

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A forma mostrada a seguir é a forma correta de se indicar as cotas de nível em uma planta.

Certo
Errado
A respeito de algumas etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura, sobre o estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ) referente as informações de referência a utilizar, assinale alternativa CORRETA:
Levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ); programa de necessidades para arquitetura (PN-ARQ); levantamento de dados obtidos pelas demais atividades técnicas.
anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ); anteprojetos produzidos por outras atividades técnicas (se necessário); levantamento topográfico e cadastral (LV-TOP).
Programa de necessidade de arquitetura (PN-ARQ); programas de necessidades obtidos pelas demais atividades técnicas (se necessário); levantamento topográfico e cadastral (LV-TOP); levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ); estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ).
Estudos preliminares produzidos por outras atividades técnicas (se necessário); levantamento topográfico e cadastral (LV-TOP); soldagens de simples reconhecimento do solo (LV-SDG).
Recebido um projeto arquitetônico, é encontrado o corte observado abaixo:

Qual a área de esquadrias presente nesse corte? (as cotas estão em centímetros)
1,47m²
2,97m²
3,00m²
4,47m²
Nos projetos arquitetônicos, nos quais há a representação de diversos elementos de uma edificação por meio de símbolos e convenções gráficas que não remetem exatamente as características reais do objeto. Uma das principais atribuições de um engenheiro e uma das atividades de mais importância e que exige extrema responsabilidade, é saber ler e interpretar devidamente os projetos referentes a uma determinada obra. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre a análise e interpretação de projetos de arquitetura e engenharia:
Para que uma apresentação gráfica seja analisada com facilidade e precisão, é necessário um equilíbrio entre dois aspectos imprescindíveis, como bem descreve: a) Desenho dos elementos construtivos: paredes e elementos estruturais; aberturas; pisos e seus componentes; equipamentos de construção; aparelhos elétricos de porte e elementos de importância não visíveis. b) Representação das informações: nome das dependências; áreas úteis das peças; tipos de pisos dos ambientes; níveis; posições dos planos de corte verticais; cotas das aberturas ou simbologia de representação com quadro de esquadrias; cotas gerais; informações sobre elementos não visíveis; outras informações.
As variações de espessura das linhas, mais conhecidas por peso de linha, indicam as intenções de projeto, ou seja, aquilo que ser quer comunicar em primeiro plano. De fato, com essa diferenciação é possível analisar graus de solidez nas plantas. Uma linha fina indica uma condição mais provisória ou um material leve (móveis e louças) e será lida como uma camada principal, enquanto uma linha grossa sugere mais permanência ou um material pesado (alvenaria) e será lida como uma camada secundária.
Com relação à cotagem do desenho, deve-se atentar as seguintes considerações: as cotas devem representar a real dimensão da edificação; deve-se traçar linha de cota como continuação de linha da figura; todos os elementos do desenho possuem os ângulos medidos em graus; a altura dos algarismos é uniforme dentro do mesmo desenho, em geral usa-se a altura de 2,0 a 3,5 mm; e nos cortes, deve-se marcar as cotas verticais e horizontais, incluindo as fachadas.
Na planta baixa devem ser realizados no máximo dois cortes, um longitudinal (acompanhando a maior dimensão da edificação) e outro transversal (acompanhando a menor dimensão da edificação). Sendo que os elementos da construção situados acima do plano de corte da planta baixa, e por consequência, não visíveis, devem ser representados em projeção através de linhas tracejadas.
O símbolo seguinte é utilizado para representar o Norte nos projetos de edificações.

Certo
Errado
A indicação gráfica a seguir é a forma correta de se indicar o sentido de subida de escadas e rampas.

Certo
Errado
Segundo as definições da ABNT NBR 6492:1994, diversos tipos de desenhos e representações gráficas podem compor o projeto arquitetônico. Sobre as definições destes documentos, todas as alternativas estão incorretas, EXCETO:
Planta de locação, ou de implantação, é aquela que compreende o projeto como um todo, incluindo tanto o projeto arquitetônico quanto informações para os projetos complementares, tais como redes hidráulicas, movimentos de terra, drenagem, entre outros.
Planta de edificação é uma vista lateral do plano secante vertical, localizado a, aproximadamente, 1,5 metros do ponto de referência.
Corte é um plano secante horizontal que divide a edificação em duas partes: a vista do piso e a vista do teto.
Fachada é a representação gráfica de planos internos da edificação.
Tendo em vista a elaboração de projetos arquitetônicos, e considerando a legislação vigente, ações como levantamento topográfico e cadastral; estudo preliminar de arquitetura; soldagens de simples reconhecimento do solo, são passos a serem cumpridos na etapa de:
estudo de viabilidade de arquitetura.
projeto para execução de arquitetura.
projeto básico de arquitetura.
anteprojeto de arquitetura.
Planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde estabelece que a arquitetura consiste na definição gráfica do partido arquitetônico, através de plantas, cortes e fachadas (opcional) em escala livre e que contenham graficamente:
I. A implantação da edificação ou conjunto de edificações e seu relacionamento com o local escolhido.
II. Acessos, estacionamentos e outros - e expansões possíveis.
III. A explicitação do sistema construtivo que serão empregados.
IV. Os esquemas de zoneamento do conjunto de atividades, as circulações e organização volumétrica.
V. O número de edificações, suas destinações e locações aproximadas.
VI. O número de pavimentos.
VII. Os esquemas de infra-estrutura de serviços.
VIII. O atendimento às normas e índices de ocupação do solo.
Estão CORRETAS:
I, II, III e IV, VIII, apenas.
II, III, IV e V apenas.
III, IV, V, VI e VIII, apenas.
IV, V, VI e VII apenas.
I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII.
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Para o PMI, um projeto é elaborado progressivamente e em etapas realizadas por pessoas, com recursos infinitos, sendo submetido a planejamento, execução e controle, conforme pode ser percebido a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.
II. Para Delesderrier (2015), o projeto na construção civil é a etapa fundamental para o processo de execução da edificação, afirma o texto. Sendo importante na obtenção da qualidade no produto final, pois é responsável por toda a estrutura física, a partir das necessidades do usuário, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Deve constar no Relatório Técnico de um projeto básico de arquitetura – PBA:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Dados cadastrais do estabelecimento de saúde, tais como: razão social, nome fantasia, endereço, CNPJ e número da licença sanitária de funcionamento anterior, caso exista, dentre outras que a vigilância sanitária local considere pertinente.
Indicações de cortes, elevações, ampliações e detalhes.
Memorial do projeto de arquitetura descrevendo as soluções adotadas no mesmo, onde se incluem, necessariamente, considerações sobre os fluxos internos e externos.
Resumo da proposta assistencial, contendo listagem de atividades que serão executadas na edificação do estabelecimento de saúde, assim como de atividades de apoio técnico ou logístico que sejam executadas fora da edificação do estabelecimento em análise.
Especificação básica de materiais de acabamento e equipamentos de infra-estrutura (poderá estar indicado nas plantas de arquitetura) e quando solicitado, dos equipamentos médico hospitalares não portáteis.
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Após a análise do texto, é possível concluir que Adesse e Salgado defendem que, sem um correto e completo projeto arquitetônico, todos os outros segmentos inerentes à produção de um edifício estarão prejudicados e comprometidos no que se refere à qualidade, eficiência, remuneração, satisfação do usuário e racionalização.
II. O projeto arquitetônico é a materialização da ideia, daquilo que foi imaginado, a representação da concepção do que foi pensado e projetado para uma nova tecnologia ou um software, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Nos projetos arquitetônicos as plantas de corte são representadas em perspectivas isométricas. Qual a escala recomendada para representação dos mesmos?
1:50
1:100
1:75
1:125
Determinada obra possui suas dimensões conforme planta representada na figura (limites de paredes externas). Sabendo que esta obra tem dois pavimentos com dimensões exatamente iguais, assinale a alternativa que apresenta a área de projeção (área ocupada no terreno) por essa construção:

110,0m².
124,0m².
64,0m².
85,30m².
62,0m².
Considere uma sala de estar com dimensões 4,0 × 5,0 m, onde a área mínima de ventilação exigida é de 1,25 m². A área mínima de iluminação pode ser atendida com a colocação de, pelo menos,
1 janela de 2,0 × 1,2 m.
2 janelas de 1,5 × 1,0 m.
3 janelas de 0,8 × 0,8 m.
1 janela de 2,2 × 1,1 m.
2 janelas de 1,0 × 1,1 m.
Para obtemos dados sobre as áreas internas, do pavimento térreo e pavimentos superiores de uma edificação, necessitamos de:
Cortes.
Planta baixa.
Planta de implantação ou localização.
Fachada.
Planta de Cobertura.
O projeto arquitetônico é o esboço do projeto, essencial para qualquer edificação. Ele é definido como a materialização de uma ideia ou do espaço imaginado pelo arquiteto. Com o projeto arquitetônico é possível verificar a melhor maneira de atender as necessidades de um potencial cliente ou até mesmo poder prever e/ou solucionar os problemas que podem surgir durante o processo.
Analise os itens a seguir e assinale:
(1) Para Pré-projeto.
(2) Para Estudos preliminares.
(3) Para Anteprojeto.
(4) Para Projeto executivo.
(5) Para Compatibilização.
( ) É o briefing onde são levantadas as necessidades pré-existentes.
( ) É onde entra a concepção, representação final e informações técnicas.
( ) É a primeira etapa de elaboração técnica projetual onde serão definidas as plantas humanizadas, perspectivas 3D, layouts etc.
( ) Combina o projeto com todos os outros demais complementares.
( ) Após a aprovação do projeto preliminar, são definidas as informações técnicas que auxiliam na execução da obra onde é colocado em prática o desenvolvimento mesmo do projeto.
A sequência CORRETA é:
1 – 4 – 2 – 5 – 3.
3 – 4 – 2 – 5 – 1.
1 – 2 – 4 – 5 – 3.
5 – 4 – 2 – 1 – 3.
2 – 4 – 1 – 5 – 3.
Um projeto é uma descrição detalhada de um empreendimento a ser realizado. Nele estão contidos os elementos necessários para caracterizar uma obra ou serviço. O desenho-projeto, que é executado após a finalização da obra, é conhecido como:
Projeto básico.
Projeto as Built.
Projeto executivo.
Termo de referência.
Relatório técnico.
Um arquiteto foi contratado para a execução de um projeto arquitetônico para uma galeria de lojas, em uma cidade em questão.
Foi apresentado a ele o projeto com a planta de locação do terreno, em uma prancha no formato A1 (imagem abaixo).
O terreno se encontra em uma esquina e possui as dimensões de frente de 72,00 metros em uma rua e 49,00 metros em outra. Ele está representado no projeto usando a escala 1:125.
Sabendo as dimensões informadas acima e a escala, calcule o tamanho que as frentes do terreno medirão na prancha após impressão, em centímetros.
E, sabendo também que a dimensão de uma folha A4 é de 210,25 X 297 mm, informe o tamanho dos lados da folha A1, na qual será impressa o projeto.

Desenho não em escala.
Fonte: do próprio elaborador.
A= 57,6 cm; B= 39,2 cm; X= 1189 mm e Y= 841 mm.
A= 57,6 cm; B= 39,2 cm; X= 841 mm e Y= 594 mm.
A= 60,0 cm; B= 40,0 cm; X= 841 mm e Y= 594 mm.
A= 57,6 cm; B= 61,3 cm; X= 1189 mm e Y= 841 mm.
A= 90,0 cm; B= 61,3 cm; X= 594 mm e Y= 841 mm.
O projeto arquitetônico é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também a sua representação final. A Planta de Situação faz parte dos planos horizontais do projeto e é definida por:
Indica a forma e as dimensões do terreno, os lotes e as quadras vizinhas, as ruas de acesso, pontos de referência para a localização do projeto, entre outras coisas;
É uma vista superior externa à edificação que indica a posição da construção dentro do terreno;
É uma vista externa à edificação a partir de um plano horizontal situado acima, ela evidencia, em primeiro plano, a cobertura em detrimento da construção;
É uma vista que não é externa à edificação. Portanto, trata-se de um corte. Tem como referência um plano horizontal que corta a construção a uma altura de aproximadamente 1,50m acima do piso em questão.