Questões de Concurso sobre Alfabetização e Letramento - Página 35 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Alfabetização e Letramento

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.993 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Processo no qual se aprende a codificar e decodificar os elementos que compõem a escrita, alicerçado no reconhecimento e na memorização das letras, das sílabas, das palavras e da formação de frases. Diz respeito ao conhecimento e à aprendizagem da escrita, visando ao domínio do sistema convencional da escrita. O texto dá a definição de:


A

Método.


B

Alfabetização.


C

Letramento.


D

Construtivismo.

Em relação aos agentes de leitura, analisar os itens abaixo:


I. Para ser um agente de leitura, a pessoa tem que gostar de ler, ter vontade e compromisso social de compartilhar esse gosto e sua experiência de leitura com outras pessoas.

II. Atuam integrados às bibliotecas públicas municipais, dinamizando seus acervos e realizando programações culturais, como rodas de leituras e oficinas literárias.

III. Estão inseridos nas escolas, contribuindo na formação leitora de crianças e jovens, atuando articulado com os professores em projetos pedagógicos de incentivo à leitura, voltados para a comunidade escolar.


Estão CORRETOS:


A

Todos os itens.


B

Somente os itens I e II.


C

Somente os itens I e III.


D

Somente os itens II e III.

Em que pese sejam conceitos relacionados, alfabetização e letramento não se confundem. Isso porque:


A

A alfabetização é um conceito mais amplo que abrange o letramento como parte de seu processo.


B

A alfabetização está relacionada ao conhecimento das letras e símbolos escritos, enquanto o letramento envolve a compreensão e uso social da linguagem escrita.


C

A alfabetização é um processo individual, enquanto o letramento é uma prática social.


D

A alfabetização se concentra em ler e escrever textos literários, enquanto o letramento está associado à habilidade de interpretar textos informativos.


E

A alfabetização se refere à capacidade de escrever corretamente, enquanto o letramento se concentra na compreensão da língua falada.

Assinale a alternativa que indica corretamente o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita, bem como sua prática produtiva.


A

Literacia


B

Numeracia


C

Decodificação


D

Raciocínio verbal


E

Consciência fonológica

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, o conhecimento da matemática é essencial para todos os estudantes da Educação Básica, tanto devido à sua ampla aplicação na sociedade atual quanto pelas suas capacidades de formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades sociais.

No Ensino Fundamental, essa área, por meio da articulação de seus diversos campos − Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade −, precisa garantir que os alunos relacionem observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e esquemas) e associem essas representações a uma atividade matemática (conceitos e propriedades), fazendo induções e conjecturas.

O Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento______, definido(a) como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.


Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:


A

do numeramento cognitivo


B

do letramento matemático


C

da socialização numérica


D

da alfabetização matemática


E

do processo matemático

Diz-se que um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais da leitura e da escrita nas quais as crianças têm oportunidade de participar. Nesse sentido, as práticas de leitura e escrita devem:


A

ser planejadas e realizadas pelo professor e repassadas para as crianças.


B

ocorrer com e na presença das crianças.


C

ser realizadas gradativamente, quando as crianças dominarem o sistema de escrita.


D

envolver a participação dos familiares e/ou responsáveis pelas crianças.


E

com a ajuda de um professor de reforço escolar.

O estudo da consciência fonológica envolve diferentes níveis de habilidades metalinguísticas. Quais são as habilidades que compõem a consciência fonológica e como elas se relacionam com o desenvolvimento da leitura e escrita?


A

As habilidades incluem rima e aliteração, mas não têm relação direta com a leitura e escrita.


B

As habilidades são desenvolvidas espontaneamente e não requerem intervenção pedagógica.


C

As habilidades incluem apenas a segmentação de palavras e sílabas, sem impacto na alfabetização.


D

As habilidades incluem rima, aliteração, segmentação silábica e fonêmica, e são fundamentais para a alfabetização.

Em uma turma do segundo ano dos anos iniciais a professora Sandra solicitou que as crianças fizessem uma lista contendo os nomes e os desenhos das frutas e os legumes que elas mais gostavam de comer. As crianças compartilharam suas listas e como tarefa, a professora Sandra pediu que, com auxílio de um adulto da família, as crianças pesquisassem o valor de dois itens de suas listas. Com o retorno das tarefas, as crianças organizaram um painel com os nomes, imagens e valores das frutas e legumes. Depois analisaram qual item teve o maior e o menor valor na pesquisa realizada.


Analise a proposta descrita acima e responda em qual pressuposto teórico está pautado o planejamento da professora Sandra.


A

Soletração


B

Alfabetização sintática


C

Alfabetização na perspectiva do letramento


D

Alfabetização cartesiana


E

Silabação

As novas concepções que fundamentam o processo de alfabetização na escola partem da premissa que: se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita.


A partir dessa premissa, os métodos de alfabetização mais difundidos no âmbito educacional brasileiro são:


A

Método alfabético; Método fônico; Método silábico; Palavração; Sentenciação e Método universal.


B

Método alfabético; Método fônico; Método pré-silábico; Palavração; Sentenciação e Método global.


C

Método alfabético; Método fônico; Método silábico; frase; Sentenciação e Método global.


D

Método alfabético; Método fônico; Método silábico; Palavração; Sentenciação e Método global.


E

Método alfabético; Método fônico; Método silábico; Palavração; Sentencial e Método local.

Em uma abordagem sociointeracionista de alfabetização e letramento, qual é o papel do professor no processo de ensino da leitura e escrita para crianças da educação infantil?


A

Ensinar a escrita a partir de exercícios de repetição mecânica das letras e palavras, sem contextos sociais de uso.


B

Proporcionar atividades significativas, inserindo as crianças em práticas de leitura e escrita que façam parte de seu cotidiano e que promovam interação e construção de sentidos.


C

Instruir diretamente o aluno para que aprenda cada letra isoladamente antes de introduzir palavras e frases.


D

Realizar exclusivamente atividades lúdicas que não exijam reflexão sobre o uso social da língua.

No texto “Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos”, a autora Magda Soares (2004) pontua que letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas.


Sobre o surgimento desse conceito destaca que pode ser interpretado como:


A

Decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico.


B

Decorrência da necessidade de nomear habilidades na área da leitura e da escrita que diz respeito ao domínio do alfabeto e da decodificação da língua escrita.


C

Decorrência da necessidade de diferenciar os métodos fonéticos e global de alfabetização.


D

Decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas exclusivamente digitais na área da leitura e da escrita.


E

Decorrência da necessidade de nomear práticas na área da leitura e da escrita que envolvem o domínio do sistema alfabético e silábico.

Considerando-se a perspectiva de Miriam Lemle sobre o que são as capacidades necessárias para a alfabetização, analisar os itens.


I. Discriminação das formas das letras.

II. Discriminação morfológica das palavras.

III. Discriminação dos sons da fala.

IV. Organização da página escrita.


Está CORRETO o que se afirma:


A

Apenas nos itens I e II.


B

Apenas nos itens I, II e III.


C

Apenas nos itens I, III e IV.


D

Apenas nos itens II, III e IV.

NOME: FV (feminino)

IDADE: 17

PROCEDÊNCIA: ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

QUADRO EVOLUTIVO: nasceu com cegueira congênita. Chegou ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) na SEMED/MANAUS-AM para instrução no contraturno da escola regular com limitações e erros na escrita ortográfica das palavras em língua portuguesa, bem como defasagem na gramática, possivelmente devido à questão da pandemia. As maiores dificuldades encontradas foram na entrega dos exercícios e trabalhos para os professores que não dominavam o sistema Braille, e, por esse motivo, não sabiam como avaliá-la.


(Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php. Acesso em: novembro de 2024.)


Tendo em vista a dificuldade preponderante no processo evolutivo dessa aprendiz, é objetivo viável e crucial do AEE:


A

Aprimorar as estratégias inerentes à percepção tátil como cortar e servir alimentos à mesa para si e para outras pessoas.


B

Desenvolver a habilidade de usar o gravador/celular em sala para registrar a fala dos professores e depois revisar em casa.


C

Articular ações com os professores do ensino comum, visando à disponibilização de recursos de apoio necessários à participação da aprendiz.


D

Ensinar uso correto da bengala e de recursos assistivos nas aulas de orientação e mobilidade, dando autonomia à aprendiz no novo espaço físico.

Em relação à alfabetização, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


Na pré-escola, as crianças pequenas (de 4 a 5 anos e 11 meses) começam a ser __________ para a alfabetização. Nesse sentido, a pré-escola pode ser entendida como uma etapa que __________ as crianças em relação ao processo de alfabetização.


A

preparadas | instrumentaliza


B

treinadas |adianta


C

desenvolvidas | ajuda


D

preparadas |treina

Considerando as etapas desenvolvidas no processo de alfabetização, em harmonia com os aportes teóricos de Emília FERREIRA e Ana TEBEROSKY (Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986), enumere a Coluna B de acordo com a Coluna A, estabelecendo a correspondência entre cada uma dessas etapas e suas características correspondentes:


COLUNA A


1. Pré-silábico.

2. Silábico.

3. Silábico-alfabético.

4. Alfabético.


COLUNA B


( ) Ao escrever uma palavra, ora a criança associa a letra a cada fonema da sílaba, ora volta a pensar conforme a hipótese anterior e usa apenas uma letra para uma sílaba inteira.

( ) A criança não compreende a correspondência entre a escrita e os sons das palavras, mas elabora diversas hipóteses, utilizando, simultaneamente, desenhos e outros sinais gráficos.

( ) A criança começa a compreender o princípio alfabético, percebendo unidades sonoras menores do que as sílabas, os fonemas, e, gradualmente, dominam suas correspondências com os grafemas (letras).

( ) A criança descobre que a escrita está relacionada com os segmentos orais que pronuncia ao falar as palavras, supõe que apenas uma letra pode representar as sílabas graficamente.


Assinale agora a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:


A

2-4-1-3.


B

1-3-4-2.


C

4-3-2-1.


D

2-1-3-4.


E

3-1-4-2.

Ainda respeitando a experiência da Professora Selene Coletti, sobre os diferentes tipos de representação que integram as competências ligadas à quantificação, para alfabetizar matematicamente, marque a alternativa com a série correta.


A

“Alfabética, ordenada, contada, atual, visual”.


B

“Escrita, numérica, alfabética, visual, simbólica”.


C

“Simbólica, codificada, visual, numérica, atualizada”.


D

“Representativa, visual, simbólica, atual, alfabética”.


E

“Gráfica, decodificada, alfabética, simbólica, ordenada”.

Dizemos que uma pessoa é analfabeta quando falta a ela instrução, sobretudo a elementar, que abrange o saber ler, escrever e efetuar cálculos básicos, habilidades cada vez mais necessárias à realização das tarefas diárias e à participação plena na sociedade contemporânea (ARAÚJO, 2022). Considerando que existem duas categorias principais de analfabetismo — o analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional — julgue o itens abaixo, assinalando com A os que exibirem características de analfabetismo absoluto e com F os que exibirem características de analfabetismo funcional:


( ) Apresenta ausência total das habilidades de leitura e escrita incapacitando o indivíduo para reconhecer letras, sílabas, palavras ou frases.

( ) Manifesta-se no indivíduo que, embora reconhecendo letras e números, não consegue compreender textos simples nem realizar operações matemáticas de média complexidade.

( ) Refere-se à condição em que o indivíduo, por ter sido precariamente alfabetizado, não consegue compreender textos mais elaborados.

( ) Diz respeito à inexistência de habilidades suficientes para compreensão e produção de textos, mesmo de baixa complexidade, em situações do cotidiano.


A sequência correta da relação é:


A

F-A-F-A.


B

A-A-F-F.


C

A-F-F-A.


D

F-A-A-F.


E

F-F-A-A.

O desafio da alfabetização ganhou nova dimensão com o mundo digital, em particular com novos textos virtuais. A alfabetização tradicional — ler, escrever e contar — torna-se mero pressuposto, já que nenhuma criança deixa de usar o computador por não saber ler e escrever. Em consequência, o termo é usado no plural, primeiro, para indicar o contexto sócio -histórico da alfabetização (não apenas técnico), e, segundo, para assinalar novos desafios da iniciação para a vida e para o mercado. De fato, a linguagem usada na escola hoje vai se tornando apenas uma parte das linguagens de que necessitamos para organizar, construir e reconstruir as oportunidades sociais, sendo assim afirma-se que


A

faz parte dos traços democráticos da sociedade manipular "revoluções gerenciadas", aquelas das quais não temos o controle. As revoluções naturais são sempre um salto no escuro, como ocorreu quando surgiu a vida e, depois, quando surgiu o ser humano.


B

o processamento de informação está focado no aprimoramento da tecnologia do processamento da informação como fonte de produtividade, em círculo virtuoso de interação entre fonte de conhecimento de tecnologia e a aplicação de tecnologia para aprimorar a geração de tecnologia e processamento de informação.


C

a sociedade industrial manteve a noção de elite alfabetizada, mas foi afunilada para os trabalhadores, em particular da classe média que geria a produtividade. O reconhecimento, da importância da alfabetização para o trabalhador sempre esteve indiretamente ligado às funcionalidades da cidadania, mais do que ao mercado.


D

o apreço da tecnologia vem a ser apenas uma face instrumental da trajetória evolucionária e histórica. O ser humano — no fundo, a própria natureza — parece ter vinculação umbilical com tecnologia, entendida como estratégia de inovação evolucionária e histórica de sentido laboral.

Alfabetização e letramento são processos relevantes para o aprendizado da língua escrita e o desenvolvimento de crianças. Ao mesmo tempo em que ocorrem a alfabetização e o letramento, há especialmente três tipos de desenvolvimento que se dão em paralelo:


A

consciência fonológica, desenvolvimento psicológico, conhecimento dos sons.


B

consciência fonológica, desenvolvimento psicogenético, conhecimento das letras.


C

consciência fonológica, desenvolvimento psicolinguístico, compreensão da natureza silábica.


D

consciência fonológica, descoberta de unidades sonoras, distinção entre vogais e consoantes.

Ferreiro (2013) entende que a escrita alfabética ajuda as crianças a operarem uma passagem no modo de se lidar com a oralidade. Trata-se da passagem do “saber fazer”, no plano da ação verbal, ao “pensar a respeito” dos elementos do produto dessa ação verbal. Isso equivale à transformação da linguagem de instrumento de ação em


A

fenômeno intuitivo.


B

norma culta.


C

objeto de reflexão.


D

conteúdo curricular.


E

prática normativa.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado