Questões de Concurso sobre Conceitos em pedagogia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.264 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando aspectos relacionados à educação básica e sua estruturação.


( ) A educação escolar tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

( ) O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto pela legislação brasileira.

( ) Nos estabelecimentos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, privados, torna-se facultativo o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

( ) Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • V • V


B

V • V • F • V


C

V • F • F • V


D

V • F • F • F


E

F • F • V • V

NÃO É um dos princípios da pedagogia construtivista:


A

Propor problemas de irrelevância emergente aos discípulos;


B

Estruturar a aprendizagem em torno de “grandes ideias” ou conceitos primários;


C

Buscar a opinião do estudante;


D

Valorizar o ponto de vista do estudante;


E

Adaptar o currículo para atingir as suposições dos estudantes.

Dadas as ações,


I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

III. Zelar pela aprendizagem dos alunos e estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

IV. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

V. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.


verifica-se que são incumbências dos docentes de uma escola, segundo a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996,


A

I e IV, apenas.


B

III e V, apenas.


C

I, II e V, apenas.


D

II, III e IV, apenas.


E

I, II, III, IV e V.

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Há, pelo menos, três tipos de manifestações em relação ao currículo: currículo formal, currículo real e currículo oculto. O currículo real é aquele que


A

decorre da experiência cultural, dos valores e significados trazidos de seu meio social de origem e vivenciados no âmbito escolar.


B

é estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.


C

decorre dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das propostas curriculares dos estados e dos municípios.


D

decorre do cotidiano escolar, das vivências dos professores e alunos e é prescrito no planejamento de ensino.


E

acontece, de fato, na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.

A evolução da escola suscita a participação de professores e pessoal administrativo a construir novas competências como profissionalização, responsabilização, participação, autonomia de gestão, cooperação, desejáveis ao funcionamento burocrático do ambiente escolar. Assim, é CORRETO afirmar que


A

administrar os recursos de uma escola é fazer escolhas, ou seja, é tomar decisões coletivamente.


B

conduzir ações de planejamento da escola é impor a realização de um projeto pessoal.


C

coordenar o ambiente escolar não requer flexibilidade dos dispositivos de direcionamento.


D

organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, independe da participação dos alunos.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado