado durante as primeiras quatro horas, é de, aproximadamente,


A

350 mL.


B

700 mL.


C

900 mL.


D

1 200 mL.


E

1 400 mL.

Em conformidade com o Guia de Vigilância em Saúde, a diarreia é uma das maiores causas de morte em crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Sobre a vigilância das doenças diarreicas agudas, analisar os itens abaixo:


I. A vigilância sobre os fatores ambientais, populacionais e de serviços deve ser considerada para definição e delimitação de áreas de risco, como, por exemplo, a ausência, deficiência ou intermitência do abastecimento de água; baixa renda per capita; e a ausência de coleta, transporte e destino adequado do lixo.

II. A educação em saúde, particularmente em áreas de elevada incidência de diarreia, é fundamental. Deve-se orientar as medidas de higiene e de manipulação de água e alimentos, além da vacinação, que é a principal medida de prevenção da diarreia por rotavírus.

III. É importante que a investigação seja realizada em conjunto com vigilância sanitária, vigilância ambiental, laboratório de saúde pública e outras áreas, conforme necessário, como, por exemplo, atenção à saúde, saneamento, secretaria de agricultura e outros.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente os itens I e II.


D

Somente os itens I e III.


E

Todos os itens.

São situações de risco para um pleno Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI):


A

extrema pobreza; recém-nascido pré-termo (< 37 semanas); família sem ensino superior completo; Apgar < 9 no 5º minuto de vida.


B

multiparentalidade; recém-nascido pré-termo (< 37 semanas); família com baixa instrução (< oito anos de estudo); Apgar < 9 no 5º minuto de vida.


C

extrema pobreza; família com baixa instrução (< oito anos de estudo); recém-nascido pré-termo (< 37 semanas); Apgar < 7 no 5º minuto de vida.


D

multiparentalidade; família com baixa instrução (< oito anos de estudo); recém-nascido pré-termo (< 37 semanas); Apgar < 7 no 5º minuto de vida.


E

multiparentalidade; recém-nascido com baixo peso ao nascer (< 3.000 g); família sem ensino superior completo; Apgar < 9 no 5º minuto de vida.

Muitas mães, quando têm o primeiro filho, preocupam-se com o cuidado que deve ser dado ao recém-nascido, especialmente, quando se trata do coto umbilical. Uma das orientações que podem ser dadas para que as mães evitem infecção do coto umbilical é


A

manter o local umedecido com soro fisiológico.


B

limpar o coto com água morna, no mínimo, três vezes ao dia.


C

usar faixas de algodão para manter o coto protegido.


D

realizar limpeza diária, durante o banho, e manter o local seco.

A obesidade na infância tornou-se um importante problema de saúde, que pode resultar em aumento


A

de massa magra; doença cardíaca; dificuldade de aprendizado; dislipidemia; problemas musculoesqueléticos e diabetes.


B

do risco de hipotensão; diabetes; doença arterial renal; esteatose; complicações pulmonares, como apneia do sono, e problemas musculoesqueléticos.


C

de hipertensão; diabetes; doença arterial coronariana; complicações pulmonares, como apneia do sono, e potencial para problemas psicológicos.


D

de hipertensão portal; diabetes; dificuldade de sono; doença cardíaca e facilidade em socialização.


E

de hipertensão; endocardite; dislipidemia; potencial para problemas psicológicos e pulmonares.

Imediatamente após o parto, a assistência ao recém-nascido deve ser feita considerando um conjunto de cuidados.


Sobre esses cuidados, analise as afirmativas a seguir.


I. Como cuidado de rotina, o índice de Apgar deve ser realizado no primeiro e no quinto minutos de vida.

II. O sangue de cordão para análise de pH deve ser coletado em todos os recém-nascidos rotineiramente.

III. Em recém-nascido saudável não se recomenda a aspiração orofaringeana nem nasofaringeana sistemática.


Está correto o que se afirma em


A

I e II.


B

I e III.


C

II e III.


D

I, apenas.


E

III, apenas.

Segundo o Guia Alimentar para Crianças Menores que Dois Anos (MS, 2019), o frasco com o leite materno retirado deve ser guardado da seguinte forma:


A

No congelador ou freezer (até 5 dias) ou na prateleira mais próxima ao congelador da geladeira (até 24 horas) e se for para ser doado deverá ser armazenado congelado por até 96 horas.


B

No congelador ou freezer (até 7 dias) ou na prateleira mais próxima ao congelador da geladeira (até 12 horas) e se for para ser doado deverá ser armazenado congelado por até 36 horas.


C

No congelador ou freezer (até 10 dias) ou na prateleira mais próxima ao congelador da geladeira (até 8 horas) e se for para ser doado deverá ser armazenado congelado por até 10 dias.


D

No congelador ou freezer (até 15 dias) ou na prateleira mais próxima ao congelador da geladeira (até 12 horas) e se for para ser doado deverá ser armazenado congelado por até 10 dias.


E

No congelador ou freezer (até 30 dias) ou na prateleira mais próxima ao congelador da geladeira (até 48 horas) e se for para ser doado deverá ser armazenado congelado por até 3 meses.

Assinale a alternativa que apresenta qual eletrólito pode estar associado ao edema cerebral, provavelmente pela chamada acidose paradoxal, que representa uma piora transitória no pH cerebral após sua administração em crianças com CAD (Cetoacidose Diabética).


A

Cloreto de sódio


B

Cloreto de potássio


C

Bicarbonato de sódio


D

Magnésio

A escala Apgar é um método de avaliação sistemática do recém-nascido no pós parto imediato, utilizado rotineiramente para averiguação da necessidade de reanimação e cuidados especiais. Assinale a alternativa correta que compõe os quesitos para esta escala:


A

força muscular, frequência de batimentos do coração, reflexo, respiração e cor da pele.


B

respiração, pressão arterial, força muscular, frequência de batimentos do coração e cor da pele.


C

respiração, tônus muscular, cor da pele, frequência de batimentos do coração e temperatura corpórea.


D

respiração, temperatura corpórea, frequência de batimentos do coração, pressão arterial e reflexo.


E

esforço respiratório, pressão arterial, força muscular, frequência de batimentos do coração e reflexo.

A Escala de NIPS (Neonatal Infant Pain Scale) trata-se de uma escala de avaliação rápida, que pode ser utilizada em recém-nascidos a termo e pré-termo. É CORRETO afirmar que a indicação de dor ocorre quando a pontuação é igual ou maior a:


A

1.


B

2.


C

3.


D

4.

Algumas características que as crianças apresentam ao nascer estão associadas a um maior risco de adoecer e morrer (BRASIL, 2014), e a equipe assistencial deve estar atenta para reconhecê-lo. São fatores de risco ao nascer:


A

Não vacinação na maternidade (BCG e hepatite B), residência em área de risco, baixo peso ao nascer (<2.500 g), prematuridade (<37 semanas de idade gestacional) e asfixia grave (Apgar<5 no quinto minuto).


B

Mãe adolescente, mãe com baixa instrução (<8 anos de estudo), história de morte de crianças com menos de 5 anos na família, não vacinação na maternidade (BCG e hepatite B) e baixo peso ao nascer (<2.500 g).


C

Baixo peso ao nascer (<2.500 g), prematuridade (<37 semanas de idade gestacional), asfixia grave (Apgar<5 no quinto minuto), não prática de aleitamento materno na primeira hora de vida e necessidade de internação ou intercorrências na maternidade.


D

Não prática de aleitamento materno na primeira hora de vida, necessidade de internação ou intercorrências na maternidade, história de morte de crianças com menos de 5 anos na família, não vacinação na maternidade (BCG e hepatite B) e baixo peso ao nascer (<2.500 g).


E

Residência em área de risco, baixo peso ao nascer (<2.500 g), prematuridade (<37 semanas de idade gestacional), asfixia grave (Apgar<5 no quinto minuto), mãe adolescente e mãe com baixa instrução (<8 anos de estudo).

A criptorquidia isolada é a anomalia congênita mais comum ao nascimento.


Em relação ao rastreamento para criptorquidia, assinale a afirmativa correta.


A

Se aos 4 anos ainda não forem encontrados testículos palpáveis no saco escrotal, será necessário encaminhar a criança à cirurgia pediátrica.


B

Se aos 6 meses não forem encontrados testículos palpáveis no saco escrotal, será necessário encaminhar a criança à cirurgia pediátrica.


C

Se aos 6 meses não forem encontrados testículos palpáveis no saco escrotal, o caso deve ser monitorado a cada 6 a 12 meses, entre os 4 e 10 anos de idade do menino.


D

Se ao nascer não forem encontrados testículos palpáveis no saco escrotal, será necessário encaminhar a criança à cirurgia pediátrica.

A perda de calor do recém-nascido (RN) pode ser evitada adotando-se medidas preventivas, sendo uma delas:


A

somente pesar o RN pré-termo caso a temperatura esteja maior que 36°C


B

não secar nem envolver o corpo do RN pré-termo em saco de polietileno


C

manter a temperatura da sala de parto entre 20°C e 22°C


D

transportar o RN em unidade de calor radiante

De acordo com as disposições do Ministério da Saúde, uma criança de 10 anos com frequência cardíaca = 90 bpm e frequência respiratória = 25 rpm apresenta


A

bradicardia e bradpneia.


B

normocardia e taquipneia.


C

taquicardia e taquipneia.


D

bradicardia e normopneia.


E

normocardia e normopneia.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado