

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Marque a alternativa que apresenta a melhor explicação para a função de linguagem predominante no poema.
Função poética, pois apresenta a linguagem metafórica, com efeitos de sentido e exacerbada subjetividade.
Função metalinguística por se tratar de um texto literário, com dois quartetos e dois tercetos distribuídos em quatorze versos.
Função conativa por se tratar de uma linguagem carregada de significados.
Função fática, pela insistente conversa apelativa com elementos naturais.
A seguir são apresentadas referências a figuras de linguagem que podem ser encontradas em determinadas partes do texto IV. Assinale a alternativa em que a figura proposta NÃO se faz presente no trecho citado.
No Artigo I encontra-se exemplo de aliteração.
No Artigo VIII encontra-se exemplo de metonímia.
No Artigo II encontra-se exemplo de metáfora.
No Parágrafo Único encontra-se exemplo de paradoxo.
Sobre as funções da linguagem, avalie as afirmações abaixo.
I – Verifica-se o uso da função fática no gênero textual utilizado por Atilla Kus.
II – Nota-se que a função referencial ou denotativa é a predominante no texto.
III – Verifica-se que a função poética é amplamente explorada pelo autor.
IV – Nota-se que a função metalinguística está presente no penúltimo parágrafo do texto.
V – Verifica-se a presença da função emotiva no último parágrafo do texto.
Está correto apenas o que se afirma em
I, III e IV.
III e V.
II, IV e V.
II e V.
A partir do tratamento dado à linguagem textual, pode-se afirmar que:
A função utilitária do texto é predominante e seu objetivo é explicar e justificar o silêncio do narrador.
O texto apresenta uma função estética em que se pode reconhecer a relevância do plano da expressão.
No texto em análise, o plano da expressão tem como principal objetivo veicular o conteúdo apresentado.
Pode-se reconhecer o caráter predominantemente denotativo do texto em uma narrativa que trata da realidade de vida do narrador.
Futebol x ataques cardíacos: entenda em quais casos as fortes emoções de um jogo podem até levar à morte
“Eventos que provocam grande estresse emocional são considerados gatilhos para doenças do coração, como infarto, AVC e arritmia. Neste final de semana, dois torcedores do Flamengo morreram em decorrência de problemas cardíacos após o time conquistar o título da Copa Libertadores da América no sábado (24). Mas, afinal, por que torcedores morrem do coração?” (https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/11/23/flamengo-campeao-da-libertadoresveja-festa-da-torcida-pelo-brasil.ghtml)
As fortes emoções, como as causadas por uma partida de futebol, levam a uma grande descarga de adrenalina no corpo, segundo o médico José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). É essa adrenalina que aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e a força de contração do músculo cardíaco e pode desencadear problemas do coração [...]. (FIGUEIREDO, Patrícia. Futebol x ataques cardíacos: entenda em quais casos as fortes emoções de um jogo podem até levar à morte. (Disponível em < https://g1.globo.com/ciencia-esaude/noticia/2019/11/25/futebol-x-ataques-cardiacos-entenda-em-quais-casos-as-fortes-emocoesde-um-jogo-podem-ate-levar-a-morte.ghtml>)
Acerca do trecho acima, podemos afirmar que a função da linguagem predominante no texto é
metalinguística.
fática.
referencial.
emotiva.
conativa.
Na linha 19, (CCC) é exemplo de função
metalinguística.
conativa.
emotiva.
fática.
Os textos apresentam funções de linguagem diferentes a depender do objetivo comunicativo que pretendem alcançar. Pelas características do trecho retirado do TEXTO li, de um estudo feito por Leandro Gonsales, sobre o pensamento de Marco Túlio Cícero, depreende-se que função de linguagem predominante é
emotiva.
apelativa.
referencial.
metalinguística.
"Em 2015, os consumidores na China, que puxam essa alta, compraram 68,4 bilhões de garrafas de água e em 2016 essa taxa aumentou para 73,8 bilhões" (6° parágrafo). Na frase, a expressão "que puxam essa alta" tem a função de
marcar uma ressalva
expor uma contradição
explicar uma referência
determinar uma condição
As funções da linguagem configuram-se num importante fenômeno semiológico. Considerando-se os trechos a seguir: “Precisa de quê” (linha 06); “Continue” (linha 10) e “Não chora, morena, que eu volto” (linha 11), assinale a opção que apresenta corretamente e respectivamente as funções da linguagem neles expressas.
Fática, conativa e emotiva.
Referencial, poética e metalinguística.
Referencial, metalinguística e poética.
Referencial, conativa e emotiva.
Fática, metalinguística e poética.
Agora, levando em consideração as funções da linguagem, assinale a alternativa que condiz com o texto acima:
Denotativa
Emotiva
Expressiva
Poética
Fática
Em Pra mim ir no supermercado. O nível de linguagem, é considerada:
Gíria.
Culta.
Vulgar.
Regional.
Na notícia se tem, predominantemente, a função:
expressiva
apelativa
fática
referencial
metalinguística
No fragmento “Minha filha Nocência fez 18 anos pelo Natal, e é rapariga que pela feição parece moça de cidade, muito ariscazinha de modos, mas bonita e boa deveras...Coitada, foi criada sem mãe, e aqui nestes fundões.” As funções predominantes da linguagem, respectivamente, são:
Conativa e fática.
Conativa e poética.
Referencial e expressiva.
Referencial e metalinguística.
Leia o texto a seguir.
Doação de Plaquetas
O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. As plaquetas ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese.
O procedimento de coleta de plaquetas por aférese consiste na retirada do sangue total do doador, separação dos componentes por meio de centrifugação, retenção de parte das plaquetas e retorno dos demais componentes do sangue para o doador. Todo o processo dura cerca de 90 minutos.
A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. Contudo, o limite máximo é de 4 doações de plaquetas em 30 dias. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.
Para a pessoa doar plaquetas, é necessário que tenha realizado uma doação de plaquetas ou de sangue na Pró-Sangue, nos últimos 24 meses.
Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a doação de plaquetas por aférese. Entretanto, é necessário que o doador seja avaliado previamente quanto às condições de acesso venoso necessárias para a realização do procedimento. A correlação peso e altura do doador também deve ser avaliada. Somente mulheres que nunca engravidaram podem doar plaquetas por aférese. Além disso, o doador não deve ter feito uso de aspirina, AAS ou anti - inflamatórios não hormonais nos três dias que precedem a doação.
(Disponível em: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/doacao_de_plaquetas.html. Acesso em: 29 fev. 2020, com adaptações).
Com relação à tipologia textual e à função da linguagem predominantes no texto, assinale a alternativa correta.
Tipologia textual: Narração / Função da linguagem: Metalinguística.
Tipologia textual: Argumentação / Função da linguagem: Apelativa.
Tipologia textual: Exposição / Função da linguagem: Referencial.
Tipologia textual: Injunção / Função da linguagem: Fática.
Tipologia textual: Narração conversacional / Função da linguagem: Emotiva.
Relacione as colunas fazendo a correspondência entre as Funções da Linguagem à respectiva caracterização:
1.Referencial | ( ) Essa função visa ao estabelecimento e à manutenção de um canal de contato entre as pessoas. Seu objetivo é assegurar que a comunicação inicie e se mantenha pelo tempo necessário. |
2.Apelativa | ( ) Essa função tenta explicar o que não ficou evidente na comunicação. É como se a linguagem estimulasse a reflexão sobre a própria linguagem. |
3.Poética | ( ) Essa função tem lugar quando se espera uma atitude ou uma decisão de alguém. Ela é bastante utilizada nas mensagens publicitárias. |
4.Metalinguística | ( ) Essa função valoriza a forma p ela qual ela é veiculada. Nesse caso, forma e conteúdo se equivalem em termos de importância, dando-se ás questões estéticas do processo comunicativo. |
5.Fática | ( ) Essa função denota uma linguagem focada no seu assunto. Nesse caso, a linguagem se caracteriza pelo simples fato de alguém informar algo a outro alguém. |
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
1, 2, 4, 3 e 5.
4, 5, 1, 3 e 2.
5, 4, 2, 3 e 1.
5, 4, 3, 2 e 1.
2, 1, 3, 5 e 4.
Ao estabelecer as relações entre fatores constitutivos da comunicação e suas funções, Jakobson (autor que postula as funções básicas da linguagem) alerta para o fato de que cada mensagem verbal apresenta uma diversidade de funções e que é a predominância de uma ou de outra que determina a estrutura verbal, e não a sua exclusividade. Qual dos seguintes fatores constitutivos da comunicação encontra-se adequadamente relacionado à sua função?
Destinatário > função emotiva.
Remetente > função fática.
Contato > função emotiva.
Código > função metalinguística.
Contexto > função metalinguística.
...na parcela daqueles que trabalham em paralelo com os estudos (46% em 2016) (linha 5)
O segmento sublinhado no excerto acima, em relação ao trecho anterior, exerce função
conativa.
fática.
metalinguística.
referencial.
Analise as proposições abaixo expostas, que comentam os variados mecanismos responsáveis pela coesão textual e, em seguida, responda ao que se pede.
I- No 1º parágrafo, o constituinte “um fato”, de natureza nominal, é usado como recurso de coesão lexical, para retomar o conteúdo expresso na oração precedente, correspondente à “chegada da indústria 4.0”.
II- No 2º parágrafo, a expressão “para isso” combina os mecanismos de referenciação e sequenciação, pois, ao mesmo tempo que retoma a informação precedente, relativa ao “reajuste da produção e do consumo”, possibilita a continuidade tópica.
III- No 3º parágrafo, o pronome “ela” é usado como elemento de coesão referencial, retomando outra expressão nominal anteriormente expressa “a indústria 4.0”.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
I e II apenas.
I e III apenas.
III apenas.
II e III apenas.
Sobre funções da linguagem, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta:
( ) Emissor: quem fala, escreve, desenha, faz os gestos, etc.
( ) Receptor: quem ouve, lê, interpreta os gestos, etc.
( ) Mensagem: o conteúdo daquilo que o receptor comunica.
( ) Código: sistema utilizado pelo emissor para compor a mensagem. (Ex: língua oral / escrita, língua de sinais, pintura, placas de trânsito).
( ) Canal: meio, ou veículo pelo qual a mensagem é transmitida. (Ex: ar, papel, telefone, TV, internet).
V – V – V – F – F.
V – V – F – V – V.
V – V – V – V – F.
V – V – V – V – V.
Observe o trecho da música de Chico Buarque e Maria Bethânia para responder ao que se pede:
- Olá, como vai?
- Eu vou indo, e você? Tudo bem?
Qual a função da linguagem predominante?
função conativa;
função referencial;
função emotiva;
função fática.