

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O refeitório de uma determinada instituição, será objeto de reforma, com vistas a atender à sua utilização pelos usuários e também por aqueles, que sejam portadores de deficiência física, e se utilizem de cadeiras de rodas. A figura abaixo, apresenta uma vista frontal das medidas da largura mínima, e da altura variável em relação ao piso, necessárias, conforme descrito na NBR 9050:2015, e que deverão ser respectivamente:

1,20m e de 1,00m até 1,05m.
1,05m e de 0,95m até 1,00m.
1,00m e de 0,90m até 0,95m.
0,95m e de 0,85m até 0,90m.
0,90m e de 0,75m até 0,85m.
Sobre coberturas, assinale a alternativa correta.
As telhas cerâmicas podem ser dos tipos romana, colonial, francesa, ondulada, canaleta, duplo S e coppo Grécia.
As tesouras devem ser dimensionadas para que resistam aos esforços de tração, compressão e flexão.
Estribos não são peças usadas em telhados de madeira.
As tesouras são compostas por ripas e caibros.
Os caibros são peças de madeira em que as tesouras são apoiadas.
O conjunto de placas de concreto ou chapas de material opaco que se põe nas fachadas expostas ao sol para evitar o aquecimento excessivo dos ambientes sem prejudicar a ventilação e iluminação, recebe o nome de
beiral.
alpendre.
brise.
painel de meia altura.
jirau.
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“Mobiliários com altura entre 0,60 m até 2,10 m do piso podem representar riscos para pessoas com deficiências visuais, caso tenham saliências com mais de __________ de profundidade.”.
0,05 m
0,10 m
0,15 m
0,20 m
Ainda com base na ABNT NBR 6492 (Representação de projetos de arquitetura), a “representação gráfica de planos externos da edificação” é denominada:
Elevação.
Fachada.
Detalhe ou ampliação.
Planta baixa.
Em relação aos acessos e à circulação das edificações, as rampas devem ter:
guias de balizamento com altura mínima de 0,05 metros, quando não houver paredes laterais, instaladas ou construídas nos limites da largura da rampa e na projeção dos guarda-corpos.
inclinação transversal não excedente a 18% em rampas internas e 25% em rampas externas
inclinação entre 16,25% e 18,33% e devem ser previstas áreas de descanso nos patamares, a cada 25 metros de percurso.
guias de balizamento com altura mínima de 0.05metros, ainda que tenha paredes laterais.
“Mobiliários com altura entre 0,60 m até 2,10 m do piso podem representar riscos para pessoas com deficiências visuais, caso tenham saliências com mais de:”
(Fonte: ABNT NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos)
0,05 m de profundidade.
0,10 m de profundidade.
0,15 m de profundidade.
0,20 m de profundidade.
Os documentos típicos do estudo preliminar são os seguintes, exceto:
(Fonte: ABNT NBR 6492 - Representação de projetos de arquitetura)
Situação.
Plantas, cortes e fachadas.
Análise preliminar de custo.
Memorial justificativo.
A elaboração de um projeto completo passa por diversas fases, as quais recebem nomes diferentes. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O Anteprojeto de Arquitetura configura o partido adotado e permite verificar a adequação do projeto em relação as principais diretrizes e condicionantes ambientais, técnicos e legais.
( ) O Estudo Preliminar de Arquitetura é um desenvolvimento do Anteprojeto. Deve conter informações mínimas, além dos aspectos referentes à implantação no terreno, edificações principal e secundária, acessos externos e pavimentados.
( ) O Projeto Executivo de Arquitetura deve conter todas as informações necessárias para o pleno entendimento do projeto e execução da obra. É a última etapa de elaboração do projeto, devendo contemplar todas as informações para plena exequibilidade em obra civil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V, F, V
V, V, V
F, V, F
F, F, V
A largura das saídas, isto é, dos acessos, escadas, descargas, e outros, é dada pela seguinte fórmula: (Dados: N =número de unidades de passagem, arredondado para número inteiro; P = população, conforme coeficiente da Tabela 5 do Anexo e critérios das seções 4.3 e 4.4.1.1; C =capacidade da unidade de passagem, conforme Tabela 5 do Anexo).
(Fonte: ABNT NBR 9077 - Saídas de emergência em edifícios)
N=CP
N=PC
P=CN
C=PN
O projeto executivo deve apresentar, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes. Analise as afirmativas a seguir quanto a representação de plantas de projeto executivo.
I. As plantas, em geral, devem conter indicação de norte.
II. As plantas de projeto executivo não devem indicar níveis de piso, sejam eles acabados ou em osso.
III. As plantas de projeto executivo não precisam ser desenhadas em escala.
IV. As plantas devem conter caracterização dos elementos do projeto, como por exemplo, fechamentos internos e externos, acesso, circulação horizontal e vertical.
V. As plantas devem conter marcações dos detalhes e ampliações.
Assinale a alternativa correta.
Apenas I e V estão corretas
Apenas II e III estão corretas
Apenas I, IV e V estão corretas
Apenas II, IV e V estão corretas
“Considera-se o módulo de referência a projeção de __________ por __________no piso, ocupada por uma pessoa utilizando cadeira de rodas motorizadas ou não, conforme figura a seguir.”
(Fonte: ABNT NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos)

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima:
0,40 m; 0,80 m.
0,60 m; 1,00 m.
0,80 m; 1,20 m.
1,00 m; 1,20 m.
Do anteprojeto ao projeto executivo de uma edificação, surgem duas partes bem distintas: as gráficas e as escritas. Assinale a alternativa que representa somente as partes gráficas do projeto.
Planta e memorial descritivo.
Fachada e orçamento.
Cortes e instalações hidrossanitárias.
Estrutura e memorial de cálculo.
Instalações elétricas e especificações de materiais.
A concepção estrutural é importante para a adequação do projeto arquitetônico a sua necessidade.
A esse respeito da concepção estrutural, avalie as afirmações a seguir.
I. A direção de uma força é definida por sua linha de ação, ou seja, é a reta ao longo da qual a força atua, sendo caracterizada pelo ângulo que a mesma forma com algum eixo de referência.
II. A primeira lei de Newton afirma que todos os corpos devem permanecer em movimento ou em repouso, a menos que uma força altere esse estado do corpo (princípio da inércia).
III. Uma estrutura pode estar sujeita à ação de diferentes tipos de carga, o que proporcionará energia sobre a estrutura, tais como pressão do vento, reação de um pilar ou viga, as rodas de um veículo, o peso de mercadorias, etc.
IV. As cargas permanentes atuam constantemente na estrutura ao longo do tempo e são devidas ao seu peso próprio, dos revestimentos e materiais que a estrutura suporta.
Está correto apenas o que se afirma em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Qual é o projeto complementar de engenharia que regula a quantidade de luz que cada ambiente deve receber e como realizar essa iluminação de forma econômica?
Projeto Elétrico.
Projeto de Luminotecnia.
Projeto de Comunicação.
Projeto de GLP.
Projeto Estrutural.
Para que as telhas de uma obra sejam encomendadas, faz-se necessário o cálculo da área total do telhado a ser coberto. Considerando a vista superior deste telhado e a vista de um de seus cortes, conforme figura abaixo, o valor da área total, em m2, deste telhado, vale, aproximadamente:
600 m²
658 m²
732 m²
848 m²
De acordo com a NBR 9050, analisar os itens abaixo:
I. A sinalização deve ser localizada de forma a identificar claramente as utilidades disponíveis dos ambientes. Devem ser fixadas onde decisões são tomadas, em uma sequência lógica de orientação, de um ponto de partida ao ponto de chegada. Devem ser repetidas sempre que existir a possibilidade de alterações de direção.
II. Elementos de orientação e direcionamento devem ser instalados com forma lógica de orientação, exceto quando não houver guias ou linhas de balizamento.
III. O local determinado para posicionamento do intérprete de Libras deve ser identificado com o símbolo internacional de pessoas com deficiência auditiva. Deve ser garantido um foco de luz posicionado de forma a iluminar o intérprete de sinais, desde a cabeça até os joelhos. Este foco não pode projetar sombra no plano atrás do intérprete de sinais.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente os itens I e III.
Somente os itens II e III.
“Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.”. Assinale a alternativa que representa corretamente o tipo de planta mencionado:
(Fonte: ABNT NBR 6492 - Representação de projetos de arquitetura)
Planta de locação (ou implantação).
Planta de edificação.
Planta de situação.
Fachada.
Nos últimos anos, o conceito BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) vem sendo implantado e amplamente utilizado nas diversas obras da construção civil. Essa tecnologia veio revolucionar a forma de elaboração de projetos. Considere as afirmativas:
I) Um projeto desenvolvido na plataforma BIM, trata-se apenas de um modelo 3D detalhado, sem atributos de objetos, tendo como objetivo somente a visualização gráfica do projeto.
II) O modelo 3D gerado pelo software BIM é projetado diretamente em vez de ser gerado a partir de múltiplas vistas 2D. Ele pode ser usado para visualizar o projeto em qualquer etapa do processo com a expectativa que terá dimensões consistentes em todas as vistas.
III) Não há ferramentas de projeto BIM que permitam aos projetistas extrair uma lista precisa de quantitativos de materiais e produtos, que pode ser utilizada para estimar o custo.
IV) Tendo em vista que, na utilização do BIM, o modelo virtual 3D da construção é a fonte para todos os desenhos 2D e 3D, os erros de projetos causados por desenhos 2D inconsistentes são eliminados.
V) Uma vez que o BIM fornece um modelo preciso de projeto e dos recursos materiais requeridos para cada segmento do trabalho, ele proporciona a base para uma melhoria no planejamento da obra e no cronograma e ajuda a garantir a chegada de pessoal, equipamentos e materiais, no momento exato da sua necessidade.
Estão corretas:
I e III somente.
I e V somente.
I, II, III, IV e V.
II, IV e V somente.
II, III, IV e V somente.