Questões de Concurso sobre Nutrientes

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.359 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Relacione os nutrientes apresentados na Coluna I com os fatores que influenciam sua absorção na Coluna II, depois indique a alternativa que apresente a sequência correta.


Coluna I – Nutrientes.

I- Ferro não heme.

II- Cálcio.

III- Zinco.

IV- Ferro heme.


Coluna II – Fatores que influenciam a absorção.

( ) Tem sua absorção reduzida pela presença de fitatos e fibras alimentares.

( ) Apresenta absorção pouco influenciada por outros componentes da dieta.

( ) Tem sua absorção aumentada pela presença de vitamina C.

( ) Pode ter sua absorção prejudicada pela presença de oxalatos.


A

III – IV – I – II.


B

III – I – IV – II.


C

IV – III – II – I.


D

II – IV – I – III.

Preencha as lacunas a seguir e, então, assinale a alternativa com a sequência CORRETA.


A ____________ é o mais doce de todos os monossacarídeos.

A ____________ é o açúcar mais amplamente distribuído na natureza, normalmente como um componente de dissacarídeos ou polissacarídeos.

A ____________ é produzida a partir da lactose, pela hidrólise durante o processo digestivo.


A

frutose, glicose, galactose


B

maltose, galactose, glicose


C

celulose, maltose, amilose


D

galactose, dextrina, amilose


E

amilose, dextrina, maltose

Os oligoelementos exercem funções específicas no organismo humano, sendo que o __________ está relacionado à promoção da tolerância à glicose, o __________ participa da síntese dos hormônios tireoidianos, e o __________ atua na formação da hemoglobina e da mioglobina.


Qual alternativa preenche, CORRETA e respectivamente as lacunas?


A

cromo – iodo – ferro.


B

ferro – manganês – cobre.


C

flúor – ferro – iodo.


D

manganês – cromo – flúor.

Considerando que os macronutrientes desempenham papéis diversos na saúde humana, analise as sentenças a seguir:


I- Os carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo, especialmente para o sistema nervoso central, que utiliza glicose como seu principal combustível.

II- A ação insulínica promove a lipólise, que é o processo de liberação de ácidos graxos armazenados nos adipócitos para a circulação sanguínea.

III- As proteínas são essenciais para a síntese de enzimas e hormônios, além de serem fontes secundárias de energia quando a ingestão de carboidratos é limitada.

IV- O excesso de ácidos graxos saturados na dieta está associado a um aumento na lipogênese e ao risco de doenças cardiovasculares.


Analisadas as sentenças, estão CORRETAS apenas:


A

I e II.


B

III e IV.


C

I, III e IV.


D

II e IV.

Qual a principal função dos carboidratos, lipídios e protídeos no metabolismo humano?


A

Atuar como catalisadores de reações químicas.


B

Participar da formação de hormônios.


C

Fornecer energia e componentes estruturais para o corpo.


D

Regular a temperatura corporal.


E

Ajudar na excreção de toxinas.

Os macronutrientes são os nutrientes necessários em grandes quantidades diárias, fornecendo energia e material estrutural para o organismo. Acerca das características gerais dos macronutrientes, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)Os carboidratos fornecem 4 kcal/g e são a fonte preferencial de energia para o sistema nervoso central e as hemácias.

(__)As proteínas fornecem 4 kcal/g e têm função plástica ou construtora, sendo essenciais para a reparação de tecidos e síntese de enzimas.

(__)Os lipídios fornecem 9 kcal/g, sendo a fonte mais concentrada de energia e veículos para vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K).

(__)O álcool é considerado um macronutriente essencial, fornecendo 7 kcal/g e devendo compor 10% da dieta hospitalar.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

F, V, V, F.


B

V, F, F, V.


C

F, F, V, V.


D

V, V, V, F.


E

V, F, V, F.

Engana-se quem acha que nem todas as partes dos vegetais, da raiz às flores, são aproveitadas na hora da refeição. Cada parte possui sua importância para o corpo humano, devido às suas diferentes constituições. A raiz é a parte mais calórica da planta - são legumes como a mandioca, o rabanete e a cenoura. O caule também é fonte de nutrientes, apresentando formas tão díspares quanto a da batata Inglesa e a do palmito. As folhas, talvez a parte mais comumente consumida, também variam na sua apresentação, como as da cebola e do alho.


(Adaptado de: https://aunantigo.webhostusp.sti.usp.br/exibir?id=2175&ed=277&f=6)


Considere a importância dos nutrientes fornecidos pelos vegetais para o organismo humano.


Nesse caso, é correto afirmar corretamente que


A

as raízes fornecem amido, carboidrato que será estocado pelas nossas células, constituindo uma valiosa reserva energética.


B

os caules são uma fonte de lipídios, que desempenham a função de enzimas, regulando as reações químicas do metabolismo.


C

as folhas são formadas por fibras que não são digeridas, mas contribuem para o bom funcionamento do intestino.


D

as raízes são ricas em proteínas e vitaminas, nutrientes calóricos necessários para a realização das atividades físicas.


E

as folhas apresentam elevado teor de carboidratos, que fornecem energia para as nossas células.

Os alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecerem nutrientes essenciais, contêm componentes bioativos capazes de exercer efeitos metabólicos e fisiológicos benéficos à saúde. Fonte: Guia de nutrição: clínica no adulto / coordenação deste guia Lilian Cuppari. − 3. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.


No que se refere as funções dos alimentos funcionais, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)A alicina, composto sulfurado presente no alho, está associada à redução dos níveis de colesterol, além de apresentar efeito hipotensor e ação fibrinolítica e anticoagulante.

(__)Os prebióticos atuam na manutenção da saúde intestinal ao favorecerem o crescimento seletivo de microrganismos benéficos, além de contribuírem para a melhoria da biodisponibilidade de minerais.

(__)Compostos antioxidantes, como flavonoides, carotenoides e vitaminas A, C e E, exercem função protetora ao neutralizar radicais livres e reduzir o estresse oxidativo celular.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.


A

V, V, V.


B

V, F, F.


C

F, F, F.


D

F, V, F.

No grupo dos macronutrientes, o nutriente responsável pela maior densidade energética por grama ingerido corresponde ao:


A

Proteína.


B

Carboidrato.


C

Lipídio.


D

Fibra.


E

Amido.

Os macronutrientes desempenham funções essenciais no metabolismo energético, estrutural e funcional do organismo humano. Considerando os carboidratos, proteínas e lipídios, analise as assertivas a seguir.


I. Os carboidratos constituem a principal fonte de energia rápida da dieta, fornecendo 4 kcal por grama, além de exercerem funções como reserva de glicogênio, ação poupadora de energia e participação na estrutura dos ácidos nucleicos.

II. As proteínas, formadas por aminoácidos ligados por ligações peptídicas, possuem funções estruturais, enzimáticas, hormonais e imunológicas, podendo também fornecer energia ao organismo, na proporção de 4 kcal por grama.


Está(ão) CORRETA(S):


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

I e II.


D

Nenhuma das assertivas.

No estudo dos macronutrientes, considerando a participação metabólica na síntese tecidual e na manutenção da massa magra em indivíduos fisicamente ativos, o nutriente estrutural primariamente responsável por essa função denomina-se:


A

Carboidrato.


B

Proteína.


C

Lipídio.


D

Amido.


E

Fibra.

O __________ é um composto classificado como uma pseudovitamina do complexo B, estruturalmente relacionado aos carboidratos, que atua como componente de fosfolipídios de membrana e participa de vias de sinalização intracelular, estando envolvido na regulação da sensibilidade à insulina, na função ovariana e em processos de maturação oocitária.


Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna:


A

Ácido pantotênico.


B

Tocoferol.


C

Inositol.


D

Ácido fólico.


E

Ácido nicotínico.

Os nutrientes essenciais à nutrição humana são classificados em macronutrientes e micronutrientes, de acordo com a quantidade necessária e suas funções no organismo. Considerando essa classificação e suas características metabólicas, assinale a alternativa correta.


A

Macronutrientes precisam ser hidrolisados para serem absorvidos, mas não fornecem energia ao nosso organismo.


B

Macronutrientes são necessários em maior quantidade, necessitam ser quebrados para serem absorvidos e fornecem energia ao nosso organismo.


C

Micronutrientes são necessários em menor quantidade, sendo prontamente absorvidos após hidrólise.


D

Enquanto carboidrato, proteína e lipídios são considerados micronutrientes, vitaminas e minerais são macronutrientes.


E

1 grama de carboidrato e 1 grama de proteína fornecem 4 calorias, 1 grama de lipídios fornece 9 calorias, 1 grama de vitaminas fornece 2 calorias e 1 grama de mineral fornece zero calorias.

Indique a alternativa que apresenta, respectivamente, um potente inibidor de cálcio e um alimento que contém esse inibidor.


A

Ácido málico e maçã.


B

Fitato e fubá.


C

Ácido oxálico e espinafre.


D

Amido resistente e yacón.


E

Ácido glutâmico e peixe.

A pirâmide alimentar é uma ferramenta que ajuda a visualizar quais grupos de alimentos devem ser consumidos em maior ou menor quantidade para uma dieta equilibrada.


C

Certo


E

Errado

Analise as afirmativas abaixo considerando a função dos nutrientes no organismo.


1. O colesterol atua na biodegradação de sais biliares, na síntese de hormônios esteroides e de precursores de vitamina D, e como componente estrutural de membranas celulares.

2. No tecido conjuntivo, ácido ascórbico atua como cofator na hidroxilação do colágeno, desempenhando papel importante no processo de cicatrização.

3. A cianocobalamina é essencial para a síntese de DNA e para a formação de eritrócitos.

4. A vitamina E exerce sua principal função antioxidante em meios aquosos do organismo, protegendo proteínas citoplasmáticas contra oxidação.

5. A partir da digestão completa das fibras, ocorre a formação de acetato, propionato e butirato, compostos que atuam na proteção dos enterócitos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.


E

São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.

Os alimentos podem ser classificados de acordo com a função predominante que desempenham no organismo humano, contribuindo para o fornecimento de energia, a construção de tecidos e a regulação dos processos fisiológicos. Considerando essa classificação dos alimentos, assinale a alternativa correta.


A

As proteínas são consideradas alimentos construtores e são responsáveis pela construção de células e tecidos.


B

Os alimentos podem ser classificados, de acordo com sua função no organismo, em alimentos energéticos, alimentos reparadores e alimentos repositores.


C

As vitaminas são alimentos construtores e responsáveis pela regulação dos processos orgânicos.


D

Carboidratos e gorduras são alimentos energéticos, com os carboidratos fornecendo energia rápida e as gorduras energia concentrada.


E

Os minerais são alimentos reguladores e responsáveis pela construção de células e tecidos.

Os nutrientes que oferecem energia, ou calorias, ao organismo são conhecidos como macronutrientes, são eles: os carboidratos, as proteínas e os lipídios ou gorduras. A quantidade de energia fornecida por grama de cada macronutriente corresponde aproximadamente a:


1 - Carboidratos 4 kcal/g.

2 - Proteínas 4 kcal/g.

3 - Lipídios 9 kcal/g.


(Alimentação Saudável e Sustentável – MEC - UnB, 2007, pág. 18-19)


De acordo com a fonte referida estão corretos os itens:


A

1 e 2, apenas.


B

1 e 3, apenas.


C

2 e 3, apenas.


D

1, 2 e 3.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado