

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para a pedagogia crítico-social dos conteúdos, o papel da escola é difundir conteúdos indissociáveis das realidades sociais.
Certo
Errado
A interrogação pedagógica de resumo ou síntese podem ser: Com que outras situação, tema, etc você associa essa questão? Onde poderemos aplicar essa estratégia ou esse princípio?
Certo
Errado
As pedagogias contra-hegemônicas cultivavam ideias homogêneas de fundamentação marxista.
Certo
Errado
A interrogação pedagógica que leva a processos de generalização pode ser do tipo: O que você disse? Que razões você tem para fazer essa afirmação?
Certo
Errado
O significado político do fazer pedagógico está relacionado às decisões metodológicas e teóricas e às relações sociais estabelecidas em sala de aula.
Certo
Errado
Os movimentos populares fortaleceram a educação popular, contrapondo-os às instituições estatais e escolares.
Certo
Errado
O conceito de mediação pedagógica surgiu no contexto da:
Pedagogia progressista.
Pedagogia tecnicista.
Pedagogia clássica.
Pedagogia convencional.
O Ensino Fundamental traduz-se como um direito público subjetivo de cada um e como competência exclusiva do Estado na oferta a todas as crianças.
Certo
Errado
Partindo do princípio de que o professor deve ensinar os conteúdos e também formar o aluno para que ele seja atuante na sociedade, torna-se imprescindível que este organize seu plano de aula de modo que o aluno perceba a importância do que está sendo ensinado, num contexto histórico, para seu dia-a-dia ou para seu futuro. Neste contexto, é INCORRETO afirmar:
Na elaboração do plano de aula, o professor deve considerar componentes fundamentais, tais como: conhecer sua personalidade enquanto professor, conhecer seus alunos (características psicossociais e cognitivas), conhecer a epistemologia e a metodologia mais adequada às características das disciplinas, conhecer o contexto social de seus alunos.
Não se discute a necessidade e importância de se elaborar o plano de aula, porém, ele não precisa ser descrito minuciosamente, mas deve ser estruturado, no sentido de assegurar uma organização e uma tomada de consciência do que de fato se pretende fazer e alcançar.
É o plano de aula que dá ao professor a dimensão da importância de sua aula e os objetivos a que ela se destina, bem como o tipo de cidadão que pretende formar. Por isso o planejamento toma uma dimensão imprescindível visto que ele aponta as concepções do professor e quais concepções ele pretende desenvolver com seus alunos no enfoque pedagógico.
O plano de aula é importante e deve ser apresentado aos pais, responsáveis e alunos sempre no início de cada aula garantindo clareza dos objetivos, precisão nos resultados e avaliação assertivas quando da necessidade de retomada dos conhecimentos não compreendidos pelos alunos.
O plano de aula deve nortear ação educativa e pré-determinar como cada situação deve acontecer, executando com os alunos única e exclusivamente o que está planejado de modo a cumprir aquilo que está proposto.
Alguns pesquisadores afirmam que as práticas pedagógicas adotadas pelas escolas públicas brasileiras, estão sustentadas na ideia de que o professor, agente do processo educativo, ensina, transmite aos alunos seu conhecimento, que passivamente memorizam. Essa afirmação faz com que a escola assuma um papel autocrático, demonstrando que o professor ocupa o centro desse processo, deduzindo-se que para haver aprendizagem basta que o aluno reproduza o que lhe foi transmitido.
O texto se refere as bases de uma escola tradicional que vem cotidianamente sofrendo abalos por parte do/da, EXCETO:
Desenvolvimento tecnológico.
Mídia televisiva.
Proximidade da família.
Universalização das informações.
Avaliar e examinar são ações diferentes: enquanto a primeira é pontual, classificatória e diagnóstica, a segunda é somativa, seletiva e inclusiva.
Certo
Errado
O professor de educação infantil quando utiliza o jogo educativo, sua intenção é:
Situações para a construção do conhecimento, introduzindo o lúdico, o prazer, ação ativa e motivação.
Promover diversão no auxílio do ensino aprendizagem, em contrapartida, as aulas se tornaram barulhentas, e por sua vez o professor perde o controle da sala e a sua moral. Nesse sentido é preferível não incluir o jogo educativo na educação infantil.
Os professores devem acompanhar rigorosamente as etapas do jogo para que as crianças sigam as regras impostas.
Utilizar somente na recreação, pois tira do jogo o prazer pela atividade em si, dando prioridade ao produto e não à aprendizagem de noções e habilidades.
De acordo com as autoras de Atendimento Educacional Especializado – Aspectos Legais e Orientação Pedagógica: “O que se persegue, especialmente em fase de Ensino Fundamental, é a formação humana e a preparação emocional do aluno para prosseguir nos estudos. Não se descuida do conteúdo curricular, mas esta deixa de ser o eixo principal da escola que a Constituição Brasileira de 1988 previu, adotando uma tendência mundial. As escolas que seguem essa tendência recebem com sucesso a todos os alunos, inclusive...”
os que têm algum tipo de deficiência
os pais dos alunos
a comunidade
as inovações tecnológicas
os projetos impostos pelos sistemas de educação
A dimensão social das práticas pedagógicas, comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática, necessariamente
considera a cronologia e as carências dos estudantes.
fortalece práticas segregacionais que, ao longo da história, valorizaram as diferenças individuais.
torna acessíveis, discriminadamente, elementos da cultura que enriqueçam o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
promove o respeito, a valorização e o convívio com a diversidade, necessários ao convívio na vida social brasileira.
privilegia práticas que se voltam para os cuidados físicos, partindo da concepção de que o aluno é carente, frágil, dependente e passivo.
O currículo centrado na pedagogia de projetos tem alguns objetivos e critérios prioritários em termos da aprendizagem a serem alcançados pelos alunos, tais como:
-
I. construir o seu próprio conhecimento, desenvolvendo investigação ampla sobre os temas estudados.
II. levantar problematizações de questões com e pelos alunos, consultando diversas mídias.
III. integrar os saberes adquiridos a atitudes participativas na escola e na comunidade.
IV. sistematizar os conhecimentos com base nas informações trazidas e compartilhadas entre alunos-alunos e alunos-professor.
V. partir da exposição do assunto pelo professor, seguida de exercícios de fixação e pesquisas na internet.
-
Estão CORRETOS, apenas, os itens
I, III e V.
I, II, III e IV.
II, III e IV.
III, IV e V.
II, III, IV e V.
A pedagogia crítico-social deve ocupar-se com a construção de:
Um modo de concepção de mundo desarticulada com a prática de sociedade existente.
Uma supervalorização da transmissão de conteúdos e o modo de aquisição deles.
Uma tendência que envolva apenas as classes populares com a menor faixa salarial, pois são os mais necessitados por esse tipo de tendência pedagógica.
Uma teoria pedagógica articulada com uma concepção de mundo e de sociedade que seja expressão do movimento da prática social.
Manifestações políticas para o desenvolvimento do conteúdo a ser desenvolvido.
A Pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco:
Friederich Engels.
Rudolf Steiner.
Klaus Maria Barbie.
Max Weber.
A Pedagogia da Virtualidade está apoiada na apropriação tecnológica em razão dos princípios da educação popular, que tem por objetivo o encaminhamento para a conformação de uma sociedade aberta e democrática que, por sua vez, deve sustentar-se na ética e na vontade política dos sujeitos. No contexto da natureza política da educação aliada ao uso criativo da Internet, fica demonstrada a possibilidade de uma ação transformadora, por meio de um sistema que facilite o espaço de intervenção, a partir de uma ótica sócio-histórica com a qual sejam potencializados os recursos pedagógicos, sobretudo com um suporte em rede que esteja apoiado, na sua programação, em situações reais. Um dos desafios da Pedagogia da Virtualidade é:
romper com o paradigma da supervalorização dos aspectos cognitivos da aprendizagem.
criar cursos de alfabetização digital para os professores nas escolas em que atuam.
superar a cultura do silêncio mediante uma criação de círculos na cibercultura.
proporcionar vivências e dinâmicas de integração de grupos não entrosados.
atualizar os profissionais da Educação que ainda não têm acesso à Internet.
Para a pedagogia histórico-crítica, a prática educativa parte de uma situação hipotética e tem como finalidade a prática social.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que melhor se adequa à finalidade do processo de avaliação na pré-escola:
Deve estar de acordo com uma proposta niveladora do ensino, que tem por tarefa medir as capacidades dos alunos mediante testes de aptidão e classificação, com o objetivo de garantir um melhor desenvolvimento infantil.
É necessária a construção de uma avaliação quantitativa para definir estratégias gerais da pré-escola, com o intuito de assegurar um padrão de ensino nacionalmente aceito.
Requer um olhar sensível e constante do professor ao propor as atividades às crianças, pois não se trata de aprová-las ou reprová-las, mas incluí-las ao processo educacional e assegurar-lhes êxito nesta trajetória.
O professor deve criar métodos de avaliação que tenham por objetivo classificar as crianças de acordo com suas aptidões, a fim de constituir um modelo satisfatório a todo processo de avaliação.