

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com o conteúdo e o propósito comunicativo expresso no texto em análise, é CORRETO considerar que tal texto constitui um gênero textual cujos aspectos tipológicos se enquadram no ato de:
narrar ações por meio da criação de um enredo com base na verossimilhança.
relatar com base no discurso de experiências vividas que se situam temporalmente.
argumentar mediante a sustentação, a refutação e a negociação de pontos de vistas diversos.
descrever ações que permitem regular, mutuamente, comportamentos, instruções e prescrições.
Sobre o texto Dois caboclos na enfermaria, é correto afirmar que se trata de
um “causo” popular, narrativa da tradição oral que apresenta um fato inusitado.
uma notícia de jornal, que relata um fato do cotidiano.
uma lenda urbana, que mistura fatos fictícios com fatos reais.
um artigo de opinião, em que se argumenta a respeito de um ponto de vista.
Considerando o gênero textual, bem como a sua estruturação, qual é o fragmento que de forma clara e predominante enuncia a problemática?
“Não está nem de longe certo, porém, que o cenário será de catástrofe.”
“É possível tirar alguma conclusão para a pós-graduação que se pretende fazer no ano que vem?”
“Esse treinamento permite que se faça a ponte entre o mundo ultratécnico e outras atividades humanas e profissionais.”
“Mas a anunciada revolução da automação, da inteligência artificial e da robótica dá o que pensar: agora é o caso de se especializar no quê?”
Marque a alternativa que traz o foco narrativo do texto:
primeira pessoa do singular
primeira pessoa do plural
segunda pessoal do singular
terceira pessoa do singular
terceira pessoa do plural
Atentando-se para o narrador e o foco narrativo do conto “Agenda para a noite de núpcias”, é correto afirmar que esse conto possui, respectivamente:
narrador heterodiegético e foco narrativo câmera.
narrador onisciência múltipla e foco narrativo homodiegético.
narrador autodiegético e foco narrativo narrador protagonista.
narrador homodiegético e foco narrativo ‘autor’ onisciente intruso.
narrador autodiegético e foco narrativo narrador onisciente neutro.
Considerando a função, a estrutura e a linguagem do texto apresentando, é correto afirmar que
é um relato, já que a autora conta sua experiência com filhos e animais de estimação.
é uma crônica, na qual se parte de um tema banal, ter um pet, para propor uma reflexão sobre o comportamento dos pais em relação à comparação entre ter um filho e ter animais de estimação.
é um artigo de opinião, visto que a função do texto é persuadir os leitores a aceitarem que filhos e pets não devem ser tratados da mesma maneira.
é uma notícia, com o intuito de informar a população sobre uma nova denominação para quem tem animais de estimação, “pais de pet”.
Considerando o tema, a estrutura e a linguagem do texto, é possível afirmar que ele é
um relato pessoal, pois a narradora conta com detalhes como foi a infância de seu filho.
um artigo de opinião, visto que o objetivo do texto, utilizando-se de uma linguagem muito formal, é discutir como os dialetos infantis são cruciais no processo de socialização das crianças.
um texto instrucional, o qual informa os leitores sobre os processos para compreender o que dizem as crianças.
uma crônica, que parte de um tema corriqueiro, as primeiras falas de uma criança, para discutir sobre a complexa tarefa de decifrar o que ela quer dizer.
uma carta aberta, já que o texto propõe uma discussão sobre um assunto que interessa a todos.
Os textos a seguir pertencem a um quadro maior de gêneros que são os textos instrucionais. Assinale a alternativa correta sobre o que se afirma a respeito deles.
Os três textos (1, 2 e 3) pertencem ao mesmo gênero.
O texto 1 pertence ao gênero bula; o texto 2 pertence ao gênero manual de instrução e o texto 3 pertence ao gênero receita.
Todos os textos (1, 2 e 3) servem para auxiliar o leitor na realização de ações.
Prevalecem nos textos (1, 2 e 3) os verbos no tempo pretérito perfeito.
Apenas o texto 3 utiliza os verbos no imperativo.
Considerando os diferentes tipos de gêneros que o Teatro abarca, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma forma dramática.
Melodrama.
Auto.
Farsa.
Cantiga.
Tragicomédia.
Os diferentes gêneros textuais exercem uma função social específica e apresentam uma intenção comunicativa definida. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que o gênero discursivo que melhor define o texto acima é:
Relatório científico.
Editorial.
Notícia.
Crônica.
Conto.
Geralmente, um texto é escrito mediante várias tipologias textuais, entretanto, sempre há uma que prevalece na sua tessitura. No relatório de Graciliano Ramos, pode-se perceber que a tipologia textual que predomina é a:
Narrativa, porque menciona uma história verídica de acontecimentos de época.
Expositiva, porque expõe os fatos vividos pelo autor enquanto administrador público.
Descritiva, porque relata o conteúdo de forma pessoal e técnica, na comunicação com o interlocutor.
Dissertativa, porque o autor tece comentários críticos aos funcionários públicos.
Argumentativa, porque o autor explica o sentimento de descrença àqueles que se utilizam da administração pública para benefício próprio.
Com base na notícia, analise as afirmativas a seguir.
I. A notícia apresenta discurso direto.
II. O texto da notícia se baseia em dados estatísticos e argumento de autoridade.
III. Os tipos textuais predominantes nessa notícia são o narrativo e o descritivo.
IV. O gênero textual notícia faz uso de linguagem rebuscada e subjetiva para relatar um fato de interesse geral.
Está correto apenas o que se afirma em
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Analisando as informações textuais, conclui-se corretamente que a tipologia predominante no texto é a
narrativa, pois se trata de uma crônica reflexiva em que se analisa o impacto da inteligência artificial, a qual será útil para autorizar o uso dos espaços públicos à população, para evitar a convulsão social.
argumentativa, pois se trata de um editorial em que se defende o ponto de vista de que a inteligência artificial será útil para frear os primeiros estágios de um surto por meio de rastreamento robusto.
injuntiva, pois se trata de uma carta eletrônica em que se explica ao leitor o papel da inteligência artificial, que será útil para economizar recursos financeiros com a dispensa de profissionais da saúde.
expositiva, pois se trata de um artigo de opinião em que se detalham usos políticos da inteligência artificial, a qual será útil para coibir o acesso das pessoas a informações relevantes sobre a pandemia.
descritiva, pois se trata de uma resenha em que se expressa a ideia de que a inteligência artificial será útil para implementar o procedimento tradicional de notificação de infectados.
O trecho Caso o banhista seja queimado por esses animais, não deve tocar no local afetado pois a toxina se espalha para onde a pessoa levar a mão. Também é possível aplicar vinagre na região e evitar jogar água ou esfregar a mão com areia, além de procurar um centro médico para tratar os ferimentos (linhas 32 a 35) é do tipo
narrativo.
descritivo.
argumentativo.
injuntivo.
São características do gênero textual desse texto, exceto:
Argumentação fundamentada.
Informatividade.
Predominância narrativa e / ou descritiva.
Imparcialidade.
Neste texto, a construção da narratividade, predominantemente, apresenta de forma sequenciada:
um fato causa efeito, que origina outro fato, e assim por diante;
uma exposição, que mostra passo a passo as informações, opiniões entre outras;
uma descrição do lugar, onde a jovem costurava e a sequência de seus pensamentos;
um relato de ações reais e concretas de uma jovem que ganhava a vida costurando roupas de seda.
Sobre a interpretação dos textos, assinale a alternativa correta.
O [texto 1] é uma sequência tipológica injuntiva enquanto a tirinha [texto 2] representa uma sequência tipológica narrativa.
Por ambos os textos terem como função "vender" uma ideia sobre trabalho, eles podem ser considerados sequências tipológicas propagandísticas.
O [texto 1] apresenta uma sequência explicativa sobre uma ideia de trabalho, enquanto a tirinha [texto 2] apresenta uma menção denotativa sobre trabalho por meio da dúvida do personagem.
A tirinha [texto 2] faz uso da fala de personagens que mesmo representando o público infantil promove uma reflexão profunda sobre o trabalho na vida adulta.
O [texto 1] por ser ficcional promove um olhar romantizado e errôneo da concepção de trabalho.
Esse texto é um(a)
artigo de opinião, uma vez que busca defender um determinado ponto de vista.
notícia, porque visa principalmente informar o leitor acerca de fatos.
resenha, já que comenta sobre outra obra textual (o estudo da IUCN).
resumo, pois trata dos pontos principais de outro texto (o estudo da IUCN).
Esse tipo de texto é um(a)
notícia, pois busca informar o leitor acerca do evento que está ocorrendo na Amazônia.
artigo de opinião, porque seu intuito é expor a opinião do suporte pelo qual circula.
notícia, pois fornece dados típicos de um texto desse tipo de gênero textual.
artigo de opinião, pois busca convencer o leitor sobre a opinião exposta pela autora.
O texto pertence ao gênero tirinha porque
possui como característica a linguagem narrativa e descritiva e seu propósito é informar um fato ocorrido.
apresenta um diálogo entre personagens por meio de imagens, desenhos e relatos dispostos em sequência.
procura transmitir uma visão crítica sobre determinado assunto que esteja sob alvo de discussões na sociedade.
tem como objetivo principal divulgar algo para influenciar a opinião do leitor, a fim de que ele “compre” a ideia exposta.