

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo Magda Soares:
“no Brasil a discussão do letramento surge sempre enraizada no conceito de alfabetização, o que tem levado, apesar da diferenciação sempre proposta na produção acadêmica, a uma inadequada e inconveniente fusão dos dois processos, com prevalência do conceito de _______________ , […] o que tem conduzido a um certo apagamento _______________.” (2004, p. 08)
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
alfabetização • do letramento
letramento • da alfabetização
letramento • da escolarização
métodos de alfabetização • do letramento
aprendizado de uma técnica • das práticas sociais
Sobre o processo de Alfabetização e Letramento, é CORRETO afirmar:
Alfabetizar é meramente decodificar o código escrito, utilizando-se de técnicas prontas e decoreba de sons e letras.
Alfabetização e Letramento se relacionam intimamente quando estamos tratando da leitura e escrita enquanto práticas sociais contextualizadas e significadas na sociedade como um todo.
Alfabetização e Letramento em nada se relacionam.
Letramento é uma expressão não mais utilizada no meio social como um todo.
Alfabetizar é ler e Letrar é escrever, devendo ser ensinados pelo professor de maneira separada, pois em nada se relacionam.
A alfabetização e o letramento desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento das crianças, contribuindo para a formação de habilidades essenciais que impactarão não apenas o desempenho acadêmico, mas também a participação efetiva na sociedade. A combinação da alfabetização e do letramento cria uma base robusta para habilidades que não apenas capacitam a participação efetiva na sociedade letrada, mas também estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a expressão individual. Alfabetização e o letramento são conceitos relacionados, mas que abordam diferentes aspectos do processo de desenvolvimento da linguagem escrita. Sobre o exposto e considerando o letramento, pode-se afirmar que é uma habilidade adquirida pela criança quando ocorre:
A formação de palavras: compreender como combinar letras para formar sílabas e palavras.
O reconhecimento de letras e sons: aprender a identificar e associar as letras do alfabeto aos seus sons correspondentes.
A decodificação: desenvolver a capacidade de decifrar palavras, ou seja, transformar símbolos gráficos (letras) em sons reconhecíveis.
A compreensão do contexto: entender o propósito e o contexto da leitura e da escrita em diferentes situações, como em casa, na escola, no trabalho e na sociedade em geral.
Tendo como referencial o arcabouço de recursos, métodos e tecnologias que são aplicados na educação do aprendiz cego, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A leitura tátil e a escrita em Braille seguem a mesma direção da leitura e escrita convencionais.
( ) A fim de executar a escrita manual em Braille, podem ser utilizadas reglete e punção.
( ) A leitura da escrita em Braille é realizada apenas de forma tátil pelos deficientes e não deficientes visuais.
( ) A produção e impressão em Braille deve ser dominada por todos os profissionais da escola.
( ) O aprendizado do sistema Braille deve ser realizado de forma simultânea e complementar ao processo de alfabetização dos alunos cegos.
A sequência está correta em
V, F, V, V, F.
V, F, F, V, V.
F, V, F, F, V.
F, V, V, F, F.
Considerando os métodos tradicionais de alfabetização, uma professora decide utilizar o método silábico para ensinar uma turma do 1º ano do ensino fundamental. No entanto, após alguns meses, percebe que muitos alunos estão apenas memorizando sílabas sem compreender o significado das palavras. Que estratégias a professora poderia adotar para superar essa dificuldade?
A professora pode usar exercícios de repetição exaustiva das sílabas estudadas, para garantir que todos os alunos memorizem as sílabas corretamente antes de passar para as próximas etapas.
A professora pode reduzir o uso de textos ou palavras no início do processo, concentrando-se exclusivamente na decodificação silábica para evitar sobrecarga cognitiva nos alunos.
A professora pode aumentar a quantidade de sílabas ensinadas semanalmente para garantir que os alunos avancem mais rapidamente no processo de leitura.
A professora pode limitar o uso de imagens ou contextos visuais durante as aulas, concentrando-se apenas na memorização das sílabas.
A professora pode complementar o método silábico com atividades que envolvam o uso contextual de palavras, facilitando a compreensão do significado por parte dos alunos.
São práticas de linguagem da Língua Portuguesa nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental:
I. Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
II. Análise linguística/semiótica (alfabetização).
III. Estudo e pesquisa.
IV. Artística e literária.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Em uma escola, um projeto de letramento é desenvolvido para alunos do 3º ano, com o objetivo de ampliar suas habilidades de leitura e escrita. O projeto envolve a análise crítica de textos diversos, a produção autoral, a compreensão de diferentes gêneros textuais e a aplicação prática do conhecimento em situações cotidianas. Diante dessa situação, sobre o projeto desenvolvido, é CORRETO afirmar que:
busca a limitação da leitura apenas a textos didáticos, desconsiderando a diversidade textual;
busca dar ênfase exclusiva na decodificação de palavras, negligenciando a compreensão crítica dos textos.;
promove o estímulo à produção autoral e à análise crítica de textos diversos, considerando a diversidade de gêneros textuais;
promove a restrição do letramento apenas à sala de aula, sem promover a aplicação prática do conhecimento em situações cotidianas;
busca priorizar a escrita formal, desconsiderando a importância da variedade linguística e da expressão autêntica dos alunos.
A alfabetização é um processo de desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Considerando a interação entre essas habilidades, qual delas se manifesta primeiro durante a alfabetização?
Grafomotricidade e representação mental.
Desenvolvimento da memória motora e coordenação manual.
Leitura como expressão motora natural.
Análise dos sons e decodificação.
Alfabetização infantil e capacidade de exploração.
A alfabetização é o processo pelo qual se aprende a codificar e decodificar símbolos linguísticos, enquanto o letramento envolve a aplicação dessas habilidades em contextos sociais diversos.
Certo
Errado
Analise as afirmativas abaixo sobre o processo de letramento e assinale verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O letramento é um processo que se limita à aquisição da capacidade de ler e escrever, independente do contexto social e cultural no qual o indivíduo está inserido.
( ) Atividades de letramento podem incluir práticas sociais que envolvam a leitura e a escrita, como ler mapas, escrever lista de compras ou participar de trocas de mensagens em redes sociais.
( ) O letramento crítico implica na capacidade de compreender e questionar as relações de poder que se manifestam através dos textos, promovendo uma postura ativa e reflexiva em relação ao uso da linguagem.
( ) Práticas de letramento no ambiente escolar devem se restringir ao uso de materiais didáticos convencionais, como livros didáticos e quadro-negro, para garantir uma aprendizagem eficaz.
( ) O letramento digital, entendido como a habilidade de localizar, avaliar, usar e criar conteúdo usando tecnologias digitais, tornou-se um componente essencial do letramento na sociedade contemporânea.
A sequência correta é:
F – V – V – F – V.
V – F – V – F – V.
F – V – F – V – F.
F – V – F – F – V.
V – F – V – V – F.
Sobre as diferenças fundamentais entre alfabetização e letramento, assinale a alternativa CORRETA.
O letramento concentra-se no ensino e decodificação das letras e seus sons, enquanto a alfabetização abrange o uso significativo da leitura e escrita no contexto social.
Alfabetização e letramento são termos intercambiáveis e referem-se ao mesmo processo de aprendizagem da linguagem escrita.
A alfabetização refere-se à habilidade de decodificar palavras, enquanto o letramento abrange a capacidade de usar a leitura e a escrita de maneira crítica e reflexiva no contexto social.
Alfabetização está relacionada à capacidade de ler, enquanto letramento refere-se à habilidade de escrever textos.
Tanto a alfabetização quanto o letramento são conceitos tidos como obsoletos na educação contemporânea, sendo substituídos por abordagens mais modernas de ensino de língua escrita.
Compreendemos o letramento crítico como algo que implica não apenas na identificação de mensagens implícitas e viéses nos textos, mas também na capacidade de engajar-se em diálogos reflexivos e construtivos para promover a mudança social.
Certo
Errado
Sobre alfabetização e letramento, analise as afirmativas a seguir.
I. Enquanto a alfabetização desenvolve a aprendizagem das letras e símbolos escritos, o letramento se ocupa da função social de ler e escrever.
II. A memorização do alfabeto, o reconhecimento das letras, a ligação entre sílabas e a formação de palavras são competências desenvolvidas pelas crianças durante a sua alfabetização.
III. A alfabetização é o processo inicial de transmissão de leitura e escrita.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
O letramento multimodal reconhece a importância da interação entre diferentes modalidades de comunicação, como texto, imagem, som e gesto, na construção de significado, exigindo uma compreensão sofisticada das estratégias comunicativas em cada modalidade.
Certo
Errado
Aponte a alternativa CORRETA sobre Alfabetização e Letramento:
Alfabetização e Letramento são apenas técnicas de ensino de leitura e escrita.
Alfabetização e Letramento se relacionam e se articulam como práticas sociais de leitura e escrita, atreladas à leitura de mundo, da realidade em si.
Letramento é uma expressão não utilizada no campo educacional.
Alfabetização é processo de escrita e letramento de leitura.
São a mesma coisa, e se referem apenas às questões gramaticais.
O processo de alfabetização se concentra exclusivamente na decodificação das letras e na pronúncia correta das palavras, enquanto o letramento aborda a compreensão de textos e a produção de discursos complexos.
Certo
Errado
A alfabetização é o processo de aprender e dominar as habilidades básicas de leitura e escrita, enquanto o letramento envolve a capacidade de utilizar essas habilidades de forma significativa e funcional no dia a dia classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O processo de alfabetização ocorre somente na fase de educação infantil.
( ) O letramento é o domínio das habilidades de leitura e escrita.
( ) A alfabetização envolve apenas o ensino das letras e seus sons correspondentes.
( ) O letramento é um processo contínuo e ocorre ao longo da vida.
( ) A alfabetização e o letramento são conceitos sinônimos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V – V – V – F – F.
F – F – V – V – V.
F – F – F – V – F.
V – F – F – V – V.
F – V – F – F – F
As teorias socioculturais da alfabetização destacam o papel fundamental da cultura no desenvolvimento e na prática da leitura e da escrita. Sob essa perspectiva, a alfabetização é vista como uma prática social, inserida em contextos culturais específicos e mediada por ferramentas culturais. A pesquisa nessa área baseia-se na ideia de Vygotsky de que o aprendizado da linguagem é moldado pelos contextos sociais em que as crianças vivem, utilizando uma série de ferramentas de mediação para construir significado.
Nessa visão, a natureza e o significado da alfabetização são construídos:
A partir de um conjunto de regras e normas gramaticais que são transmitidas de forma padronizada, sem a necessidade de mediação cultural ou contextual, porém conectadas ao processo de socialização de cada indivíduo.
Através da memorização e repetição de conteúdos universais, independentes dos contextos sociais e culturais dos participantes, mas diretamente ligados a um ambiente alfabetizador.
Nas práticas sociais específicas dos participantes, em contextos culturais particulares para propósitos específicos, onde alfabetizar é mais do que adquirir conteúdos, mas também situar a leitura e a escrita nas práticas sociais e linguísticas que lhes dão sentido.
Exclusivamente no ambiente escolar, onde a cultura e o contexto social influenciam no processo de alfabetização, que é voltado para a aquisição de habilidades técnicas e contextualização social.
Uma professora do 1.º ano trouxe para sua turma um cartaz com uma parlenda conhecida pelos alunos, colou-o no quadro e fez a leitura apontando cada trecho do texto escrito. Na sequência, fez perguntas sobre a leitura para ampliar o significado do texto, depois pediu que os alunos identificassem as rimas circulando palavras com sons semelhantes, como “Sofia” e “vazia”. A professora, então, escreveu as duas palavras no quadro, comparando suas semelhanças e diferenças, e pediu para que os alunos soletrassem as letras das duas palavras e as escrevessem no caderno. Analisando a situação de acordo com as orientações da BNCC, é correto afirmar:
No 1.º ano, é importante apresentar primeiro as palavras que contenham a estrutura da sílaba CV e V, deixando as palavras com estruturas de sílabas mais complexas para o final do ano letivo.
Nos primeiros anos, é recomendado que a professora utilize textos mais longos para favorecer o letramento, evitando o uso de textos simples que tenham foco maior na grafia.
Uma das habilidades a serem desenvolvidas no 1.º ano é escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
A habilidade de ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização, deve ser trabalhada já no 1.º ano.
A ação da professora teve foco na alfabetização imediata, desconsiderando que a criança tem o período do 1.º ao 3.º anos do Ensino Fundamental para se alfabetizar.
Sobre os conceitos de Alfabetização e Letramento e tantos outros que o permeiam, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação da explicação com o seu respectivo conceito, conforme descrito por Magda Becker Soares e Antônio Augusto Gomes Batista em seu livro “Alfabetização e Letramento” (2005).
COLUNA I
1. Psicogênese
2. Letramento
3. Conhecimentos e procedimentos
4. Alfabetização
5. Capacidades motoras e cognitivas
( ) Designa o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica.
( ) Origem e desenvolvimento dos processos mentais ou psicológicos relativos ao conhecimento de um determinado objeto.
( ) A escrita alfabético-ortográfica é um sistema de representação; ele se distingue de outros sistemas de representação, como o desenho; ele representa certas propriedades do signo linguístico; sua utilização envolve uma automatização das relações entre o escrito e aquilo que representa.
( ) Habilidades de ler e escrever seguindo a direção correta da escrita na página, habilidades de uso de instrumentos de escrita (lápis, caneta, borracha, corretivo, régua...), aprendizagem de uma postura corporal adequada na leitura e na escrita, aprendizagem da caligrafia.
( ) Conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades envolvidos no uso da língua em práticas sociais e necessários para uma participação ativa e competente na cultura escrita.
Assinale a sequência correta.
1 2 3 4 5
4 1 3 5 2
4 3 1 2 5
1 4 5 2 3