

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O poeta João Cabral de Melo Neto está inserido, segundo a crítica literária tradicional, na terceira geração modernista.
As principais características do projeto literário dessa geração são,
na prosa, somente o destaque da obra de Guimarães Rosa, com seu regionalismo de caráter universalista e a reinvenção de uma linguagem mitopoética.
na prosa, a notável narrativa de cunho regionalista que, em vez da realidade determinista, firmou-se em uma concepção que unia a psicologia e a crítica social.
na lírica, a ruptura com o projeto da geração antecessora, configurando um movimento demolidor, que buscava a liberdade no uso do material linguístico e poético.
na lírica, a consciência estética, o maior apuro do verso, com acentuada relevância à palavra e ao ritmo, o senso agudo de medida, a volta à rima e aos metros tradicionais.
“Não é, então, o papel do poeta um papel neutro, de simples observador. O poeta nasceu não só com o dom da poesia, como também com o da verdade e o da justiça. O poeta comenta, critica, ensina...”.
I. A rigidez da métrica configura a rigidez ideológica que perpassa a composição das estrofes.
II. Busca pela igualdade social, injustiça social e crítica política são temas encadeados presentes nas estrofes.
III. A presença de discurso religioso contribui para a proposição da justiça defendida nos versos.
IV. O sujeito poético fala sobre o sofrimento de um homem que, sendo da terra, vê-se alijado de seu direito. Anúncios Ilustra(m) a declaração de Patativa do Assaré, apenas:
Escreva (1) para o que caracteriza a linguagem literária e (2) para o que caracteriza a linguagem não literária.
( ) A essência da linguagem está na palavra, que é usada por escritores e poetas em todo o seu potencial significativo e sonoro, estabelecendo interação entre autor e seus leitores/ouvintes.
( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido conotativo (ou figurado), que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado contexto, quando o seu sentido literal é modificado.
( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido denotativo (ou literal), que é aquele que a palavra e as expressões são tomadas em sua significação “básica”, a qual pode ser apreendida sem ajuda do cotexto e do contexto.
( ) Linguagem típica de textos com função utilitária, ou seja, que têm como finalidade predominante satisfazer a alguma necessidade específica, como informar, argumentar, convencer, dentre outras.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Sobre os aspectos étnicos e raciais na literatura brasileira,
I. a presença do negro na literatura brasileira não escapa ao tratamento marginalizador que, desde as instâncias fundadoras, marca a etnia no processo de construção da sociedade brasileira.
II. a matéria negra, embora só ganhe presença mais significativa a partir do século XIX, surge na literatura brasileira desde o século XVI, nos versos satíricos e demolidores de Gregório de Matos.
III. evidenciam-se, na trajetória do negro no discurso literário nacional, dois posicionamentos: a condição negra como objeto, numa visão distanciada do escritor sobre o negro (Bernardo Guimarães e Castro Alves, no Romantismo; Aluísio de Azevedo e Adolfo Caminha, no Realismo, por exemplo) e o negro como sujeito, numa atitude compromissada do escritor negro (Luiz Gama no Romantismo; Cruz e Souza no Simbolismo: Lima Barreto no Prémodernismo).
IV. Na terceira geração romântica brasileira, os poetas interessam-se mais pela idealização amorosa, em um sentimentalismo exacerbado, do que pelo conflito entre liberdade e escravidão, que atingia a sociedade da época.
V. Desde os anos de 1970, a designação literatura negra, tal como vem sendo utilizada no Brasil e em outros países da América, vincula-se à uma literatura feita por negros ou por descendentes assumidos de negros e emerge no bojo de uma situação histórica dada, configuradora da reivindicação pelos negros de determinados valores caracterizadores de uma identidade própria.
É correto apenas o que se afirma em
Considerando que Minas Gerais é a paisagem local desses versos de Cláudio Manuel da Costa, analise as afirmativas a seguir.
I. Nem mesmo um cenário como o desse soneto garantiu a proteção do eu lírico contra o sentimento que o tomou.
II. O eu lírico alerta as “penhas” sobre a tirania do Amor, que será mais forte quanto mais resistência houver.
III. O eu lírico sugere que o cenário “duro” é o que determina a força maior que o Amor empregará para vencer seu adversário.
Estão corretas as afirmativas
Em relação à curadoria artística em literatura, analise as seguintes afirmações.
I. A curadoria, tradicionalmente, esteve atrelada à atuação museológica ou artística, tanto como forma de organização quanto como cargo profissional.
II. Dentro do modelo contemporâneo de curadoria, tem-se a constituição de práticas de atividades literárias ligadas à formação de clubes de leitores com o objetivo de debater, organizar encontros ou eventos literários, que tenham o livro como o objeto-alvo e a marcante presença da figura do curador.
III. O crescimento do Círculo do Livro, na década de 90, foi o marco do grande ciclo editorial brasileiro de uma incipiente curadoria literária.
IV. O papel influenciador do curador fortalece o modelo de curadoria no mercado editorial. As curadorias fazem o papel de mediação literária entre a obra e o leitor, não criam espaços para debates literários com a participação do curador, mas estimulam fortemente a consolidação da ideia do clube de leitores.
É correto o que se afirma em
O texto a seguir é um trecho de uma entrevista concedida por Janet M. Paterson à revista Aletria.
Aletria — Vários críticos, tais como Lacan, Derrida, Levinas, Deleuze, Lévi-Strauss, Bhabha e Spivak, têm discutido a questão da alteridade e as implicações das teorizações baseadas nas percepções do outro. Quais são as bases teóricas de sua pesquisa sobre figurações da alteridade?
Janet M. Paterson — O trabalho do sociossemioticista francês Eric Landowski forneceu o arcabouço conceitual de meu livro. Em Présences de l’Autre: essais de socio-sémiotique, Landowski estuda casos reais de alteridade em Paris, tais como os moradores de rua ou os artistas da região do Centre Pompidou. Isso lhe permitiu elaborar uma metodologia extremamente requintada e precisa que me pareceu muito útil. Mencionarei alguns de seus principais conceitos: a distinção entre diferença e alteridade (distinção que permite a Landowski conceituar alteridade); a necessidade de um grupo de referência (um grupo social dominante) para a existência de qualquer forma de alteridade; e a complexidade dos vários tipos de relações estabelecidas com o outro. Acima de tudo, eu era continuamente lembrada de que na literatura, assim como na sociedade, a alteridade é sempre uma construção.
Na teoria literária, a emergência da noção de alteridade vincula-se teoricamente de modo mais expressivo aos textos produzidos no
Dentre estas obras e os seus respectivos autores, indique aquela que pertença ao Realismo brasileiro.
Macunaíma – Mário de Andrade.
Iracema – José de Alencar.
Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis.
Fanfarras – Teófilo Dias.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome da Escola Literária que apresenta fortemente, dentre outras, as seguintes figuras de estilo: antítese, paradoxo, hipérbole e prosopopeia.
Barroco
Arcadismo
Simbolismo
Modernismo
Parnasianismo
Em seus poemas, Manoel de Barros e Carlos Drummond de Andrade põem em tensão os mundos infantil e adulto, chamando a atenção para a importância da imaginação e da ludicidade da criança. Assinale a alternativa em que esses dois aspectos da infância aparecem nos versos do Texto II e do Texto III, respectivamente.
“Eu teria sete anos.”/ “Incessantemente falam de negócio.”
“E me mandou estudar em livros.”/ “forram as paredes, turvam o céu claro,”
“Achei que os eruditos nas suas altas abstrações se esqueciam das coisas simples da terra.”/ “De escrituras demandas hipotecas”
“mas o rabo do vento escorregava muito e eu não consegui pegar.”/“perturbando meu brinquedo de pedrinhas que vale muito mais.”
Dom Casmurro é um romance em que
a voz do narrador se diferencia da voz das demais personagens como recurso para asseverar a veracidade dos fatos narrados.
o relato factual predomina sobre as impressões pessoais, em virtude do viés historiográfico da narrativa.
a memória e a imaginação se confundem à medida que o narrador busca dar sentido à sua história.
as personagens femininas são tão voluntariosas que seu ponto de vista se sobrepõe ao do próprio narrador.
a trama se desenvolve predominantemente no tempo presente da narração, e raramente o passado é evocado.
Considere as afirmações e marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) A produção artística do Barroco tinha como traço fundamental o culto do contraste e da contradição, que se expressa, na literatura, pela frequência das antíteses e paradoxos.
( ) O Arcadismo é uma reação ao exageros verbais da arte barroca, opondo ao rebuscamento, à ornamentação exagerada, às sutilezas do barroquismo, é uma volta à simplicidade e à clareza, orientadas no sentido da razão, da verdade e da natureza.
( ) O subjetivismo, o individualismo e o egocentrismo, que são a essência da atitude romântica, decorrem da noção da liberdade do indivíduo; dai o fato de que em nenhum outro movimento artístico, houve tal radical imposição do eu do artista, a toda realidade circundante. A criação fundamenta-se no sentimento, na emoção, na imaginação individuais e todos os valores são relativos.
( ) O Simbolismo é a geração do materialismo, o desenvolvimento científico da época marcou a intelectualidade, que, das cátedras universitárias aos bares boêmios, adere ao Cientificismo, ao Materialismo, opondo-se à metafísica, à religião e a tudo que escapasse ao limites da matéria.
V – V – V – V.
F – V – V – V.
V – V – F – F.
V – V – V – F.