

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O método mais comumente utilizado para acessar a função esfincteriana é o(a)
eletromiografia.
estudo do tempo de latência do nervo pudendo.
videofecografia.
manometria anorretal.
A recorrência pélvica após a excisão local de carcinoma retal está mais frequentemente relacionada a:
Tumor ulcerativo.
Células mal diferenciadas dentro do tumor.
Implantação de células tumorais do tumor.
Metástase de linfonodo pré-existente.
Invasão linfática e vascular.
Qual é o fator mais importante na prevenção primária de carcinoma colorretal?
Diminuição da gordura dietética.
Diminuição do tabagismo.
Aumento da atividade física.
Polipectomia endoscópica.
Teste genético.
A dosagem sérica do antígeno carcinoembriônico é recomendado para:
Diagnóstico de metástases hepáticas de câncer colorretal.
Rastreamento de câncer colorretal em grandes grupos populacionais.
Seguimento pós-operatório de câncer colorretal.
Diagnóstico de câncer colorretal hereditário.
Diagnóstico diferencial entre câncer de ovário e câncer colorretal.
A implantação de stents metálicos autoexpansíveis através dos tumores malignos estenosantes do cólon tem sido uma opção paliativa nas obstruções intestinais.
Para prevenir a reobstrução, o diâmetro da luz no interior do stent, após sua aplicação, deve ter, pelo menos,
16 mm.
20 mm.
24 mm.
28 mm.
32 mm.
Na síndrome de polipose hiperplásica (SPH), podemos afirmar que, exceto:
é uma síndrome rara, caracterizada por múltiplos adenomas hiperplásicos e/ou serrilhados.
há risco de evoluir para câncer colorretal em até 50% dos casos.
os parentes de primeiro grau devem ser submetidos à colonoscopia a partir dos 20 anos de idade ou 10 anos antes da idade de diagnóstico da SPH.
geralmente o rastreio deve ser feito a cada 1 a 2 anos de intervalo.
os critérios para o diagnóstico de SPH incluem a identificação de cinco ou mais lesões serrilhadas proximais ao cólon sigmoide (havendo pelo menos duas lesões maiores que 1 cm); ou mais de 30 lesões serrilhadas ao longo do cólon.
Vítima de colisão auto x objeto fixo, hemodinamicamente estável, foi submetido, após duas horas do trauma, à laparotomia exploradora por apresentar dor abdominal e pneumoperitônio na tomografia computadorizada de abdome.
No inventário da cavidade peritoneal foi identificada laceração de 70% da circunferência do cólon ascendente, próximo ao ângulo hepático, pouca contaminação local, pequena quantidade de sangue próximo ao cólon ascendente e na pelve e sem outras lesões aparentes.
O procedimento mais indicado neste caso é
colectomia direita e ileotransversoanastomose.
colectomia direita, ileostomia terminal e fístula mucosa do cólon transverso.
sutura da lesão em dois planos e ileostomia em alça.
colectomia direita, ileotransversoanatomose e ileostomia em alça.
hemicolectomia direita, ileostomia terminal e fechamento do cólon transverso.
Quando é necessária a ressecção do cólon esquerdo, incluindo extensa porção do cólon transverso, muitas das vezes não é possível o deslocamento do cólon direito até a pelve para a confecção de anastomose com o reto. Para estas situações, pode-se indicar a técnica de Deloyers como uma solução.
Esta técnica consiste em
mobilizar o cólon direito através de janela retroileal.
deslocar a flexura hepática e rotação anti-horária do cólon direto.
incisões escalonadas do mesocólon direito.
confecção de anastomose do ceco com o reto.
anastomose de bolsa em “J” do cólon direito e o reto.
Paciente em tratamento regular da síndrome da imunodeficiência humana adquirida há 18 anos, foi referenciado ao ambulatório de coloproctologia para consulta.
Relata que apresenta prurido anal há três meses, sem sangramentos, sintomas importantes de dor ou secreções. Trouxe exame de CD4 (160 células/mm3) e carga viral (570.000 cópias). À inspeção foram observadas várias pápulas umbilicadas de 1 a 2mm, de aspecto ceroso, não ulceradas na região perianal.
Assinale a opção que indica o tratamento indicado.
Curetagem ou crioterapia nas lesões.
Ácido Tricloroacético ou podofilina nas lesões.
Penicilina Benzatina 2.400.000 UI/semana por 3 semanas.
Aciclovir 400 mg via oral 3x/dia por 7 a 10 dias.
Ceftriaxona 250 mg IM dose única.
As fístulas surgem espontaneamente ou são secundárias à drenagem de um abscesso perirretal. A maioria das fístulas tem origem nas criptas anorretais. Algumas causas predisponentes são, exceto:
Doença de chohn.
Tuberculose.
Diverticulite.
Tumores.
Nefrite.
O câncer de intestino é uma doença tratável e frequentemente curável. Leia as alternativas a seguir e assinale a incorreta:
A cirurgia é o tratamento inicial, retirando a parte do intestino afetada e os gânglios linfáticos (pequenas estruturas que fazem parte do sistema de defesa do corpo) dentro do abdome.
Outras etapas do tratamento incluem a radioterapia (uso de radiação), associada ou não à quimioterapia (uso de medicamentos), para diminuir a possibilidade de recidiva (retorno) do tumor.
O tratamento não depende do tamanho, localização e extensão do tumor.
Quando a doença está espalhada, com metástases para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura ficam reduzidas.
Após o tratamento, é importante realizar o acompanhamento médico para monitoramento de recidivas ou novos tumores.
Homem de 50 anos fez colonoscopia, por indicação de seu médico de família, para rastreamento de câncer de cólon. Não tem história familiar de câncer intestinal. Traz resultado: três pólipos em sigmoide de 20 mm retirados sem intercorrências: anatomopatológico: adenomas tubulares de baixo grau.
A próxima colonoscopia deve ser feita em
um ano.
dois anos.
três anos.
cinco anos.
dez anos.
Hemorroida é a dilatação varicosa das veias anorretais submucosas devido à pressão venosa persistentemente elevada no plexo hemorroidário. A maioria dos pacientes possui três mamilos hemorroidários internos, localizados:
Quadrante anterior esquerdo, quadrante posterior esquerdo e lateral direito.
Posterior, lateral direito e lateral esquerdo.
Anterior, quadrante posterior direito e quadrante posterior esquerdo.
Quadrante anterior direito, quadrante posterior direito e lateral esquerdo.
Posterior, quadrante anterior direito e quadrante anterior esquerdo.
A técnica cirúrgica chamada Ligadura Trans Esfinctérica do Trato Fistuloso ou "LIFT" é uma alternativa no tratamento de fístulas anorretais complexas. Qual dos seguintes fatores está associado à maior taxa de recidiva com essa técnica?
Obesidade.
Sexo masculino.
Fístula em ferradura.
Trajeto transesfinctérico.
Uma paciente de 38 anos procura um especialista para tratamento de doença perianal. Ela se queixava de nódulos perianais há pelo menos 10 anos, hematoquezia intermitente, prolapso mucoso redutível com a digitação e baixa auto estima com dificuldade de ter relações pessoais e sexuais decorrente da presença dos nódulos. Ao exame, observava-se a presença de hemorróidas com prolapso mucoso ao esforço e associadas a plicomas perianais. Com base nas informações acima, qual a melhor opção terapêutica a ser proposta a essa paciente?
Ligadura elástica.
Dearterilização guiada por doppler.
Hemorroidopexia com grampeador.
Hemorroidectomia convencional.
Um paciente de 48 anos seguido no ambulatório de IST/AIDS se apresenta com evacuações com muco e sangue há 2 meses, piora recente e dor retal. Foi feita colonoscopia que evidenciou lesão ulceroinfiltrativa com cerca de 3,5 cm de diâmetro no reto baixo e colhidas biópsias. Fez RM de pelve que mostrou lesão comprometendo até parede muscular do reto e presença de 3 linfonodos perirretais com cerca de 1 cm cada. As biópsias iniciais não evidenciaram neoplasia maligna e foram repetidas por retossigmoidoscopia flexível em 2 semanas sendo ainda negativas. Qual dos seguintes exames é o mais indicado para complementar a avaliação diagnóstica?
PCR para C. trachomattis.
Biópsia excisional e anatomopatologia.
Swab retal para coleta de citologia e cultura.
Tomografia com emissão de positrons (PET SCAN).
A doença pilonidal, apesar de trazer poucas repercussões sistêmicas, pode ser capaz de causar perda de qualidade de vida e em pacientes operados as recidivas são comuns. Considerando um paciente que tem indicação de ressecção cirúrgica, qual dos seguintes aspectos técnicos se associa com menor taxa de recidiva?
Fechamento por segunda intenção.
Ressecção ampla com margens laterais.
Fechamento com sutura fora da linha média.
Ressecção ampla com margens laterais e profundas.
Menino com diagnóstico de anomalia anorretal, com colostomia, interna para investigação e possível correção da anomalia.

Pode-se afirmar que:
A colostomia definitiva é o mais indicado.
O abaixamento do reto é possível por laparoscopia.
Trata-se de uma anomalia anorretal baixa.
É necessário um abaixamento ileal com reservatório.
Megacólon é definido como uma dilatação do cólon que não é causada por uma obstrução mecânica. O megacólon agudo trata-se de uma pseudo-obstrução colônica (ou intestinal) aguda, caracterizada por achados físicos e radiológicos iguais àqueles associados com a obstrução mecânica dos cólons, porém sem causa orgânica de distensão colônica. O megacólon agudo está associado com várias doenças, sejam elas traumáticas, obstétricas, cirúrgicas, cardiorrespiratórias ou neurológicas. Sobre este analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - Anormalidades metabólicas, incluindo insuficiência renal, hipotireoidismo e hipertireoidismo; Perturbações eletrolíticas, que podem alterar a função autonômica.
II - Causas obstétricas, geralmente associadas com cirurgia de cesariana, devido a alteração da inervação autonômica; Doença inflamatória intestinal, incluindo colite ulcerosa e doença de Crohn.
III - Infecções, incluindo vírus (herpes zoster, varicela zoster, citomegalovírus e dengue grave), Clostridium difficile (colite pseudomembranosa), Trypanosoma cruzi (doença de Chagas) e Entamoeba histolytica (disenteria amebiana).
Apenas a afirmativa II está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas a afirmativa III está correta.
Sobre as fístulas retovaginais (FRV), assinale a alternativa correta.
É comum que as FRV resultem de uma malformação congênita.
A FRV por Doença de Crohn é tida como a complicação mais grave e temida.
Raramente as FRV são de origem obstétrica ou por doença inflamatória.
As FRV de melhor prognóstico são as resultante de radiação, neoplasias ou doença inflamatória.