

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com relação à história da alfabetização, é correto afirmar:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Assinale a alternativa INCORRETA
Fontes: https://livrogratuitosja.com/wp-content/uploads/2021/03/LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO-by-Leda-Verdiani-Tfouni-z-lib.org_.pdf acesso em 25/07/2022
https://www.hypeness.com.br/2020/01/paulo-freire-17-livros-em-pdf-para-baixar-e-conhecer-a-importancia-do-educador/ Acesso em 25/07/2022.
De acordo com Magda Soares, é necessário reconhecer que alfabetização – entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita – distingue-se de letramento – entendido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais.
Para Paulo Freire o próprio contexto e a história de vida de cada aluno deveria ser utilizado como veículo para não só o aprendizado direto da leitura e da escrita, mas também para estimular um olhar crítico e livre sobre o mundo e uma relação democrática e até mesmo afetuosa entre aluno e professor.
Para o autor Faraco, diante da escrita, o leitor (aprendiz ou usuário já bem treinado) precisa decifrar o que está escrito. A decifração é o aspecto mais importante do processo de alfabetização. A compreensão do que as palavras significam ou até mesmo do texto é uma atividade automática.
De acordo com Tfouni, a alfabetização refere-se à aquisição da leitura enquanto aprendizagem de habilidades para a escrita.
Com base no documento "Pró-letramento Alfabetização e Linguagem", assinale a alternativa incorreta:
A aquisição da língua escrita ocorre por meio da memorização precoce dos formatos das letras integram uma determinada língua.
O termo "grafema" corresponde, aproximadamente, a "letra", usado na linguagem corrente.
O termo "fonema" corresponde, aproximadamente, a "som", usado na linguagem corrente.
De acordo com os estudos da psicogênese da língua escrita, o aprendizado do sistema de escrita não se reduz ao domínio de correspondências entre grafemas e fonemas.
Imagem 1

(Disponível em: https://www.google.com/search?q=As+mais+belas+hist%C3%B3rias%2C+de+L%C3%BAcia+Casasanta%2C+CARTILHA&tbm= isch&ved=2ahUKEwi528bp5d_tAhXjB9QKHTbWCVsQ2-cCegQIABA.)
Imagem 2

(Disponível em: https://www.google.com/search?q=caminho+suave+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+RATO&tbm=isch&ved=2ahUKEwiJ5rK6N_tAhUSBrkGHQNVAegQcCegQIABAA&oq=caminho+suave+alfabetiza%C3%A7.)
.
Considerando as imagens 1 e 2, infere-se que tratam dos métodos de alfabetização:
1. Fônico 2. Sentenciação
1. Palavração 2. Alfabético
1. Sentenciação 2. Palavração
1. Global de contos 2. Silábico
Para alguns autores, o processo de alfabetização é uma perspectiva transformadora, onde a criança constrói suas compreensões em relação à leitura e escrita através de hipóteses ligadas a sua realidade, fatores que norteiam suas condições para o mundo letrado, onde seu sistema de ideia só pode ser reproduzido através dos signos. Toda linguagem descreve a intenção de seu criador.
Fonte: http://www.gestaouniversitaria.com.br/system/scientific_articles/files /
Nesse contexto, julgue os itens que segue:
I.A apropriação da escrita acontece desde o processo alfabético/ortográfico ao uso da língua escrita nas práticas sociais diversificadas.
II.Letramento é o processo de introdução e participação da escrita no contexto sociocultural.
III.O letramento acontece desde o nascimento do ser humano em seu contexto social a conquista da escrita.
IV.Cada indivíduo passa por grau de letramento, uns com mais sofisticação que outros, porém todos letrados.
Estão CORRETOS os itens:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
Com relação à perspectiva das crianças no processo de alfabetização, estudos da psicogênese da língua escrita apontam que quando a criança utiliza várias letras aleatórias e até algarismos para escrever algo, ela está no nível de escrita denominada:
Alfabética.
Silábica-alfabética.
Silábica.
Pré-silábica.
Pré-operacional.
Sobre os métodos de ensino da leitura, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:
1.(__)O método fônico se estrutura a partir do ensino sistemático das correspondências letra-som com um foco no conhecimento fonológico.
2.(__)O método silábico prioriza o ensino do significado das palavras e frases.
3.(__)O método global inicia o aprendizado no ensino das sílabas e traz um enfoque no ensino das consoantes juntamente com as vogais.
A sequência CORRETA é:
1.V, 2.F, 3.F.
1.V, 2.F, 3.V.
1.F, 2.F, 3.V.
1.V, 2.V, 3.V.
1.F, 2.V, 3.V.
Considerando o conceito de alfabetização e letramento, assinale a alternativa CORRETA em relação ao processo de alfabetização.
A alfabetização é um processo referente ao uso estratégico do que se aprende para gerar influência no contexto cultural e social.
A alfabetização é um processo de aprendizagem no qual o indivíduo desenvolve a competência de ler e escrever.
A alfabetização é um processo que busca compreender os usos e os significados da escrita e da leitura.
A alfabetização é um processo que se ocupa pelo desenvolvimento da função social da leitura e da escrita.
O conhecimento das letras é apenas um meio para a alfabetização, que é o uso social da leitura e da escrita.
A alfabetização envolve o desenvolvimento de alguns processos, sendo um deles a consciência fonológica que consiste:
Na consciência de que as palavras são constituídas por diversos sinais, sendo organizadas em unidades maiores (palavras).
No reconhecimento do uso social da escrita em diferentes contextos discursivos.
Na consciência de que as palavras são constituídas por diversos sons, podendo ser segmentadas em unidades menores.
No conhecimento das letras e domínio do sistema ortográfico da escrita Alfabética.
No conhecimento das regras ortográficas e das relações letra-som.
O estudo dos métodos de alfabetização e das novas tendências didáticas constitui subsídio para as opções dos docentes porque facilita a identificação das diversas orientações teóricas encontradas nas práticas pedagógicas. As classificações dos métodos de ensino variam e suas designações modificam-se, dependendo do referencial em que se baseiam. Há denominações vinculadas a aspectos do processo leitor; outros vinculam-se ao ponto de partida utilizado no ensino; outros, ainda, ao sentido que seria mais solicitado no ensino. Há,também,as designações vinculadas ao enfoque teórico do processo de ensino e aprendizado. Entre os métodos que focalizam o ponto de partida no ensino, encontramos o método fônico. Considerando os conceitos que acompanham o método fônico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
-
( ) Estudos sobre consciência fonológica se concentram nas relações entre desempenho dos indivíduos em leitura e em atividades de segmentação de palavras e corroboram a utilização do método fônico.
( ) A consciência fonológica consiste no conhecimento das propriedades fonológicas das palavras, ou seja, na capacidade de perceber as unidades de segmentação – rimas; sílabas; e, fonemas.
( ) Na aquisição da escrita, é dada ênfase ao desenvolvimento dos processos fonológicos, baseados em hipóteses de correspondência entre sons e letras e os sons das palavras.
( ) A consciência fonológica junto com a realização do treino ortográfico e caligráfico constituem a base para o aprendizado da leitura.
( ) Entendendo que a descoberta do princípio alfabético pela criança constitui o elemento-chave para o aprendizado, cabe ao ensino da escrita acentuar o estabelecimento das correspondências grafofonéticas.
-
A sequência está correta em
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, F.
F, V, V, F, V.
F, F, F, V, V.
Com base no documento "Pró-letramento Alfabetização e Linguagem", avalie os itens abaixo para assinalar a alternativa correta com relação à língua:
l- O professor precisa compreender que a tradição de ensino apenas por transmissão de conhecimentos, isto é, aquele ensino preocupado em oferecer ao aluno conceitos e regras prontos, que ele só tem que memorizar, e de uma perspectiva de aprendizagem centrada em automatismos e reproduções mecânicas, favorece a aprendizagem e privilegia a reflexão dos alunos sobre as diferentes possibilidades de emprego da língua.
II- É certo que uma proposta adequada para o ensino de língua deve prever apenas o desenvolvimento de capacidades necessárias às práticas de leitura e escrita, e secundarizar a fala e escuta compreensiva em situações públicas.
III- O ensino de língua deve focar em valorizar o uso desta em situações formais da fala, ou seja, em momentos em que se necessita utilizá-la com rigor, com sentido direto e literal.
Somente I e II estão corretos.
Somente II e III estão corretos.
Todos estão errados.
I, II e III estão corretos.
A partir da perspectiva teórica de Emília Ferreiro, analise a seguinte imagem.
Figura: Hipótese de Alfabetização

Fonte: MIRANDELA, L. V. Psicogênese da Língua Escrita em Ferreiro. Pedro Rosário: SEDUC, 2010.
Com base nos estudos de Emília Ferreiro sobre hipóteses de escrita no processo de alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente a articulação entre a imagem e o nível de escrita.
Nível Silábico.
Nível Silábico-Alfabético.
Nível Pré-Silábico.
Nível Não Icônico.
Nível Alfabético.
O processo de alfabetização no Brasil tem como principal teórico Jean Piaget, que fala sobre as dificuldades que há em se entender o foco central do construtivismo. Sua obra sobre Epistemologia Genética, baseia-se na inteligência e desconstrução do conhecimento, seja individual ou coletivo.
Julgue os itens a seguir em relação ao Construtivismo:
I.A alfabetização construtivista incentiva o aluno a ler textos muito simples ou simplificados para fins didáticos, e a escrever textos também muito curtos e bem simples para evitar erros.
II.Na alfabetização construtivista os alunos serão incentivados a interagir com textos simples, porém autênticos.
III.Na alfabetização construtivista os alunos serão incentivados a interagir com textos simples.
IV.No construtivismo deve ser estimulado a conquistar a sua independência, resolver problemas, elaborar hipóteses e levantar questões.
Qual(is) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
II, III e IV.
II e IV, apenas.
I e II apenas.
I e III, apenas.
Os métodos sintéticos são os mais utilizados para alfabetizar na atualidade. São eles, EXCETO:
Fônico.
Silábico.
Global.
Alfabético.
Em relação aos princípios da Política Nacional de Alfabetização, assinalar a alternativa CORRETA:
Adoção de referenciais de políticas públicas exitosas, nacionais e estrangeiras, baseadas em evidências científicas.
Adesão obrigatória de todos os entes federativos, por meio das redes públicas de ensino.
Separação das práticas pedagógicas de linguagem, literacia e numeracia.
Reconhecimento da escola como agente principal do processo de alfabetização.
Passamos a conceber a alfabetização como uma construção conceitual, contínua, desenvolvida simultaneamente dentro e fora da sala de aula, em processo interativo, que acontece desde os primeiros contatos da criança com a escrita. Tal compreensão enfatiza que o aprendizado da escrita alfabética não se reduz apenas a um processo de associação entre letras e sons.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DOIS CONCEITOS, UM PROCESSO - Ana Claudia Siqueira dos Santos, Élida Pessoa, Maria José Garangau Pereira e Rozilene Nascimento Lima Silva
https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc3-6.pdf
Ferreiro e Teberosky, revelam a maneira pela qual a criança e o adulto constroem seu sistema interpretativo para compreender esse objeto social complexo que é a escrita, ao pesquisarem a:
Psicogênese da língua escrita.
Aquisição dos níveis de alfabetização.
Psicogênese da linguagem oral.
Noção de letramento.
Consciência fonológica.
Sobre "Alfabetização e Letramento", analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, para falso:
(__)Na alfabetização, tem-se uso individual da leitura, no letramento, tem-se uso social da leitura e da escrita.
(__)O sujeito alfabetizado sabe ler e escrever; uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais.
(__)As atividades envolvidas na alfabetização apontam para codificar e decodificar a escrita e os números, enquanto no letramento, as atividades envolvidas voltam-se para organizar discursos, para a interpretação e compreensão de textos e reflexão.
(__)Na alfabetização, o ensino deixa o indivíduo / aprendiz apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua, enquanto no letramento, o ensino habilita o sujeito / aprendiz a utilizar a escrita e a leitura nos diversos contextos.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
V, V, V, V.
F, V, V, V.
V, F, V, V.
F, V, F, V.
V, F, F, V.
O esforço de alfabetização das crianças ganhou, ao longo dos anos, um componente de complexidade a partir da difusão dos aparatos tecnológicos digitais. Acerca da relação entre a alfabetização e as mídias digitais, sob a ótica de Frade, Araújo e Glória (2018), é correto afirmar que
a tecnologia digital interfere negativamente no processo de alfabetização, ao reduzir as oportunidades do exercício mecanográfico da escrita manual.
o letramento digital é uma atividade fundamental na sociedade contemporânea e deve ser realizado de modo separado da alfabetização, evitando-se a dispersão na aprendizagem.
a educação do futuro, pautada na utilização dos meios digitais, prescinde das formas de escrita manuais, menos eficientes e precisas do que aquela propiciada pela informática.
os recursos digitais com imagens e sons, diferentemente daqueles de processamento de texto, constituem atalhos às crianças em processo de alfabetização, devendo ser evitados.
a multimodalidade típica dos meios digitais favorece a compreensão das crianças sobre a diversidade das experiências de leitura e sobre os usos sociais da cultura escrita.
Leia o fragmento a seguir: "alfabetizar é ensinar a ler e a escrever [...]". "O segredo da alfabetização é a leitura, portanto, é primordial ensinar o aluno a decifrar o código escrito para depois aplicar esse conhecimento na produção escrita".
As abordagens sobre alfabetização, apresentada no fragmento, são de qual teórico?
Vygotsky.
Emília Ferreiro.
Cagliari.
Piaget.
As intervenções educativas para o desenvolvimento da linguagem escrita devem basear-se em uma orientação teórico-metodológica que proporcione clareza dos objetivos de ensino, da intenção da organização do trabalho pedagógico, do tipo de abordagem prática adequando a realidade sociocultural dos estudantes e o contexto da escola. As orientações para o trabalho com a linguagem escrita com estudantes das séries iniciais requerem ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
entender o significado e importância de criar situações de interlocução e levar o estudante a compreender o signo linguístico. No processo de alfabetização a criança deverá compreender que os sinais gráficos da escrita são usados para representar a linguagem verbal
entender o significado e importância de ter um livro com textos curtos para trabalhar a silabação. Situações de interlocução podem ser deixadas para momentos com os familiares
entender o significado e importância de criar situações durante o processo de alfabetização em que a criança copie mostrando uma organização do seu material e consiga memorizar o código alfabético
entender o significado e importância de criar situações de leitura dos cartazes pedagógicos e criar situações de interlocução sempre que sobrar tempo