

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com as disposições do Ministério da Saúde, uma criança de 10 anos com frequência cardíaca = 90 bpm e frequência respiratória = 25 rpm apresenta
bradicardia e bradpneia.
normocardia e taquipneia.
taquicardia e taquipneia.
bradicardia e normopneia.
normocardia e normopneia.
De acordo com as vantagens da amamentação, assinale a alternativa INCORRETA:
É de fácil digestão e não sobrecarrega os intestinos e os rins do bebê.
Ajuda no desenvolvimento dos ossos e musculatura da face, previne problemas dentários e de fala, diminui a incidência de cáries.
A amamentação diminui as chances de a mãe ter câncer de mama e ovário.
Amamentar sempre que o bebê quiser.
Transmite amor e carinho, fortalecendo os laços afetivos entre mãe e filho(a).
Com relação ao processo de crescimento e desenvolvimento infantil, bem como ao acompanhamento das diversas fases desse processo, assinale a opção correta.
Entre os oito e os dez anos de idade, a criança brinca muito de faz-de-conta. Assim, para submeter qualquer criança nessa faixa de idades a uma punção venosa, o profissional deverá utilizar histórias e brinquedos terapêuticos para diminuir o estresse e a ansiedade relacionados ao referido procedimento.
Na triagem neonatal, devem ser realizados os seguintes testes: do pezinho (até o trigésimo quinto dia de vida); da orelhinha (até os dois meses de vida); do olhinho; do coraçãozinho (entre vinte e quatro e quarenta e oito horas de vida) e da linguinha.
Para a monitorização do crescimento infantil de crianças, é recomendado o uso dos registros nos gráficos da Caderneta de Saúde da Criança pertinentes a peso, altura e comprimento, bem como perímetro cefálico, para crianças de risco ou não, até os dez anos de idade.
O perímetro cefálico com medidas acima ou abaixo de dois desvios-padrão (< -2 ou > +2 escores z) pode estar relacionado a doenças neurológicas, o que exige, portanto, melhor avaliação e encaminhamento.
Na crise epiléptica neonatal, algumas condutas devem ser tomadas de imediato. A este respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Garantir vias aéreas livres e aporte de oxigênio.
( ) Suspender dieta.
( ) Manter sonda naso ou orogástrica aberta.
( ) Garantir acesso venoso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V - F - V
V - V - V - F
V - V - V - V
V - F - V - V
Uma das situações comuns encontradas pelos técnicos de enfermagem, na neonatologia, é a enterocolite necrosante, que é considerada uma emergência médica, sendo ela uma das taxas de mortalidade e morbidade ainda elevadas, apesar dos avanços tecnológicos. É importante que o técnico de enfermagem conheça as sequelas relacionadas ao processo patológico e à assistência desses neonatos. São elas, EXCETO:
Fístula entérica.
Intolerância alimentar.
Síndrome do intestino curto.
Diarreia crônica.
Síndrome do esvaziamento rápido.
A parada cardiorrespiratória é um dos problemas mais graves de saúde e caracteriza-se pela ausência de atividade mecânica cardíaca efetiva, confirmada por ausência de pulso juntamente com falha na mecânica ventilatória. De acordo com as diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar de 2020, assinale a alternativa correta.
Realizar 100 a 120 compressões por minuto, com profundidade de 1/3 do diâmetro anteroposterior do tórax. Aguardar o retorno do tórax e garantir o mínimo de interrupções durante as compressões
Realizar 100 compressões por minuto, com profundidade de 5cm no tórax, aguardar retorno e garantir o mínimo de interrupções durante as compressões
Recomenda-se que o primeiro choque seja de 2 J/kg, o segundo de 10 J/kg
Recomenda-se que o primeiro choque seja de 2 J/kg, os demais 200J, independente do peso
Avaliando a rede venosa de um recém-nascido de 2 dias de vida, o enfermeiro decide puncionar a veia que se forma no punho, sobe pelo antebraço e braço, além de chegar à axila, onde termina a partir da fusão com outras veias para formar a veia axilar. Assim, é correto afirmar que a veia de escolha para punção foi a
mediana.
cubital.
cefálica.
basílica.
radial.
A capacidade do estômago da criança aumenta com a idade. Assinale a alternativa que apresenta qual é a capacidade do estômago, em mililitro (ml), de uma criança de 2 anos.
210 a 310 ml
150 a 200 ml
750 ml
500 ml
Após o nascimento, é considerada uma boa prática pelos profissionais da saúde quando o cordão umbilical de um RN a termo sadio é clampeado:
após 120 segundos do nascimento.
após 30 segundos do nascimento.
imediatamente após o nascimento.
após 45 segundos do nascimento.
após 60 segundos do nascimento.
O teste do pezinho visa ao diagnóstico precoce de doenças congênitas com sintomatologia inespecífica como
síndrome de Down.
fenilcetonúria.
diabetes do tipo I.
imunodeficiência neonatal.
transtorno do espectro autista.
Para acompanhamento da puérpera e da criança, a Equipe de Atenção Primária à Saúde deverá realizar visita domiciliar da primeira semana após o parto e nascimento até:
O 3º dia;
O 5º dia;
O 7º dia.
O 10º dia.
O acompanhamento do desenvolvimento infantil tem como objetivo a promoção, proteção e detecção precoce de alterações passíveis de modificação que possam repercutir futuramente. Os estádios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais, por isso, a criança deve atravessar cada estádio seguindo uma sequência regular.
Considerando os aspectos do desenvolvimento, espera-se que uma criança de 4 meses de idade apresente qual característica?
Preensão voluntária das mãos.
Início da noção de “permanência do objeto”.
Sentar-se sem apoio.
Arrastar-se e engatinhar.
Possuir a acuidade visual de um adulto.
Paciente J.R., 8 anos de idade, com quadro de insuficiência respiratória aguda, apresenta a seguinte gasometria arterial:
PH: 7,12
PaCO2: 63
HCO3: 28
BE: + 2
O distúrbio ácido-básico apresentado é a:
Acidose abólica
Alcalose metabólica
Acidose respiratória
Alcalose respiratória
Algumas crianças apresentam, já ao nascer, algumas características associadas a um maior risco de adoecer e morrer. Considerando a afirmativa, a alternativa que corresponde a um dos fatores de risco é:
baixo peso ao nascer (<2.500 g).
prematuridade (<38 semanas de idade gestacional).
mãe com baixa instrução (<4 anos de estudo).
história de morte de crianças com menos de 2 anos na família.
asfixia grave (Apgar <8 no quinto minuto).
O público infantil constitui um grupo vulnerável à deficiência do ferro, devido à alta demanda deste mineral em função da acelerada velocidade de crescimento. A respeito da suplementação de ferro para as crianças, assinale a alternativa correta.
Atualmente recomenda-se a suplementação de ferro para todas as crianças, a partir do nascimento até os 3 anos de idade.
A suplementação de ferro deve iniciar aos 6 meses, orientando-se à família da criança a administrá-lo distante do consumo de alimentos ricos em cálcio.
A orientação quanto à suplementação de ferro é iniciar a partir dos 2 anos, devido a elevada prevalência de parasitose nessa idade.
É recomendada a suplementação de ferro apenas em crianças com doença falciforme e talassemia.
A primeira consulta do recém-nascido na unidade básica de saúde, após alta da maternidade, oportuniza muitas ações de saúde. Uma enfermeira atende uma família, cujo bebê tem 6 dias de vida, trazendo caderneta de saúde da criança, com registro de vacinas já feitas na maternidade, triagem neonatal, teste auditivo, fonoaudiológico e oftalmológico e caderneta da gestante. A mãe refere não ter leite suficiente e estar ofertando complemento de leite artificial.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente ações a serem consideradas.
Verificar se o recém-nascido possui marcos do desenvolvimento adequados para a idade, solicitar teste da linguinha e retorno com o pediatra.
Também chamado de “1o dia de saúde integral”, este é um momento para olhar para as dificuldades, que não estão ocorrendo no caso.
Checagem da triagem neonatal (teste do pezinho), consulta de puericultura com escuta, construção de vínculo, avaliação e orientação da amamentação.
Avaliar e classificar sinais de risco e perigo e alertar a família, uma vez que a mãe não parece estar interessada em amamentar.
Apresentar datas das vacinas e das consultas necessárias, para que ocorra assim um pleno desenvolvimento da primeira infância.
A icterícia constitui-se em um dos problemas mais frequentes no período neonatal e corresponde à expressão clínica da hiperbilirrubinemia. Sobre o tema, é correto afirmar:
A icterícia neonatal caracteriza-se por nível de bilirrubina total sérica que aumenta após o nascimento, atinge seu pico médio no sétimo dia de vida e declina após o 10º dia de vida.
Entre os fatores associados à sua ocorrência, encontram-se a oferta láctea inadequada, perda elevada de peso e desidratação.
Entre as condutas terapêuticas para icterícia neonatal, define-se a intensificação de banho de sol do recém-nascido e do aleitamento materno, além da fototerapia.
Bilirrubina total (BT) define-se pela soma da bilirrubina direta (BD) e bilirrubina indireta (BI). No quadro de icterícia neonatal, predominam altas concentrações de bilirrubina direta (BD).
A presença de icterícia antes de 24 horas de vida do recém-nascido, independentemente da idade pós-natal, deve ser iniciada precocemente fototerapia para redução da icterícia neonatal.
RN, prematuro tardio, assintomático e mãe com RT-PCR positivo para SARS-CoV-2 em regime alojamento conjunto. Assinale o item correto sobre os cuidados que devem ser realizados nessa unidade.
Instituir precauções padronizadas para SARS-CoV-2 para o binômio mãe-filho durante toda a internação. Não há necessidade de isolamento desse binômio das outras mães e crianças.
Manter afastamento de, no mínimo, 1 metro entre o leito da mãe e do RN.
Orientar a mãe a realizar a higienização das mãos antes de tocar o RN, não sendo necessário usar máscara cirúrgica durante a amamentação e cuidados com o RN.
Na alta, orientar o isolamento domiciliar do RN até o 7º dia de vida e a necessidade de estarem atentos aos sinais e sintomas da COVID-19.
No atendimento pediátrico de uma criança de 1 ano, cuja mãe relata diarreia, ao exame físico detecta-se que ela está inquieta, apresenta olhos fundos e, ao realizar o sinal da prega, a pele volta lentamente ao estado anterior.
De acordo com o manual de procedimentos Aidpi (2017), é correto afirmar que
a criança está com desidratação grave e a mãe deve suspender a amamentação.
não há sinais suficientes para se classificar como desidratação; logo, a mãe deve ser orientada a continuar com a amamentação, dar alimentos e líquidos para tratar a diarreia em casa.
a criança está com desidratação, deve-se administrar soro de reidratação oral (SRO) na unidade de saúde até hidratar.
a criança está com desidratação, deve ser tratada com SRO, antibiótico e zinco oral por 10 dias e retornar ao serviço de saúde em dois dias.
a criança está com desidratação, deve ser tratada com SRO, manter amamentação, administrar antibiótico e zinco oral por 10 dias e retornar ao serviço de saúde em dois dias.
Recém-nascido com 8 dias de vida inicia com manchas eritematosas difusas em tronco e face, com presença de lesões com pequenas pústulas centrais. Diante desses sinais e sintomas, qual a provável patologia apresentada pelo neonato?
Impetigo.
Prurigo estrófulo.
Milium sebáceo.
Eritema tóxico.
Hiperplasia sebácea.