Questões de Concurso sobre Conceitos em pedagogia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.264 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando o que Fonseca (2002) discorre sobre a Educação Matemática na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), preencha (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) Os alunos atribuem o fracasso em Matemática como sendo a principal causa da evasão escolar na idade adequada; posteriormente, quando se sentem mais maduros, voltam aos bancos escolares para aprender a Matemática que não compreenderam anteriormente.

( ) Ainda que a designação “Educação de Jovens e Adultos” remeta a uma caracterização da modalidade pela idade dos alunos que atende, o grande traço definidor da EJA é a caracterização sociocultural de seu público.

( ) Atividades que sejam apenas uma trivial transposição daquelas feitas na educação infantil são inadequadas para a educação de jovens e adultos, pois desconsideram as diversas vivências dos alunos, as quais podem ser incorporadas no trabalho pedagógico do professor.

( ) É comum o aluno da EJA responsabilizar-se pela dificuldade em aprender, alegando que estão numa idade avançada e inadequada ao aprendizado. Contudo, este modo de pensar sobre si mesmo é eco de discursos veiculados ou sugeridos por educadores e instituições que banalizam ou desconsideram os modelos socioeconômicos e as opressões culturais.


A sequência correta de preenchimento das lacunas é:


A

F – F – V – V


B

V – V – F – V


C

V – F – F – V


D

V – F – F – F


E

F – V – V – V

Antes de entrar na classe e iniciar a aula, o professor precisa planejar as ações pedagógicas para executá-las e preparar os recursos auxiliares do ensino, de acordo com os objetivos específicos. No início da aula, a preparação dos alunos tem o objetivo de:


A

conectar os recursos de ensino aos modernismos pedagógicos, único meio de motivar o aluno a aprender.


B

assegurar práticas compensatórias, pois as crianças e jovens das classes populares não conseguem apreender os conhecimentos científicos.


C

ofertar uma educação espontaneísta, a fim de motivar os alunos para vivências sociais e intercâmbios acadêmicos que estimulam a formação de alunos disciplinados.


D

garantir uma formação fragmentada e conhecimentos acríticos que estimulam a solidariedade e novos modos de pensar e participar do mercado de trabalho.


E

criar condições de estudo e mobilização da atenção para criar atitudes favoráveis à aprendizagem com significado social.

Os serviços de apoio pedagógico especializado ocorrem no espaço escolar e envolvem professores com diferentes funções. Segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, o serviço de orientação e de supervisão pedagógica desenvolvida por professores especializados que fazem visitas periódicas às escolas para trabalhar com os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e com os respectivos professores de classe comum da rede regular de ensino é denominando:


A

Itinerância.


B

Apoio técnico.


C

Reforço escolar.


D

Salas de recursos.


E

Professores-intérpretes.

A escola regular de qualquer nível ou modalidade de ensino, ao viabilizar a inclusão de alunos com necessidades especiais, deverá promover a organização de classes comuns e de serviços de apoio pedagógico especializado. Conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, na organização das classes comuns, faz-se necessário prever, entre outros:


A

agrupamento dos alunos com necessidades especiais em uma mesma classe do ano escolar em que forem classificados, de modo que alunos com a mesma deficiência possam se ajudar.


B

contratação de profissionais da área da saúde para atendimento de alunos com graves deficiências múltiplas e/ou distúrbios de personalidade.


C

professores das classes comuns e da educação especial capacitados e especializados, respectivamente, para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.


D

serviço de apoio pedagógico especializado em salas de recursos, nas quais os alunos deficientes são levados a aprender no mesmo ritmo dos demais.


E

temporalidade inflexível do ano letivo, garantindo-se que alunos com deficiência mental tenham o mesmo tempo que os demais para concluir o currículo previsto para o ano escolar.

Em relação a mediação pedagógica e as novas tecnologias, MASETTO preconiza que quando o professor se propõe a ser um mediador pedagógico desenvolverá algumas características: EXCETO:


A

Co-responsabilidade e parcerias são atitudes básicas incluindo o planejamento das atividades, sua realização e avaliação, conforme já vimos quando dialogamos sobre o processo de avaliação.


B

O feedback que mediatiza a aprendizagem é aquele colocado de forma clara, direta, por vezes orientando discursivamente, por vezes por meio de perguntas, ou de uma breve indicação ou sugestão.


C

Criatividade, como uma atitude alerta para buscar, com o aluno, soluções para situações novas e inesperadas, e ter presente que cada aluno é um aluno, diferente do outro.


D

Professor e aluno constituem-se como célula básica do desenvolvimento da aprendizagem, por meio de uma ação conjunta, ou de ações conjuntas em direção à aprendizagem; de relações de empatia para se colocar no lugar do outro seja nos momentos de incertezas, dúvidas, erros, seja nos momentos de avanço e de sucesso; sempre de confiança no aprendiz.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado