

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na reflexão sobre os fundamentos e fins do conhecimento, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
( ) A Filosofia investiga os instrumentos do pensar, como a lógica e a metodologia.
( ) A Filosofia distingue e compara as diversas formas de apreensão do real, tais como mito, religião, senso comum, ciência, filosofia etc.
( ) A Filosofia elabora a teoria do conhecimento, indagando sobre as possibilidades e os limites desse conhecimento.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, F
V, F, V
V, V, V
F, V, V
V, F, F
Leia com atenção o texto abaixo:
A maior parte dos historiadores da filosofia considera que ela surgiu entre o fim do século VII e início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor, e o primeiro filósofo foi ........................... . Por outro lado, a filosofia possui um conteúdo preciso ao nascer, ou seja, é uma ............................ .
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Platão de Atenas • mitologia
Tales de Mileto • cosmologia
Heráclito de Éfeso • antropologia
Anaxímenes de Mileto • teogonia
Parmênides de Eleia • visão de mundo
O conceito de autoconsciência pode ser definido como a faculdade de:
ser consciente do mundo físico externo
ser consciente de si mesmo
ser consciente do mundo social
ser consciente da interioridade do outro
O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. Geralmente, o conhecimento de senso comum está presente em nosso cotidiano e é passado de geração a geração. A razão filosófica mantém a necessidade de ir além do senso comum.
Infere-se do texto:
o senso comum faz parte integral da razão filosófica.
o senso comum não influi na razão filosófica
o senso comum distingue-se da razão filosófica, que sempre se pauta em motivações lógicas e racionais.
a razão filosófica por ser científica não pode obter dados do senso comum.
a razão filosófica está presente apenas na classe aristocrática da sociedade.
Analise o trecho a seguir:
“De acordo com a história da filosofia, no século XIX, o (a) _____________, foi uma corrente de pensamento que tomou como objeto de discussão as possibilidades do conhecimento objetivo, destacando que existem diferenças entre as ciências naturais e das ciências humanas. Em linhas gerais pode ser descrita como uma atitude filosófica que se dedica a produção e a percepção de sentido nas diferentes visões de mundo.”
Assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente:
Hermenêutica.
Fenomenologia.
Existencialismo.
Epicurismo.
Estruturalismo.
Desde a Antiguidade Grega, os grandes pensadores preocupavam-se com o problema do conhecimento desenvolvendo então várias teorias do conhecimento.
Quanto ao Idealismo, pode-se afirmar que:
entende o conhecimento como uma representação.
as percepções que temos dos objetos são reais.
o objeto é determinante no processo do conhecimento.
a percepção da realidade é produzida pelas nossas ideias e pela nossa consciência.
o conhecimento ocorre por uma apreensão imediata das características dos objetos.
Sheler dinstingue três tipos de saberes: religioso, metafísico e técnico. Eles nos permitem entender três tipos de realidade: espiritual, psíquica e física.
Quanto ao saber técnico, pode-se afirmar que:
busca acima de tudo a verdade e não a utilização prática do saber.
abre portas para que o homem entre em contato direto com o ser-supremo.
faz o homem agir de maneira universal, agir por agir.
dá ao homem permissão para dominar a natureza, utilizando-a para seu próprio benefício.
elimina todos os outros saberes.
Sobre os métodos que os filósofos desenvolveram, analise as afirmativas abaixo:
I. Antonio Gramsci - estruturalismo
II. Friedrich Hegel - dialético-especulativo
III. Jean Paul Sartre - fenomenológico-existencial
IV. Sócrates - maiêutico
V. Friedrich Schleiermacher - hermenêutica
Assinale
se somente as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas.
se somente as afirmativas II, III, IV e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas III, IV, V estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, II, IV e V estiverem corretas.
se todas as afirmativas as alternativas estiverem corretas.
Leia o excerto abaixo.
“[...] Em vez de definir o homem como um animal rationale dever-se-ia, portanto, defini-lo como um animal symbolicum. Para tal objetivo indicar-se-á aquilo que verdadeiramente o caracteriza e que o diferencia em relação a todas as outras espécies, e se poderá compreender o caminho especial que o homem tomou: o caminho para a civilização.”
(apud REALE, G., ANTISERI, D. História da Filosofia, 6: de Nietzsche à Escola de Frankfurt.
São Paulo: Paulus, 2006, p. 31).
Que filósofo é autor dessa concepção acerca do homem como um animal symbolicum?
Claude Lévi-Strauss.
Jean Bodin.
Ernst Cassier.
Paul Natorp.
Sobre a questão dos universais, assinale a alternativa correta.
O debate sobre a realidade dos universais teve início com os filósofos grego Porfírio.
O realismo em relação aos universais foi adotado no século XII por Guilherme Champeaux.
Para a perspectiva realista os universais se reduzem a emissão de sons, palavras ou nomes sob os quais a inteligência humana agrupa os objetos.
Abelardo concordava com os realistas, desenvolveu um teoria contrária ao conceitualismo, para ele o intelecto humano identifica semelhanças nos objetos e atribui predicados.
No século XIII Alberto Magno e Tomás de Aquino reavivaram o nominalismo moderado de Aristóteles negando a existência dos universais, mas explicando a multiplicidade dos indivíduos.
As mulheres costumam ser invisibilizadas pela história da filosofia. Uma destas filósofas foi a importante sufragista inglesa e grande defensora dos direitos das mulheres. Graças a ela, inclusive, John Stuart Mill participou da fundação da primeira sociedade defensora do direito de voto para as mulheres.
O nome dessa filósofa em questão é
Olímpia de Gouges.
Ayn Ford.
Susanne Langer.
Harriet Taylor.
Pode-se afirmar que há uma multiplicidade de conhecimentos, desde aquele conhecimento presente no cotidiano de cada indivíduo até aquele conhecimento desenvolvido nas diversas instituições de ensino, bem como nas comunidades científicas existentes no mundo em geral. Um modo didático e pedagógico de compreender os conhecimentos em geral seria separá-los em dois grandes grupos: senso comum e conhecimento científico. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Pode-se afirmar que o senso comum é unificador e objetivo.
O senso comum compõe as crenças e as superstições. Tendo isso em vista, tratase de um conhecimento equivocado. Em contrapartida, como a ciência visa comprovações, dispensa-se a formulação de novos paradigmas científicos.
O conhecimento científico é fragmentário, devido ao fato de haver uma distinção entre as ciências humanas, as ciências formais e as ciências da natureza.
O senso comum é frequentemente subjetivo, porque depende do ponto de vista individual e pessoal, pois pode ser condicionado por sentimentos ou afirmações arbitrárias. Distinto disso, o mundo construído pela ciência aspira à objetividade.
Na filosofia, a possibilidade de escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante é chamada de:
Livre-arbítrio.
Liberdade.
Opção.
Opinião.
Oportunidade.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:
A filosofia moderna começa no século ____ quando tem início a Idade Moderna. Ela permanece até o século ____, com a chegada da Idade Contemporânea. Baseada na experimentação, a filosofia moderna vem questionar valores relacionados com os _______ bem como sua relação com a natureza; o racionalismo e o _______ demonstram essa mudança. O primeiro está associado a razão humana (considerada uma extensão do poder divino), e o segundo está baseado na ____________.
“Até Orwell estaria assombrado. Vivemos a ficção de que o mercado é maravilhoso porque nos dizem que está composto por consumidores informados que adotam decisões racionais. Mas basta ligar a televisão e ver os anúncios: procuram informar o consumidor para que tome decisões racionais? Ou procuram enganar? Pensemos, por exemplo, nos anúncios de carros. Oferecem dados sobre suas características? Apresentam informes realizados por entidades independentes? Porque isso sim que geraria consumidores informados capazes de tomar decisões racionais. Em vez disso, o que vemos é um carro voando, pilotado por um ator famoso. Tentam prejudicar o mercado. As empresas não querem mercados livres, querem mercados cativos. De outra forma, colapsariam.”
Noam Chomsky
(https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/06/cultura/1520352987 _936609.html - Acessado em 20/11/2018)
Depreende-se da citação acima uma característica marcante do pensamento filosófico, no sentido de:
se apoiar nas narrativas consolidadas para estabelecer uma análise crítica da sociedade, visando, como afirma Michel Foucault, um “diagnóstico do presente”.
ser uma articulação entre a história e a análise de dados estatísticos que permitem pensar a contemporaneidade.
ser um pensamento que pretende se emancipar de uma leitura intelectualista, distante das massas, o que fez com que a filosofia perdesse espaço nos currículos escolares.
promover uma reflexão acerca de temas contemporâneos.
ser uma atitude crítica frente à realidade, um questionamento até sobre aquilo que já julgamos conhecer.
Analise as afirmativas abaixo acerca da filosofia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
A Filosofia é um estudo relacionado à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Seus métodos estão caracterizados pela:
Argumentação.
Segregação.
Indução.
Comparação.
Homogeneidade.
Ao negar o movimento, caracterizando-o como uma ilusão dos sentidos, Parmênides e seus discípulos foram atacados pelos pensadores da escola mobilista, que por sua vez, afirmavam o movimento e a transformação como característica do próprio Ser. Zenão de Eleia, discípulo de Parmênides, formula alguns paradoxos para defender a tese de imobilidade de seu mestre, e dentre estes, aquele que foi um dos mais comentados paradoxos da antiguidade, é o da corrida entreAquiles e a tartaruga. Segundo as premissas do pensamento eleáta exposto no paradoxo de Zenão, o resultado da corrida é:
A tartaruga vence a corrida.
Aquiles vence a corrida.
Há um empate.
Aquiles não alcança a tartaruga.
Nenhum dos dois competidores se movem.
Para Martin Heidegger (1889-1976), filósofo alemão autor de Ser e Tempo, qual dos termos abaixo diz respeito à possibilidade de o homem poder ser reconduzido ao encontro de sua totalidade, de elevarse da traição contra si mesmo por estar imerso na vida cotidiana?
Facticidade
Tempo
Angústia
Dasein
Existencialidade
Em relação ao pensamento filosófico, analise as afirmações:
I - É um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo;
II - É uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata;
São afirmações corretas:
apena a I
apenas a II
ambas estão corretas
nenhuma das duas está correta