

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A atuação do enfermeiro na saúde mental é essencial e deve ser aplicada em todos os locais de trabalho, desde a atenção básica até em unidades de terapia intensiva.
Qual conduta deve ser tomada pelo enfermeiro frente a um paciente com sofrimento/problema mental?
Utilizar sua vivência e seus valores pessoais ao acolher os seus pacientes.
Seguir um padrão de regras pré-determinadas, focadas nos sintomas, tal ato aumenta significativamente o sucesso da abordagem do enfermeiro.
Entender que o atendimento do indivíduo com sofrimento mental na atenção primária é processual e sua abordagem demanda uma criação de vínculos.
Entender que o uso de medicações é essencial para melhorar situações de sofrimento mental, sendo que elas devem ser priorizadas ao acolhimento do paciente.
Os serviços de atenção à saúde mental infantojuvenil devem assumir uma perspectiva social além do diagnóstico e do tratamento, abarcando ações de acolhimento e escuta qualificada.
Certo
Errado
Deve-se escutar e acolher toda criança, adolescente, familiar ou pessoa que apresente a demanda em saúde mental, realizando, por meio da equipe do serviço, um acolhimento universal, com escuta qualificada, destacando-se, como forma ideal de cuidado, a internação, em privação de liberdade, da criança e do adolescente.
Certo
Errado
A proposta de Reabilitação Psicossocial de Saraceno é um processo de auto-organização do indivíduo, de seu coletivo e sua família, que tem como pilar a promoção da autonomia dos sujeitos e sua cidadania, para que possam viver em liberdade a riqueza da experiência humana, suas relações e sua interação com o meio. Para isso, o indivíduo precisa minimamente de acesso a três elementos, que são considerados os eixos da reabilitação psicossocial, ou seja,
renda, participação popular e intervenções familiares.
lar abrigado, trabalho e reintegração à sociedade.
cidadania, liberdade e igualdade.
trabalho, moradia e rede social.
cessação dos sintomas, terapia ocupacional e moradia.
É obrigatória a comunicação formal dos direitos legais de pacientes em saúde mental em todo atendimento referente a essa condição.
Certo
Errado
Paciente M.C.J, 17 anos, usuário de maconha há três anos com aumento da frequência do uso há 02 anos. Seu pai observou que M.C.J começou a ter uma piora no desempenho escolar nos últimos anos, passou a isolar- se e ficar trancado no quarto. Seu pai mencionou que seu filho passou a deixar de se alimentar corretamente, seu autocuidado com higiene começou a ficar precário, e mencionou ao pai que começará a salvar o mundo, pois ele foi o escolhido por Deus, discurso este, que menciona há pelo menos seis meses. Certo dia seu pai recebeu uma ligação do hospital geral da região, alegando que seu filho estava em observação no pronto-socorro psiquiátrico, sendo o mesmo encontrado nu em praça pública, com discurso delirante, ameaçando pessoas que segundo ele, tiravam sarro de sua aparência, também portava um pedaço de madeira em uma das mãos. Foi imobilizado pela equipe do serviço móvel de urgência e levado ao hospital. Durante a primeira abordagem, foi medicado com antipsicótico e sedativo devido ao seu estado de agitação. Seu pai forneceu as seguintes informações: M.C.J nunca realizou tratamento em psiquiatria, percebeu a piora do filho, mas achou que era algo relacionado a sua adolescência, não possui antecedentes clínicos e seu tio por parte de mãe tinha diagnóstico de transtorno bipolar.
Com base nos dados acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que ilustra o provável diagnóstico psiquiátrico de maneira correta.
Retardo Mental
Delirium
Transtorno esquizoafetivo
Esquizofrenia
Transtorno afetivo bipolar
Com a Política Nacional de Saúde Mental, o álcool e outras drogas reorientam o modelo assistencial, antes hospitalocêntrico, na direção de um serviço de acolhimento em base comunitária e de um cuidado individualizado.
Certo
Errado
Em 2015 foi iniciada no Brasil a campanha Setembro Amarelo, com a ideia de promover eventos que abram espaço aos debates sobre o suicídio, divulgando e conscientizando pessoas a envolver-se com as discussões para que abracem a causa, que hoje no país, já é um problema de saúde pública. Sobre o suicídio, assinale a alternativa incorreta.
O portador de comportamento suicida se caracteriza pela ambivalência, impulsividade e rigidez
O principal transtorno mental associado ao suicídio é a depressão
A tentativa de suicídio embute um pedido de ajuda e socorro, que o indivíduo não consegue solicitar sem ser com seu comportamento de se matar
Uma característica é a fantasia, onde o sujeito se autoagride com intuito de atingir alguém específico que queira fazer sofrer, buscando no sofrimento do outro, o alívio para o seu próprio
O uso de substâncias psicoativas, alteram o nível de consciência e o juízo crítico, podendo aumentar a impulsividade e consequentemente associada a outros fatores, levar o sujeito a uma tentativa de suicídio
Assinale a alternativa correspondente ao transtorno que apresenta atenção ou vigilância excessiva e desregulada, que o paciente demonstra alterações no controle executivo (funções frontais), na memória de trabalho (intimamente relacionada à atenção) e na seleção de respostas:
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).
Esquizofrenia.
Delirium.
A Portaria nº 3.588 de 21 de dezembro de 2017 define a equipe técnica multiprofissional responsável pelo serviço hospitalar de referência para atenção a pessoas com transtornos mentais e/ou com necessidades de saúde decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. A unidade de referência especializada em hospitais gerais observará a gradação do número de leitos implantados. Sendo assim, para o cuidado em enfermaria de 11 a 20 leitos, a equipe técnica multiprofissional mínima será de:
5 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno diurno; 4 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno noturno; 1 enfermeiro por turno; 2 profissionais de saúde mental de nível superior, totalizando carga horária mínima de 30h por semana; e 1 médico psiquiatra responsável pelos leitos, contabilizando carga horária mínima total de serviços de 40h por semana
4 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno diurno; 3 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno noturno; 1 enfermeiro por turno; 2 profissionais de saúde mental de nível superior, totalizando carga horária mínima de 60h por semana; 1 médico psiquiatra responsável pelos leitos, contabilizando carga horária mínima total de serviços de 20h por semana
3 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno diurno; 2 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno noturno; 2 enfermeiros por turno; 2 profissionais de saúde mental de nível superior, totalizando carga horária mínima de 60h por semana; 1 médico psiquiatra responsável pelos leitos, contabilizando carga horária mínima total de serviços de 36h por semana
4 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno diurno; 3 técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno noturno; 2 enfermeiros por turno; 2 profissionais de saúde mental de nível superior, totalizando carga horária mínima de 20h por semana; 1 médico psiquiatra responsável pelos leitos, contabilizando carga horária mínima total de serviços de 30h por semana
De acordo com o Caderno de Atenção Básica de Saúde Mental, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs) foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, bem como sua resolutividade. Dessa forma, os Nasfs são constituídos por equipes compostas de:
enfermeiros, médicos e outras áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família, das equipes de Atenção Básica para populações específicas e Academia da Saúde, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob a responsabilidade destas equipes, atuando diretamente no apoio técnico às equipes das unidades nas quais o Nasf não está vinculado
profissionais de diferentes áreas de educação, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família, das equipes de Atenção Básica para populações específicas e Academia da Saúde, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob a responsabilidade destas equipes, atuando diretamente no apoio técnico às equipes da(s) unidade(s) na(s) qual(is) o Nasf não está vinculado
profissionais da área de saúde, que devem atuar de maneira individualizada e apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família, das equipes de Atenção Básica para populações específicas e Academia da Saúde , compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob a responsabilidade destas equipes, atuando diretamente no apoio matricial às equipes das unidades nas quais o Nasf está vinculado
profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes de Saúde da Família, das equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais etc.) e Academia da Saúde, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob a responsabilidade destas equipes, atuando diretamente no apoio matricial às equipes da(s) unidade(s) na(s) qual(is) o Nasf está vinculado
Para uma adequada assistência em saúde mental para o público infantojuvenil, deve-se comprometer os responsáveis pela criança ou pelo adolescente, sejam eles familiares ou agentes institucionais, no processo de atenção e cuidado.
Certo
Errado
Vários serviços e espaços de atenção e assistência à saúde mental da criança e do adolescente devem sustentar a condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos, com acesso à saúde, à assistência social, à proteção integral e à educação.
Certo
Errado
Na assistência em saúde mental da infância e da adolescência, deve-se considerar uma abordagem sistemática e ampla, contemplando-se as influências ambientais e o desenvolvimento social e afetivo, excluindo-se da avaliação fenótipos, genética e histórico familiar.
Certo
Errado
A implementação de políticas públicas para a assistência à saúde mental de adolescentes permeia e resguarda o acolhimento e a atenção adequada às respectivas singularidades, evidenciando ainda, quando cabível, o direito ao sigilo e à privacidade.
Certo
Errado
A resistência, relutância do indivíduo com os contratos terapêuticos estabelecidos; transferência, paciente deslocando para o enfermeiro padrões e questões de relacionamentos diferentes anteriores; e contratransferência, enfermeiro deslocando para o paciente padrões de outros relacionamentos, são:
medidas terapêuticas.
impasses terapêuticos.
ruídos na comunicação.
comunicação não terapêutica.
negligência.
Os psicofármacos são um dos recursos utilizados para o tratamento em Saúde Mental e o seu uso deve ser associado a um contexto de vínculo e de escuta. Nesse sentido, qual psicofármaco é indicado para os sintomas-alvo "delírios e alucinações"?
Estabilizadores de humor.
Benzodiazepínicos.
Antidepressivos.
Antipsicóticos.
Anti-inflamatórios.
Com base no texto “A família e o portador de transtorno mental: dinâmica e sua relação familiar” (Borba et al., 2011), é correto afirmar:
É papel da atenção básica em saúde cuidar, incentivar, estar presente e ser suporte seguro e confiável.
Saúde mental é a capacidade, mesmo em sofrimento, de se relacionar e desempenhar atividades.
O internamento é percebido pela família como a melhor opção.
O tratamento farmacológico é ineficaz se não for precedido de um período de internação institucional.
A relação da família com a pessoa com transtorno mental é tensa e necessita de constante intervenção medicamentosa e mecânica, o que dificulta a desospitalização.
Leia o texto abaixo:
_________ é um dos instrumentos mais efetivos para a reintegração social das pessoas com longo histórico de hospitalização. Trata-se de uma das estratégias mais potencializadoras da emancipação de pessoas com transtornos mentais e dos processos de desinstitucionalização e redução de leitos nos estados e municípios. O objetivo é contribuir efetivamente para o processo de inserção social das pessoas com longa história de internações em hospitais psiquiátricos. Foi criada(o) pela Lei Federal n°10.708 e trata-se de um dos principais instrumentos no processo de reabilitação psicossocial, campo da reforma psiquiátrica.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS)
Serviços Residenciais Terapêuticos
Centro de Atenção Psicossocial
Comunidades Terapêuticas
Programa de Volta para Casa
Em relação ao manejo da crise em saúde mental, assinale a alternativa correta.
A comunicação deve sempre ser terapêutica, seja ela verbal ou não verbal
Um paciente com sofrimento intenso e grave, não se deve priorizar a comunicação
Ações farmacológicas tem efeito terapêutico mais efetivo em relação a comunicação
No caso de uma contenção física, o profissional que tiver o maior vínculo não deve participar do processo
Em crise, deve-se dar prioridade ao manejo farmacológico, aliviando o sofrimento psíquico, amenizando sintomas, para que o profissional possa comunicar-se de maneira mais objetiva