Questões de Concurso sobre Capítulo XIV - Da Habilitação - Página 42 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Capítulo XIV - Da Habilitação

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
943 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia as afirmativas a seguir:


I. O respeito à hierarquia não é uma atitude que deve ser cultivada pelos servidores públicos.

II. Nenhuma criança ou adolescente pode ser objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, proteção, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

III. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria "A" é destinada ao condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas e peso superior a 3.500 quilos.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Está correta a afirmativa I, apenas.


C

Está correta a afirmativa II, apenas.


D

Está correta a afirmativa III, apenas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

O estrangeiro, devidamente habilitado em seu país de origem, que desejar conduzir veículos automotores no Brasil:


A

Deverá se submeter, obrigatoriamente, ao curso de formação de condutores e ao exame escrito sobre legislação de trânsito.


B

Terá sua habilitação automaticamente revalidada.


C

Poderá ter sua habilitação reconhecida, mas tal reconhecimento está subordinado às condições estabelecidas em convenções e acordos internacionais e às normas do CONTRAN.


D

Poderá ter sua habilitação reconhecida, desde que apenas na condição de turista, e podendo utilizá-la pelo prazo máximo de quinze dias.


E

Só poderá conduzir veículos se obtiver a permissão para dirigir, mediante aprovação nos exames de aptidão física e mental; escrito, sobre legislação de trânsito; de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN; e de direção veicular, realizado na via pública.

Sobre o processo de habilitação do condutor, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, não é correto afirmar que:


A

A habilitação para conduzir veículo automotor é um direito de todo cidadão brasileiro, inclusive os analfabetos.


B

A Categoria C habilita para a condução de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas.


C

Para habilitar-se na categoria D, o candidato deverá ser maior de 21 anos.


D

Para conduzir veículos de outra categoria, o condutor deverá realizar exames complementares exigidos para habilitação na categoria pretendida.

A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor portador de Permissão para Dirigir ao término de

A
doze meses, desde que ele não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

B
vinte e quatro meses, desde que ele não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

C
dezoito meses, desde que ele não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

D
dezoito meses, desde que ele não tenha cometido nenhuma infração de natureza gravíssima, grave ou média.

E
seis meses, desde que ele não tenha cometido nenhuma infração de natureza média ou seja reincidente em infração média por uma única vez.
Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte de emergência, o candidato deve preencher o seguinte requisito:

A
estar habilitado, no mínimo, há três anos na categoria B.

B
curso especializado e de treinamento de prática veicular em situação de risco.

C
estar habilitado, no mínimo, há um ano na categoria C para habilitar-se na categoria D.

D
estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria C para habilitar-se na categoria E.

E
não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos seis meses.

De acordo com o Parágrafo Único do Art. 143 do CAPÍTULO XIV do Código de Trânsito Brasileiro, sobre HABILITAÇÃO, os candidatos poderão habilitar-se em uma das categorias existentes, de A a E. A categoria correspondente a condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas é:


A

Categoria A


B

Categoria B


C

Categoria C


D

Categoria D

Além do disposto no art. 145 do CTB, para conduzir ambulâncias, nos termos da normatização do Contran, o candidato que tenha até 65 anos de idade deverá comprovar treinamento especializado e reciclagem em cursos específicos a cada


A

7 (sete) anos.


B

6 (seis) anos.


C

5 (cinco) anos.


D

4 (quatro) anos.


E

3 (três) anos.

Para habilitar-se na categoria D, o candidato deverá estar habilitado, no mínimo, há


A

três anos na categoria B ou, no mínimo, há três anos na categoria C.


B

quatro anos na categoria B ou, no mínimo, há dois anos na categoria C.


C

três anos na categoria B ou, no mínimo, há dois anos na categoria C.


D

dois anos na categoria B ou, no mínimo, há um ano na categoria C.


E

um ano na categoria B ou, no mínimo, há dois anos na categoria C.

Quanto à Carteira Nacional de Habilitação, assinale a alternativa INCORRETA.


A

A CNH categoria A habilita a conduzir motocicletas.


B

A CNH categoria D habilita a condução de carretas, compostas por reboque e semirreboque.


C

A CNH categoria E habilita a condução de carretas, compostas por unidade tratora, reboque e semirreboque.


D

A categoria AB habilita a condução de motocicletas e veículos de até 3.500 Kg que não excedam 8 lugares, excluído o do motorista.


E

A categoria C habilita a conduzir veículos de transportes de cargas com mais de 3.500 Kg.

Considere as categorias B, C, D e E de habilitação.

Poderão conduzir na via pública os veículos I, II e III o condutor habilitado APENAS nas categorias expressas em:


A
Imagem associada para resolução da questão

B
Imagem associada para resolução da questão

C
Imagem associada para resolução da questão

D
Imagem associada para resolução da questão

E
Imagem associada para resolução da questão

O motorista X estava dirigindo seu carro na via pública sem a devida habilitação. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, nesse caso, X:


A

deve ser multado administrativamente, mas não condenado por crime, mesmo que sua conduta gere perigo de dano.


B

pratica crime se. com a sua conduta gerar perigo de dano.


C

comete crime de homicídio culposo no trânsito.


D

em nenhuma hipótese pratica crime.


E

responde pelo delito de omissão de socorro.

Segundo o CTB, para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá:


A

Estar habilitado no mínimo há três anos na categoria B e não ter cometido nenhuma infração média ou grave, ou ser reincidente em infrações gravíssimas, durante os últimos nove meses.


B

Estar habilitado no mínimo há cinco anos na categoria D e não ter cometido nenhuma infração leve ou média, ou ser reincidente em infrações graves, durante os últimos seis meses.


C

Estar habilitado no mínimo há três anos na categoria A e não ter cometido nenhuma infração grave, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos seis meses.


D

Estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado nas categorias:


I - Categoria E;

II - Categoria A;

III - Categoria B;

IV - Categoria C.


Dos itens acima:


A

Apenas os itens I e III estão corretos.


B

Apenas o item IV está correto.


C

Apenas os itens I e IV estão corretos.


D

Apenas os itens II e III estão corretos.

A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao órgão ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão.


Para conduzir veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista, o candidato deve-se habilitar na seguinte categoria:


A

Categoria D.


B

Categoria A.


C

Categoria B.


D

Categoria C.

O recolhimento do documento de habilitação ocorrerá quando:


A

Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes.


B

Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito.


C

O condutor ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível.


D

Deixar o condutor envolvido em acidente com vítima de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo.

Conforme a Lei nº 9.503/1997, analise as afirmativas a seguir.


I - Para conduzir veículos de outra categoria que não a sua, o condutor deverá realizar exames complementares exigidos para habilitação na categoria pretendida.

II - Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato não poderá ter cometido qualquer tipo de infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos seis meses.

III - A cada condutor corresponderá um único registro no RENACH, agregando-se nele todas as informações necessárias.

IV - Quando o candidato é aprovado nos exames de habilitação, recebe Permissão para Dirigir, com validade de 02 (dois) anos.

V - Os condutores das categorias C, D e E deverão submeter-se a exames toxicológicos para a habilitação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação.


Estão corretas as afirmativas


A

II, III e IV, apenas.


B

I e IV, apenas.


C

II e V, apenas.


D

I, III e V, apenas.

Sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é correto afirmar que


A

o condutor que exerce atividade remunerada com o veículo terá essa informação incluída na sua CNH.


B

a CNH e a Permissão para Dirigir somente terão validade para a condução de veículo quando forem apresentadas cópias autenticadas.


C

ao candidato aprovado nos exames de habilitação será conferida Permissão para Dirigir, com validade de um mês.


D

a CNH será conferida ao condutor no término de cinco anos, desde que ele não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.


E

não é necessário saber ler e escrever para conduzir veículo automotor.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado