

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma aplicação típica de inversores de frequência é o
controle de torque em motores CC.
controle de velocidade em motores CA.
controle de torque em motores CA e CC.
controle de velocidade em motores CA e CC.
controle de velocidade em motores de passo.
Retificadores são circuitos eletrônicos elaborados para a conversão de corrente alternada em corrente contínua. Para esse processo utilizam-se elementos semicondutores, tais como os diodos e tiristores e outros componentes como, por exemplo, transformadores e capacitores.

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Se os diodos forem ideais e a tensão de ondulação do circuito tiver um valor de 6 volts, o valor da tensão apresentada no resistor de 50Ω será de
0v.
27v.
6,75v.
19,1v.
A figura a seguir apresenta um retificador monofásico em ponte completa, alimentado por uma fonte CA de 220V e atendendo a uma carga de 22Ω. Considerando que os diodos são ideais, o valor da potência ativa ( em W) que a fonte entrega ao sistema retificador-carga é:

733
1.466
2.200
4.400
Retificadores são circuitos eletrônicos que transformam a tensão alternada senoidal em tensão contínua. Existem várias maneiras de se elaborar esses circuitos, e os mais conhecidos são os retificadores de Meia Onda, Onda Completa com Center Tape e Onda Completa em Ponte.

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Para o circuito representado na figura, considerando-se uma tensão no secundário do transformador de 21,21v, Corrente média na carga = 385mA, quais são os valores da tensão média na carga cc e o da tensão de ondulação, respectivamente?
24v e 4v.
26v e 2v
28v e 4v.
30v e 2v.
Indique o nome do circuito. Considere secundário do transformador como tensão de entrada.

Ceifador.
Grampeador.
Dobrador de tensão.
Triplicador de tensão.
A figura a seguir é um circuito elétrico representado por blocos de cargas com suas respectivas potências nominais. Para que as cargas recebam tensão senoidal pura, o circuito é alimentado por um inversor DC → AC, utilizando uma modulação senoidal PWM (Pulse With Modulaton - pulso com modulação). O tipo de alimentação permite concluir sobre como as potências são consumidas ou trocadas pelas cargas com predominância indutiva (L) e capacitiva (C).

Com relação ao circuito alimentado entre os pontos A e B, os respectivos valores da potência ativa, em W, e da potência reativa, em VAr, solicitados ao INVERSOR são:
333; + 222
444; + 444
555; + 333
999; 0
Em circuitos retificadores de onda completa, se a tensão alternada de entrada tiver valor de pico igual a Vp volts, então a tensão de saída, após o processo de retificação, terá valor médio (DC) igual a π2Vp volts.
Certo
Errado
Os conversores estáticos de potência são classificados de acordo com a entrada e a saída de energia com que trabalham. A seguir são descritos três tipos desses conversores:
I. CC/CA – é um conversor que recebe tensão contínua e libera tensão alternada com controle de amplitude e frequência. Pode ser usado em circuitos de painéis solares, nobreak, permitindo o comando de um motor de indução por uma bateria, entre outros.
II. CA/CC – é um conversor que recebe tensão alternada e fornece tensão contínua. Pode ser monofásico, trifásico ou nfásico. Pode ser usado em soldagem elétrica, no interfaceamento de sistemas de energia alternativa com energia elétrica e no acionamento a velocidades ajustáveis.
III. CC/CC – é um conversor que recebe corrente contínua e libera outra corrente contínua com amplitude maior ou menor. Pode ser considerado como o equivalente a um transformador CA com uma relação de espiras continuamente variável. É usado muitas vezes em controle de velocidade de motores CC, carregadores de bateria, aplicações veiculares e energias alternativas.
Os tipos descritos em I, em II e em III são conhecidos, respectivamente, como
inversores, retificadores e chopper.
inversores, retificadores e clipper.
inversores, retificadores e strapper.
retificadores, inversores e clipper.
retificadores, inversores e chopper.
Determinado componente eletrônico é um comutador de onda completa ou bidirecional que dispara nos dois sentidos e ambas as polaridades. A corrente elétrica circulará por ele apenas quando a tensão entre seus terminais atingir o valor de disparo; e não conduz quando a corrente elétrica é menor que o valor característico.
A descrição acima se refere ao
SCR.
DIAC.
Diodo Zenner.
Transistor-bipolar.
Os conversores de frequência PWM são atualmente os equipamentos mais empregados na alimentação de motores de indução de baixa tensão para variação de velocidade. O processo de obtenção da tensão e frequência desejadas com a utilização desse equipamento passa pelos três estágios respectivamentes denominados:
retificação; filtro; inversão
inversão; alisamento; filtro
retificação; regulação; alisamento
filtro; retificação; regulação
Diodos semicondutores e capacitores são dispositivos eletrônicos muito versáteis e de fácil utilização. Por esses motivos existe uma infinidade de aplicações para esses componentes.

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
O circuito correto representado na figura é
detector de AM.
filtro passa-altas.
retificador em ponte.
quadruplicador de tensão.
Na eletrônica de potência, há dispositivos semicondutores que atuam no controle de potência, utilizando suas propriedades de condução e disparo. A curva representa o comportamento de um desses dispositivos, em que o eixo vertical é representado pela corrente e o horizontal pela tensão; observe.

Podemos afirmar que o gráfico é a curva característica de um:
TUJ.
SCR.
Diac.
Triac.
Sobre os inversores de frequência, assinale a alternativa INCORRETA.
Não são instrumentos de proteção.
Não são instrumentos de medição.
Não podemos utilizá-los para partidas e controle de velocidade de motores de indução trifásicos
São inadequados para eliminação de harmônicos na rede.
São inadequados para corrigirem fator de potência.
Uma bateria de 12 V com resistência interna de 0,3 n e corrente de carga máxima de 2 A é carregada a partir de uma fonte de 15 V. Calcule a resistência mínima de um resistor em série que vai limitar a corrente de carga a um valor seguro e assinale a opção correta.
50 O
40 O
10 O
1,8 O
1,2 O
Considere um circuito retificador monofásico de meia onda a diodo, alimentando uma carga puramente resistiva. Considere, também, que o diodo seja ideal e que a fonte possua tensão eficaz de 127 V e o resistor (carga) o valor de 100 Ω. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta o valor mais próximo da corrente média na carga.
0,57 A.
0,13 A.
1,79 A.
0,28 A.
0,63 A.
Dispositivos eletrônicos capazes de gerar tensão e frequência trifásicas ajustáveis com a finalidade de controlar a velocidade de um motor trifásico são denominados:
Soft-starters.
Tiristores.
Inversores de freqüência.
Chaves de partida, com reversão.
Transformadores de corrente capacitiva.
Os inversores de frequência apresentam funções programáveis que permitem configurar o sistema de acionamento de acordo com as necessidades do usuário. A função utilizada para evitar a parada do motor em sobrecargas instantâneas é a:
limitação da corrente máxima de saída.
frequência de chaveamento.
rampa de aceleração e desaceleração.
corrente de sobrecarga do motor.
frenagem regenerativa.
A figura abaixo representa o esquema de um inversor de frequência para o acionamento de um motor trifásico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
Um retificador controlado com carga resistiva está ilustrado na Figura a seguir, juntamente com os gráficos das formas de onda das tensões VS (t) e VG(t). No circuito retificador, considere que os diodos e os dispositivos SCR são ideais. Na forma de onda do sinal de controle VG(t), considere que a amplitude e a duração dos pulsos são suficientes para disparar os dispositivos SCR instantaneamente, no momento em que são aplicados.

Dessa forma, qual deve ser o tempo de disparo tG, expresso em milissegundos, que deve ser utilizado no sinal de controle VG(t), para que se obtenha uma dissipação de potência média de 20 W na carga RL ?
1,0
2,0
4,0
6,0
8,0