

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Conforme a Lei n. 3.173/98, e suas alterações, se houver, grupo ocupacional:
é o conjunto de níveis de vencimento de um mesmo cargo.
identifica o posicionamento do servidor na tabela de vencimentos, relativo ao cargo que ocupa.
é o conjunto de cargos com afinidades entre si, quanto à natureza do trabalho ou ao grau de conhecimento necessário para desempenhá-lo.
é o conjunto de deveres, atribuições e responsabilidades cometido ao funcionário, criado por lei.
Marco exerce de maneira ininterrupta cargo público civil por exatos 6 (seis) anos e 13 (treze) dias. Nesse caso, é correto afirmar, conforme a Lei municipal n. 3.120/94, e suas alterações, se houver:
Marco deve a fracionar a licença-prêmio, em parcelas não inferiores a 15 (quinze) dias.
Marco tem direito a uma licença-prêmio de 2 (dois) meses a cada 5 (cinco) anos de exercício ininterrupto.
Marco não fará jus à licença-prêmio caso, no período aquisitivo, tenha sido penalizado com suspensão, por indisciplina.
Marco adquiriu duas licenças-prêmio de 2 (dois) meses cada, totalizando 4 (quatro) meses de licença.
É adicional previsto na Lei municipal n. 3.120/94, e suas alterações, se houver:
Adicional de licença remunerada.
Adicional por encargo de curso.
Adicional por tempo de serviço.
Adicional de produtividade.
De acordo com a Lei n. 3.173/98, e suas alterações, se houver, os servidores dos cargos de provimento efetivo constantes do Plano de Cargos, Funções e Empregos Públicos instituído pela Lei n. 3.120/94, serão enquadrados nos cargos correspondentes do Plano instituído pela Lei n. 3.173/98, por meio de ato do Poder Executivo. Dispõe, ainda, a Lei n. 3.173/98, que o nível de vencimento de cada servidor, para fins de enquadramento, será o correspondente ao nível em que for enquadrado. Nesse contexto, se do enquadramento resultar em redução de vencimentos:
o servidor terá direito à complementação do vencimento por meio de recebimento de abono de caráter indenizatório.
o servidor terá seus vencimentos anteriores mantidos equiparados à tabela correspondente.
o servidor não poderá se insurgir contra a redução dos vencimentos por não existir direito adquirido a regime jurídico.
o servidor terá prazo de 30 (trinta) dias para requerer o reenquadramento em cargo de remuneração idêntica ou superior, ainda que o cargo pleiteado não seja correspondente ao do plano anterior.
Caso o servidor constate que seu enquadramento foi feito em desacordo com a Lei municipal n. 3.173/98, e suas alterações, se houver, ele:
terá 30 (trinta) dias úteis para recorrer do ato de enquadramento.
poderá peticionar ao Secretário de Administração, por meio de requerimento devidamente fundamentado, em até 60 (sessenta) dias contados da data de publicação do ato de enquadramento.
deverá judicializar a situação, eis que o ato de enquadramento pela autoridade competente é irrecorrível.
deverá direcionar contra o ato de enquadramento recurso ao Chefe do Executivo, no prazo legal.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Carlos tomou posse em cargo público municipal e, passado o prazo máximo de 30 (trinta) dias, não entrou em efetivo exercício. Neste caso, é correto afirmar, conforme a Lei municipal n. 3.120/94, e suas alterações, se houver:
Fica automaticamente prorrogado, por igual período, o prazo para que Carlos entre em exercício.
Carlos deverá ser exonerado.
Carlos deverá receber advertência.
A nomeação de Carlos será considerada sem efeito e o Município poderá nomeá-lo novamente.
A lotação dos servidores do Poder Executivo, em função desta Lei, será aprovada por Decreto do Prefeito Municipal, a partir de proposta do Secretário de Administração, respeitando-se o seguinte, exceto:
Os servidores do Quadro de Magistério serão lotados exclusivamente na Secretaria de Educação.
Os servidores do Quadro de Saúde serão lotados exclusivamente na Secretaria de Saúde.
O servidor não poderá ser lotado em localidade do município distinta daquela em que já serve.
Atendendo a necessidade da Administração Pública Municipal, o servidor poderá ser lotado em outro organismo, com sua anuência em cargo compatível com a que já exerce, desde que na localidade do município onde já serve.
Sobre as regras da "ajuda de custo", apenas não se pode afirmar:
A ajuda de custo visa compensar as despesas de viagem e instalação do servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, sendo paga após do deslocamento do servidor.
As despesas com transporte do servidor e de sua família, aí compreendidos passagem, bagagem e bens pessoais, correrão inteiramente por conta da administração.
No caso de falecimento do servidor, na nova sede, ficam assegurados a sua família, ajuda de custos e transporte para a localidade de origem, no prazo máximo de 01 (um) ano, contado a partir do óbito.
A ajuda de custo será calculada sobre a remuneração do servidor, conforme disposição em regulamento próprio, não podendo ser superior à importância correspondente a 03 (três) meses de vencimentos. E será arbitrada pela autoridade competente, considerando as novas condições de vida do servidor.
Os cargos de provimento efetivo compõem o quadro de carreira e, seguindo a correlação de afinidade, a natureza dos trabalhos e/ou o nível de conhecimento aplicado, serão alocados nos Grupos Ocupacionais seguintes:
I- Administrativo;
II- Fiscal;
III- Operacional;
IV- Saúde;
V- Superior;
VI- Técnico.
Estão corretos apenas os itens:
I, II, III, IV, V e VI.
I, II e III.
I, II, III e IV.
I, II, III, IV e V.
A transferência constitui a passagem do servidor estável de cargo efetivo para outro de semelhante denominação, pertencente ao quadro de pessoal diverso, de órgão ou instituição do mesmo poder. A transferência poderá ser realizada, conforme o caso, da seguinte forma:
I- A pedido do servidor, atendida a conveniência do serviço;
II- De Ofício, de acordo com o interesse da administração; comprovada a vacância e necessidade do seu preenchimento desde que não traga prejuízos financeiros com locomoção ou mudança de residência do servidor transferido;
III- De cargo para outro de qualquer vencimento, no mesmo quadro, mediante o preenchimento de vaga.
Após a análise das assertivas, marque a alternativa correta:
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Todas as assertivas estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre a "Progressão Horizontal", apenas não se pode afirmar:
Não será concedida progressão horizontal ao servidor em estágio probatório.
A progressão horizontal, será concedida a cada 2 (dois) anos, por critério de avaliação aos servidores ativos.
A progressão horizontal também poderá ser concedida nos 2 (dois) primeiros anos de exercício profissional na Administração Pública.
Não será concedida progressão horizontal ao servidor que não obtiver o grau mínimo de merecimento quando da avaliação de seu desempenho, de acordo com as normas previstas em regulamento específico.
Com base na Lei n. 3.173/98, e suas alterações, analise as questões seguintes e marque a alternativa correta:
Não será concedida progressão horizontal ao servidor que não obtiver o grau mínimo de merecimento quando da avaliação de seu desempenho, de acordo com as normas previstas em regulamento específico.
A progressão horizontal também poderá ser concedida nos 2 (dois) primeiros anos de exercício profissional na Administração Pública.
Não será concedida progressão horizontal ao servidor em estágio probatório.
A progressão horizontal, será concedida a cada 2 (dois) anos, por critério de avaliação aos servidores ativos.
O regime jurídico estatutário instituído pela Lei municipal n. 3.120/94, e suas alterações, se houver, é aplicável:
a todos os servidores públicos civis do Município de Óbidos, quaisquer de seus Poderes.
a todos os servidores civis e militares do Município de Óbidos.
a todos os servidores públicos do Município de Óbidos, excluídos os que ocupam cargo em comissão.
a todos os servidores civis e militares do Município de Óbidos, limitado ao Poder Executivo.
De acordo com a Lei municipal n. 3.120/94, e suas alterações, se houver, da sindicância poderá resultar:
I- demissão a bem do serviço público;
II- suspensão de até 60 (sessenta) dias;
III- advertência;
IV- abertura de processo disciplinar.
Estão corretos apenas os itens:
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
O Quadro Geral de Cargos e Carreiras que compõe o Plano de Cargos e Carreiras da Administração Direta do Poder Executivo do Município de Óbidos instituído pela Lei municipal n. 3.173/98, e suas alterações, se houver, é subdividido em:
apenas Quadro de Cargos de Provimento Efetivo e Quadro de Cargos de Provimento em Comissão.
Quadro de Cargos de Provimento Efetivo, Quadro de Cargos de Provimento em Comissão e Quadro de Funções Gratificadas.
apenas Quadro de Cargos de Provimento em Comissão e Quadro de Funções Gratificadas.
apenas Quadro de Cargos de Provimento Efetivo e Quadro de Funções Gratificadas.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Leia os itens seguintes acerca da capacitação e treinamento no contexto do Plano de Cargos e Carreiras da Administração Direta do Poder Executivo do Município de Óbidos:
I- Na modalidade formação, o treinamento tem por finalidade integrar o servidor ao ambiente de trabalho, através da apresentação da organização e funcionamento da Prefeitura e de técnicas de relações humanas.
II- Na modalidade de adaptação, o treinamento tem por finalidade preparar o servidor para o exercício de novas funções, quando a tecnologia absorver ou tornar obsoletas aquelas que vinha exercendo no momento.
III- O treinamento terá sempre caráter objetivo e prático.
IV- Compete à direção de cada órgão de cada Poder a elaboração e o desenvolvimento dos programas e treinamento.
Estão corretos, conforme a Lei n. 3.173/98, e suas alterações, se houver, apenas os itens:
II e III.
I e II.
III e IV.
I e IV.
Assinale o que não é atribuição do cargo de secretário escolar.
Coordenar e supervisionar as atividades referentes à matrícula, transferência, adaptação e conclusão de curso.
Coordenar a elaboração e execução da proposta pedagógica, garantir seu cumprimento e articular a escola com as famílias e a comunidade.
Organizar e manter atualizado o protocolo, o arquivo escolar e o registro de assentamento dos alunos.
Organizar e manter em dia a coletânea de leis, regulamentos, diretrizes, portarias, circulares, resoluções e demais documentos.
De acordo com a pela Lei municipal n. 3.173/98, e suas alterações, se houver, a jornada de trabalho dos servidores integrantes do Quadro Geral de Cargos e Carreiras da Administração Direta do Poder Executivo será de, no máximo:
20 (vinte) horas semanais.
44 (quarenta e quatro) horas semanais.
40 (quarenta) horas semanais.
36 (trinta e seis) horas semanais.
Em conformidade com a Lei n. 3.173/98, e suas alterações, se houver, os vencimentos do Quadro de Cargos de Provimento em Comissão serão definidos:
por ato do Secretário de Administração.
por decreto do Prefeito.
por lei específica.
por portaria do gestor do órgão.
De acordo com a Lei municipal n. 3.120/94, e suas alterações, se houver, o servidor estará investido no cargo público com:
o efetivo exercício.
a contratação.
a posse.
a nomeação.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.