Questões de Concurso sobre Fisioterapia em Geriatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
659 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A atuação da fisioterapia no idoso pode ser realizada em todos os âmbitos de atenção à saúde, desde a promoção até os cuidados de mais alta complexidade. O processo do envelhecimento faz com que os idosos adotem uma série de modificações para a manutenção de uma deambulação funcional. Os mecanismos compensatórios presentes na marcha senescente incluem


A

a alteração da postura para corrigir seu eixo corporal, a apresentação de uma atitude involuntária de acentuada lordose lombar jogando seu tórax posteriormente, o afastamento discreto entre um pé e outro e a utilização de um andar com passos mais curtos e lentos.


B

o alargamento da base de apoio, a diminuição do comprimento e da altura do passo, a diminuição da velocidade do impulso, da rotação da cintura pélvica e da escapular e a redução do sincronismo dos membros.


C

a estabilidade para proporcionar apoio antigravidade, a mobilidade com desenvolvimento de movimentos suaves, o controle motor para dar sequência aos múltiplos movimentos, a liberação do pé para balanço e a conservação de energia.


D

a incapacidade de controlar a dorsiflexão do tornozelo para o toque do calcanhar no solo e fase de balanço, a diminuição da flexão e extensão dos membros inferiores, a redução da oscilação para frente e para trás, a abdução exagerada durante a fase de balanço.

As quedas em idosos são um problema comum e importante que pode ter consequências devastadoras para os indivíduos e seus familiares. A fisioterapia pode trazer benefícios no que se refere à prevenção de quedas nos idosos. Nesse contexto, analise as afirmativas e assinale a INCORRETA.


A

O fisioterapeuta apresenta um papel de suma importância na prevenção de quedas em idosos através da orientação para a realização de atividades físicas, alongamentos, fortalecimento muscular, treino de marcha e equilíbrio, buscando a manutenção ou melhoria da capacidade funcional, redução das incapacidades e limitações.


B

O papel do fisioterapeuta é trabalhar individualmente, investigando as possíveis causas das quedas, trabalhando de forma holística para abordar as questões, realizando uma análise diagnóstica para, então, solicitar ao geriatra a prescrição das medidas terapêuticas.


C

O fortalecimento muscular e exercícios aeróbicos são recomendados como estratégia para prevenir quedas. O fortalecimento muscular beneficia a estabilidade dinâmica, enquanto os estímulos proprioceptivos favorecem o equilíbrio estático.


D

O fisioterapeuta está apto a avaliar, tratar e prevenir distúrbios cardiovasculares, respiratórios, neurológicos e musculoesqueléticos que possam interferir e provocar limitações à funcionalidade do organismo, com fins de promover a independência funcional, reduzindo o risco de quedas.


E

A fisioterapia preventiva é extremamente relevante para o bem-estar do idoso, pois, cabe ao fisioterapeuta atuar na preservação das funções motoras do idoso com o objetivo de adiar e/ou minimizar possíveis patologias peculiares do envelhecimento.

Fisioterapia na saúde do idoso é uma especialidade que atua no processo de envelhecimento, desde a prevenção de patologias como doenças específicas, tais como: doenças neurológicas (“derrame”, Doença de Parkinson, esclerose múltipla), doenças cardiopulmonares (“pressão alta”, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), doenças psíquicas (Doença de Alzheimer e demências em geral), músculo esqueléticas (artrose, artrite, hérnia de disco, tendinites, bursites, fraturas), distúrbios do equilíbrio, quedas entre outras. A elevação na expectativa de vida reflete num envelhecimento da população, e por conseqüência em um incremento nas doenças associadas a ela. Nos últimos anos houve um aumento nos estudos vinculados ao tema o que ocasionou a elaboração de teorias destinadas a explicar este processo como: Teoria Genética, Teoria Imunológica, Teoria do Acúmulo de Danos, Teoria das Mutações, Teoria do Uso e Desgaste e a Teoria dos Radicais Livres. Destas teorias a mais aceita é:


A

Teoria do Acúmulo de Danos.


B

Teoria dos Radicais Livres.


C

Teoria Genética.


D

Teoria Imunológica.

Um paciente com 80 anos foi encaminhado para fisioterapia com o objetivo de minimização dos impactos que o processo de envelhecimento pode acarretar para a composição corporal e o sistema musculoesquelético.


Sobre as alterações fisiológicas do envelhecimento especificamente nesses sistemas, é correto afirmar que a perda de massa muscular se caracteriza pela não uniformidade, sendo:


A

as fibras musculares do tipo II as que mais sofrem declínio;


B

as fibras musculares do tipo I as que mais sofrem declínio;


C

as fibras musculares do tipo IV as que mais sofrem alteração;


D

as fibras musculares do tipo III as que mais sofrem declínio;


E

as fibras musculares do tipo III as que mais sofrem declínio.

Sobre alterações cardíacas em idosos, analise a sentença abaixo:


Várias alterações específicas na função e arquitetura cardíaca estão associadas ao envelhecimento do coração, o que explica a vulnerabilidade do paciente idoso em desenvolver insuficiência cardíaca (1ª parte). Mesmo em pacientes sem evidência de doença cardiovascular, o processo natural de envelhecimento, seja por meio da apoptose ou da diminuta capacidade regenerativa das células cardíacas, pode levar a uma diminuição no número e na função dos miócitos (2ª parte). Essas alterações morfofuncionais, do metabolismo e regulação do cálcio e refratariedade do ATP funcionam como substrato para uma piora da função cardíaca e consequente desenvolvimento de insuficiência cardíaca (3ª parte).


Quais partes estão corretas?


A

Apenas a 1ª parte.


B

Apenas a 3ª parte.


C

Apenas a 1ª e a 2ª partes.


D

Apenas a 2ª e a 3ª partes.


E

Todas as partes.

A Doença de Alzheimer é crônica irreversível que afeta principalmente os idosos comprometendo sua integridade social, física e mental, além disso, suas funções motoras. É de extrema importância à atividade física e a atuação fisioterapêutica na doença de Alzheimer com objetivo de retardar a evolução dela, sendo um utensílio na função de defender e atenuar os impactos causados por um processo demencial, pois a atividade intelectual tende a manter o cérebro ativo.


Sobre a intervenção da fisioterapia em pacientes idosos portadores da Doença de Alzheimer, assinale (V) para VERDADEIRA e (F) para FALSA.


( )Nas primeiras fases da doença é usado um programa exercícios com carga, alongamentos e exercícios aeróbicos que ajudam a prevenir complicações cardiovasculares e osteoarticulares.

( )Nos portadores da doença de Alzheimer, a hidroterapia associada à cinesioterapia e o padrão respiratório são primordiais para o processo do tratamento, já que a capacidade funcional da respiração, fala, expansão torácica e função venosa, vão diminuindo com um tempo até que não se tenha as funções, podendo chegar à morte.

( )Nas fases mais avançadas da doença onde o comprometimento é menor, a mobilidade é avaliada com movimentos passivos e a avaliação pulmonar se torna algo mais crítico, dificultando ainda mais o estado de saúde do paciente.

( )Alterações no aspecto cognitivo e seu grau de comprometimento são os principais responsáveis pelas incapacidades motoras e dificuldades do paciente, sendo de extrema relevância a abordagem terapêutica invasiva neste período, podendo auxiliar tanto no tratamento como na prevenção.

( )A terapia tem por objetivo retardar a progressão da doença, evitar encurtamentos e deformidades, além de tentar promover maior independência do indivíduo, por meio de fortalecimento muscular, treino de equilíbrio e marcha.


A sequência CORRETA é:


A

F, V, F, V, F.


B

V, V, F, F, V.


C

V, F, V, F, V.


D

F, F, V, V, F.


E

V, V, F, V, V.

Estudos comprovam que a realização de exercícios físicos pode prevenir e/ou amenizar não só o enfraquecimento, mas também o encurtamento muscular, melhorando, assim, a capacidade funcional de idosos. A queda na produção de força do idoso, que ocorre principalmente com as fibras de contração rápida, é consequência da:


A

osteopenia.


B

hipertrofia.


C

osteoartrite.


D

lipemia.


E

sarcopenia.

Em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país (22.169.101) chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% frente a 2010, quando esse contingente era de14.081.477, ou 7,4% da população. É o que revelam os resultados do universo da população do Brasil desagregada por idade e sexo, do Censo Demográfico 2022. Sobre o envelhecimento da população brasileira, analise os itens a seguir:


I. Ao longo do tempo a base da pirâmide etária foi se estreitando devido à redução da fecundidade e dos nascimentos no Brasil.

II. O índice de envelhecimento é calculado pela razão entre o grupo de idosos de 65 anos ou mais de idade em relação à população de 0 a 14 anos. Portanto, quanto maior o valor do indicador, mais envelhecida é a população.

III. No Brasil, o índice de envelhecimento chegou a 55,2 em 2022, indicando que há 55,2 idosos para cada 100 crianças de 0 a 14 anos. Em 2010, o índice de envelhecimento era menor, correspondendo a 30,7.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

As assertivas I e II são verdadeiras e a III é falsa.


B

Apenas a assertiva I é justificada pela III.


C

Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.


D

Apenas a assertiva II é verdadeira.


E

Todas as assertivas são verdadeiras.

O aumento da longevidade e da consequente proporção de idosos na população brasileira determina a preocupação a respeito de eventos incapacitantes nessa faixa etária, sendo um deles a ocorrência de quedas, que podem ter sérias consequências físicas e psicológicas, incluindo lesões, hospitalizações, restrição da atividade, declínio funcional, institucionalização e até a morte. Sobre exercícios físicos indicados para prevenção de quedas em idosos, analise as afirmativas.


I. Exercícios para treino de Endurance contínuo, na zona de treinamento acima de 85% da FC máx.

II. Atividades físicas que promovam aumento de força e tônus muscular.

III. Exercícios de equilíbrio para garantir independência funcional.

IV. Atividades físicas que promovam mobilidade e estabilidade postural.


Está correto o que se afirma em


A

II e III, apenas.


B

I e IV, apenas


C

I, II e IV, apenas.


D

II, III e IV, apenas.

O processo de envelhecimento é acompanhado por diversas alterações progressivas que ocorrem a nível celular, tecidual e visceral. Estima-se que em 2020 a população mundial atinja um número de 1,2 bilhões de indivíduos com mais de 60 anos no mundo. Diante do aumento da expectativa de vida da população observase o surgimento de várias patologias associadas à diminuição da capacidade funcional, entre elas a Doença de Alzheimer (DA) e a Doença de Parkinson (DP). Escolha a opção que melhor descreve uma diferença importante na abordagem da fisioterapia entre o Mal de Alzheimer e a doença de Parkinson.


A

No Mal de Alzheimer, a fisioterapia se concentra principalmente na reabilitação cognitiva, enquanto na doença de Parkinson o foco está na reabilitação motora.


B

Ambas as condições recebem tratamento fisioterapêutico semelhante, com ênfase na melhoria da função cognitiva e motora.


C

A fisioterapia no Mal de Alzheimer visa principalmente à redução de tremores e rigidez muscular, enquanto na doença de Parkinson busca-se retardar a progressão da demência.


D

Na doença de Parkinson, a fisioterapia frequentemente inclui técnicas para melhorar a postura e equilíbrio, enquanto no Mal de Alzheimer enfoca-se mais na manutenção da independência nas atividades diárias.

Na reabilitação geriátrica, o treinamento de equilíbrio e prevenção de quedas assume uma importância central. Selecione qual das seguintes estratégias é a mais eficaz para reduzir o risco de quedas em idosos.


A

Implementação de um programa de treinamento de equilíbrio que inclua tarefas cognitivas simultâneas.


B

Limitação da mobilidade dos idosos em ambientes controlados para evitar quedas.


C

Uso de dispositivos de assistência permanentemente, como andadores e bengalas.


D

Realização de exercícios de equilíbrio em superfícies instáveis, exclusivamente, para aumentar a dificuldade do treinamento.


E

Prescrição de medicamentos para melhorar a coordenação motora e o equilíbrio como principal abordagem.

O medo de cair é frequente em pessoas idosas caidoras, mas também em pessoas idosas que nunca caíram.


Assinale a alternativa correta sobre essa condição prevalente no processo de envelhecimento.


A

O medo de cair não influencia nos parâmetros temporoespaciais da marcha.


B

A prevalência do medo de cair é maior em idoso abaixo de 70 anos, relacionada diretamente ao alto nível de funcionalidade e exposição ao risco.


C

As quedas recorrentes aumentam as questões psicológicas e emocionais dos idosos, porém não influenciam em sua capacidade física.


D

A falta de autoconfiança e de autossegurança podem aumentar o isolamento social e o declínio funcional nos idosos com medo de cair.

O índice de vulnerabilidade clinico funcional (IVCF 20) é um instrumento de avaliação da vulnerabilidade clínico-funcional de idosos, que considera aspectos como idade, saúde, atividades de vida diária, cognição, humor, mobilidade, comunicação e comorbidades.


Assinale a alternativa que apresenta o valor máximo de pontos que um idoso pode obter no IVCF 20 e seu significado.


A

20 pontos, significa que o idoso tem baixo risco de vulnerabilidade.


B

30 pontos, significa que o idoso tem médio risco de vulnerabilidade.


C

40 pontos, significa que o idoso tem alto risco de vulnerabilidade.


D

50 pontos, significa que o idoso tem muito alto risco de vulnerabilidade.

O senhor Paulo César, 87 anos de idade, hipertenso e diabético, aposentado há 10 anos, cansado de ficar hipoativo em casa, resolveu ocupar o seu tempo livre com atividades físicas. Devido a seu declínio funcional na última década, vem apresentando dificuldade para realizar exercícios como uma simples caminhada no fim de tarde. Cansado pelo insucesso das tentativas com as atividades físicas, resolveu procurar um fisioterapeuta para acompanhá-lo nas atividades físicas. Antes de prescrever os exercícios, o fisioterapeuta realizou uma avaliação física e constatou medidas antropométricas alteradas e atrofia e fraqueza muscular, sugestivos de uma sarcopenia secundária.


Sobre o caso são feitas as seguintes afirmativas.


I- A sarcopenia apresentada pelo paciente associa-se a maior risco de fragilidade, quedas, fraturas, síndrome de imobilidade e da necessidade de hospitalização e todos os seus agravos.

II- A sarcopenia secundária é uma situação infrequente nos idosos, pois, na maioria das vezes, o que se observa é o agravamento da perda da massa e da função musculares com a idade por fatores primários, como nutrição, inatividade física e doenças crônicas.

III- O estilo de vida da última década do paciente (sedentarismo, e descondicionamento físico), somados ao envelhecimento muscular, contribui para a progressiva perda da massa muscular.

IV- O idoso com 87 anos de idade está mais propenso a múltiplas doenças crônicas, uma delas, a sarcopenia. Ela é geralmente multifatorial, somando-se a causa primária (envelhecimento) às causas secundárias (estilo de vida, nutrição, doenças crônicas).


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)


A

I, II e III, apenas.


B

I, II, III e IV.


C

I, III e IV, apenas.


D

II, III e IV, apenas.


E

III e IV, apenas.

Há uma síndrome caracterizada por progressiva e generalizada perda de massa e força muscular, com risco de eventos adversos, como incapacidade física, perda da qualidade de vida e morte. Sua etiopatogenia decorre de falta de atividade física, baixa ingesta calórica e proteica, modificações hormonais e alterações nos níveis de citocina, que ocorrem a partir do envelhecimento. Trata-se da


A

Síndrome do Idoso Frágil.


B

Síndrome de Williams.


C

Osteopenia.


D

Sarcopenia.

Uma queda é definida como “uma perda não intencional de equilíbrio que leva à falha da estabilidade postural” ou “uma mudança repentina e inesperada na posição que geralmente resulta em aterrissagem no chão”. Identificar fatores de risco específicos para quedas em idosos e usar esses fatores de risco para prever quem vai cair é complexo. Embora as causas subjacentes de uma queda normalmente sejam divididas em extrínsecas (ambientais) e intrínsecas (mecanismos de controle postural, idade, raça, sexo, doenças físicas ou psicológicas crônicas), quedas frequentemente representam uma interação complexa de desafios ambientais e comprometimentos em vários componentes dos sistemas de controle postural em resposta a um desafio postural. Fatores intrínsecos que colocam uma pessoa em risco de queda podem resultar de um acúmulo de várias mudanças relacionadas à idade nas estruturas de controle postural. Diante disso, são fatores intrínsecos comumente associados a quedas em idosos, exceto:


A

diminuição da acuidade visual, da sensibilidade ao contraste e da percepção de profundidade.


B

diminuição das células ciliadas vestibulares, das fibras nervosas vestibulares e mudanças no reflexo vestibular ocular.


C

diminuição do toque leve, da propriocepção, da discriminação de dois pontos, da sensação de vibração e da atividade do fuso muscular.


D

latência muscular distal acelerada, menor cocontração, aumento da resistência muscular, da coordenação e ganho do alinhamento postural.

Qual é a metodologia CORRETA para implementar exercícios de resistência progressiva para o fortalecimento muscular em idosos?


A

Utilizar treinamento de resistência isométrica, onde o idoso mantém uma posição fixa contra uma resistência durante um determinado período de tempo, para aumentar a força muscular sem movimento articular.


B

Realizar exercícios de resistência elástica, utilizando bandas elásticas para fornecer resistência variável durante todo o movimento, ajustando a intensidade conforme a capacidade do idoso.


C

Iniciar com treinamento de resistência com pesos livres, progressivamente aumentando a carga e a intensidade, garantindo que o idoso complete um número fixo de repetições sem supervisão especializada.


D

Focar em exercícios de resistência com máquinas de musculação, utilizando cargas fixas e séries pré-determinadas, sem a necessidade de ajustes individuais.


E

Adotar uma rotina de exercícios aeróbicos leves, como caminhada e natação, para aumentar a resistência cardiovascular, com ênfase secundária na força muscular.

A respeito das Demências, avalie as afirmativas abaixo:


I.O trabalho da fisioterapia geralmente é composto por exercícios físicos que visam à manutenção da independência física e redução do risco de quedas, promovendo a estimulação motora e cognitiva;

II.Os sintomas podem ser tratados apenas por meio de medidas farmacológicas;

III.A doença de Alzheimer (DA), doença neurodegenerativa que afeta o sistema nervoso periférico (SNP), atinge em torno de 10% dos indivíduos a partir de 65 anos e 40% daqueles acima de 80 anos.


Está(ão) correta(s) apenas:


A

As afirmativas II e III.


B

Apenas a afirmativa I.


C

As afirmativas I e III.


D

As afirmativas I, II e III.


E

A afirmativa II.

Imagem associada para resolução da questão


Paciente J.A.P., 68 anos de idade do sexo masculino, lúcido, orientado e com lombalgia crônica há 10 anos (SIC). Foi internado com lombociatalgia (irradiação para MIE). Refere que essa crise iniciou no dia anterior após ter escorregado num piso molhado, mas não houve queda. De acordo com o exame apresentado e com as seguintes informações: paciente diagnosticado com espondilite anquilosante, múltiplas artroses, bem como com protrusões discais e espondilolistese grau I entre L4/L5, assinale o tratamento fisioterapêutico mais adequado para a lombociatalgia.


A

Tratamento hospitalar, paciente deve deambular no corredor e no quarto e realizar exercícios respiratórios. Os exercícios visam minimizar risco de trombose e evitar acúmulo de secreção pulmonar. No tratamento ambulatorial o paciente pode ser submetido a aplicação de ultrassom, TENS e Infravermelho.


B

Tratamento hospitalar imediato é um bloqueio neural e o tratamento ambulatorial acompanhamento com o médico e fisioterapêutico: gelo, manipulação e mobilização neural.


C

Tratamento hospitalar medicamentoso e deambulação e tratamento ambulatorial de hidroterapia.


D

Tratamento hospitalar com cirurgia (discectomia) e tratamento ambulatorial, aplicação de ultrassom, gelo e Infravermelho.

Sobre as prerrogativas garantidas no estatuto da pessoa idosa, considere:


I. Viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio da pessoa idosa com as demais gerações.

II. Priorização do atendimento da pessoa idosa por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.

III. Prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

IV. Atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, exceto para as pessoas idosas abrigadas e acolhidas por instituições públicas, filantrópicas.


São prerrogativas previstas no documento:


A

I e III, apenas.


B

III e IV, apenas.


C

I, II e III, apenas.


D

II e IV, apenas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado