Questões de Concurso sobre Flúor

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
857 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A indicação de aplicação de verniz de copal nas paredes cavitárias inclusive nas margens é indicada para que tipo de preparos cavitários:


A

classe II, classe III, classe V.


B

classe I, classe II, classe V.


C

classe I, classe IV, classe V.


D

classe I, classe II, classe III.

Sobre os materiais dentários liberadores de flúor, analise as assertivas abaixo:


I. Os materiais de maior potencial anticárie são classificados como cimentos de ionômero de vidro e cimentos de ionômero de vidro modificados por resina.

II. Há evidência científica de que esses materiais utilizados como selantes de sulcos e fissuras previnem não só a iniciação como a progressão de cárie.

III. A grande vantagem desses materiais é a liberação de F constantemente, mantendo altas concentrações desse elemento no meio bucal, controlando a cárie, dependendo do autouso de F pelos indivíduos, por exemplo, na forma de dentifrício fluoretado.

IV. Menor retenção e qualidade estética parecem ser as principais desvantagens desses materiais liberadores de fluoreto em comparação com os resinosos convencionais.

V. Esses materiais são particularmente indicados para indivíduos com experiência passada de cárie e para aqueles que não usam regulamente dentifrícios fluoretados.


Quais estão corretas?


A

Apenas III e IV.


B

Apenas I, II e III.


C

Apenas I, II, IV e V.


D

Apenas I, III, IV e V.


E

Apenas II, III, IV e V.

Com relação ao mecanismo de ação do flúor, marque a alternativa INCORRETA.


A

Incorpora-se ao esmalte dental na forma de hidroxiapatita.


B

Incorpora-se ao esmalte dental na forma de fluorapatita.


C

Aumenta a taxa de maturação do esmalte.


D

Remineraliza lesões incipientes.


E

É sistêmica.

Em uma criança com atividade moderada de cárie, a frequência das aplicações tópicas de flúor é de:


A

4 a 5 aplicações semanais, seguidas de 1 aplicação a cada 3 meses;


B

1 aplicação mensal;


C

1 aplicação a cada 6 meses;


D

1 aplicação a cada 3 meses;


E

1 aplicação anual.

Na ausência de água fluoretada, recomenda-se ao paciente


A

o uso regular de dentifrício fluoretado em conjunto com uma forma de uso tópico, visando interferir no processo des-remineralização.


B

o uso de um método sistêmico associado a um método tópico, para que não haja um aumento na concentração de flúor na cavidade bucal.


C

a associação de métodos cujo modo de aplicação seja sistêmico, visando a uma maior eficácia do efeito protetor contra a cárie dentária.


D

o uso de métodos tópicos, como o bochecho com solução de flúor, porque o fluoreto apresenta mecanismo de ação local.


E

a utilização de vários métodos tópicos associados ao uso de dentifrício fluoretado para produzir um maior efeito na prevenção da cárie dentária.

A recarga de flúor é o processo pelo qual um material restaurador, especificamente o cimento de ionômero de vidro, absorve flúor de uma solução altamente concentrada desse composto. ANUSAVICE (2013) confirma a teoria de que clinicamente a recarga das restaurações com flúor pode ser alcançada pela escovação com pastas de dente fluoretadas e a aplicação de géis de flúor de ph neutro. Analise os itens abaixo e marque a alternativa correta segundo o autor citado:


I- O nível de liberação de flúor depois da recarga não depende da concentração do meio de recarga e sim da duração do tratamento em questão.

II- Materiais com a capacidade de liberação de flúor podem agir como reservatórios pela absorção de fluoretos advindos da utilização do flúor tópico elevando a concentração de flúor na placa e na saliva nas imediações da restauração.

III- Conforme as restaurações de cimento de ionômero envelhecem, sua eficiência em sofrer recarga aumenta e consequentemente, aumenta o nível de flúor no meio bucal.

IV- Os cimentos de ionômeros de vidro híbridos são conhecidos por apresentarem menor capacidade de recarga e consequentemente liberarem menos flúor ao meio bucal.


A

Somente a afirmação I é verdadeira.


B

Somente a afirmação II é verdadeira.


C

As afirmações II e III são verdadeiras.


D

As afirmações II e IV são verdadeiras.

O uso do flúor tem promovido melhorias significativas na saúde bucal e na qualidade de vida das populações, através da redução dos índices de cárie dental. Entretanto, inúmeros estudos têm sido divulgados identificando o primeiro sinal clínico do efeito tóxico dessa substância – a fluorose dentária. Sobre a fluorose dentária, responda a afirmação correta:


A

A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor.


B

A doença é mais frequente em dentes de mineralização tardia (dentição permanente) em crianças de baixo peso ou precário estado nutricional.


C

Fluorose dental se constitui numa doença importante para a adoção de ações de vigilância à saúde.


D

Na fluorose simples, os dentes apresentam coloração amarronzada, esmalte liso e sem defeitos superficiais.


E

Todas as afirmativas, acima,estão corretas.

A fluoretação das águas de abastecimento público é reconhecida como uma das principais medidas de saúde pública para o controle da cárie em nível coletivo. O município de Baixo Guandu – Espírito Santo, em 1953, foi a primeira cidade do Brasil a implantar essa medida. Porém, vários aspectos relativos às condições bucais de crianças e adolescentes residentes nessa cidade eram comuns a outras regiões do Brasil. Entre essas condições, destaca-se:


A

A falta de aplicação sistemática de medidas de prevenção parcial da cárie dentária, visto que outros métodos com eficiência comprovada de utilização do flúor tópico dificilmente eram aplicados a adultos no Brasil.


B

A prevalência restrita da cárie dentária com caráter progressivo, visto que menos de 50% das crianças aos sete anos já estavam com essa doença.


C

A desproporção entre o volume de trabalho a realizar e a quantidade de cirurgiões-dentistas, pois a quantidade de profissionais formados em nível superior para realizar o tratamento curativo estava muito aquém do necessário, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil.


D

O custo elevado do tratamento odontológico, visto que a necessidade de equipamentos tecnológicos e de materiais dentários rudimentares e o valor-hora do cirurgião-dentista dificultavam o tratamento curativo em nível populacional.


E

A falta de tratamento adequado no momento propício, visto que, a partir do surgimento da primeira lesão cariosa na infância, as curvas de incidência apresentavam um caráter gradual na adolescência e no início da fase adulta.

Assinale a alternativa CORRETA

Revisões Cochrane sobre o uso tópico de fluoretos apontam que:


A

As taxas de redução para cárie estimadas mais altas ocorrem para o uso de verniz fluoretado.


B

Benefício médio estimado é mais alto para dentes permanentes do que para os decíduos.


C

A redução percentual estimada de cárie é maior com o uso de pasta fluoretada do que para géis fluoretados.


D

O benefício médio estimado com a aplicação tópica de fluoretos é superior a 50% para dentes decíduos.


E

Benefício máximo estimado é mais alto para dentes decíduos do que para os permanentes.

Quanto ao uso de fluoretos, marque a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o método de utilização do flúor e a sua recomendação.


A

Flúor fosfato acidulado (FFA) em gel a 1,23%, uma aplicação a cada 3 a 6 meses -- pacientes com alto risco de cárie, em todas as faixas etárias.


B

Flúor fosfato acidulado (FFA) em gel a 2 %, uma aplicação a cada 6 meses – pacientes com alto risco de cárie, a partir dos 6 anos de idade.


C

Verniz fluoretado a 2,26%, uma aplicação a cada 3 a 6 meses -- pacientes com risco moderado de cárie, a partir dos 6 anos de idade.


D

Fluoreto de sódio (NaF) a 0,2%, bochecho semanal -pacientes em atividade de cárie e/ou risco baixo a moderado, em todas as faixas etárias.


E

Fluoreto de sódio (NaF) a 0,05%, bochecho diário - pacientes sem atividade de cárie, a partir de 6 anos de idade.

Para prescrição dos diferentes meios de aplicação de flúor, torna-se fundamental o conhecimento de suas concentrações e a forma adequada de aplicação. Assinale a alternativa que contem CORRETAS concentração e modo de aplicação do flúor:


A

Enxaguatório bucal; 0,05% de NAF (225ppm F); 1 vez por semana.


B

Enxaguatório bucal; 0,2% de NAF(900ppm F); 1 vez por semana.


C

Fluorfosfato acidulado em gel; 1000 ppm F; aplicação semanal por 4 minutos.


D

Dentifricio fluoretado; 500 ppm F; uso diário, 1 vez ao dia.


E

Verniz fluoretado; 22. 000 ppm F; uso semanal, durante 1 mês.

Sobre a fluorose dentária, é CORRETO afirmar:


A

É uma condição de transitória hipomineralização do esmalte com aumento da porosidade superficial.


B

É resultante do excesso de flúor atingindo o dente após sua erupção.


C

Esmalte caracterizado por maior concentração de proteínas e menor mineralização.


D

Ingesta diária de até 0,02-004 mg de fluoreto/kg causa distúrbio no esmalte dentário.


E

São manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma assimétrica.

Segundo TOLEDO (2012), no método sistêmico de utilização do flúor, este é ingerido passando pela cavidade bucal, onde tem efeito tópico e após seu metabolismo, retorna à cavidade bucal pela saliva e pelo fluido crevicular. Na utilização sistêmica, de acordo com o autor citado, o flúor fica presente na saliva total na seguinte concentração:


A

0,01-0,05 ppm F


B

0,05-0,10 ppm F


C

0,10-0,20 ppm F


D

0,20-0,50 ppm F

Sobre os “efeitos hipotéticos” do flúor na formação do esmalte, escritos por FEJERSKOV et al , assinale a opção correta, de acordo com GUEDES-PINTO (2010):


A

Efeitos na fase de maturação dos ameloblastos, acarretando aumento da remoção de proteínas e água.


B

Efeitos na nucleação e crescimento dos cristais em todos os estágios de formação do esmalte.


C

Efeitos na homeostase do fósforo.


D

Efeitos na fase secretora dos odontoblastos, acarretando diminuição da produção de matriz, mudança na sua composição e no mecanismo de transporte de íons.

A terapia semanal com solução de flúor é realizada com a concentração de:


A

0,2%


B

0,5%


C

0,02%


D

0,05%


E

1,23%

O conhecimento do real mecanismo de ação dos fluoretos na cavidade bucal implica seu uso racional e declínio não apenas da cárie dentária, mas também dos níveis de fluorose. Com relação ao uso de fluoretos na odontologia, seus riscos e benefícios, assinale a alternativa correta.


A

A fluoretação da água de abastecimento exerce importância em termos de saúde pública, devido à sua alta abrangência populacional, porém envolve alto custo de implantação e manutenção.


B

De acordo com a resolução 79 da ANVISA, de 28 de agosto de 2000, a dosagem adequada de íons fluoreto nos dentifrícios deve ser de até 0,2% F, ou seja, 2000 ppm.


C

A ingestão ocasional de dentifrício fluoretado na fase de formação do esmalte dentário em locais com água fluoretada é considerada um dos principais fatores de risco para fluorose.


D

Os defeitos do esmalte causados pelo íon flúor parecem ser originários da liberação de proteínas da amelogênese, levando à formação de esmalte hipermineralizado e menos poroso.


E

A múltipla exposição a fluoretos (água de abastecimento público, dentifrícios, alimentos industrializados) tem sido associada com as manifestações clínicas de fluorose dentária.

Com relação ao papel do flúor e suas formas de utilização na Odontologia, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O uso de solução ou gel de flúor em elevada concentração é uma opção vantajosa de tratamento dos pacientes cárie-ativos, sendo de uso exclusivamente profissional.

( ) O gel de flúor pode ser aplicado com algodão, sob isolamento relativo, com moldeira ou com escova. O modo de aplicação não influencia no potencial de inativação de uma lesão cariosa ativa.

( ) A concentração de flúor em um gel de flúor com pH neutro para aplicação profissional é de 1,23%.

As afirmativas são, respectivamente,


A

V, V e V.


B

V, F e V.


C

F, V e V.


D

V, F e F.


E

V, V e F.

Os fluoretos são substâncias utilizadas na prevenção da cárie dentária em indivíduos ou em comunidades. As afirmativas a seguir dizem respeito à utilização dos fluoretos e a certos cuidados em relação a esse uso.


I Alimentos industrializados vendidos no Brasil, particularmente os à base de soja, têm apresentado quantidades expressivas de fluoreto representando uma fonte de risco de fluorose dentária.

II O nível de fluoreto a ser adicionado na água deve ser determinado de acordo com a temperatura média dos últimos cinco anos da região. Isso se deve ao fato de que, em países de clima temperado, com temperaturas anuais mais baixas, a ingestão diária de água é menor, o inverso ocorrendo em países tropicais como o Brasil.

III Em regiões de água fluoretada, os alimentos cozidos com essa água também apresentarão uma concentração de fluoreto mais elevada. Considerando os alimentos típicos, ingeridos diariamente por brasileiros, como arroz e feijão, a concentração de fluoreto nesses alimentos será próxima à concentração de fluoreto presente na água em que são cozidos. Assim, um indivíduo que beba água mineral não fluoretada, mas viva em região cuja água é fluoretada, estará se beneficiando do efeito do fluoreto presente nos alimentos cozidos com essa água.

IV Os meios individuais de utilização do fluoreto permitem a indicação de acordo com o risco de cárie do paciente. Assim, em pacientes com boa higiene bucal e dieta adequada, não é necessária a indicação de nenhum método de uso de fluoreto. Por outro lado, em pacientes que apresentam higiene deficiente e hábitos dietéticos cariogênicos, a utilização de mais de um meio pode ajudar no controle do processo de cárie.


Das afirmações, estão corretas


A

I e III.


B

II e III.


C

I e IV.


D

II e IV.

Sabendo que o flúor é um elemento encontrado na natureza com importante efeito na prevenção e tratamento da cárie dentária, é correto afirmar que


A

o tratamento a base de flúor requer o uso de um método de baixa concentração em elevada frequência.


B

o método sistêmico é o mais indicado para prevenir a doença enquanto o paciente ainda possui dentes em formação.


C

o flúor tópico acidulado requer um tempo de aplicação maior em relação ao flúor neutro, devido ao seu ph ácido.


D

o flúor tópico em elevada frequência e baixa concentração é o mais importante na prevenção da cárie dentária.

Dentre as medidas para o controle do biofilme dental e do processo de desmineralização-remineralização (des-re) destaca-se a ação terapêutica do flúor. Considerando a aplicação de fluoretos na clínica restauradora, é correto afirmar que


A

o profissional deve optar pelo uso de flúor tópico que não possui características tixotrópicas a fim de minimizar a ingestão do flúor.


B

a aplicação tópica do fluorfostato acidulado, empregado em baixa frequência e alta concentração (12.300 ppm de F- ), tem demostrado limitada ação terapêutica.


C

o fluorfosfato acidulado em gel a 1,23% pode provocar alterações nas superfícies dos materiais que contêm partículas de vidro em sua composição, a exemplo das resinas compostas, materiais monoméricos, porcelanas e selantes com carga.


D

os vernizes fluoretados foram desenvolvidos para aplicação profissional em regiões restritas de um dente ou grupos de dentes e são indicados na prevenção e tratamento invasivo da doença cárie e como agentes dessensibilizantes.


E

o método de aplicação tópica do flúor deve ser escolhido com base em critérios como atividade de cárie, risco em desenvolver a doença cárie, facilidade da técnica, possibilidade de obtenção e custo do material, enquanto a frequência de aplicação do flúor depende da idade do paciente.

   
Gerar simulado