

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os comprimidos com revestimento entérico têm características de liberação _____________. Eles são desenvolvidos para passarem intactos pelo estômago e alcançarem o intestino, onde se desintegram para permitir a dissolução e absorção e/ou efeito terapêutico do fármaco. Os revestimentos entéricos são empregados quando a substância ativa é destruída_____________, é particularmente irritante à mucosa gástrica ou, ainda, quando a passagem da forma farmacêutica intacta pelo _____________ aumenta substancialmente a absorção intestinal do fármaco.
Fonte: Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 8 – Comprimidos, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
sustentada, no intestino, esôfago
prolongada, pela saliva, estômago
retardada, pelo ácido gástrico, intestino
prolongada, pela saliva, intestino
retardada, pelo ácido gástrico, estômago
O comprimido é uma forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos obtido pela compressão, podendo ser revestido ou não. É vantagem do comprimido revestido:
facilitar a adesão ao tratamento de fármacos de sabor e odor desagradável.
pode ser dissolvido em água para administração via sonda.
se desintegra ou dissolve rapidamente quando administrado por via sublingual.
produzir um sabor residual agradável na boca quando mastigado.
Muitos processos farmacotécnicos utilizam a filtração como processo de separação rotineiramente. Em termos gerais, o aquecimento de certos produtos facilita a sua filtração, pois:
Diminui a viscosidade da solução.
Retarda o processo de decantação.
Impede a coagulação das substâncias.
Aumenta o tamanho das partículas por dilatação.
As tinturas são soluções alcoólicas ou hidroalcoólicas preparadas a partir de matérias-primas vegetais ou de substâncias químicas. Em relação a essas soluções verifique as afirmativas a seguir:
I- Devido ao seu teor alcóolico, as tinturas devem ser acondicionadas em frascos bem fechados e não devem ser expostas a temperaturas excessivas.
II- Dependendo da preparação, as tinturas contêm etanol em quantidades que variam de 15 a 80%.
III- O etanol protege a preparação contra o crescimento microbiano e contém os extrativos pouco solúveis em água em solução.
Está (ão) correta (s):
I, II e III.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
A legislação brasileira afirma que, ao receber uma matéria-prima, os seguintes testes devem ser efetuados, EXCETO:
Densidade.
Viscosidade.
Solubilidade.
Ponto de fusão.
A absorção de um medicamento na forma sólida depende dos seguintes fatores, EXCETO:
Dissolução do fármaco nos fluidos gastrintestinais.
Modo de interação do fármaco no seu sítio de ação.
Desintegração da forma sólida, liberando moléculas do fármaco.
Permeação do fármaco através da membrana celular das células do trato gastrintestinal.
São misturas íntimas de fármacos secos, finamente divididos e/ou substâncias químicas que podem ser destinados a uso interno e externo:
comprimidos.
pós.
drágeas.
cápsulas.
grânulos.
Em relação às formas farmacêuticas sólidas e líquidas de uso oral, assinale a afirmativa correta.
Paladares desagradáveis são, geralmente, mais evidenciados quando as substâncias estão na forma sólida.
Os fármacos são, geralmente, mais estáveis na forma líquida, tendo, portanto, um maior prazo de validade.
Doses mais precisas são, geralmente, mais facilmente obtidas medindo volumes das formas líquidas, fornecendo doses individualizadas.
A modificação da liberação de um determinado fármaco, a partir do medicamento que o contém, pode, geralmente, ser obtida em formas sólidas do que em formas líquidas.
Na preparação das soluções medicamentosas, é necessário que se cumpram os diversos parâmetros estabelecidos nas boas práticas de manipulação em farmácias. Os equipamentos de proteção como as cabines de segurança biológica, máscaras e as luvas de procedimento podem ser classificadas respectivamente como:
coletivo, coletivo e individual
coletivo, individual e individual
individual, individual e coletivo
individual, coletivo e individual
É a forma farmacêutica líquida de um ou mais princípios ativos que consiste de um sistema de duas fases que envolvem pelo menos dois líquidos imiscíveis e na qual um líquido é disperso na forma de pequenas gotas (fase interna ou dispersa) através de outro líquido (fase externa ou contínua).
FARMACOPEIA BRASILEIRA, 6a ed. (Adaptação).
A forma farmacêutica apresentada no texto anterior é o(a) A)
emulsão.
elixir.
gel.
xarope.
Produtos odoríferos obtidos pela destilação, em presença de água, de plantas contendo óleos essenciais, são conhecidos como:
Digesto.
Espírito.
Hidrolato.
Suspensão.
Comprimido é uma forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes, obtida pela compressão de volumes uniformes de partículas. A respeito das vantagens do comprimido, assinale a alternativa incorreta.
Capacidade de administrar fármacos insolúveis em água
Possibilidade de controlar a liberação de fármacos
Formação de complexos com os alimentos
Resistência a choques e abrasões
Oportunidade de introduzir revestimentos
Segundo A. Le Hir (1997), “os colírios (ou gotas oftálmicas) são soluções ou suspensões aquosas ou oleosas, contendo uma ou várias substâncias medicamentosas destinadas à instilação ocular”. Com relação a essas apresentações farmacêuticas observe as afirmativas abaixo.
I. As soluções para uso oftálmico devem ser isotônicas ao fluido lacrimal. Soluções hipotônicas tem efeito desidratantes para o epitélio córneo e soluções hipertônicas tendem a causar edema.
II. A osmolalidade é um parâmetro importante nas preparações oftálmicas é através dela determina-se a concentração de sais nos fluidos lacrimais.
III. Dentre os ensaios de qualidade para os colírios, além da esterilidade e do teor do ativo, também são considerados: pH, pressão osmótica, limpidez e viscosidade.
Está(ão) correta(s), apenas:
I e II.
II e III.
I e III.
III.
I.
Esse teste é realizado de acordo com os padrões da farmacopeia. É uma medida da qualidade da forma de dosagem oral, como comprimidos e cápsulas para avaliar a capacidade de desintegração das formulações:
dissolução.
desintegração.
teor.
determinação de peso.
pureza.
Agentes edulcorantes são utilizados para mascarar e/ou melhorar o sabor de formas farmacêuticas líquidas. Assinale, a seguir, a substâncias utilizada para tal finalidade.
Sílica gel.
Citrato sódico.
Goma arábica.
Ciclamato sódico.
Considerando a forma farmacêutica suspensão, é correto afirmar:
Possui estabilidade maior que a maioria das formas farmacêuticas comerciais.
São aplicados agentes suspensivos e solubilizantes, como derivados de amido.
É uma forma farmacêutica heterogênea cujo dispersante é líquido e o disperso é sólido insolúvel naquele meio.
É uma forma farmacêutica heterogênea cujo disperso é líquido e o dispersante é sólido insolúvel naquele meio.
A composição básica de um creme pode incluir a adição de uma substância que complexa íons metálicos, impedindo sua ação danosa sobre os demais componentes da formulação. Este tipo de substância é conhecido como agente:
Dispersante.
Edulcorante.
Fluidificante.
Sequestrante.
Assinale a alternativa que apresenta uma característica da via de administração intramuscular:
A qualidade na preparação de fórmulas magistrais deve ser garantida desde a matéria-prima.
Sobre este tema, é correto afirmar:
Os resultados das análises de qualidade da matéria-prima devem ser armazenados por escrito por período de 30 dias.
As matérias-primas devem ser analisadas, no seu recebimento, efetuando-se os testes organoléptico, solubilidade, pH, peso, volume, ponto de fusão e densidade.
As análises de controle de qualidade passíveis de terceirização poderão ser realizadas pela franqueadora para as franqueadas que não obtiverem seu registro na Vigilância Sanitária.
Podem ser aceitos os ensaios farmacopeicos realizados pelos fabricantes/fornecedores qualificados pela farmácia, desobrigando-a desta atividade.
A farmácia pode obter, junto à ANVISA, autorização para dispensa de exames de qualidade de matéria-prima importada.
Uma das propriedades físico-químicas dos géis é a sua capacidade de reassumir o seu estado sólido ou semissólido, após algum tempo em repouso, ou sofrer fluidificação por agitação. Esta propriedade é conhecido como:
Sineresia.
Tixotropia.
Embebição.
Intumescimento.