Questões de Concurso sobre Hemodinâmica

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
310 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Paciente do sexo feminino, 64 anos, portadora de hipertensão, diabetes mellitus e fibrilação atrial permanente (CHA2DS2-VASc score = 4, HAS BLED = 1), é admitida com diagnóstico de síndrome coronária aguda sem supra de ST (SCASSST). Após estratificação invasiva, é submetida a intervenção coronária percutânea com implante de 2 stents em bifurcação de tronco da coronária esquerda.


Baseado nas diretrizes mais recentes, referentes ao manejo de pacientes com SCASSST tratados com ICP e com necessidade de tripla terapia antitrombótica (TTA), a paciente apresenta risco trombótico


A

intermediário, sendo o risco de sangramento baixo conforme HAS-BLED. Devido a apresentação com SCASSST, anatomia coronária complexa e diabetes, a recomendação seria TTA com warfarin (mantendo-se INR em torno de 2-2.5), aspirina e clopidogrel por 12 meses.


B

intermediário, sendo o risco de sangramento baixo conforme HAS-BLED. Devido a apresentação com SCASSST, a recomendação seria TTA com warfarin (mantendo-se INR em torno de 2-2.5), aspirina e clopidogrel por 1 mês, seguido por warfarin + monoterapia com aspirina por 12 meses.


C

elevado, sendo o risco de sangramento baixo conforme HASBLED. A recomendação seria TTA com os novos anticoagulantes orais (NOAC), aspirina e clopidogrel por 1 mês, seguido por NOAC + monoterapia antiplaquetária (preferencialmente clopidogrel) por 12 meses.


D

elevado, sendo o risco de sangramento baixo conforme HASBLED. A recomendação seria TTA com os novos anticoagulantes orais (NOAC), aspirina e ticagrelor por 1 mês, seguido por NOAC + monoterapia antiplaquetária (preferencialmente clopidogrel) por 12 meses.


E

intermediário, sendo o risco de sangramento baixo conforme HAS-BLED. Devido a apresentação com SCASSST, doença coronária complexa e diabetes, a recomendação seria TTA com warfarin (mantendo-se INR em torno de 2-2.5), aspirina e ticagrelor por 12 meses.

Paciente, sexo feminino, 48 anos, altura de 1,57m, peso de 62kg, foi submetida à substituição da valva Mitral. Durante a circulação extracorpórea, foi coletada uma gasometrial venosa pelo perfusionista e o resultado do exame foi:


pH:7,31/ PCO2:62mmHg / pO2: 20mmHg / HCO3: 23,2mmol/L / BE: -1,3mmol/L / SatO2: 52%.


Qual conduta deve ser realizada pelo perfusionista?


A

Nenhuma, pois os parâmetros estão normais.


B

Aumentar os parâmetros no misturador de gases da FiO2 e do fluxo de oxigênio.


C

Reduzir os parâmetros no misturador de gases da FiO2 e do fluxo de oxigênio.


D

Reduzir o parâmetro no misturador de gases da FiO2 e aumentar o fluxo de oxigênio.


E

Aumentar os parâmetros no misturador de gases da FiO2 e reduzir o fluxo de oxigênio.

Sobre a doença de Fabry é incorreto afirmar:


A

Sintomas renais e cardíacos são encontrados em mais de 50% dos homens com mais de 40 anos


B

O acúmulo de glicoesfingolipídeos nos miócitos resulta na hipertrofia e eventual fibrose do miocárdio


C

Sintomas neurológicos ocorrem com menor frequência em homens.


D

Cerca de 60% dos pacientes com doença de Fabry têm alguma forma de envolvimento cardíaco

A respeito da heparina, é INCORRETO afirmar que:


A

A principal ação da heparina ocorre nas fases finais da cascata de coagulação e consiste na estimulação da antitrombina III (ATIII) que inibe a ação da trombina.


B

Tem seu efeito neutralizado pela protamina.


C

A heparina pode produzir trombocitopenia.


D

Em pacientes com resistência à heparina devido a deficiência de ATIII, se faz necessária a administração de crioprecipitado antes da administração da heparina.


E

Nenhuma das alternativas acima.

A respeito dos dispositivos que compõem o circuito de circulação extracorpórea, marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) No oxigenador de membrana, o gás passa por dentro dos capilares e o sangue passa por fora fazendo com que as trocas gasosas ocorram na superfície das bolhas.

( ) O filtro arterial, localizado após o oxigenador e antes da cânula arterial, tem como principais funções a retenção de partículas e a remoção de microbolhas existentes nos fluidos.

( ) O hemoconcentrador é um dispositivo usado para ultrafiltração cuja membrana semipermeável permite a passagem de água, eletrólitos e outras substâncias de baixo peso molecular.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,


A

V – F – F.


B

F – V – V.


C

V – V – V.


D

F – F – F.


E

V – F – V.

Após o início e estabilização de uma CEC normotérmica o perfusionista coletou amostra de sangue arterial para realização de gasometria, cujos valores de PO₂ e PCO₂ foram respectivamente 90 mmHg e 36 mmHg. Nesse caso, a conduta adequada é


A

aumentar a FiO₂ no oxigenador.


B

reduzir a FiO₂ no oxigenador.


C

aumentar o fluxo de gás no oxigenador.


D

reduzir o fluxo de gás no oxigenador.


E

reduzir a FiO₂ e aumentar o fluxo de gás no oxigenador.

Entre os sistemas “tampões” o de maior importância na regulação do pH durante a circulação extracorpórea é o


A

ácido acético/acetato de sódio.


B

hemoglobina/oxihemoglobina.


C

bicarbonato/ácido carbônico.


D

proteínas ácidas/proteínas básicas.


E

fosfato monoácido/fosfato diácido.

Entre os parâmetros adotados na circulação extracorpórea, o fluxo de perfusão recomendado é em torno de


A

1,0 a 2,0 L/min/m²


B

1,5 a 2,5 L/min/m².


C

2,2 a 2,4 L/min/m².


D

3,0 a 4,5 L/min/m².


E

4,2 a 5,0 L/min/m².

Em pacientes que apresentem contraindicação ao uso de heparina por alergia ou por histórico de trombocitopenia induzida por esse anticoagulante pode ser usado alternativamente a (o)


A

varfarina.


B

bivalirudina.


C

fondaparinux.


D

coumadin.


E

rivaroxabana.

Existem três grandes categorias de choque, conhecidas como: choque hipovolêmico, em que o volume vascular é menor que o normal, choque distributivo, no qual o espaço vascular está aumentado, e o choque cardiogênico, quando há falha no bombeamento cardíaco. Quais sinais podem ser observados em um paciente com choque cardiogênico?


A

Temperatura da pele fria, úmida, com coloração pálida, manchada, pressão sanguínea aumentada, nível de consciência lúcido e tempo de enchimento capilar lento.


B

Temperatura da pele quente, úmida, com coloração normal, manchada, pressão sanguínea diminuída, nível de consciência alterado e tempo de enchimento capilar normal.


C

Temperatura da pele fria, úmida, com coloração pálida, cianótica, pressão sanguínea diminuída, nível de consciência alterado e tempo de enchimento capilar lento.


D

Temperatura da pele fria, seca, com coloração rosada, pressão sanguínea aumentada, nível de consciência lúcido e tempo de enchimento capilar normal.


E

Temperatura da pele quente, seca, com coloração pálida, cianótica, pressão sanguínea diminuída, nível de consciência lúcido e tempo de enchimento capilar normal.

Analise as curvas de pressão de aorta e de ventrículo esquerdo, observadas durante uma manometria.


Imagem associada para resolução da questão



Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que indica a cardiopatia estrutural mais provável.


A

Estenose mitral com fibrilação atrial.


B

Pericardite constritiva com repercussão hemodinâmica.


C

Cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva.


D

Estenose aórtica grave com fibrilação atrial.


E

Dupla lesão valvar aórtica, com predomínio de estenose.

Frente a pacientes multivasculares e com doença coronária complexa, a aplicação de escores como STS (Society of Thoracic Surgeons) e NCDR (National Cardiovascular Data Risk) é útil para se predizer mortalidade e complicações relacionadas aos procedimentos cirúrgicos e percutâneos, respectivamente.

Com o intuito de auxiliar o Heart Team na tomada de decisão acerca do tipo de revascularização a ser indicado, foi criado o escore SYNTAX II.


São variáveis incluídas neste escore, exceto:


A

Idade.


B

Diabetes mellitus.


C

Clearance de creatinina.


D

SYNTAX anatômico.


E

Doença de tronco da coronária esquerda.

As medidas da angiotomografia ou ecocardiografia 3D mais valorizadas para a escolha do tamanho das próteses autoexpansíveis e do balão-expansível são, respectivamente,


I. Perímetro e área do anel valvar aórtico.

II. Área e perímetro do anel valvar aórtico.

III. Diâmetros máximo e mínimo do anel valvar aórtico.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

I, II e III.

Em relação aos efeitos biológicos dos Raios-X, assinale a afirmativa incorreta:


A

Os efeitos estocásticos são os produzidos por danos irreparáveis ao DNA celular.


B

O coeficiente de risco para indução de câncer em operadores e pacientes é de 5-10% por Sv da dose efetiva.


C

Constituem danos determinísticos: descamação e câncer de pele, eritemas, atrofia dérmica


D

Os efeitos determinísticos ocorrem quando um número significativo de células sofre danos suficientes para causar alterações observáveis.


E

Ambos efeitos biológicos dos raios X (estocástico e determinístico) estão relacionados à quantidade (são efeitos dose-dependentes) de Raio X.

De acordo com a nova classificação do choque cardiogênico proposto pela SCAI (Society of Cardiovascular Angiography & Intervention), um paciente com turgência jugular, estertores crepitantes à ausculta pulmonar, hipotensão relativa e taquicardia porém com lactato normal, seria classificado no estágio


A

A.


B

B.


C

C.


D

D.


E

E.

Com relação à cardiomiopatia por estresse (síndrome de Takotsubo), assinale a opção incorreta.


A

Pode ocorrer em até 2% dos pacientes com suspeita de síndromes coronárias agudas.


B

Em comparação com pacientes acometidos por síndromes coronárias aguda (SCA), indivíduos com síndrome de Takotsubo apresentam mais frequentemente doenças psiquiátricas associadas (como ansiedade e depressão).


C

Registros mais recentes apontam que a mortalidade aos 30 dias pode ser de 4 a 6%, comparável a pacientes com SCA com ou sem supra ST.


D

A forma atípica (que não acomete o ápice do VE) é menos frequente e heterogênea, sendo a forma médio-ventricular associada a hemorragia subaracnoide e feocromocitoma.


E

A presença de doença coronária obstrutiva aterosclerótica concomitante não exclui o diagnóstico de Takotsubo.

A esterilização de materiais com radiação ultravioleta e gás óxido de etileno são processamentos realizados por meio de agentes


A

físicos.


B

químicos.


C

físico e químico.


D

químico e físico-químico.


E

físico e físico-químico.

A respeito do Tempo de Coagulação Ativado (TCA), assinale a alternativa correta.


A

O TCA não mede a quantidade de heparina circulante.


B

Não é necessário monitorar o TCA ao longo da CEC, uma vez que o TCA pós-heparina estava em 600 segs.


C

O valor basal do TCA, em condições normais, antes da heparinização é de 200 segs.


D

Após o final da perfusão, a dosagem do TCA não se faz necessária, uma vez que o paciente terá o efeito da heparina anulado pela protamina.


E

Nenhuma das alternativas acima.

Sobre o infarto do miocárdico sem a presença de doença arterial coronária obstrutiva (MINOCA, do inglês, myocardial infarction with non-obstructive coronary arteries), assinale a afirmativa incorreta.


A

Sua fisiopatologia consiste na ocorrência de espasmo e obstrução microvasculares, com injúria miocárdica aguda. O tratamento farmacológico a ser instituido é o mesmo padronizado para indivíduos com síndromes coronárias agudas sem supra de ST (SCASSST), envolvendo a prescrição de enoxaparina, dupla terapia antiplaquetária e estatinas.


B

Se a coronariografia é normal, o diagnóstico de MINOCA requer a exclusão de outras possíveis causas de elevação de troponina cardíaca, sendo a realização de ressonância cardíaca recomendada para exclusão de diagnósticos como miocardite ou Takotsubo.


C

Testes funcionais intracoronários com acetilcolina/ergonovina podem ser implementados na presença de sintomas sugestivos de espasmo coronário e achados de lesões coronárias discretas à coronariografia.


D

A investigação com métodos de imagem intracoronários (IVUS ou OCT) pode ser útil na presença de lesões coronárias < 50%, permitindo a detecção de ruptura de placa, erosões ou dissecção coronária espontânea.


E

nos casos de dissecções coronárias espontâneas do tipo I, os beta-bloqueadores constituem a primeira linha de fármacos em indivíduos hipertensos.

Sobre a nefropatia induzida por contraste é correto afirmar:


A

insuficiência renal aguda, caracterizada por oligoanúria nos dias após a realização do cateterismo cardíaco ou outro exame com uso de contraste.


B

aumento da creatinina sérica em 10% de 2 a 5 dias após o uso de contraste.


C

aumento da creatinina sérica em mais de 25% ou mais de 0,5 mg/dL do valor basal, geralmente de 48 a 72h após o uso do contraste.


D

aumento de qualquer valor da creatinina com diminuição da função renal após angioplastia coronária.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado