Questões de Concurso sobre Manifestação Oral das Doenças Sistêmicas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
548 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
A patogênese do pênfigo vulgar está associada ao reconhecimento de autoantígenos presentes no tecido conjuntivo localizado próximo ao revestimento epitelial.

C
Certo

E
Errado
A língua geográfica se caracteriza pela perda das papilas fungiformes, o que resulta em áreas centrais eritematosas circundadas por um halo esbranquiçado.

C
Certo

E
Errado

A AIDS é causada pela infecção do vírus da imunodeficiência humana que acomete o sistema imunológico. Os portadores desse vírus apresentam, geralmente, os primeiros sinais clínicos da doença na cavidade bucal. A respeito das lesões orais mais comuns associadas à AIDS, é correto afirmar que


A

candidíase é uma infecção fúngica oportunista causada, mais frequentemente, pela Candida albicans, podendo se apresentar como: pseudomembranosa, eritematosa, hiperplásica e queilite angular.


B

leucoplasia pilosa manifesta-se clinicamente como uma placa amarelada, caracteristicamente removível por meio de raspagem, com localização preferencial nas bordas laterais da língua, podendo ser uni ou bilateral.


C

herpes simples provoca edema doloroso, sem formação de úlceras, recobertas por uma pseudomembrana e circundadas por um halo eritematoso.


D

sarcoma de Kaposi é um carcinoma pouco agressivo, e o citomegalovírus tem sido implicado na sua etiologia.


E

gengivite ulceronecrosante é uma inflamação óssea caracterizada por lesões necróticas apresentadas na gengiva inserida, com epitélio necrosante pseudomembranoso, gosto metálico, odor fétido, sangramento espontâneo, aumento da salivação e extrema sensibilidade dolorosa.

Manifestações dentomaxilofaciais de doenças sistêmicas ou síndromes colocam o cirurgião-dentista em uma posição privilegiada no processo de diagnóstico, reforçando a importância desse profissional em uma equipe multidisciplinar de atenção à saúde. Considerando essa premissa, relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:

Coluna 1 Doenças/síndromes

1. Hiperparatireoidismo

2. Anemia falciforme

3. Displasia ectodérmica hereditária

4. Sífilis congênita

5. Disostose (ou displasia) cleidocraniana


Coluna 2 Características

( ) Múltiplos dentes inclusos e supranumerários, retardo ou falta de fechamento das fontanelas, suturas cranianas abertas, subdesenvolvimento ou ausência das clavículas.

( ) Anodontia ou oligodontia (sem história de extrações dentárias), cabelo fino e pele delicada, unhas malformadas.

( ) Incisivos com forma de “chave de fenda” (incisivos de Hutchinson), molares com a superfície oclusal coberta por glóbulos irregulares, lembrando uma amora.

( ) Adelgaçamento das corticais ósseas (p. ex. bordo inferior da mandíbula, canal mandibular, seios maxilares, lâmina dura dentária), trabeculado ósseo com espaços medulares numerosos e pequenos (lembrando vidro despolido), presença de lesões centrais de células gigantes.

( ) Osteoporose generalizada em maxila e mandíbula, múltiplas pequenas áreas de necrose óssea medular (representadas por pontos de esclerose óssea), redução das tábuas ósseas interna e externa do crânio (aspecto de “cabelos em pé”).

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

1 • 4 • 3 • 2 • 5


B

2 • 4 • 5 • 1 • 3


C

3 • 2 • 4 • 5 • 1


D

4 • 5 • 3 • 1 • 2


E

5 • 3 • 4 • 1 • 2

A sífilis é uma infecção crônica mundial causada pelo Treponema pallidum. O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde implantará no ano de 2018 um projeto de resposta rápida à sífilis nas redes de atenção à saúde com o objetivo de reduzir a sífilis adquirida e, em gestantes, eliminar a sífilis congênita no Brasil. Para tanto, será preciso que os profissionais da saúde tenham um olhar atento para essa doença. Sobre a sífilis, assinale a alternativa correta.


A

O aumento nos casos de sífilis deve-se ao fato de que os pacientes acometidos são altamente infecciosos em todos os estágios dessa infecção.


B

Lesões sifilíticas orais são bastante comuns, daí a importância de o cirurgião-dentista compor uma equipe multidisciplinar para diagnóstico e tratamento da infecção.


C

Lesões bucais causadas pela sífilis localizam-se com mais frequência na língua.


D

As lesões bucais da sífilis primária apresentam-se como uma úlcera de base clara e indolor ou, raramente, como uma proliferação vascular semelhante a um granuloma piogênico. Se não tratada, a lesão inicial cicatriza dentro de 3 a 8 semanas.


E
A tríade de Hutchinson é composta por três achados diagnósticos patognomônicos, sendo composta por dentes de Hutchinson, molares em amora e palato ogival.

Esse quadro clínico é compatível com o diagnóstico de


A

herpes zoster no ramo mandibular do nervo trigêmeo.


B

sialolitíase na glândula submandibular.


C

otite externa.


D

síndrome da ardência bucal.


E

síndrome da ardência bucal.

A anemia ferropriva é a causa mais comum de anemia em todo o mundo e ocorre por uma deficiência de ferro no organismo. As manifestações orais desse tipo de anemia incluem


A

queilite angular e glossite atrófica ou atrofia generalizada da mucosa oral.


B

sensação de ardência na língua, lábios, mucosa jugal ou em outras localizações da mucosa.


C

placas brancas e dolorosas, ou crostas distribuídas predominantemente na mucosa jugal, língua e assoalho da boca. O hálito pode apresentar odor de amônia ou urina.


D

lábios com aspecto espessado e aumento difuso da língua. Pode ocorrer falha na erupção dos dentes embora a formação dentária não seja prejudicada.

Enquanto doença sistêmica, o diabetes tem sido relacionada a alguns problemas bucais. Considere os itens abaixo enumerados, quanto às repercussões bucais associadas ao controle metabólico deficiente em pacientes diabéticos:


I. candidíase oral;

II. hipersalivação, com saliva de alta viscosidade;

III. líquen plano e xerostomia;

IV. glossite rombóide mediana.

V. carcinoma verrucoso


Estão corretas somente:


A

I , III e IV.


B

II, III e V.


C

I, e IV.


D

III e V.


E

I e V.

Entre as infecções bacterianas mais comuns em pacientes portadores de HIV, citam-se:


A

sarcoma de Kaposi e gengivite ulcerativa necrosante.


B

leucoplasia pilosa e candidíase.


C

periodontite ulcerativa necrosante e leucoplasia pilosa.


D

queilite angular e sarcoma de Kaposi.


E

gengivite ulcerativa necrosante e periodontite ulcerativa necrosante.

A leucemia é o tipo de câncer mais frequente em crianças. As manifestações bucais mais comuns são áreas com aumento do volume gengival e periodontite.

C
Certo

E
Errado
As manifestações clínicas do sarampo, causado por vírus, podem incluir enantema pontilhado na cavidade bucal e ulcerações da mucosa ao redor do ducto parotídeo.

C
Certo

E
Errado

Assinale a alternativa que apresenta uma infecção odontogênica resultante da insuficiência do suprimento sanguíneo nas estruturas ósseas e decorrente do uso de bisfosfonatos e / ou radioterapia.


A

Osteomielite


B

Osteonecrose


C

Síndrome de Ramsy Hunt


D

Angina de Ludwig

O uso de alguns medicamentos imunossupressores podem causar efeitos colaterais sistêmicos, como por exemplo, aumento da pressão arterial, aumento de pelos, hepato e nefrotoxicidade. Na boca, é comum a ocorrência de aumento de volume gengival que em geral, apresenta inflamação secundária. Dentre as formas para tratamento gengival induzido por medicamentos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Boa higiene bucal, juntamente com terapia periodontal inicial, não são capazes de reduzir a inflamação e o aumento de volume.

( ) Se instituídas precocemente, a boa higiene bucal e a terapia periodontal inicial podem prevenir o desenvolvimento da hiperplasia gengival induzida por medicamentos.

( ) A gengivolpastia sempre é indicada.

( ) Pacientes que farão transplante de órgãos devem receber cuidado odontológico completo antes mesmo da cirurgia.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A

F V F V.


B

V F V F.


C

F V V F.


D

V V V F.

A patologia que apresenta como manifestação nos maxilares a presença de numerosos dentes não erupcionados, além de dentes supranumerários, muitos dos quais com frequência tendo formas distorcidas de coroas e raízes e associação com palato estreito e aumento na prevalência de fenda palatina é:


A

osteogênese imperfeita


B

cementoma gigantiforme familial


C

displasia cleidocraniana


D

fibroma ossificante juvenil


E

doença de Paget

Entre as manifestações bucais da imunodepressão causada pelo HIV, pode‐se citar a sífilis, que é uma infecção


A

fúngica, cujo diagnóstico é clinico.


B

bacteriana, cujo diagnóstico é clinico.


C

fúngica, cujas manifestações clínicas mais comuns incluem manchas avermelhadas e/ou pápulas.


D

viral, cujas manifestações clínicas mais comuns incluem pápulas e/ou nódulos.


E

bacteriana, cujas manifestações clínicas mais comuns incluem ulcerações ou erosões.

A dor orofacial causada pela infecção pelo herpes zoster é classificada como:


A

Neuralgia paroxísmica.


B

Neuralgia neurítica.


C

Neuralgia idiopática.


D

Neuralgia sintomática.

Algumas infecções bacterianas sistêmicas podem acometer a cavidade bucal, causando lesões específicas e patognomônicas. De acordo com Neville et al. (2016), a presença de múltiplos nódulos endurecidos, levemente papilares, encontrados no dorso da língua, que podem lembrar papilomas virais e que estão diretamente associados à sífilis secundária, são denominados:


A

cancro.


B

condilomata lata.


C

glossite luética.


D

goma.


E

placas mucosas

Uma lesão radiolúcida, bem demarcada, uni ou multilocular, que afeta comumente a mandíbula, clavícula, costelas e pelve e é denominada de tumor marrom, é manifestação característica de


A

hiperparatireoidismo.


B

hipotireoidismo.


C

hipertireoidismo.


D

hipoparatireoidismo.

   
Gerar simulado