Questões de Concurso sobre Função emotiva ou expressiva

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
322 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação às funções da linguagem, atente aos enunciados abaixo:


1. O texto 2 emprega a função referencial de linguagem.

2. No texto 3, destaca-se a função emotiva ou expressiva.

3. Os textos 2 e 3 empregam a função fática.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 1.


B

É correta apenas a afirmativa 2.


C

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


D

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


E

São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Qual é a função da linguagem predominante no Texto a seguir?


No setor de saúde, a IA tem sido fundamental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a implementação de sistemas de IA para diagnóstico pode melhorar a precisão em até 30%, reduzindo erros médicos e salvando vidas. Esses números são corroborados por um estudo do MIT, que revelou que algoritmos de IA são capazes de detectar câncer de mama com uma taxa de precisão de 87%, comparado a 73% dos radiologistas humanos.


A

Emotiva.


B

Expressiva.


C

Referencial.


D

Fática.


E

Conativa.

No trecho “Em vez de pensar nos traços de personalidade como algo fixo (ou você é ecoísta, ou não é), devemos nos concentrar em compreender como o nosso comportamento e personalidade se altera todos os dias [...]”, o diálogo estabelecido com o interlocutor do texto é uma marca de qual função da linguagem?


A

Fática.


B

Emotiva.


C

Apelativa.


D

Metalinguística.

Sabendo-se que a "Função da linguagem" enuncia a intenção expressa através de linguagem usada pelo emissor da mensagem‖, marque a função da linguagem que predomina no período: "A leitura é uma ação pessoal que informa, entretém e, em muitos casos, distrai".


A

Fática.


B

Apelativa.


C

Emotiva.


D

Poética.


E

Referencial.

No Texto 01, está presente de forma explicita que função da linguagem?


A

Função referencial ou informativa.


B

Função conativa ou apelativa.


C

Função emotiva ou expressiva.


D

Função fática.

As funções da linguagem são uma temática ainda recorrente em materiais didáticos de língua portuguesa, ainda que sua origem seja a concepção de linguagem como comunicação. Para aproximá-las da perspectiva da linguagem como interação, é importante situar e contextualizar essas funções nos diversos gêneros discursivos que circulam em nossa sociedade, pois, assim, nossos estudantes conseguem trazer este conhecimento, que é muitas vezes abstrato, para a sua realidade cotidiana. Nesse contexto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona funções da linguagem a gêneros nos quais elas são mais recorrentes:


Primeira coluna: Função da linguagem

1.Função denotativa.

2.Função poética.

3.Função fática.

4.Função conativa.

5.Função metalinguística.

6.Função expressiva.


Segunda coluna: Gênero discursivo

(__)Reportagem.

(__)Diário.

(__)Música clássica.

(__)Discurso político.

(__)Verbete de gramática.

(__)lntrodução ao diálogo ao telefone.

(__)Notícia.

(__)Poema.

(__)Anúncio publicitário.

(__)Carta de amor entre namorados.

(__)Verbete de dicionário.

(__)Saudações em redes sociais.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:


A

2-5-1-3-6-4-2-1-3-5-6-4.


B

3-2-6-5-4-1-3-6-5-2-4-1.


C

1-2-6-3-5-4-1-6-3-2-5-4.


D

4-6-2-1-3-5-4-2-1-6-3-5.


E

1-6-2-4-5-3-1-2-4-6-5-3.

Quais das funções da linguagem relacionadas a seguir são as que mais se destacam no texto?


A

Fática e metalinguística.


B

Emotiva e referencial.


C

Referencial e apelativa.


D

Apelativa e poética.


E

Metalinguística e emotiva.

O emprego reiterado de verbos no imperativo ao longo de todo o texto evidencia a função da linguagem denominada:


A

fática.


B

conativa.


C

metalinguística.


D

referencial.


E

emotiva.

Após a leitura atenta do texto, é possível concluir que este foi estruturado a partir do predomínio da seguinte Função da Linguagem:


A

Emotiva.


B

Apelativa.


C

Referencial.


D

Fática.

No texto, predomina a função referencial, na qual o enunciador é invisibilizado e o conteúdo (ou referente) é colocado em foco.

Apesar disso, há passagens em que se pode constatar a presença da função emotiva, na qual o enunciador ganha proeminência na construção do discurso.


A única alternativa em que o elemento sublinhado NÃO é uma marca de função emotiva é:


A

“A United Fruit, obviamente, não gostou.” (14º parágrafo);


B

“Mas a prática teve uma consequência terrível: [...]” (3º parágrafo);


C

E voilà: desenvolveram bananeiras que produzem frutos sem sementes.” (8º parágrafo);


D

“O apelido veio da aparência dele, que tinha o rosto estranhamente deformado.” (1º parágrafo);


E

“Nasce uma nova bananeira – que, eis o problema, é geneticamente idêntica à anterior” (5º parágrafo).

Analise a charge a seguir para responder às questões de 13 a 15.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: http://www.juniao.com.br/chargecartum/. Acesso em: 25 set. 2023.


Em 2015, o jornal francês Charlie Hebdo foi alvo de um ataque, que deixou mais de 10 mortos, após ter publicado uma caricatura do profeta Maomé.


Considerando as características do texto, a função da linguagem predominante nele é a


A

metalinguística, pois o autor usa o próprio código, a charge, para comentar a situação envolvendo os chargistas.


B

emotiva, pois o objetivo é apelar para o sentimento de compaixão do leitor em relação ao ataque ao jornal francês.


C

referencial, pois o chargista busca informar o leitor sobre os acontecimentos que deram origem ao ataque ao jornal.


D

fática, pois o foco do texto está no canal de comunicação que se estabelece entre o chargista, o jornal e os leitores.

Você é assim

Um sonho pra mim

E quando eu não te vejo

Eu penso em você

Desde o amanhecer

Até quando eu me deito


Eu gosto de você

E gosto de ficar com você

Meu riso é tão feliz contigo

O meu melhor amigo

É o meu amor


E a gente canta

E a gente dança

E a gente não se cansa

De ser criança

A gente brinca

Na nossa velha infância


Seus olhos, meu clarão

Me guiam dentro da escuridão

Seus pés me abrem o caminho

Eu sigo e nunca me sinto só

[...]

Disponível em: https://www.letras.mus.br/marisa-monte/286733/.Acesso em: 27 out. 2024


Há, na letra da canção, a exploração da linguagem conotativa, linguagem própria da poesia. Além disso, a mensagem está centrada na primeira pessoa do discurso cuja função se caracteriza como


A

metalinguística.


B

expressiva.


C

referencial.


D

apelativa.


E

fática.

Leia com atenção a afirmativa abaixo:


Por gentileza, todos desliguem os celulares para começarmos a audiência.


Qual é a função da linguagem que se destaca na afirmativa lida?


A

Função expressiva.


B

Função fática.


C

Função poética.


D

Função conativa.

No texto "Viajar com casal de amigos", de Fabrício Carpinejar, percebe-se o predomínio de uma função da linguagem que reflete a subjetividade do autor e seu ponto de vista pessoal sobre situações vividas em viagens. Assinale a alternativa que indica corretamente a função da linguagem predominante no texto:


A

Função metalinguística, pois o texto reflete sobre a própria linguagem utilizada para relatar as experiências de viagem.


B

Função emotiva, pois o texto privilegia a expressão de sentimentos e opiniões pessoais do autor sobre o tema abordado.


C

Função conativa, pois o texto busca persuadir o leitor a adotar a mesma postura do autor em relação a viagens com amigos.


D

Função referencial, pois o texto apresenta informações objetivas sobre as experiências relatadas, com foco no contexto.

A previsão de chegada do furacão Milton na Flórida foi antecipada devido a uma mudança de rota para o sul.


O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse que a tempestade pode chegar à costa às 23h, no horário local, desta quarta-feira (9) — 00h de quinta-feira (10), no horário de Brasília — ou nas próximas 12 horas, em algum lugar perto ou ao sul de Sarasota.


(https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/furacao-milton)


As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. O texto acima é um exemplo de utilização da linguagem:


A

Conativa.


B

Emotiva.


C

Fática.


D

Referencial.


E

Apelativa.

O texto a seguir apresenta a explicação do significado de um verbete de dicionário. Pode-se afirmar que ele é um exemplo de qual função da linguagem?


“limiar (s.m.) 1fig. começo: início, iniciação, princípio, prelúdio. 2 entrada: porta(l). 3 soleira: patamar, degrau, suportal.”


A

fática


B

expressiva


C

metalinguística


D

conativa

Leia o texto:

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) do IBGE revela queda de 11,4 pontos percentuais das famílias que enfrentavam privação quantitativa de alimentos no primeiro ano do atual governo. [...]

Segundo Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, “O amplo conjunto de políticas e programas sociais reunidos no Plano Brasil Sem Fome, a retomada do crescimento da economia, com geração de emprego e renda, e a valorização do salário mínimo são alguns fatores que recolocam o país em lugar de destaque da agenda de combate à fome". [...]


(Texto adaptado) Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/. Acesso em: 20 maio 2024.


No texto acima predomina a seguinte função da linguagem:


A

Expressiva.


B

Denotativa.


C

Conativa.


D

Metalinguística.

Existe uma função da linguagem para cada elemento da comunicação. Sendo assim, quando o texto transmite subjetivamente as emoções, sentimentos, impressões e expectativas do emissor, tornando esse “eu” o centro da mensagem, dizemos que nele predomina a:


A

Função conativa.


B

Função expressiva.


C

Função denotativa.


D

Função fática.

Leia o trecho a seguir: "A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, cobrindo cerca de 5,5 milhões de quilômetros quadrados e desempenhando um papel essencial no equilíbrio climático do planeta."


Qual é a função da linguagem predominante nesse trecho?


A

Função conativa.


B

Função referencial.


C

Função fática.


D

Função metalinguística.


E

Função emotiva.

Levando-se em consideração a teoria clássica de funções da linguagem, qual é a função predominante nesse texto?


A

Referencial ou denotativa.


B

Metalinguística.


C

Conativa ou apelativa.


D

Emotiva.

   
Gerar simulado