

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com relação a Função Social da Escola basicamente a escola possui três funções sociais básicas:
Coluna I
(I)Socialização.
(II)Cultura.
(III)Seletiva.
Coluna II
(__)Típica de uma sociedade capitalista tem por objetivo separar (selecionar) alunos conforme o rendimento destes.
(__)Onde se prepara o indivíduo para a vida adulta.
(__)Repassar para o estudante todos os símbolos, valores e crenças que ele não nasce, mas que a sociedade onde ele está inserido elegeu como importantes.
Enumere a Coluna II de acordo com a Coluna I e marque a alternativa CORRETA que corresponde a sequencia de cima para baixo das lacunas acima:
I, II, III.
III, II, I.
II, I, III.
III, I, II.
Considere as afirmativas relacionadas aos benefícios da educação cultural e artística para os alunos, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A educação cultural e artística pouco contribui para o desenvolvimento da autoconfiança dos alunos, pois envolve mais a competência artística e criatividade.
(__)A criação artística envolve a superação de desafios e a resolução de problemas.
(__)A educação cultural e artística oferece meios para a expressão pessoal e significativa dos alunos.
Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:
F − F − F.
V − F − F.
F − V − V.
V − F − V.
Sobre a função social da escola, analise os enunciados abaixo e destaque a alternativa impertinente.
Dentre as definições de educação presentes na literatura, é possível citar: “a educação é processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas”.
A prática social da educação deve ocorrer em espaços e tempos pedagógicos análogos, objetivando atender às especificidades que caracterizam as diferentes demandas.
Ao analisar a dimensão social da educação, ratifica-se o papel da escola como lócus privilegiado, constituída como um espaço de garantia de direitos.
Um dos pontos importantes, em relação à função social da escola, é a necessidade de socializar o saber sistematizado.
Ao adotar uma gestão participativa, a escola atua dentro de sua dimensão social.
Analise os excertos abaixo:
Excerto I.A escola de hoje não pode limitar-se a passar informação sobre as matérias, a transmitir o conhecimento do livro didático. Ela deve ser uma síntese entre a cultura experienciada que acontece na cidade, na rua, nas praças, nos pontos de encontro, nos meios de comunicação, na família, no trabalho etc., e a cultura formal, que é o domínio dos conhecimentos, das habilidades de pensamento. Nela, os alunos aprendem a atribuir significados às mensagens e informações recebidas de fora, dos meios de comunicação, da vida cotidiana, das formas de educação proporcionadas pela cidade, pela comunidade. O professor tem aí seu lugar, com o papel insubstituível de provimento das condições cognitivas e afetivas que ajudarão o aluno a atribuir significados às mensagens e informações recebidas das mídias, das multimídias e formas diversas de intervenção educativa urbana. O valor da aprendizagem escolar, com a ajuda pedagógica do professor, está justamente na sua capacidade de introduzir os alunos nos significados da cultura e da ciência por meio de mediações cognitivas e interacionais.
Excerto II.Na escola, pelos conhecimentos e pelo desenvolvimento das competências cognitivas, torna-se possível analisar e criticar a informação. Os alunos vão aprendendo a buscar a informação (na TV, no rádio, no jornal, no livro didático, nos vídeos, no computador, etc.) mas, também, os instrumentos conceituais para analisarem essa informação criticamente e darem-lhe um significado pessoal e social. A escola fará, assim, a síntese entre a cultura formal (dos conhecimentos sistematizados) e a cultura experienciada. Por isso, é necessário que proporcione não só o domínio de linguagens para a busca da informação, mas também para a criação da informação. Ou seja, a escola precisa articular sua capacidade de receber e interpretar informação, como a de produzi-la, considerando-se o aluno sujeito do seu próprio conhecimento.
Fonte: LIBÂNEO, José Carlos et al. Organização e gestão da escola. Teoria e prática, v. 5, 2004.
Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.
Os excertos, I e II, são proposições verdadeiras, mas o II não é uma explicação correta do I.
O excerto I, é uma proposição falsa, e o II, é uma proposição verdadeira.
Os excertos, I e II, são proposições verdadeiras, e o II, é uma explicação correta do I.
Os excertos, I e II, são proposições falsas.
O excerto I, é uma proposição verdadeira, e o II, é uma proposição falsa.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) considerando o que a Base Curricular expõe sobre ensino de Arte na Rede Municipal de Ensino de Palhoça.
( ) É importante atentar para o repertório dos alunos, pois, ao sentir-se parte do processo de construção do conhecimento, o estudante torna-se mais curioso em investigar e compartilhar suas descobertas por meio de suas produções.
( ) A relação do aluno com o professor e deles com toda a comunidade escolar oportuniza espaços de vivências e trocas significativas em Arte. É mediante a Arte que o aluno se abre para a interação com o mundo, sua diversidade e suas complexidades.
( ) O ensino de Arte propicia ao aluno o desenvolvimento da expressão e do pensamento crítico, criativo e reflexivo diante das diferentes situações cotidianas.
( ) As discussões acerca dos objetos e das manifestações artísticas são inúmeras. Dessa forma, o ato de interpretar deve ser coletivamente único, buscando homogeneidade entre os indivíduos, pois o professor fica impossibilitado de abranger todas as interpretações dos alunos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V • V • V • V
V • V • V • F
V • F • F • F
F • V • V • F
F • V • F • V
No que se refere à organização dos documentos e registros escolares, faça a correlação entre as colunas, I (tipo de documento) e II (funcionalidade do documento).
Coluna I
1.Histórico escolar.
2.Relatórios.
3.Diário de classe.
Coluna II
a.Produto das relações pedagógicas.
b.Resultado de práticas administrativas.
c.Efeito de construção de saberes sobre o aluno, o professor e o pedagógico.
Fonte: VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, p. 3-30, 2005.
Assinale a alternativa com a CORRETA correlação entre as colunas I e II:
1.b, 2.c, 3.a.
1.b, 2.a, 3.c.
1.c, 2.a, 3.b.
1.a, 2.b, 3.c.
Capital cultural é um saber que circula nas casas e nos grupos sociais pertencentes às elites econômicas e que, portanto, é mais possível de ser herdado pelos jovens filhos dessa classe, de modo que os educandos provenientes de famílias desprovidas de capital cultural apresentam uma relação com as obras veiculadas pela escola que tende a ser laboriosa e tensa.
Certo
Errado
“Sabe-se que as práticas de escolarização são tributárias do firmamento dos modernos Estados nacionais. Mais do que isso, reconhece-se que a escola moderna, tal como ela se estruturou no Ocidente, deve-se fundamentalmente à expansão da cultura letrada a partir do surgimento da tipografia. A escola moderna acompanha, portanto, a civilização do livro em códice e constituiu, para tal finalidade, o que alguns autores têm caracterizado por ‘forma escolar’. Ora, se a forma escolar se estruturou com o livro impresso, como ficará o formato da escola no momento que o códice for, ainda que parcialmente, substituído pela cultura digital?”
Cultura digital e educação. Carlota Boto.2023
Com base no texto, pode-se afirmar que as recentes medidas, adotadas por certas escolas, no sentido de limitar ou mesmo proibir o uso de aparelhos celulares em salas de aula da educação básica deve-se
à ausência de dados robustos que indiquem que tais aparelhos podem, de fato, ser aliados no processo educativo.
à convicção, baseada em dados empíricos colhidos durante a pandemia, de que os aparelhos eletrônicos auxiliam fortemente na formação dos estudantes.
ao apego às formas tradicionais de ensino e formação educativa na escola básica, que tiveram de ser interrompidos pelas circunstâncias pandêmicas, com a substituição por métodos pedagógicos desarticulados, porém eficientes.
ao despreparo pedagógico dos professores da escola básica para lidar com o excesso de informações proporcionadas por tais aparelhos, o que transforma necessariamente o aluno em coparticipe privilegiado do processo formativo.
à coleta de dados que reforçam a hipótese de que tais aparelhos contribuem para a degenerescência de certas competências fundamentais para o domínio da escrita.
As 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular acompanham o desenvolvimento dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Marque a alternativa CORRETA que corresponde a competência de Cultura Digital.
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Conforme o conhecimento sobre a função sociocultural da escola, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
I. A função sociocultural da escola é limitada ao repasse de conhecimentos acadêmicos, desconsiderando seu papel na formação ética e cidadã dos alunos.
II. A escola, como instituição sociocultural, deve promover a valorização e preservação da diversidade cultural, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
III. A função sociocultural da escola não está relacionada à promoção da consciência crítica e da participação ativa dos alunos na sociedade.
IV. A escola, ao cumprir sua função sociocultural, deve priorizar exclusivamente o desenvolvimento individual dos alunos, considerando seu papel na formação de uma consciência coletiva e de responsabilidade social.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas a afirmativa IV está correta.
Apenas a afirmativa I está correta.
O potencial educativo dos museus e seus objetos demanda preparação e conhecimento por parte dos docentes. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmações:
I. A relevância das visitas aos museus se deve ao fato de que elas representam uma oportunidade pedagógica única para explorar e analisar a cultura material, a fim de compreender a linguagem plástica de maneira mais ampla e profunda.
II. Imagens diversas produzidas pela capacidade artística humana não são capazes de nos informar sobre o passado das sociedades.
III. Os objetos de museus, que fazem parte da cultura material, carregam consigo informações sobre os costumes, técnicas, condições econômicas, rituais e crenças de nossos antepassados. Essas mensagens são extraídas através da leitura dos objetos, transformando-os em documentos valiosos para o estudo e compreensão do passado.
IV. Diversos especialistas ressaltam a importância de instruir os alunos sobre o papel na preservação da memória. Mas, nessa atividade, é sempre preferível que os alunos descubram e interpretem os objetos por conta própria, de forma autônoma.
Com base nas afirmativas, estão corretas:
Apenas II e III.
Apenas I e IV.
Apenas I e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, III e IV.
O conceito de currículo como fato se articula com a cultura escolar, uma cultura didatizada que cumpre ao currículo transmitir. Nessa formulação, a cultura é vista como um repertório de sentidos partilhados, produzidos em espaços externos à escola. Desse repertório, são selecionados e organizados elementos ______________, em um processo que envolve _______________, ou _________________________, que compõem o mosaico a que denominamos __________________.
A alternativa que completa corretamente as lacunas é:
Culturais – didatização – mediação/transposição didática – currículo.
Sociais – pedagogização – ensino didático – cultura.
Pessoais – aprendizagem – processo ensino-aprendizagem – escola.
Culturais – ensino – didática – instituição escolar.
Na prática pedagógica, a dança e as atividades rítmicas e expressivas devem ser abordadas também em sua dimensão conceitual, de modo que o estudante tenha a oportunidade de conhecer as diversas manifestações dançantes pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro e contextualizá-las. Marque a alternativa correta sobre o que é importante que o professor de educação física faça para que isso ocorra.
Informar as várias manifestações da cultura, nos diferentes contextos, em diferentes épocas, sem, entretanto, discutir questões de gênero, como, por exemplo, a ideia de que homem não dança.
Propor discussão acerca das danças expostas pela mídia para a formação do senso crítico de que dançar é mais do que copiar coreografias prontas, ou seja, é também se deixar conduzir pelos estímulos sonoros e pela liberdade dos movimentos.
Cultivar a cultura corporal de movimento por meio da cultura popular, reforçando a concepção de que dançar é uma habilidade que requer determinadas características corporais favoráveis.
Apresentar exemplos de manifestações da cultura, nos diferentes contextos, em diferentes épocas (danças rituais, sagradas, comemorativas, circulares etc.), esclarecendo que existe um rigor técnico a ser seguido.
A partir da perspectiva de Doug Lemov, em seu livro Aula nota 10, a respeito dos princípios da cultura escolar de excelência, assinale a alternativa correta.
A motivação não deve partir do professor, visto que é uma condição psicológica interna e inata do ser humano e, nesse caso, pouco se pode fazer para motivar os alunos.
Desenvolver um planejamento de aulas pouco contribui com o desempenho acadêmico dos alunos, porque a ênfase do sucesso discente está na metodologia de ensino.
Criar uma cultura de relevância pode alavancar o rendimento dos alunos e deve estar alicerçada em cinco princípios: disciplina, gestão, controle, engajamento e influência.
Desenvolver baixas expectativas acadêmicas é importante para que o professor não se desmotive ou se frustre quando os alunos não respondem adequadamente ao ensino.
Tornar a leitura altamente produtiva e eficiente em sala de aula independentemente do ano e da disciplina que o professor ensina é uma habilidade que deve ser desenvolvida por toda a equipe escolar, bem como pela família dos alunos.
De acordo com o currículo da educação básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, analise as proposições a seguir:
I.A Educação Física vai além das práticas esportivas, tendo como objeto de conhecimento principal as práticas corporais.
II.O movimento humano se restringe a um simples deslocamento espaço-temporal de um segmento do corpo ou de um todo, mas está sempre inserido no âmbito da cultura.
III.A Educação Física destaca-se pela valorização da cultura corporal do movimento em diferentes contextos, realidades e culturas.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
III, apenas.
I, apenas.
A relação entre cultura escolar e currículo se faz extremamente importante na sociedade, já que ela interfere diretamente em todo o processo educativo, construindo novas representações e práticas. Sobre essa relação, é CORRETO afirmar:
a cultura escolar exerce influência significativa na produção do currículo como um todo ao longo dos anos, e essa influência é resultado do contexto histórico, político e social existente, de modo a elencar os saberes a serem contemplados durante a trajetória acadêmica escolar.
a cultura escolar compreende tudo o que faz parte da escola, especialmente as práticas e ações realizadas entre os sujeitos envolvidos no contexto educacional, enquanto o currículo, contempla um único aspecto que é o determinado pelo sistema de ensino.
o currículo é totalmente separável da cultura, de modo que inexiste relação entre eles, e deste modo o currículo torna-se um elemento para a transformação ou manutenção das relações de poder, oportunizando unicamente, mudanças sociais.
a relação entre currículo e cultura escolar é clara e única, bastando considerar o ambiente em que ela se encontra inserida pois comumente o espaço é homogêneo.
O entendimento sobre o que nos cerca e como classificamos a realidade também muda na dinâmica social. Assinale a afirmação correta sobre o que se compreende como artesanato na conjuntura atual:
É uma peça grosseira e mal-acabada.
É uma atividade que utiliza elementos da natureza, mas seus produtos não possuem durabilidade e qualidade.
É um produto realizado exclusivamente por indivíduos que estão no movimento de contracultura.
Diante das novas tecnologias as atividades artesanais serão extintas em sua totalidade.
É uma manifestação que reflete as diferentes culturas em todo mundo.
Em seu livro “Interações: onde está a infância”, BARBIERI (2012) aborda a relevância das expressões artísticas no ambiente escolar e a sua relação com a cultura. Para a autora, a arte e a cultura apresentam uma relação pendular, o que é estabelecido através da concepção que:
a arte se sobrepõe a cultura, pois é a manifestação genuína do indivíduo.
a arte é a singularidade da experiência e a cultura é a experiência compartilhada socialmente.
a cultura inspira a arte, visto que esta é a consequência das interações com o meio.
a cultura se sobrepõe a arte, pois trata-se de uma construção histórico-social.
a arte é concebida a partir dos conceitos estéticos estabelecidos pela construção cultural de um determinado povo.
A cultura brasileira é rica e diversa, resultado de um longo processo histórico de miscigenação entre diferentes povos e influências culturais. Essa mistura de tradições indígenas, africanas, europeias e asiáticas moldou uma identidade única no país. A música é um elemento central na cultura brasileira, com ritmos como samba, forró, frevo e bossa nova, sendo reconhecidos internacionalmente. Além disso, o folclore brasileiro é marcado por festas populares como o Carnaval e as festas juninas. A culinária também é um ponto forte da cultura, com pratos como a feijoada, a moqueca e o churrasco, sendo apreciados em todo o país. A literatura possui nomes consagrados mundialmente que retratam a complexidade da sociedade brasileira. A religiosidade é outro aspecto relevante, com a diversidade de crenças, como o catolicismo, o candomblé e a umbanda, refletindo a pluralidade cultural e espiritual do Brasil. Essa riqueza cultural torna o Brasil um país único, onde a diversidade é valorizada e celebrada. A respeito da cultura e dos dispositivos legais presentes na Constituição Federal Brasileira de 1988 que tratam sobre o tema, estão em acordo com os Art. 215 e 216 as afirmativas a seguir:
I. Estabelecer diretrizes para a preservação e proteção do patrimônio cultural, histórico e artístico do Brasil, reconhecendo a diversidade e a importância das tradições culturais indígenas, africanas, europeias e asiáticas presentes no país.
II. Definir políticas públicas para a promoção e difusão das manifestações culturais brasileiras, incluindo festas populares como o Carnaval e as festas juninas, valorizando a diversidade e a identidade cultural do país.
III. Garantir a preservação e difusão da literatura brasileira, reconhecendo a religião de escritores consagrados como Machado de Assis e Clarice Lispector, como patrimônio cultural do Brasil.
IV. Estimular a liberdade religiosa e o respeito à diversidade de crenças no país, reconhecendo a importância da religiosidade como parte integrante da cultura e da identidade brasileira.
A sequência está correta em
I, II, III e IV.
I, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.