

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia as afirmativas a seguir:
I. É vedado ao servidor público que exerce o cargo de Vigilante manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.
II. É dever do servidor público que exerce o cargo de Vigilante envolver-se em ações que atentem contra a moral, a honestidade e a dignidade da pessoa humana. Assim, é papel desse profissional agir de modo contrário à legislação vigente.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
A perfeição deve sempre ser buscada pelo servidor, mesmo que a atingir seja algo impossível.
José, ocupante do cargo de assistente em administração da UFAC, observou que alguns de seus colegas de setor estavam praticando condutas que não seriam permitidas por lei. Diante disso, resolveu fazer a leitura do decreto nº 1.171/94, no qual pôde constatar que é vedado ao servidor público:
ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.
zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.
manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.
apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.
exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
Considere as assertivas sobre o Conselho de Saúde:
I- É um órgão que atua em caráter permanente e deliberativo.
II- É órgão colegiado composto por representantes do governo.
III- É órgão colegiado composto por prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
IV- É um órgão que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
Assinale a alternativa que contém a(s) assertiva(s) correta(s):
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas IV está correta.
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas III está correta.
I, II, III e IV estão corretas.
Conforme prevê o Decreto nº 1.171/1994, entre os principais deveres do servidor, está o de respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda:
A legalidade.
A probidade.
O bem comum.
O poder estatal.
A administração privada.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O agente público é responsável pelo cumprimento das próprias atividades e, portanto, deve buscar sempre conhecer as melhores e mais eficientes formas de realizar o seu trabalho na entidade. Assim, no seu cotidiano profissional, o servidor deve compreender que o zelo não é um princípio que deve nortear a atuação da gestão pública municipal e, portanto, os serviços prestados à população devem atender apenas ao que dispõe a legislação vigente.
II. O Diagrama de Pareto é uma das mais importantes ferramentas da qualidade, pois permite representar graficamente a dispersão (ou o "erro") de um processo específico. Embora se trate de uma ferramenta clássica da qualidade, sua utilização não é algo trivial. Para construir um Diagrama de Pareto, o servidor público deverá reunir os dados referentes aos resultados do processo que deseja analisar, aplicá-los a um gráfico e, em seguida, representar graficamente os limites de controle (inferior e superior) e os limites de especificação (superior e inferior). Em seguida, deve-se monitorar regularmente os resultados, identificando a média e o desvio padrão real do processo.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Assinale a alternativa que não corresponde a um dos deveres éticos do servidor público:
Visar o bem comum.
Trabalhar em harmonia com o órgão público.
Obedecer às ordens de seus superiores.
Desprezar o elemento ético.
Ser cortês.
Sobre a ética no serviço público, assinale a alternativa correta:
Os servidores podem fazer uso de informações da instituição para seu próprio interesse.
Os servidores podem usar seu cargo para ganhos privados.
Os servidores não têm a obrigação de proteger e conservar o patrimônio do Estado.
Os servidores devem ser honestos no cumprimento de suas funções.
Os servidores podem aceitar presente ou item de valor de qualquer pessoa ou instituição em busca de benefícios.
Assinale a alternativa correta acerca da ética na função pública.
Diferentemente das regras constitutivas, as regras imperativas instruem as pessoas a realizar determinada conduta, orientando o sujeito ético a respeito de como algo deve ser feito.
As regras de conduta são classificadas como imperativas.
Mais que o cumprimento das regras, a ética no serviço público inspira a qualidade com que se obedece às regras e a vontade consciente de se agir para além do que é exigido.
A objetividade na ética pública exige um distanciamento do trabalho desempenhado e uma supressão das emoções, de modo que o agente seja capaz de agir com máxima imparcialidade, eficiência e isenção.
Decoro é a retidão de uma ação, independentemente da visão que a sociedade possa ter dela.
Antônio ofereceu pequena vantagem pecuniária a João, servidor público, para que este último conseguisse uma vaga no hospital municipal a que estava vinculado. Desse modo, o filho de Antônio, que necessitava de cuidados urgentes, poderia ser atendido com preferência sobre os demais pacientes. Considerando o bem a ser realizado e a vantagem a ser auferida, a proposta foi aceita por João e o filho de Antônio foi atendido e curado.
Considerando os elementos estruturais da ética do serviço público, a conduta de João é
inaceitável, considerando que podia, mas não queria praticar a ação.
aceitável, considerando que podia, queria e deveria praticar a ação.
inaceitável, considerando que não podia e não deveria praticar a ação.
aceitável, já que o juízo de valor negativo seria afastado pelas características do juízo de fato.
inaceitável, considerando que, embora devesse, não podia praticar a ação.
Tomando por base o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, em especial a seção que trata dos principais deveres do servidor público, marque a alternativa correta.
Deve o servidor exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.
Não deve facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito, já que estas funções são prerrogativas de servidores com poder de polícia.
Deve se abster, no exercício do direito de greve, de zelar pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.
Não deve preocupar-se em apresentar-se no trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função, tendo em vista que esta é uma manifestação própria e individual.
Poderá se abster de manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição, já que há trabalhadores com atribuições específicas para tanto.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A percepção do usuário dos serviços sobre a instituição pública poderá sofrer mudanças, dependendo do atendimento recebido. Assim, um atendimento de qualidade poderá favorecer a construção de uma imagem positiva sobre o usuário. Ao mesmo tempo, um atendimento de baixa qualidade reduzirá o conceito que o usuário possui sobre a instituição pública.
II. Reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a conservação de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com o objetivo de transformá-los em insumos ou produtos obsoletos.
III. Deve-se sempre misturar materiais recicláveis com orgânicos, como sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Plásticos, vidros, metais e papéis também devem ser armazenados sempre juntos, a fim de facilitar o processo de reciclagem.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O servidor público não deve facilitar a fiscalização de todos os atos ou serviços por quem é de direito.
II. O condutor deve respeitar a sinalização das vias terrestres municipais.
Marque a alternativa CORRETA:
Para os efeitos do Decreto nº 1.171/1994, é vedado ao servidor público exercer atividade _________________ ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
ética
aética
típica
atípica
excludente
Leia as afirmativas a seguir:
I. O servidor público não deve facilitar a fiscalização de todos os atos ou serviços por quem é de direito.
II. Ao escolher a área do viveiro, o fruticultor deve preferir aquelas afastadas de estradas públicas.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Em uma sociedade civilizada, há inúmeros direitos e deveres. Assim também é um servidor no exercício de suas funções. Desse modo, dentre os deveres inerentes ao serviço público, destaca-se:
I. exercer com zelo sua atividade, primando sempre pelo interesse público, mostrando-se leal às instituições que serve.
II. observar o princípio da legalidade, tendo como limite ao exercício de suas funções a lei, não podendo essa ser extrapolada para atingir os objetivos almejados.
III. cumprir as ordens superiores, inclusive quando manifestamente ilegais, desde que sejam para atingir os objetivos que atendam ao interesse público sobre o privado.
IV. exercer com honra e lealdade suas funções públicas, sendo vedada a participação em sindicatos e agremiações por não atenderem ao interesse público.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I e II.
Marque a opção que contém a afirmativa CORRETA.
A remuneração do servidor público é custeada através dos impostos pagos direta ou indiretamente por todos os contribuintes, inclusive o próprio servidor.
A função pública deve ser tida como exercício profissional, logo não se integra na vida particular de cada servidor público, de forma que os fatos e atos verificados na conduta diária da sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
Toda pessoa tem direito à verdade, porém o servidor pode omiti-la ou falseá-la, se esta for contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública
Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, caracteriza, apenas, atitude contra a ética ou ato de desumanidade.
Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é considerada fator de desmoralização do serviço público, não levando à desordem nas relações humanas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O servidor público não deve manter-se atualizado com a legislação pertinente ao órgão onde exerce suas funções.
II. O hino não é um símbolo da República Federativa do Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:
É expressamente vedado ao servidor público:
Manter o teor de documentos que deva encaminhar para providências.
Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de recompensa financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.
Retirar da repartição pública qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público, mesmo estando legalmente autorizado.
Usar o cargo ou função pública, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, desde que não culmine em qualquer tipo de favorecimento, para si ou para outrem.
Exercer atividade profissional ética e manter seu nome desvinculado de empreendimentos de cunho duvidoso.