

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As equipes de saúde bucal podem se organizar nas modalidades I ou Il, mas somente a modalidade Il pode desenvolver parte de suas atividades em unidade odontológica móvel (UOM).
Certo
Errado
Considerando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de ingestão diária aceitável de flúor e considerando os benefícios que a fluoretação da água representa na prevenção de cáries e também os riscos à saúde humana decorrentes de níveis elevados de flúor, a lei federal n.º 6050, de 24/05/1974, e seus decretos estabelecem os limites recomendados para a concentração do íon fluoreto em função da média das temperaturas máximas diárias no estado de Santa Catarina. Ao encontro disso, indique qual equipamento a seguir é utilizado para verificação de fluoreto e qual o teor ótimo de concentração do íon fluoreto na água destinada ao consumo humano no estado de Santa Catarina, considerando também a Portaria n.º 421, de 13/05/2016:
Cromatografo Gasoso: 0,5 mg/L com um mínimo de 0,3 mg/L e máximo de 0,8 mg/L.
Phâmetro: 1,0 mg/L com mínimo de 0,5 mg/L e máximo de 1,5 mg/L.
Condutivimetro: 0,8 mg/L com um mínimo de 0,7 mg/L e máximo de 1,0 mg/L.
Turbidimetro: 0,5 mg/L com um mínimo de 0,3 mg/L e máximo de 0,8 mg/L.
Colorímetro: 0,8 mg/L com um mínimo de 0,7 mg/L e máximo de 1,0 mg/L.
A Organização Mundial da Saúde estabelece, em seu plano de ação para a saúde mental global, como objetivos para os países membros até 2030:
fechar todos os hospitais psiquiátricos de caráter asilar e melhorar a distribuição de profissionais de saúde mental por todo o mundo.
basear o cuidado em saúde mental a partir da concepção cultural da loucura em cada contexto e organizar serviços capazes de responder às demandas a partir de tais concepções.
produzir novos consensos sobre os transtornos mentais e comportamentais, incluindo aqueles provocados pelo uso de substâncias e homogeneizar os mecanismos de diagnósticos.
oferecer serviços sociais e de saúde mental centrados na comunidade e implementar estratégias para a promoção e prevenção em saúde mental.
construir redes de serviços de saúde mental orientados pela necessidade diagnóstica e qualificar as práticas assistenciais baseadas em evidências científicas.
Taxa de cesárea por 100 partos
Brasil e regiões - 1998 / 2002
Região | 1998 | 1999 | 2000 | 2001 | 2002 |
Região Norte | 27,90 | 27,00 | 27,40 | 27,30 | 28,10 |
Região Nordeste | 24,30 | 24,30 | 25,50 | 26,30 | 26,90 |
Região Sudeste | 46,70 | 45,30 | 46,30 | 46,90 | 47,50 |
Região Sul | 42,20 | 40,50 | 42,10 | 43,20 | 44,10 |
Região Centro-Oeste | 45,70 | 42,70 | 43,40 | 44,10 | 44,20 |
Total | 38,10 | 36,90 | 37,80 | 38,10 | 38,60 |
Fonte: SINASC/DATASUS
Considerando a interpretação do indicador apresentado na tabela acima conforme o que é preconizado como a taxa de cesárea ótima pela Organização Mundial de Saúde (OMS), assinale a alternativa correta.
O Brasil apresenta conformidade com a recomendação da OMS apenas nas regiões Norte e Nordeste (OMS: taxa de cesárea < 30%).
O Brasil apresenta conformidade com a recomendação da OMS em todas as regiões (OMS: taxa de cesárea < 50%).
O Brasil não apresenta conformidade com a recomendação da OMS em nenhuma região (OMS: taxa de cesárea < 15%).
O Brasil não apresenta conformidade com a recomendação da OMS apenas na região Sudeste (OMS: taxa de cesárea < 45%).
O Brasil não é capaz de atingir as metas impostas pela OMS por falta de recursos.
Os exemplos apresentados a seguir descrevem as aplicações dos conceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF (OMS, 2015) em cada situação específica.
De acordo com a CIF, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, analisando a intenção e a aplicação dos conceitos aos respectivos construtos básicos da aplicação.
COLUNA I
1. Deficiência anterior não resultando em limitação da capacidade, mas mesmo assim causando problemas de desempenho.
2. Deficiência que não resulta em limitação da capacidade, mas em problemas de desempenho.
3. Deficiências que atualmente não estão classificadas na CIF resultando em problemas de desempenho.
COLUNA II
( ) Uma mulher, recentemente, submeteu-se a testes voluntários tendo descoberto que é portadora de um código genético que a coloca no grupo de risco para o câncer de mama. A companhia de seguros tem recusado fazer-lhe um seguro de saúde por causa do seu risco e o que se vê é a restrição no envolvimento no domínio de cuidar da sua saúde.
( ) Um indivíduo com vitiligo na face pode viver em um local onde o vitiligo pode ser erradamente visto como lepra e ser, assim, considerado contagioso. Portanto, no ambiente habitual da pessoa, essa atitude negativa é uma barreira ambiental que leva a problemas significativos de desempenho nas interações interpessoais.
( ) Um indivíduo que se recuperou de um episódio psicótico agudo, mas que carrega o estigma de ter sido um “paciente mental”. No domínio do trabalho ou das interações interpessoais, devido às atitudes negativas das pessoas no seu ambiente habitual, restringe a interação na vida social e profissional.
Assinale a sequência correta.
1 2 3
3 2 1
2 3 1
2 1 3


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define reação adversa ao medicamento (RAM) como “qualquer resposta prejudicial ou indesejável e não intencional que ocorre com medicamentos em doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico, tratamento de doença ou para modificação de funções fisiológicas”.
Dentre as reações adversas encontradas no território bucal mais comumente descritas na literatura, é correto citar os distúrbios do paladar, entre outras. Os maiores responsáveis pelas disgeusias são
os inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA).
os antinflamatórios não esteroidais (AINES).
as drogas à base de levotiroxina.
os antagonistas dos receptores D2.
os anti-histamínicos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma dieta inadequada é o principal fator de risco para mortalidade precoce ao redor do mundo. Existem inúmeras intervenções dietéticas propostas para a prevenção e controle da hipertensão arterial, dentre elas, o consumo de alguns alimentos e suplementos alimentares que apresentam evidência de potencial efeito redutor da pressão arterial (PA).
Sobre o efeito desses alimentos e suplementos na redução da pressão arterial, é correto afirmar que
a suplementação de coenzima Q10 reduz tanto a pressão arterial sistêmica quanto a diastólica.
a suplementação de magnésio ajuda a reduzir a pressão arterial sistêmica, mas não interfere na pressão arterial diastólica.
a suplementação de vitamina C na dose de 500 mg/dia reduz a pressão arterial sistêmica e a pressão arterial diastólica em -4,9/-1,7 mmHg, respectivamente.
a suplementação de cálcio na dose de 1g/dia provoca redução da pressão arterial sistêmica e da pressão arterial diastólica em -5,3/-3,1 mmHg, respectivamente.
o uso de vitaminas combinadas (polivitamínicos) parece ser benéfico apenas em pacientes portadores de hipertensão arterial considerados de alto risco cardiovascular, como, por exemplo, aqueles que já infartaram.
A Classificação Internacional de Doenças – CID foi atualizada em janeiro de 2022 trazendo algumas mudanças em sua nova versão.
Sobre essas mudanças, marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A transexualidade deixou de figurar na lista de doenças mentais e foi reclassificada como uma “incongruência de gênero”, em vez de “distúrbio de identidade de gênero”.
( ) A CID 11 reuniu todos os transtornos que fazem parte do espectro do autismo, como o autismo infantil, a Síndrome de Rett, e a Síndrome de Asperger, por exemplo, em um único diagnóstico: o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).
( ) A OMS definiu Gaming disorder como um “padrão de comportamento persistente ou recorrente”, com uma gravidade suficiente para comprometer as áreas de funcionamento pessoal e social.
As afirmativas são respectivamente
F – V – V.
F – F – F.
V – F – V.
F – V – F.
V – V – V.
O Brasil faz parte da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004. O objetivo da aliança é adotar medidas de melhoria no atendimento ao paciente e aumentar a qualidade dos serviços de saúde. Assinale a alternativa que indica metas internacionais de segurança do paciente.
Monitorar as obras de hospitais e unidades básicas de saúde.
Cumprir o agendamento de cirurgias eletivas.
Manter adequados os estoques de EPIs, especialmente em período de pandemia.
Gerenciar os profissionais da rede de saúde, para não haver faltas.
Identificar os pacientes corretamente e reduzir o risco de lesões decorrentes de quedas aos pacientes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um sexto da população mundial é afetada pelas chamadas doenças negligenciadas, enfermidades que a indústria farmacêutica não tem interesse em pesquisar. São doenças como a hanseníase, a doença de Chagas e a leishmaniose, que afetam principalmente a população de baixa renda.
As doenças citadas acima são causadas, respectivamente, por
vírus, helminto e helminto.
vírus, inseto e platelminto.
bactéria, protozoário e protozoário.
bactéria, protozoário e helminto.
protozoário, inseto e inseto.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) descreve a saúde e o perfil de ________________ e/ou de incapacidade do indivíduo com determinada doença ou condição de saúde. O modelo conceitual da CIF descreve saúde como um fenômeno _____________ que depende de fatores pessoais e ____________, intrínsecos e extrínsecos.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
funcionalidade – clínico – culturais
funcionalidade – multifatorial – ambientais
autonomia – clínico – ambientais
autonomia – multifatorial – culturais
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), assinale a alternativa incorreta com relação a pandemias.
Uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes, com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, a definição de pandemia requer que haja mais de 120 países com casos declarados da infecção.
A questão da gravidade da doença e da disseminação geográfica rápida que o vírus apresenta entram na definição de pandemia da OMS.
Em 2009, a OMS declarou como pandemia o surto de H1N1. Estima-se que a doença tenha infectado cerca de um bilhão de pessoas e matado milhares no primeiro ano de detecção. A Aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada como uma pandemia e, atualmente, há a covid-19, com ocorrência de casos em quase todos os países do mundo.
Uma pandemia de gripe ocorre quando um novo vírus emerge e se espalha pelo mundo e a maioria das pessoas não tem imunidade.
Há cem anos, o mundo enfrentou uma outra pandemia, a de gripe espanhola. Estima-se que entre cinquenta e cem milhões de pessoas tenham morrido entre 1918 e 1920.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem demonstrado que a maior prevalência de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) ocorre em unidades de terapia intensiva, em enfermarias cirúrgicas e alas de ortopedia. Sendo que as infecções de sítio cirúrgico, infecções do trato urinário e infecções do trato respiratório inferior são as que mais ocorrem (WHO/CSR, 2002). Diante desse cenário a OMS preconiza que as autoridades em âmbito nacional e regional desenvolvam ações com qual objetivo principal? Assinale a alternativa correta:
Com o objetivo de redução do risco de aquisição de IRAS
Objetivo de rastrear as notificações compulsórias
Contraindicar os indicadores de qualidade
Monitorizar os hospitais
Programar manutenção preventiva nas Unidades de Terapia Intensiva
A Organização Mundial de Saúde (OMS) conceitua abortamento como a expulsão ou extração do concepto pesando menos de 500 g. É considerado precoce, se ocorre até a 12a semana e tardio, quando ocorre após esse período. A respeito desse tema, assinale a opção CORRETA.
Infecção por toxoplasmose não se associa a abortamento no início da gestação.
As perdas fetais de repetição merecem tratamento empírico com heparina e AAS, mesmo com provas laboratoriais negativas para trombofilias.
A aspiração manual intrauterina (AMIU) pode ser realizada, desde que a anestesia seja geral.
O material curetado não precisa ir sempre para o exame anatomopatológico, pois sabe-se que 90% desses abortos são consequentes de problemas genético-cromossômicos.
A ultrassonografia pélvica torna-se imprescindível para o diagnóstico de abortamento completo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, pois o leite materno reúne as características nutricionais ideais para a criança nesta fase da vida evidenciando benefícios incontestáveis a ambos. Porém em algumas situações a amamentação deve ser interrompida temporariamente ou definitivamente em benefício do Recém nascido pela possibilidade de transmissão de doenças infectocontagiosas. Assinale a alternativa que apresenta em quais casos a amamentação deve ser interrompida temporariamente.
Herpes Ativa na mama, Varicela e Chagas em fase aguda
Sífilis, Rubéola e HIV
Hepatite B, HIV e Herpes
Hepatite C, Citomegalovírus e Toxoplasmose
Dengue, HIV e Heátite B


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (RSS) todos os restos gerados em estabelecimentos de saúde, centros de pesquisa e laboratórios. Assinale as atividades que geram RSS:
Salões de beleza e barbearias.
Laboratórios de nutrição e dietética.
Estabelecimentos escolares.
Funerárias e serviços em que se realizem atividades de embalsamamento, necrotérios e centros de controle de zoonoses.
A Organização Mundial de Saúde categoriza os laboratórios em função das barreiras físicas e protocolares aplicadas que obedecem ao gradiente de risco biológico. Os laboratórios que manipulam agentes patogênicos perigosos devem possuir um nível de segurança definido como:
NB1
NB2
NB3
NB4
Cerca de 10% da população mundial está exposta a níveis de ruído que podem causar diversos problemas. Além dos danos à audição, o ruído causa perturbação e desconforto, prejuízo cognitivo, distúrbios do sono e doenças cardiovasculares (Fonte: Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, 2013). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda limites de exposição à poluição sonora, como o seguinte:
para o trânsito, a recomendação de ruídos é um máximo de 53 decibéis, limite que cai para 45 à noite.
para clubes noturnos, shows e reprodutores de música o ruído não deve exceder 90 decibéis.
para a sala de aula, o ruído não pode ultrapassar 60 decibéis.
para as turbinas eólicas, o ruído não deve ultrapassar 70 decibéis.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social. De outra forma, pode-se dizer que saneamento caracteriza o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar salubridade ambiental. São consideradas ações de saneamento:
Água de boa qualidade para o consumo humano e seu fornecimento contínuo asseguram a redução e controle de: diarreias, cólera, dengue, febre amarela, tracoma, hepatites, conjuntivites, poliomielite, escabioses, leptospirose, febre tifoide, esquistossomose e malária.
Coleta regular, acondicionamento e destino final adequado dos resíduos sólidos diminuem a incidência de casos de: peste, febre amarela, dengue, toxoplasmose, leishmaniose, cisticercose, salmonelose teníase, leptospirose, cólera e febre tifoide.
Esgotamento sanitário adequado é fator que contribui para a eliminação de vetores da: malária, diarreias, verminoses, esquistossomose, cisticercose e teníase.
Todas alternativas estão corretas.
Leia o texto 'Aleitamento materno' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto apresenta ao leitor a ideia de que existe uma tendência descendente da prática da amamentação no Brasil, o que nos coloca longe de cumprir a recomendação da Organização Mundial de Saúde sobre a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e a continuidade do aleitamento materno até o segundo ano de vida ou mais.
II. O texto procura deixar claro para o leitor que a amamentação é fundamental à saúde da criança devido aos seus benefícios nutricionais, emocionais, imunológicos, econômico-sociais e de aporte para o desenvolvimento, embora não apresente benefícios à saúde materna.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.