

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O registro sanitário é etapa central do controle pré-mercado. Segundo a Lei nº 6.360/1976 e o Decreto nº 8.077/2013, qual definição descreve a natureza jurídica do registro de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde?
Ato comercial de listagem, voltado à entrada em estoque, apoiado em dados descritivos fornecidos pelo fabricante.
Ato administrativo que reconhece conformidade com qualidade, segurança e finalidade declarada, condicionando produção e oferta.
Ato privado substitutivo de autorização de funcionamento, voltado a agilizar a fabricação diante de prazos de mercado.
Ato arrecadatório de prazo curto, voltado a taxas administrativas, com efeito reduzido no ciclo de vida do produto.
A quem compete a implementação do recolhimento de medicamentos em casos de indícios ou comprovação de desvio de qualidade ou que tenham seu registro cancelado?
À Vigilância Sanitária municipal, conforme a Lei no 6.360/1976.
À Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme RDC no 430/2020.
A logística reversa é de responsabilidade da farmácia ou drogaria que vende o insumo.
Só há obrigatoriedade do recolhimento de medicamentos após comprovação técnica e laudo da Anvisa, conforme estabelecido na RDC no 430/2020.
A fabricantes ou importadores que detêm o registro do medicamento, conforme o Decreto no 8.077/2013.
Tendo em vista que o Decreto Federal nº 8.077/2013 regulamenta as condições para o funcionamento de empresas sujeitas ao licenciamento sanitário, e o registro, controle e monitoramento no âmbito da vigilância sanitária terão prioridade, nos termos de regulamentação específica da Anvisa, as análises dos requerimentos de registro referentes a:
Procedimentos de liberação de produtos importados destinados à pesquisa tecnológica e científica.
Indeferimento do requerimento de revalidação de registro que tenha sido automaticamente revalidado.
Produtos com inovações radicais ou incrementais fabricados no país ou que atendam sua regra de origem ou processo produtivo básico, desde que o núcleo tecnológico do produto também seja fabricado no país.
Registro de inseticidas, imunobiológicos, medicamentos e outros insumos estratégicos quando adquiridos por intermédio de organismos multilaterais internacionais, para uso em programas de saúde pública pelo Ministério da Saúde e suas entidades vinculadas.
Assinale a alternativa correspondente a atividade que será atribuição de um auditor de atividades urbanas especialista em Vigilância Sanitária.
Ter acesso aos locais onde se realizam atividades sujeitas à Vigilância Sanitária, desde que autorizado pelo órgão regulador.
Interditar, mesmo que parcialmente, os estabelecimentos regulados pelo Decreto n° 8.077/2013 e que estejam em desacordo com a legislação sanitária.
Solicitar análise e inspeção de uma junta da Vigilância Sanitária, quando houver suspeita de adulteração ou deterioração de produtos regulados pela Lei n° 6.360/1976.
Verificar a procedência e as condições aduaneiras dos produtos comercializados em supermercados e em farmácias.
Realizar inspeções programadas e acordadas entre regulador e regulado, para apuração de infrações sanitárias.
A importação de produtos submetidos ao regime de vigilância sanitária está sujeita à prévia manifestação da Anvisa, que definirá, em regulamentação específica, os requisitos técnicos a serem observados.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Quando solicitada pela empresa, é permitida a mudança de nome de produto registrado antes de sua comercialização.
Certo
Errado
Os estabelecimentos terão licenças sanitárias independentes, mesmo que localizados no mesmo município e que pertençam a uma só empresa.
Certo
Errado
Não é permitida a revalidação automática de registro.
Certo
Errado
Os agentes a serviço do controle e do monitoramento da vigilância sanitária terão livre acesso aos locais onde se processem as atividades sujeitas ao controle sanitário.
Certo
Errado
É proibida, no País, a reembalagem de produtos controlados pela vigilância sanitária importados, inclusive a granel.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Conforme regulamentado pelo Decreto n.º 8.077/2013, os estabelecimentos pertencentes a uma mesma empresa
utilizarão a mesma licença sanitária do estabelecimento matriz quando situados no mesmo município.
terão licenças sanitárias independentes.
utilizarão a mesma licença sanitária do estabelecimento matriz quando situados no mesmo estado ou no Distrito Federal.
utilizarão a mesma licença sanitária do estabelecimento matriz mesmo quando situados em diferentes estados e no Distrito Federal.
Um dos objetivos da gestão da farmácia hospitalar é otimizar a relação entre custo, benefício e risco das tecnologias e dos processos assistenciais.
Os profissionais e os serviços médicos e ambulatoriais poderão possuir, na maleta de emergência, até três ampolas de medicamentos entorpecentes e até cinco ampolas de medicamentos psicotrópicos, para aplicação em caso de emergência.
O preparo de doses unitárias de medicamentos não compreende o fracionamento, a subdivisão e a transformação de formas farmacêuticas.
Não é objetivo da gestão da farmácia hospitalar participar ativamente do aperfeiçoamento contínuo das práticas da equipe de saúde.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
É vedada a distribuição de amostras gratuitas de medicamentos que produzam dependência física ou psíquica a médicos e cirurgiões-dentistas.
A manipulação de antineoplásicos e radiofármacos realizada em hospitais dispensa a verificação do disposto nos protocolos clínicos.
Precursores são substâncias utilizadas para a obtenção de entorpecentes ou psicotrópicos e constantes das listas aprovadas pela Convenção Contra o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e de Substâncias Psicotrópicas.
As plantas medicinais sob a forma de droga vegetal serão dispensadas de registro, conforme critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O livro de receituário geral é utilizado na escrituração de indústria farmoquímica, laboratórios farmacêuticos e distribuidoras.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.