

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia os fragmentos abaixo e ordene-os, de forma que se obtenha como resultado um texto coerente e coeso.
(__) Assim, fica difícil, se não impossível, o tratamento das relações entre estas últimas, centrando-se exclusivamente no código.
(__) Considerava-se a relação oralidade e letramento como dicotômica, atribuindo-se à escrita valores cognitivos intrínsecos no uso da língua, não se vendo nelas duas práticas sociais.
(__) Mais do que uma simples mudança de perspectiva, isto representa a construção de um novo objeto de análise e uma nova concepção de língua e de texto, agora vistos como um conjunto de práticas sociais.
(__) Hoje, como se verá adiante, predomina a posição de que se pode conceber oralidade e letramento como atividades interativas e complementares no contexto das práticas sociais e culturais.
(__) De igual modo, já não se podem observar satisfatoriamente as semelhanças e diferenças entre fala e escrita (o contraponto formal das duas práticas acima nomeadas) sem considerar a distribuição de seus usos na vida cotidiana.
(__) Esta mudança de visão operou-se a partir dos anos 80, em reação aos estudos das três décadas anteriores em que se examinavam a oralidade e a escrita como opostas, predominando a noção de supremacia cognitiva da escrita dentro do que Street (1984) chamou de “paradigma da autonomia”.
(__) Hoje, é impossível investigar oralidade e letramento sem uma referência direta ao papel dessas duas práticas na civilização contemporânea.
(Excertos extraídos de: MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. p.15-16).
A sequência numérica CORRETA que preenche os parênteses, de cima para baixo, é:
6, 7, 3, 2, 1, 5, 4.
1, 2, 4, 3, 6, 5, 7.
4, 5, 2, 6, 7, 3, 1.
7, 6, 5, 4, 1, 2, 3.
3, 6, 4, 7, 2, 5, 1.
No que se refere à coesão textual, considere as seguintes afirmações:
I. A forma verbal “conseguem” (l. 03), devidamente conjugada no presente do indicativo, está retomando “Pesquisas” (l. 02).
II. O pronome “suas” (l. 06) está retomando diretamente a palavra “horas” (l. 04).
III. A forma verbal “identificam” (l. 27), devidamente conjugada no presente do indicativo, está retomando “muitos profissionais com anos de carreira e que atuam em determinada área, mudando a sua trajetória profissional” (l. 23-24).
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
O termo sublinhado no segundo parágrafo faz referência a:
sistema digestivo.
pesquisadores.
segundo cérebro.
organismo.
meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores.
A revista Época publicou entrevista com Richard Davidson, professor da Universidade de Wisconsin-Madison, autor de pesquisa sobre meditação com monges (disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,EDR73080-6014,00.htm. A seguir é apresentado um trecho dessa entrevista. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.
Na produção textual, um dos critérios de textualidade reside na coerência textual.
Assinale a alternativa cujo período está coerentemente redigido.
Quando chover a festa ficará para amanhã.
O homem não se manifestou posto que fosse incitado a fazê-lo.
Esta é a questão que falei ontem para ser avaliada.
Tive as faltas abonadas embora eu as justifiquei.
Uma boa parte doa alunos mora longe da escola, não há ônibus, onde ocorrem as faltas excessivas.
Observe o fragmento a seguir.
“Num texto, certos elementos comparam-se aos fios que costuram entre si as partes de uma vestimenta. Cortados esses fios, o que sobra são simples pedaços de pano.”
(Fiorin e Savioli, 1996: 367)
O texto acima compreende que:
A coesão e coerência aplicados ao texto ajudam a desassimilar o conjunto, no intuito de refletir os enunciados aplicados.
A estruturação de um texto será coesa e coerente, assim, o leitor não se confundirá no conjunto e na compreensão dos enunciados.
O conjunto linguístico aplicado ao texto não terá importância, uma vez que a obra atenda os preceitos de coesão e coerência.
O conjunto linguístico aplicado ao texto não terá importância, uma vez que a obra atenda ao enunciado proposto.
O pronome ‘Estas’ (l. 25) refere-se às
I. pessoas com alta escolaridade.
II. que nunca foram estimuladas.
III. que tiveram declínio mais sadio.
Quais estão corretas?