

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No que concerne à radioterapia intraoperatória, deve-se realizar a:
aplicação de radiação antes da cirurgia
irradiação sistêmica do paciente durante a anestesia
radioterapia apenas após cicatrização cirúrgica
aplicação de radiação diretamente no leito tumoral durante o ato cirúrgico
A alcoolização percutânea de tumores é uma técnica utilizada em situações selecionadas. Em relação a esse procedimento, é correto afirmar que:
promove necrose tumoral por desidratação celular e trombose vascular
apresenta efeito exclusivamente mecânico
dispensa orientação por métodos de imagem
é indicada apenas para tumores malignos avançados
O quimioterápico classicamente utilizado como radiossensibilizador em tumores de cabeça e pescoço é o(a):
metotrexato
bleomicina
vincristina
cisplatina
Os 4 Rs da radiobiologia incluem:
reparação, redistribuição, repopulação e reoxigenação
repopulação, radiação, regressão e regeneração
redistribuição, regressão, reabsorção e radiação
replicação, reparação, regressão e radiação
No contexto da dosimetria de campos pequenos em radioterapia, sobre o comportamento e a aplicabilidade de diferentes detectores de radiação, assinale a alternativa correta.
O filme radiocrômico é adequado para campos pequenos devido à baixa dependência energética e ao efeito pronunciado de volume averaging.
Diodos blindados são preferíveis em campos muito pequenos porque a blindagem elimina completamente os efeitos de dependência energética e de espalhamento.
O detector de diamante sintético apresenta resposta próxima à da água principalmente por seu número atômico efetivo e baixa densidade.
Microcâmaras de ionização (pin point) fornecem medições confiáveis de fatores de saída em campos subcentimétricos devido à ausência da quebra do LCPE.
Diodos blindados sobrerrespondem em campos pequenos devido à redução do espalhamento de fótons de baixa energia no fantoma.
Uma instituição resolve aumentar a taxa de dose de seu LINAC, que emitia feixes de fótons aplainados com energia nominal de 6 MV, calibrando-o segundo o protocolo IAEA TRS-398 – Revisão 1, e removendo o filtro achatador. Considerando a modelagem física do feixe, quais alterações devem ser esperadas?
O aumento da taxa de dose provoca fortes alterações no índice de qualidade do feixe, que deve ser corrigida no TPS.
O perfil não plano e a redução do espalhamento no cabeçote exigem a reparametrização do feixe e do MLC.
A equivalência do índice de qualidade permite manter a mesma modelagem do feixe.
O espectro torna-se mais duro, mas permanece a necessidade de ajustes de fluência off-axis.
As mudanças ficam restritas ao cabeçote do LINAC, sem alterações de espectro que modificariam a calibração da dose absorvida por unidade monitora.
Devido à sua rica drenagem linfática e à presença de estruturas anatômicas nobres em estreita proximidade, os tumores da cavidade oral e da orofaringe apresentam elevado risco de disseminação linfonodal precoce, o que influencia diretamente o estadiamento e o planejamento radioterápico. Qual é o principal grupo linfonodal envolvido na drenagem inicial desses tumores?
Pré-traqueais.
Mediastinais superiores.
Cervicais profundos (cadeia jugular).
Axilares.
Parotídeos profundos.
Na radioterapia, a administração de altas doses de radiação é intencional e clinicamente justificada para o controle tumoral. Ainda assim, os princípios fundamentais da radioproteção devem ser observados no ambiente ocupacional e na proteção do público. Considerando especificamente o princípio da otimização (ALARA), qual das alternativas descreve corretamente sua aplicação no contexto da radioterapia?
Determinar que a dose prescrita ao paciente seja mantida abaixo dos limites anuais estabelecidos para trabalhadores.
Reduzir a dose do paciente ao menor valor possível, independentemente do controle tumoral.
Minimizar as exposições ocupacionais e do público, mantendo-as tão baixas quanto razoavelmente exequível, sem comprometer o objetivo terapêutico.
Garantir que nenhuma exposição ocupacional ultrapasse zero dose adicional à radiação natural de fundo.
Substituir o princípio da justificação sempre que houver benefício clínico estabelecido.
Quanto às interações da radiação ionizante com a matéria, no contexto dos fótons de megavoltagem utilizados na radioterapia, assinale a alternativa INCORRETA.
O efeito Compton é a interação predominante em tecidos moles para energias típicas de radioterapia externa.
A probabilidade do efeito fotoelétrico é fortemente dependente do número atômico efetivo do meio.
A produção de pares torna-se possível quando a energia do fóton é superior a 1,022 MeV.
O espalhamento coerente é a principal interação responsável pela deposição de dose em feixes de megavoltagem.
No efeito Compton, parte da energia do fóton incidente é transferida a um elétron do meio.
A característica clássica do linfoma de Hodgkin é:
neutrófilos atípicos
células plasmáticas
macrófagos tumorais
células de Reed-Sternberg
O limite de dose máxima permitida por ano para a população normal é de
1 mSv.
5 mSv.
1 Sv.
5 Sv.
10 Sv.
Das opções a seguir, assinale a que possui a indicação de QT/RT pós-operatória nos tumores de orofaringe.
Doença T3.
Extensão extracapsular.
Embolismo vascular.
Doença T4.
Doença N2.
Dos tumores a seguir, assinale o que tem menor potencial de disseminação pelo SNC.
Tumores de células germinativas.
Pineoblastoma.
Meduloblastoma.
Ependimoma de alto grau.
Oligodendroglioma.
Na interação da radiação eletromagnética com o campo nuclear de um átomo, a produção de par elétron–pósitron só ocorre quando o fóton incidente tem energia mínima suficiente. Qual é a energia mínima que um fóton de raios X ou gama deve ter para que esse processo aconteça?
1,022 MeV.
1,022 keV.
0,511 MeV.
0,511 keV.
A Agência Internacional de Energia Nuclear recomenda o uso de protocolos de dosimetria em radioterapia baseados em instrumentos calibrados em dose absorvida na água. Assinale a alternativa que apresenta a vantagem do uso desse sistema.
Facilidade da calibração dos equipamentos em dose na água, especialmente para feixes de fótons de quilovoltagem e feixe de prótons.
Os protocolos recomendados apresentam amplo volume de dados tabulados que facilitam o uso da metodologia e minimizam as incertezas.
Utilizar câmaras de ionização de placas paralelas para dosimetria de fótons de alta energia para a redução de incertezas.
Apresenta incertezas reduzidas, padrões primários mais robustos e formalismo simples.
Metodologia facilitada pelo uso de fatores de correção para perturbação mais precisos e aumento no sinal medido em feixes de elétrons.
Ao final de um ciclo de otimização de um plano de VMAT para pulmão (30 × 200 cGy) em que todas as restrições de dose dos órgãos de risco são respeitadas, observa-se: queda do Índice de Conformidade de Paddick (CI) relativo ao PTV de 0,9 para 0,6; diminuição do Índice de Gradiente (GI) de 4,1 para 1,5; valor de Índice de Homogeneidade (HI) próximo a 0,4. Neste cenário, qual das seguintes condutas é mais adequada?
Aceitar o resultado da otimização sem renormalizar, pois a cobertura está adequada e todos os órgãos de risco estão dentro das restrições.
Aceitar o resultado da otimização e renormalizar até que o HI atinja 0,5.
Reotimizar o plano, com objetivo de diminuir o CI e aumentar o HI.
Reotimizar o plano, com objetivo de aumentar o GI e aumentar o HI.
Reotimizar o plano, com objetivo de aumentar o CI e diminuir o HI.
No tratamento inicial da compressão medular metastática, além da radioterapia, recomenda-se:
anti-histamínicos
corticosteroides
anticoagulação
antibióticos
A estrutura que é considerada o principal órgão limitante de dose na radioterapia da próstata é o(a):
reto
fêmur
bexiga
uretra prostática
O fator que aumenta a radiossensibilidade tumoral corresponde à(ao):
alta densidade de colágeno
baixa taxa proliferativa
alto índice mitótico
hipóxia
Uma paciente gestante precisa ser tratada com radioterapia para câncer de mama. Qual deve ser a principal ação do físico-médico para proteger o feto?
Prosseguir com o plano habitual, pois doses terapêuticas na mama não geram radiação espalhada em quantidades significativas ao feto.
Modificar o plano de tratamento para reduzir a dose fetal, utilizando blindagens adicionais e técnicas de otimização.
Delegar a decisão apenas ao oncologista, sem avaliação física do risco fetal.
Cancelar automaticamente todo o tratamento radioterápico.
Aumentar a energia do feixe para reduzir o tempo de exposição, sem ajustes de proteção, considerando ainda que menores energias espalham menor quantia de dose.