

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As sentenças abaixo se dispõem a aludir a características do Romantismo, todavia uma delas está INCORRETA. Identifique-a:
O subjetivismo se sobrepõe ao objetivismo.
A idealização da figura da mulher e da natureza é um dos substratos dessa estética.
O símbolo assume a função medular de vincular as partes do Todo Universal que, por sua vez, confere a cada uma o seu verdadeiro sentido.
A evasão e o confinamento de um eu mórbido assinalam uma existência pungente e idealista.
O amor platônico de musas intangíveis agudiza o sofrimento do eu-lírico.
Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito do Romantismo.
Foi um movimento cultural, artístico e literário da primeira metade do século XX e que deu ênfase à poesia.
As obras dessa escola literária englobam manifestações vanguardistas como o Futurismo, o Super-realismo e o Dadaísmo.
Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao Racionalismo e ao Iluminismo e buscou um nacionalismo que influenciou extremamente a poesia da primeira geração.
O Romantismo ridicularizava o parnasianismo, movimento artístico em voga na época o qual cultivava uma poesia formal.
Não tanto a poesia, mas as artes plásticas tiveram uma participação de destaque no Romantismo, em 1913, com a exposição de Lasar Segall, e, em 1917, com a primeira exposição de Anita Malfatti.
Podemos considerar, de forma generalizada, que o texto evidencia uma ambivalência composta por duas escolas literárias de nossa literatura. Marque a opção que dispõe as duas escolas que compõem essa ambivalência, observando o plano de precedência cronológica:
Barroco / Parnasianismo
Realismo / Modernismo
Realismo / Romantismo
Romantismo / Simbolismo
Romantismo / Realismo
São autores consagrados do Romantismo brasileiro, EXCETO:
José de Alencar.
Castro Alves.
Álvares de Azevedo.
Gonçalves Dias.
Aluísio Azevedo.
Aponte, se houver, traços característicos do sentimento romântico, na abordagem literária, que são sugeridos pelo texto:
objetividade
impessoalidade
mitificação de objetos e pessoas
retrato verossímil da realidade
Não há tais elementos
O índio e a sua cultura são utilizados pelos escritores do Romantismo brasileiro como motes de expressão da identidade nacional e de um traço especificamente brasileiro na literatura.
Certo
Errado
Nesse texto, como em outros textos românticos, idealiza-se o encontro entre brancos europeus e populações indígenas no território brasileiro.
Certo
Errado
A representação do índio é frequente em obras do Romantismo brasileiro, não apenas nos romances históricos ou regionalistas, mas também em romances urbanos e de costumes, como em Senhora.
Certo
Errado
O poeta da Segunda Geração Romântica que soube utilizar, de forma sensível e surpreendente, os temas e as formas estereotipados do Ultrarromantismo, bem como poetizar figuras e imagens retiradas do cotidiano mais banal foi
Gonçalves Dias
José de Alencar
Álvares de Azevedo
Machado de Assis
Castro Alves
Ao falar do teatro brasileiro, no Romantismo, Bosi declara que era preciso distinguir entre um teatro romântico menor, buscando manter um programa de nacionalização da nova literatura e outro, que trouxe inovação nos textos e na concepção cênica. Entre os textos e autores de destaque, faça a associação:
1. Martins Pena
2. José de Alencar
3. Agrário de Menezes
4. Gonçalves de Magalhães
5. Gonçalves Dias
I. Antonio José ou o Poeta e a Inquisição
II. Leonor de Mendonça
III. Juiz de Paz na Roça
IV. Calabar
V. Verso e Reverso
1-III; 2-V; 3-IV; 4-I; 5-II
1-IV; 2-V; 3-III; 4-II; 5-I
1-IV; 2-III; 3-I; 4-II; 5-V
1-III; 2-V; 3-I; 4-IV; 5-II
1-III; 2.V; 3-II; 4-I; 5-IV
Para Antonio Candido, é possível encontrar na obra de José de Alencar, pelo menos três aspectos: “O Alencar das mocinhas”; “O Alencar dos adultos” e “O Alencar dos rapazes”. Seguindo esta divisão, podemos considerar O Guarani como o romance de Alencar dos rapazes. Neste romance temos a ação heroica de Peri, exemplar de bravura e agilidade física. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. É um personagem mítico, um herói idealizado e ao mesmo tempo um selvagem, integrado com a natureza;
II. Como herói do romance, pode viver um final feliz, no desfecho de seu amor com sua amada Cecília, livre da perseguição dos Aimorés e iniciando, através da miscigenação, a integração fundadora entre brancos e índios. I
II. Na primeira visão que tem de Cecilia, faz uma associação com a imagem de uma santa que havia visto anteriormente e mantém por ela devoção e fidelidade extremadas.
O Latim introduzido pelos romanos, na Península Ibérica, constituiu a grande camada do vocabulário inicial do Português, influenciada pelo contato com outros povos. Assinale a alternativa que relaciona corretamente as contribuições linguísticas que concorreram para a formação do vocabulário da Língua Portuguesa.
Pré-românicas: ibéricas e célticas.
Pré-românicas: célticas e germânicas.
Pós-românicas: germânicas e fenícias.
Pós-românicas: gregas e cartagineses.
Pós-românicas: árabes e celtiberas.
Que características próprias do Romantismo, Segunda Geração, encontramos no texto abaixo:
indianismo; nacionalismo; evasão
evasão na morte; mal-do-século; individualismo
poesia social; carpe diem; indianismo
apego aos valores renascentistas; mal-do-século; nacionalismo
evasão; poesia social; indianismo
Capitu e Bentinho são dois dos personagens mais bem elaborados de nossa literatura. Eles aparecem em qual romance e qual seu autor?
Dom Casmurro, Machado de Assis.
Novelas Paulistanas, Alcântara Machado.
Paulicéia Desvairada, Mário de Andrade.
São Bernardo, Graciliano Ramos.
Entre o Arcadismo e o Romantismo do século XIX, formou-se a literatura brasileira, como afirma o texto: na busca de uma "originalidade do Brasil", os românticos celebraram o primeiro habitante da terra, envolvendo-o com a imagem idealizada de bom, nobre, bonito e valente.
Assinale a relação de livros que corresponde, respectivamente, aos escritores Euclides da Cunha, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa.
Os sertões, Terras do Cacau e Urupês.
Os sertões, Vidas Secas e Grande Sertão: Veredas
Canaã, Triste Fim de Policarpo Quaresma e Grande Sertão: Veredas.
O Guarani, Vidas Secas e Os sertões.
Obsessivamente presos ao desejo de inventar um passado glorioso para o país, como elemento de apoio à afirmação da identidade nacional, os poetas românticos foram incapazes de cantar o amor, de produzir uma obra identificada com as causas sociais ou, ainda, com o pessimismo que, nos anos oitocentos, caminhava ao lado do mal do século.