

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere que, com a ação dos ventos, uma torre de linha de transmissão ruiu e as três fases atingiram o solo provocando curtos-circuitos para a terra. Nessa situação hipotética, houve uma falta assimétrica.
Certo
Errado
Em uma rede de distribuição em baixa tensão ocorreu um curto-circuito em uma das fases para o terra. A potência e a tensão de bases em toda rede são iguais a 10 kVA e 380 V. A tensão de pré-falta no local da falta é igual a 266 V e as resistências de Thévenin de sequências zero, positiva e negativa do ponto da falta, somadas perfazem 72,2 Ω.
Nessas condições, a corrente de falta é:
0,12 p.u.;
0,14 p.u.;
0,18 p.u.;
0,20 p.u.;
0,24 p.u.
Observe o transformador trifásico da figura a seguir:

Para aplicação nas instalações elétricas da subestação em que será instalado, a corrente de curto-circuito simétrica nos terminais do secundário desse transformador deve ser de
20,1 kA.
16,5 kA.
15,8 kA.
3,0 kA.
A reatância reduzida do sistema elétrico que alimenta uma subestação industrial é igual a 0,01p.u., considerando como bases a potência e a tensão do lado de alta do transformador. A configuração do transformador é delta-estrela (delta no lado de alta) e sua potência é de 5√3 MVA.
Sabendo-se que a tensão no lado delta é igual a 50 kV, a corrente de curto-circuito nesse mesmo lado é igual a
0,5kA.
1,0kA.
1,5kA.
10kA.
15kA.
Um gerador de 500kVA, 2kV e reatância de 0,04 p.u. alimenta um motor de potência 500kVA, 2kV e reatância de 0,08 p.u. através de uma linha de transmissão de reatância igual a j 0,32 Ω. Nos terminais do motor ocorre um curto-circuito trifásico.
Considerando como grandezas de base os valores nominais do gerador e sabendo que a tensão nos terminais do motor no momento da falta era de 1,5kV, a corrente de curto-circuito trifásica nas linhas é igual a
37,50 p.u..
22,55 p.u..
28,05 p.u..
18,75 p.u..
43,00 p.u..
O estudo de curto-circuito é análogo ao estudo de um transitório eletromagnético envolvendo uma série de problemas no tratamento das fontes de tensão. De uma forma geral, circuitos em corrente alternada e de uma rede envolvendo elementos resistivos, capacitivos e indutivos (indutâncias próprias e mútuas), indicam que as principais fontes de curto-circuito presentes na rede são oriundas de:
I. Geradores Síncronos.
II. Motores Síncronos.
III. Motores de Indução.
Estão corretas as afirmativas:
I e II apenas
II e III apenas
I e III apenas
I, II e III
A instalação elétrica de um armazém frigorífico possui cargas essenciais e cargas não essenciais. Devido à sua importância, essa instalação possui um sistema de alimentação ininterrupta com grupos de geradores diesel-elétricos estacionários de emergência, com partida automática na falta da alimentação da rede elétrica da concessionária local, transferência com sincronismo automática, descarte seletivo e proteções de sobrecarga e curto-circuito. Sobre esse sistema, é correto afirmar que
o grupo diesel-elétrico estacionário é constituído por uma célula a combustível, a qual é alimentada a diesel, que produz energia em corrente contínua; posteriormente, essa corrente é invertida para uso na instalação.
a partida automática é responsável por partir os grupos antes da ocorrência da falta de energia, deixando os geradores sincronizados em contra-fase com a tensão da rede.
a transferência com sincronismo realiza uma ligação telefônica automática à concessionária, para transferir a responsabilidade e solicitar o pronto religamento da rede elétrica defeituosa.
as proteções de sobrecarga e curto-circuito são bloqueadas durante a operação dos grupos geradores alimentando a instalação.
o descarte seletivo é responsável pelo desligamento de cargas não essenciais para adequar a capacidade dos grupos de geradores à demanda atual da instalação.
Um componente elétrico está em curto-circuito quando seus terminais estão interligados por um caminho de resistência:
menor do que zero.
proporcional a diferença de potencial.
maior de que zero.
inversamente proporcional à correte elétrica.
igual a zero.
Os disjuntores termomagnéticos são dispositivos amplamente utilizados na proteção de circuitos elétricos em baixa tensão. A esse respeito, considere a curva típica de atuação desses dispositivos, apresentada na Figura abaixo:

O exame da curva mencionada permite afirmar que, na zona de atuação
1, o dispositivo atua como disjuntor térmico para proteção contra corrente de curto-circuito.
1, o disjuntor atua como disjuntor magnético para proteção contra corrente de curto-circuito.
1, o disjuntor atua como disjuntor magnético para proteção contra corrente de sobrecarga.
3, o dispositivo atua como disjuntor térmico para proteção contra corrente de curto-circuito.
3, o disjuntor atua como disjuntor magnético para proteção contra corrente de curto-circuito.
Quanto à corrente de curto-circuito, escolha a assertiva INCORRETA:
Para o dimensionamento de equipamentos quanto à solicitação térmica e dinâmica, em geral, a corrente de curto-circuito utilizada é de falta trifásica.
A utilização de vários transformadores distribuídos pela unidade, ao invés de um com potência maior num único ponto, é uma forma de reduzirmos o nível de curto-circuito.
A base para determinar as correntes de curto-circuito é o conhecimento das impedâncias, desde o ponto de defeito até a fonte.
Geradores, condensadores síncronos e motores de indução são algumas das fontes de curto-circuito.
Para reduzir a intensidade das correntes de curto-circuito, em geral, uma boa providência é utilizar transformadores com impedância percentual baixa.
Os disjuntores termomagnéticos que devem atuar para correntes de curto-circuito de 10 a 20 vezes à sua corrente nominal é (são) o(s) de curva(s)
B.
B e C.
C.
C e D.
D.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo.
__As correntes de curto-circuito adquirem valores de ___________ intensidade, porém com duração geralmente __________ a frações de segundo.
média - simples
baixa - ilimitada
grande - extensa
grande - limitada
Dado o quadripolo da figura a seguir, assinale a alternativa que contempla os parâmetros de admitância de curto-circuito.

I1 = 0,3V1 + 0,1V2; I2 = -0,1V1 - 0,15V2
I1 = 0,1V1 – 0,3V2; I2 = -0,15V1 + 0,1V2
I1 = 0,1V1 + 0,3V2; I2 = -0,15V1 - 0,1V2
I1 = 0,3V1 – 0,1V2; I2 = -0,1V1 + 0,15V2
Seja o diagrama unifilar da Figura 5, representando trecho de um sistema elétrico. Nesse diagrama, são representados quatro disjuntores A, B, C e D e seus respectivos ajustes de corrente.
Subestação |
Considere-se agora a Figura 6 com as curvas características de disparo de cada um desses disjuntores.
Figura 6

Múltiplo da corrente de ajuste do relé
Adaptado de CREDER, H. Instalações Elétricas. 16ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
Ocorrendo um curto-circuito no ponto P de intensidade 750 A, o disjuntor que irá atuar primeiro será o:
A
B
C
D
A fim de caracterizar os parâmetros equivalentes de um transformador monofásico podemos realizar ensaios de curto circuito e a vazio.
Para realizar o ensaio de Curto-Circuito em um transformador abaixador a fim de se estudar seus parâmetros, procedemos em alimentar o lado de baixa do transformador uma vez que desta forma podermos obter a corrente nominal no lado curtocircuitado a partir de uma tensão mais baixa.
Certo
Errado
Com base no esquema de ligação de aterramento da figura a seguir, determine a alternativa que descreve o sistema de aterramento adotado.

TN-C.
TN-S.
IT.
TT.
TN-C-S.
A corrente elétrica em um circuito que alimenta uma carga pontual é de 23 A. Foi utilizado um condutor para esse circuito que suporta, nas condições da instalação, uma corrente elétrica de 24 A em regime permanente. Sabe-se que o circuito pode suportar uma sobrecarga de até 45% durante um tempo especificado. Os disjuntores utilizados nessa instalação possuem os seguintes valores nominais: 17, 19, 26, 30 e 35 ampères e o fator de atuação para essa linha de disjuntores é igual a 1,3.
O disjuntor que deve ser adotado nesse circuito é:
Observação: Fator de atuação: permite determinar a corrente que garante a abertura desses disjuntores dentro do tempo especificado para sobrecarga de 45%.
17 A;
19 A;
26 A;
30 A;
35 A.
As tensões entre as fases A e B; B e C; C e A, após uma falta FaseB-FaseC-Terra assumem valores relativos, respectivamente, iguais a:
zero, zero e zero;
zero, V e zero;
V, zero e zero;
V, zero e –V;
V, zero e V.
Na entrada de uma instalação elétrica, será instalado um transformador trifásico rebaixador, com primário de 10,0 [kV], secundário de 173,0 [V], potência nominal de 1,0 [MVA] e xcc = 5,0 [%], que apresenta primário ligado em estrela aterrada e secundário ligado em delta. Sua reatância de curto-circuito referida ao primário e a defasagem das tensões de linha do secundário com relação às tensões de linha do primário são, correta e respectivamente:
0,5 [Ω] e + 30º.
20,0 [Ω] e – 90º.
2,0 [mΩ] e + 90º.
5,0 [Ω] e – 30º.
1,5 [mΩ] e – 60º.
Observe o gráfico abaixo, que apresenta o comportamento de disparo de um disjuntor termomagnético acionando cargas resistivas. Considere que o disjuntor foi projetado para atender uma corrente nominal de 15 A. Para uma corrente de sobrecarga de 30 A, determine o tempo de atuação do disjuntor.

0,007 s.
10 s.
15 s.
20 s.
200 s.