

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Diretoria será eleita para mandato de três anos e empossada na primeira sessão plenária ordinária do colegiado.
Certo
Errado
Os conselheiros não poderão alterar o voto após ter sido proferido.
Certo
Errado
Nas relações com as organizações da categoria, constitui infração ética do fonoaudiólogo utilizar nomes, siglas ou símbolos das entidades de classe indevidamente ou sem autorização, bem como desrespeitar, injuriar, caluniar ou difamar qualquer componente da entidade.
Certo
Errado
O fonoaudiólogo não deve discutir com outro fonoaudiólogo sobre as condutas profissionais adotadas por ele, principalmente em situações de encaminhamento ou de relação de atendimento.
Certo
Errado
As provas documentais serão apresentadas pelo processado com a defesa.
Certo
Errado
Entre os princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela fonoaudiologia, estão o respeito à dignidade humana e aos direitos humanos e o exercício da profissão com honra, dignidade e responsabilidade social.
Certo
Errado
O fonoaudiólogo deve manter boas relações com os profissionais das demais categorias, de modo a respeitar os limites de sua área e das atividades que lhe são reservadas pela legislação em vigor.
Certo
Errado
Compete ao diretor-tesoureiro firmar, com o presidente, os atos de responsabilidade financeira e patrimonial.
Certo
Errado
Na fiscalização em domicílio, a entrada do fiscal só é permitida com a apresentação do alvará de funcionamento.
Certo
Errado
Em relação ao cliente, constitui um dever do fonoaudiólogo esclarecer, com linguagem clara e simples, sobre a avaliação, o diagnóstico, os prognósticos e os objetivos, assim como sobre o custo dos procedimentos fonoaudiológicos adotados, assegurando-lhe a escolha do tratamento ou dos procedimentos indicados.
Certo
Errado
A Comissão de Orientação e Fiscalização dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia será constituída de, no mínimo, cinco conselheiros, sendo obrigatório um conselheiro efetivo, além do presidente.
Certo
Errado
É vedado fazer anotações em prontuário sem a aposição do carimbo com o nome e o número de registro profissional.
Certo
Errado
O profissional de fonoaudiologia tem o direito de assinar qualquer procedimento fonoaudiológico realizado por terceiros, bem como de solicitar ou permitir que outros profissionais assinem seus procedimentos.
Certo
Errado
Os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia são autarquias estaduais.
Certo
Errado
O Conselho Regional de Fonoaudiologia manterá, em estabelecimentos bancários, contas separadas de arrecadação e de movimentação
Com relação aos parâmetros assistenciais propostos pelo CFFa, sobre a avaliação de linguagem, para realizar a avaliação da escrita completa (leitura, letramento, escrita e psicomotora), é necessário:
45 minutos.
90 minutos.
120 minutos.
180 minutos.
A Recomendação CFFa n. 15/2013, que dispõe sobre a conduta a ser adotada pelos Fonoaudiólogos diante da aprovação da Lei nº 12.842/2013, que regulamenta o exercício da medicina (Lei do Ato Médico), afirma que:
a Lei em questão não fere os direitos dos Fonoaudiólogos, dado que resguarda as competências específicas de outras profissões.
é preciso recorrer judicialmente, em ações individuais e coletivas, para que a Lei seja revogada.
caso sofra cerceamento, o Fonoaudiólogo deverá remeter o caso às autoridades, estando isento de apresentar provas documentais ou testemunhais.
a Lei n° 12.842/2013 não tem validade, dado que é inconstitucional.
é necessário editar nova Lei do exercício profissional da Fonoaudiologia, que verdadeiramente resguarde os direitos dos profissionais.
Os mandatos dos membros do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia serão de três anos, podendo haver a reeleição para mais um mandato. No Conselho Federal, as eleições são realizadas por meio de um Colégio Eleitoral constituído por um representante de cada Conselho Regional.
É objeto principal da Resolução CFFa nº 568/2020 a seguinte temática:
permissão de realização de reuniões do Sistema de Conselhos à distância, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus
prorrogação da data de revalidação do título de especialista, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus
atuação do Fonoaudiólogo em triagem auditiva neonatal universal
inscrição nos Conselhos de portadores de diplomas estrangeiros
nível de pressão sonora em ambientes para testagem auditiva
De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), nas escolas, o Fonoaudiólogo:
Contribui para o diagnóstico das situações de risco à saúde auditiva e à saúde vocal do educador, aponta possibilidades de intervenções e encaminhamentos para a equipe multidisciplinar.
Participa da elaboração, desenvolvimento e implementação de projetos para políticas públicas.
Colabora na realização de diagnósticos institucionais em seus aspectos físicos, ambientais e técnicos relacionados à saúde fonoaudiológica que possam interferir no desenvolvimento das práticas educacionais.
Elabora, propõe, planeja e realiza formações continuadas permanentes para reflexão da prática pedagógica sobre temas afins à Fonoaudiologia.