Questões de Concurso sobre Nutrientes

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.362 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O leite integral apresenta elevado teor de gorduras saturadas, especialmente, dos ácidos graxos denominados


A

esteárico e linoleico.


B

linolênico e palmítico.


C

palmítico e mirístico.


D

mirístico e esteárico.


E

linoleico e linolênico.

A seguir, sobre os alimentos funcionais, atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a alternativa correta:


( ) A farinha de banana verde vem sendo utilizada como um alimento funcional, fonte de amido resistente por exercer função de fibra, atuando como substrato para fermentação da microbiota no intestino grosso.

( ) A pimenta contém um grupo de substâncias químicas conhecidas como capsaicinoides, sendo a capsaicina o componente mais abundante e capaz de promover um aumento do gasto energético e diminuição da oxidação lipídica.

( ) O chá verde produzido através das folhas desidratadas da Camellia sinensis tem potencial antioxidante e capacidade mutagênica. Ele tem efeitos positivos sobre a obesidade.

( ) O cacau é considerado um alimento funcional, pois desempenha funções nutricionais e traz benefícios à saúde por conter mistura complexa de polifenóis, em especial os flavonoides.


A

F – F – V – V.


B

F – V – V – F.


C

V – F – F – V.


D

V – V – V – V.

Em relação ao consumo de fitosteróis, analise as assertivas abaixo:


I. Em adição às estatinas, os fitosteróis reduzem em 10 a 15% o LDL-c.

II. Os fitosteróis podem ser administrados incorporados a alimentos ou sob a forma de cápsulas, sendo sua eficácia semelhante.

III. Os fitosteróis são aprovados para uso pediátrico a partir dos 5 anos no Brasil.


Estão CORRETAS as assertivas:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel, produzida pelas plantas, que possui oito compostos homólogos: α-, β-, γ-, e δ- tocoferol e α-, β-, γ-, e δ- tocotrienol, sendo α-tocoferol o composto de atividade biológica mais importante e a forma na qual a vitamina E é absorvida pelas células. Sobre o assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A vitamina é reconhecida por sua ação antioxidante, combatendo espécies reativas de oxigênio muito ativas, como peróxidos de hidrogênio, superóxido e outros radicais de oxigênio formados durante o metabolismo oxidativo normal.

( ) A deficiência é bem comum, ocorrendo em caso de alteração específica no status da vitamina E, em casos de má absorção de lipídeos ou no metabolismo e transporte de lipoproteínas. Os principais sinais de deficiência são: sangramento gengival, pele escamosa e emagrecimento.

( ) Suas melhores fontes são: óleo de gérmen de trigo, semente de girassol, óleo de girassol e óleo de amêndoa.


A

V – V – V.


B

V – V – F.


C

F – F – F.


D

F – F – V.


E

V – F – V.

   
Gerar simulado