

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre o câncer bucal, considere as seguintes afirmativas:
1. Os principais fatores de risco para o câncer bucal são: tabagismo, etilismo, infecções por HPV e exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio).
2. Para reduzir a mortalidade, é necessário que haja o diagnóstico precoce somente por biópsia, sendo o autoexame bucal desnecessário para identificar tanto lesões potencialmente malignas quanto o câncer em estágios iniciais.
3. As taxas de mortalidade por câncer bucal apresentam um aumento nas mulheres e uma redução nos homens.
4. A melhor forma de diminuir os casos de câncer bucal é realizar o diagnóstico o mais precocemente possível e controlar os fatores de risco que conhecidamente favorecem seu desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Um paciente, gênero masculino, 73 anos, está recebendo quimioterapia em ambiente ambulatorial para tratamento de câncer na cabeça e no pescoço. Ele apresenta dor devido a um Abscesso Periodontal associado ao dente 46 e necessita de atendimento odontológico de urgência. O tratamento proposto será anestesia, drenagem e raspagem subgengival. Considerando que o último ciclo de quimioterapia foi realizado há 20 dias, que a contagem de plaquetas é de 32.000 células/mm3 e que a contagem de granulócitos é de 1.560 células/mm3, assinale a opção que apresenta as recomendações para esse atendimento, bem como a ordem em que deverão ser adotadas, de acordo com Little (2009).
Profilaxia antibiótica, consulta ao oncologista do paciente, sem necessidade de transfusão de plaquetas.
Consulta ao oncologista do paciente, profilaxia antibiótica e transfusão de plaquetas.
Consulta ao oncologista do paciente, sem necessidade de transfusão de plaquetas e sem necessidade de profilaxia antibiótica.
Transfusão de plaquetas, consulta ao oncologista do paciente, sem necessidade de profilaxia antibiótica.
Profilaxia antibiótica e transfusão de plaquetas sem necessidade de consulta ao oncologista do paciente.
De acordo com Scully (2009), uma ampla variedade de neoplasias incomuns pode afetar as glândulas salivares.
Sendo assim, analise as afirmativas abaixo.
I - A sialografia pode revelar de forma precisa uma alteração no preenchimento ou no deslocamento da glândula
II —- Um aumento de volume, especialmente se persistente, pode ser indicativo da presença de uma neoplasia
III- As neoplasias malignas contribuem para até um terço de todos os tumores submandibulares
Assinale a opção correta.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Sobre o câncer de boca, assinale a alternativa incorreta:
O diagnóstico precoce do câncer de boca é bastante dificultado por dois motivos: além de serem assintomáticos, as lesões iniciais rararemnte são identificadas pela maioria dos profissionais.
O sítio mais comumente acometido pelo carcinoma intraoral é a língua, geralmente as superfícies lateral, posterior e ventral.
Dentre todos os carcinomas intraorais, as lesões de soalho de boca são as mais propensas a originarem-se de uma leucoplasia ou eritroplasia pré-existente.
Vários carcinomas de células escamosas orais têm sido documentados em associação ou têm sido precedidos por uma lesão pré-cancerosa, especialmente o fibroma.
Marque a alternativa CORRETA para a descrição abaixo:
“Neoplasma Odontogênico Verdadeiro, sendo um Tumor Odontogênico de natureza epitelial, localmente invasivo, podendo apresentar aspecto radiográfico unicístico ou multilocular não havendo predileção por sexo e mais frequentemente encontrado em pacientes na faixa etária entre 30 e 70 anos”.
Tumor Odontogênico Ceratocístico.
Ameloblastoma.
Cementoblastoma Benigno.
Cisto Dentígero.
É a neoplasia de glândula salivar mais comum, se apresenta como um aumento de volume firme, indolor, de crescimento lento, e com características histopatológicas de um tumor misto. O texto refere-se à (ao):
Carcinoma mucoepidermoide.
Adenocarcinoma de células acinares.
Carcinoma adenoide cístico.
Sialoadenose.
Adenoma pleomórfico.
Assinale as lesões que são classificadas como desordens potencialmente malignas
Líquen plano, mucocele, grânulos de Fordyce
Queilite actínica, mucocele, leucoedema
Leucoplasia, eritroplasia, queilite actínica
Melanoma, eritroplasia, líquen plano.
As características presentes em lesões orais que geram a suspeita de malignidade, são
a leucoeritroplasia, a ulceração de longa duração e a taxa de crescimento acelerada.
a supuração, o aspecto pediculado e a leucoeritroplasia.
as Lesões aderidas às estruturas subjacentes, o sangramento e a supuração.
o aspecto pediculado, a taxa de crescimento acelerada e a ulceração de longa duração.
o aspecto pediculado, o sangramento e a leucoeritroplasia.
Sobre o Câncer de Boca, é INCORRETO afirmar que
acomete, de forma mais intensa, o sexo feminino, e apenas 10% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos.
apresenta alta letalidade, mesmo podendo ser diagnosticado precocemente, inclusive em Unidade Básica de Saúde, constituindo-se, por isso, em um problema de saúde pública.
o risco de aparecimento é potencializado drasticamente pelo uso crônico de álcool e tabaco associados.
entre os fatores de risco para a doença, estão a radiação solar, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal adaptadas.
se localiza, preferencialmente, na língua e no assoalho da boca.