Questões de Concurso sobre Socorrista

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
717 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a publicação do Ministério da Saúde intitulada Avaliação e Conduta da Epilepsia na Atenção Básica e na Urgência e Emergência (2018), um médico, ao atender um paciente que chega ao serviço de saúde em Estado de Mal Epiléptico, nos primeiros trinta minutos, deve ministrar como primeira droga o


A

tiopental.


B

valproato.


C

diazepam.


D

propofol.

Sobre regulamentação médica nos serviços de urgência e emergência, as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:


A

Atualmente, o médico tem liberdade e completa independência para decidir se utiliza ou não recomenda o uso da telemedicina para seu paciente, e que tal decisão deve basear-se apenas no benefício do paciente.


B

Não existe ainda regulamentação oficial do CFM pertinentes à guarda, manuseio, transmissão de dados, confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional nos atendimentos de telemedicina.


C

Nos casos de urgência, ou quando solicitado pelo médico responsável, o médico que fizer atendimento a distância poderá prestar o devido suporte diagnóstico e terapêutico deverá emitir o laudo.


D

A responsabilidade profissional do atendimento cabe ao médico assistente do paciente. Os demais envolvidos responderão solidariamente na proporção em que contribuírem por eventual dano ao mesmo.

Segundo a Diretriz Brasileira de Infecção Urinária Complicada da Sociedade Brasileira de Urologia, alterações do trato urinário podem estar presentes em qualquer paciente com infecção urinária; entretanto, algumas situações principais chamam a atenção para a possibilidade de infecção complicada, EXCETO:


A

Infecções em homens sadios.


B

Infecções em mulheres sadias.


C

Infecção refratária ao tratamento.


D

Infecções com bacteremia.


E

Presença de insuficiência renal.

Qual das partes do corpo humano apresenta menor risco de infecção quando sofre mordida por animal doméstico?


A

Mão.


B

Pé.


C

Braço.


D

Tórax.


E

Couro cabeludo.

Qual é o quelante para envenenamento por alumínio em adultos?


A

Azul da prússia.


B

Dimercaprol.


C

Ácido etilendiamino tetra-acético.


D

Ácido 2,3-dimercaptosuccínico.


E

Deferoxamina.

Considerando as recomendações para drogas antiarrítmicas no manejo clínico da fibrilação atrial, assinale a alternativa que contém uma droga que deve ser usada preferencialmente em paciente com disfunção ventricular.


A

Propafenona


B

Verapamil


C

Amiodarona


D

Diltiazem


E

Sotalol

Sobre a terapia de reposição de hemocomponentes, analise as afirmativas abaixo.


I. A transfusão não é indicada até que o nível de hemoglobina seja de 7 g/dl. Isso é recomendado para pacientes adultos hospitalizados que são hemodinamicamente estáveis, incluindo pacientes gravemente doentes.

II. Recomenda-se um limiar restritivo para transfusão de concentrado de glóbulos de 8 g/dl para pacientes submetidos a cirurgia ortopédica, cirurgia cardíaca e portadores de doenças cardiovasculares pré-existentes.

III. Em uma revisão de 13 ensaios controlados randomizados (avaliando os desfechos clínicos de transfusão sangue mais fresco (armazenamento <10 dias) ou transfusão padrão os autores mostrara, que o sangue mais fresco melhorou os desfechos clínicos.


Estão corretas as afirmativas:


A

I, II e III


B

I e II apenas


C

I e III apenas


D

I apenas


E

II e III apenas

O espectro do Trombembolismo Venoso (TEV) compreende a Trombose Venosa Profunda (TVP) e a Embolia Pulmonar (TEP). A esse respeito, assinale a alternativa correta.


A

Um teste do D-dímero D considerado negativo não afasta TEV em pacientes com escore de Wells < 2


B

A acurácia diagnóstica dos escores de Wells para o diagnóstico de TEP foi estabelecida por metanálise, sendo a sensibilidade a 80 a 90% e a especificidade, de 45 a 55%


C

A especificidade da medição do D-dímero aumenta com a idade, e em idosos pode alcançar 60%


D

Pacientes com episódio trombembólico sem repercussão hemodinâmica cursam, na maioria das vezes, com exames ecocardiográficos alterados


E

Em todo paciente com suspeita de TVP, com escore de Wells = 2 está indicada ultrassonogafia venosa

Paciente masculino de 54 anos, diabético, com leve redução da filtração glomerular e albuminúria moderada, apresenta quadro típico de gota atingindo a região do hálux direito e do cotovelo esquerdo. Apresenta dor intensa e não faz uso de nenhum tratamento prévio, exceto metformina. A conduta terapêutica deve ser _____.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

Colchicina via oral


B

Glicocorticoide via oral


C

Anti-inflamatório não esteroide via oral


D

Injeção intra-articular de glicocorticoide


E

Glicocorticoide via intravenosa in bolus

Sobre a obstrução urinária aguda, analise as afirmativas abaixo.


I. Não há achados patognomônicos associados à obstrução proximal à bexiga (obstrução do trato superior), embora a hipersensibilidade costovertebral possa estar presente.

II. A obstrução uretral pode levar à distensão da bexiga e incontinência de transbordamento, o que pode resultar em frequência, urgência, nocturia e sensação de poliúria.

III. Dor relativamente severa (cólica renal ou ureteral) pode ser vista com obstrução completa aguda (como quando há um cálculo ureteral). No entanto, com a compressão ureteral externa, a dor geralmente está ausente devido ao curso progressivo de obstrução.


Estão corretas as afirmativas:


A

I, II e III


B

I e II apenas


C

I e III apenas


D

I apenas


E

II e III apenas

Sobre as medidas de prevenção da lesão renal aguda associada a contrastes radiográficos, assinale a alternativa correta.


A

Solução salina hipotônica tem mostrado resultados melhores que a solução salina isotônica, em particular em diabéticos


B

Um estudo randomizado de grande porte recente, não encontrou melhores desfechos com acetilcisteína oral em pacientes de alto risco submetidos à angiografia, comparado à fluidoterapia


C

Recomenda-se bicarbonato preferencialmente à solução salina. Ambos são eficazes, mas o bicarbonato fornece benefício adicional à solução salina, ainda que seja mais caro


D

Peptídeo natriurético atrial tem sido considerado para profilaxia desde que sua administração tem sido benéfica em modelos animais. Este benefício foi confirmado em estudo multicêntrico, prospectivo e randomizado, em comparação ao placebo


E

Atualmente há poucos estudos sobre o papel do ácido ascórbico na prevenção da lesão renal aguda associada a contrastes radiográficos, mas a maior parte deles mostrou benefícios

Considerando a diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST (IAMCST), assinale a alternativa incorreta.


A

AAS 160-300 mg em dose de ataque, com manutenção de 100 mg/dia


B

A dupla antiagregação plaquetária deve ser iniciada tão cedo quanto possível, preferencialmente com AAS e clopidogrel


C

Ticagrelor ou prasugrel em pacientes submetidos à terapia trombolítica


D

Clopidogrel 75 mg ao dia em pacientes com mais de 75 anos submetidos à terapia trombolítica ou não


E

Clopidogrel 600 mg, em adição ao AAS, em pacientes submetidos à angioplastia primária. Manutenção de 75 mg ao dia

Vasopressores intravenosos são úteis em pacientes que permanecem hipotensos apesar da administração adequada de fluidos. Os dados atuais suportam que a ______, como o agente único, é a droga de primeira linha no choque séptico.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

Dopamina


B

Dobutamina


C

Amrinone


D

Norepinefrina


E

Vasopressina

Um homem de 53 anos de idade foi levado ao pronto-socorro pelo resgate, em prancha longa e com colar cervical, após colidir com a sua motocicleta em um veículo parado. Tem suas vias aéreas pérvias, o colar cervical está bem colocado, está eupneico, seu tórax expande, bilateralmente, de maneira simétrica, há murmúrios vesiculares presentes em todos os campos pulmonares, sua frequência cardíaca é de 92 bpm, seu pulso é amplo e cheio, sua pressão arterial é de 120 x 70 mmHg e sua perfusão periférica está preservada. Ele usava capacete no momento do acidente, apresenta-se com Glasgow de 15, não ingeriu bebida alcoólica e nem fez uso de drogas ilícitas. Há fratura exposta da perna direita, com desvio.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta quanto à retirada do colar cervical.


A

Caso o paciente não apresente nenhuma deformidade na coluna, nenhum deficit nervoso e, após palpação cervical e movimentação ativa do pescoço, nenhuma dor, o colar poderá ser retirado.


B

Pode ser retirado, uma vez que o paciente não tem mecanismo para lesão de coluna cervical.


C

Só poderá ser retirado após um exame físico realizado por ortopedista ou neurocirurgião.


D

Deveria ter sido retirado na avaliação primária, juntamente com a avaliação da via aérea.


E

Só poderá ser retirado após o exame de imagem da coluna cervical.

Mulher, 32 anos, vítima de trauma por acidente automobilístico, é trazida pela unidade móvel com dor torácica e dispneia. Apresenta-se com PA = 130 X 85 mmHg, FC = 105 bpm, FR = 26 mpm, SO2 de 95% com máscara não reinalante, respiração paradoxal torácica à direita, dor e crepitação à palpação de 4a e 5a costelas à direita, com percussão maciça à direita e ausculta respiratória com murmúrio reduzido à direita. A ultrassonografia de tórax à direita mostra presença de deslizamento pleural e parênquima pulmonar hiperecogênico, sem imagem hipoecoica entre a parede torácica e o parênquima pulmonar. A conduta imediata deve ser a realização de


A

toracocentese de alívio.


B

drenagem torácica.


C

analgesia com opioide.


D

tomografia de tórax.


E

cirurgia de emergência.

Sr. João, 65 anos, DPOC tabágico, hipertenso e diabético, sem história de internamentos recentes, é trazido ao pronto-socorro pelo SAMU por quadro de piora da quantidade e do aspecto da secreção traqueal associado a dispneia e febre com 3 dias de evolução. Apresentava um exame de RT-PCR para SARS-CoV-2 negativo do dia do antendimento médico.

Apresentava-se lúcido e consciente, PA 60x40mmHg, FC de 120bpm com pulso regular, FR de 35irpm, Saturação de oxigênio em ar ambiente de 75%. Apresentava sibilos difusos, crepitantes em 1/3 médio de hemitórax esquerdo e murmúrios vesiculares abolidos em base de hemitórax ipsilateral. Rx de tórax demonstrava extensa consolidação em hemitórax com velamento da base do pulmão esquerdo. A gasometria coletada na chegada demonstrou: pH 7,20 PaO2 65mmHg, PaCO2 de 50mmHg, HCO3 24mEq/L, BE -2 mEq/L e Sat 70%.


Sobre o caso acima, qual das condutas a seguir é a mais indicada:


A

Trata-se de um caso de sepse de foco pulmonar, deve-se coletar exames laboratoriais para avaliar disfunções orgânicas além de um par de hemoculturas, iniciar a reposição volêmica com 30ml/Kg de solução cristaloide, noradrenalina em acesso periférico caso persista hipotenso, iniciar imediatamente moxifloxacino, oferecer oxigenioterapia suplementar com cateter ou máscara não reinalante visando um alvo de saturação de 88-92% e considerar ventilação mecânica não invasiva.


B

Trata-se de um caso de choque séptico de foco pulmonar, deve-se proceder a intubação orotraqueal com sequência rápida, iniciar noradrenalina e piracilina-tazobactam + vancomicina, além de solicitar vaga de terapia intensiva.


C

Trata-se de uma possível embolia pulmonar, deve-se fornecer oxigênio suplementar, reposição volêmica com cristaloide 30ml/Kg, iniciar anticoagulação com enoxaparina 1mg/Kg 12/12h SC e solicitar uma angiotomografia de tórax.


D

Trata-se de um caso de sepse de foco pulmonar, deve-se solicitar exames laboratoriais para avaliar disfunções orgânicas, coleta de cultura de escarro, puncionar um acesso venoso central para infusão de noradrenalina, iniciar imediatamente azitromicina e pré-oxigenar o paciente para realizar a intubação orotraqueal.


E

Trata-se de um caso de choque séptico de foco pulmonar, deve-se coletar exames laboratoriais para avaliar disfunções orgânicas além de um par de hemoculturas, iniciar a reposição volêmica com 30ml/Kg de ringer lactato, noradrenalina em acesso periférico caso persista hipotenso, iniciar imediatamente ciprofloxacino, oferecer oxigenioterapia suplementar com cateter ou máscara não reinalante visando um alvo de saturação de 94-96% e considerar ventilação mecânica não invasiva.

Emergência é tudo aquilo que implica em um risco iminente de morte, que deve ser diagnosticado e tratado nos primeiros momentos após sua constatação. Quando a pessoa necessita de assistência médica imediata, pois há risco potencial de morte, ela deve ser encaminhada ao plantão hospitalar.


São situações que inspiram um atendimento de emergência, EXCETO:


A

Fraturas.


B

Acidente de origem elétrica.


C

Picada ou mordida de animais peçonhentos.


D

Afogamentos.


E

Dificuldade respiratória.

Suporte básico de vida é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:


A

Em um contexto de Suporte Básico, o ambiente não é importante, já que você, de qualquer forma deve salvar o paciente.


B

A ordem de prioridade do suporte básico de vida são: utilização do DEA, proceder RCP, usar EPIs e, por último, chamar por ajuda.


C

Ritmos chocáveis não fazem parte do contexto de Suporte Básico à Vida. São eles Taquicardia Ventricular sem pulso e Fibrilação Ventricular.


D

Ritmos não chocáveis são a Taquicardia Ventricular sem pulso e Fibrilação Ventricular, portanto, os chocáveis são Assistolia e Atividade elétrica sem pulso.


E

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um protocolo de atendimento no qual se estabelecem o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com o objetivo de manter a vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) viva até a chegada de uma unidade de transporte especializada.

Paciente vítima de colisão moto x auto em rodovia, atendido pelo SAMU, apresentava-se no local com capacete, fratura exposta de tíbia esquerda com uma grande quantidade de sangue ao redor e sangramento ativo em membro inferior esquerdo. Apresentava-se agitado (Escala de coma de Glasgow de 13), pele fria e pegajosa, FC 120 bpm, pulsos finos, palidez cutânea, PA 70x40mmHg, FR 24 irpm, Sat 95% em ar ambiente, ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações. Realizado estabilização da fratura com tração e curativo oclusivo, realizado 2 acessos venosos antecubitais e iniciado reposição volêmica com 1000ml de solução fisiológica 0,9% além de analgesia com dipirona. Sobre as condutas no choque hipovolêmico é incorreto afirmar:


A

O paciente com choque hipovolêmico classe IV deverá receber, além da reposição volêmica inicial com solução cristaloide, protocolo de transfusão maciça na proporção de 1 concentrado de hemácias : 1 concentrado de plaquetas : 1 unidade de plasma fresco congelado.


B

Deve-se evitar a hipotermia com aquecimento externo, cuidar com a temperatura ambiente da sala de emergência e infundir soluções pré-aquecidas.


C

É recomendado a utilização do ácido tranexâmico nos choques hemorrágicos causados por trauma, na chegada ao hospital na dose de 1g a cada 8 horas por 3 dias consecutivos.


D

Deve-se dosar o cálcio e é aceitável a reposição preventiva nos casos que necessitem de protocolo de transfusão maciça visando mantê-lo no limite superior da normalidade.


E

A hipotensão permissiva (PA sistólica 70-80mmHg ou PAM 50-60mmHg) até o controle definitivo do foco de sangramento é recomendada desde que não haja trauma cranioencefálico associado.

Em paciente com sintomas neurológicos e evolução progressiva associada a trismo, que achado à inspeção da pele pode sugerir Tétano?


A

Lesões bolhosas no dorso.


B

Rash cutâneo no tronco.


C

Lesão traumática com sinais flogísticos.


D

Lesão em alvo com bordas regulares.


E

Nódulos de Janeway.

   
Gerar simulado