

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Nos trechos seguintes retirados do 3º parágrafo do texto, o pronome destacado não é anafórico do nome nos parênteses em:
"Para isso existem as escolas: (...)" (ensino das respostas certas).
"Pelo que Ihe dou os parabéns." (professor de Filosofia).
"(...) teria com ela cortado as asas do pensamento." (resposta).
"(...) que só alça vôo nos espaços (...)" (águia).
"Em geral, elas se dão por satisfeitas com a explicação (...)", parágrafo 3, os pronomes da frase são anafóricos de:
mamíferos.
pessoas.
crianças.
compradoras.
No excerto “Os incêndios também estão compondo uma parcela maior da perda de cobertura arbórea global em comparação com outras causas, como mineração e silvicultura. Embora os incêndios tenham sido responsáveis por apenas cerca de 20% de toda a perda de cobertura arbórea em 2001, eles agora representam cerca de 33%”, o termo “eles” é usado para substituir
“os incêndios”, por meio de anáfora.
“os incêndios”, por meio de catáfora.
“perda de cobertura arbórea”, por meio de anáfora.
“perda de cobertura arbórea”, por meio de catáfora.
Considerando a expressão destacada do excerto retirado do texto, assinale a alternativa correta: “Isso é feito a partir de uma média das informações fornecidas por estações de medição da poluição atmosférica instaladas nesses centros urbanos”.
Trata-se de uma preposição que retoma uma informação citada anteriormente.
Trata-se de uma conjunção que expressa relação com um termo anterior.
Trata-se de um pronome que expressa uma retomada por anáfora.
Trata-se de um pronome possessivo que indica uma retomada por catáfora.
Nos trechos “Ela própria o confessa”, “Quanto a ela” e “Afrontá-la”, há exemplos de coesão por
catáfora, evidenciados pelos pronomes “o”, “quanto” e “la”.
catáfora, evidenciados pelos pronomes “o”, “ela” e “la”.
anáfora, evidenciados pelos termos “própria, “ela” e “afrontá”.
anáfora, evidenciados pelos pronomes “o”, “ela” e “la”.
No movimento de coesão do texto, as anáforas funcionam como elementos que, na retomada, ratificam o ponto de vista do produtor do texto. Funciona como elemento de coesão anafórica, com efeito opinativo, a expressão destacada em
“[...] arrogam-se qualidades que não possuem ou oferecem produtos nada confiáveis, como notícias falsas, remédios suspeitos e trapaças online.”.
“[...] podem ser encontrados representantes das duas espécies.
“[...] A lista desses mestres da ilusão (para usar uma expressão bem-educada) pode incluir” [...].
“[...] foi revelado por outro ilusionista profissional, um mágico chamado James Randi.”
“[...]já que as vendas de seus remédios “milagrosos” evidentemente dependiam da eloquência e do carisma do vendedor.
Não discutirei aqui esse trabalho. (L.5)
Em relação ao pronome destacado no período acima, assinale a alternativa correta.
Caso se troque o pronome por “este”, além de modificar sua significação, altera-se seu papel de dêitico para anafórico.
Caso se troque o pronome por “este”, além de modificar sua significação, altera-se seu papel de anafórico para catafórico.
Caso se troque o pronome por “este”, além de modificar sua significação, altera-se seu papel de anafórico para dêitico.
Caso se troque o pronome por “este”, além de modificar sua significação, altera-se seu papel de catafórico para anafórico.
Caso se troque o pronome por “este”, além de modificar sua significação, altera-se seu papel de catafórico para dêitico.
Com base no texto “Contribuições da Psicologia e Pedagogia para o Trânsito Seguro”, analise as afirmativas a seguir:
I. Em: “A Educação para o trânsito está prevista no art. 76 do CTB, o qual norteia e estabelece a necessidade de incluir os conteúdos programáticos de forma transversal dentro de Ética, Cidadania, Saúde e Meio Ambiente.”, o termo “transversal” é composto pelo prefixo, “trans”, corretamente empregado nas palavras: trans-histórico, transnacional, transoceânico.
II. No trecho: “Até o advento da profissão de psicologia em 1962, essa era uma disciplina da área da educação”, o pronome demonstrativo destacado, “essa”, tem função anafórica, referindo-se a “profissão de psicologia”.
Marque a alternativa correta:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
As duas alternativas são falsas.
Ocorre coesão referencial anafórica por meio de um pronome demonstrativo apenas em:
O que ela me disse foi isto: que voltaria para a sua cidade natal.
Os balcões que alugamos ficam ali.
Ana resmungava, e sua mãe queria saber qual era o problema da garotinha.
Pedro e Fábio estudaram juntos na infância. Eles são grandes amigos até hoje.
A briga destruiu o bar. Aquilo só aconteceu porque todos estavam embriagados.
Esses projetos provavelmente só surgiriam na mente feminina, de acordo com Priscila Kashiwabara, especialista em propriedade intelectual e sócia do escritório Kasznar Leonardos. (L59-62)
O pronome sublinhado no período acima desempenha papel
anafórico.
catafórico.
exofórico.
dêitico.
Considere o excerto: “Isso revolucionou o nosso campo.” No contexto apresentado, o pronome demonstrativo “isso” é utilizado como um recurso de coesão referencial anafórico. O referente ao qual remete tal pronome é:
a tecnologia LIDAR.
a floresta.
a expedição na floresta.
o avião utilizado na expedição.
as relíquias encontradas.
Analise as sentenças a seguir e assinale aquela em que ocorre(m) elemento(s) de coesão textual referencial anafórica.
O segredo para ter uma vida saudável é este: férias sempre que puder.
Assistimos a filmes, comemos pipoca, conversamos. A noite ficou nisso.
Maria sentia falta de sua mãe, pois era uma criança muito manhosa.
Caso as coisas piorem, então recorreremos aos nossos pais.
A vaga do carro do chefe é essa aí.
É bastante provável que essa alteração, embora importante, não tenha sido a única a conduzir a nossa linhagem rumo à vida sem rabo. (L.84-86)
O pronome sublinhado no período acima desempenha papel
anafórico.
catafórico.
exofórico.
dêitico.
epanafórico.
Na passagem entre aspas “É uma mania deles [1], dos hospitais [2] [...]” (l. 23), o termo 1, em relação ao 2, trata-se de
uma infração à coesão anafórica.
uma infração à coesão catafórica.
uma referência catafórica.
uma referência anafórica.
No excerto “Um relógio interno que nos avisa que vai ocorrer uma mudança no corpo e que ele está se preparando para comer, dormir, acordar... Isso se chama ritmo circadiano.”, o pronome demonstrativo “isso” é um mecanismo textual de:
anáfora.
catáfora.
conjunção.
repetição.
reiteração.
Nos processos de referenciação textual, há formas anafóricas que realizam a retomada resumitiva de uma ideia ou de um conjunto de informações anteriormente mencionado no texto, transformando-os em um novo referente. Nas alternativas a seguir, as expressões em destaque desempenham essa função, exceto em:
Contudo, o otimismo voltairiano com a irrupção da modernidade, apoiada em suas filhas diletas, a ciência e a tecnologia, não se confirmou.
Quais as consequências de tão abrupta revolução epistêmica? Crianças e jovens têm, hoje, duplo espaço de (de)formação [...].
Sequer sabem o que é utopia — que poderia salvá-los desse redemoinho que, como um ralo de pia, suga-os para a vida shoppingcentrada [...].
A situação é preocupante. Ignoro o que dirá o futuro dessa primeira geração que passou da era analógica à digital [...).
O trecho “em 2024 podemos ter Lauren Sanchez, parceira de Jeff Bezos, liderando uma tripulação totalmente feminina em um voo espacial” funciona no texto como um recurso
anafórico, já que retoma a ideia de que o espaço não é apenas para homens.
estilístico, pois utiliza a fama de alguém que representa um significado maior.
denotativo, visto que desfaz a metáfora instaurada pela palavra odisseia.
sinestésico, porque apresenta diferentes sensações sobre o voo espacial.
Classifique as expressões coesivas referenciais destacadas, fazendo a associação.
(1) Anáfora
(2) Catáfora
( ) Aprendi que há apenas um caminho para a liberdade e a felicidade: parar de me preocupar com tudo aquilo que está além do meu controle, decisão e capacidade e ter a consciência de que não são as pessoas e situações que me afetam e desequilibram, mas as minhas percepções, opiniões, crenças e interpretações equivocadas sobre elas.
( ) Uma prova concreta de que estou aprendendo a dominar meus monstros internos é o fato de ter parado de tomar Lexotan. Antes da pande-mia, sempre que precisava viajar, dar aulas, palestras, entrevistas, participar de programas de televisão, eu tomava o ansiolítico antes de dormir.
( ) ‘Alguém procedeu mal comigo? Isso é com ele. A deliberação é dele, a ação é dele... É impossível que os maus não pratiquem o que está em sua índole... Eis a melhor maneira de se vingar: não se lhes assemelhar.’
( ) Por isso, todos os dias, assim que acordo, respondo às seguintes perguntas no meu diário: "O que eu faria se não tivesse tanto medo? Como vou gozar o dia de hoje? O que posso fazer de bonito, bom e relevante? Como posso transformar o meu medo em coragem, a minha tristeza em beleza e a minha dor em amor?".
A sequência CORRETA é:
1 – 1 – 2 – 1
1 – 2 – 1 – 2
2 – 1 – 2 – 2
2 – 2 – 1 – 2
Dentre as opções a seguir, o único vocábulo que NÃO foi utilizado no texto como um mecanismo anafórico é:
“O assunto foi abordado por diversos convidados em simpósio promovido pela Academia Nacional de Medicina (ANM)” – último parágrafo.
“A imunoterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que visa combater o avanço da doença pela ativação do próprio sistema imunológico do paciente” – 1º parágrafo.
“É importante revelar que, mesmo com o crescimento do método, o tratamento não consegue ter eficácia para todos os pacientes” – 3º parágrafo.
“A mensagem que o evento deixa é de que imunoterapia é considerada um grande passo para o tratamento contra o câncer…” – último parágrafo.
Assinale a frase em que ocorre um pronome demonstrativo com função coesiva anafórica, isto é, que retoma algo dito antes no texto 1.
“Para isso, divide-se o número de votos que cada partido/coligação obteve pelo quociente eleitoral.''
“Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados de partido ou coligação, até o número apontado pelo quociente partidário.
“Depende-se de cálculos específicos, os quocientes eleitoral e partidário, conforme determina o Código Eleitoral brasileiro.”
“Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados de partido ou coligação, até o número apontado pelo quociente partidário.
“Após a realização do quociente eleitoral (número de votos por cadeira do legislativo), calcula-se o quociente partidário, o qual determinará a quantidade de candidatos que cada partido ou coligação terá na câmara.''