

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei N.º 9.394/96), em seu artigo 39, parágrafo 2°, a Educação Profissional Tecnológica é uma modalidade da Educação Brasileira que abrange os seguintes cursos:
I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; II – de educação profissional técnica de nível médio, III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
I – de formação continuada e treinamento profissional; II – de educação profissional em nível de pós-médio; III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
I – de formação inicial ou qualificação profissional; II – de educação profissional técnica de nível médio subseqüente; III – de educação profissional tecnológica, engenharias e de mestrado profissional.
I – de treinamento e especializações profissionais; II – de educação profissionalizante de nível médio; III – de educação profissional tecnológica focada em licenciaturas curtas e pós-graduação profissionalizante.
A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos, exceto:
de formação inicial.
de forma continuada ou qualificação profissional.
de educação profissional técnica de nível primário.
de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
A LDB estabelece que a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando em seus mais variados aspectos humanos. Sendo assim, NÃO é uma das finalidades da educação básica promover:
o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
a formação básica do cidadão mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender.
a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos.
a preparação intensiva para o ingresso no mercado de trabalho, com foco na prática profissional.
Sobre o que é legalmente estipulado aos estabelecimentos de ensino que adotam a progressão regular por série, para que possam possibilitar formas de progressão parcial, marque a alternativa correta.
Deve-se restringir a progressão parcial ao ensino médio.
Deve-se preservar a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
Deve-se proibir a progressão parcial para alunos que sejam reprovados em mais de dois componentes curriculares.
Deve-se autorizar a progressão parcial, através de dependência, apenas uma única vez por nível de ensino.
A Lei nº 9.394/1996, ou Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), é um marco na forma de tratamento da educação profissional, uma vez que as legislações anteriores tratavam desse tema parcialmente. Além disso, a LDB trata a educação profissional como uma modalidade da educação, trazendo-a em um capítulo específico. A Educação Profissional e Tecnológica – EPT tem como finalidade
preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.
oferecer uma educação que atenda àqueles que pretendam aprender um ofício por meio do ensino prático e técnico.
fornecer para os trabalhadores uma formação profissional em instituições especializadas ou no próprio trabalho, com ênfase no aprendizado.
formar técnicos com uma visão tecnicista e instrumental para atender às demandas do mercado.
De acordo com a Lei nº 9.394/1996 (LDB), a educação profissional e tecnológica abrangerá o seguinte curso, entre outros:
sequencial por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, aberto a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.
de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
de graduação, aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.
de extensão, aberto a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.
Quando desenvolvida de forma articulada e concomitante com o ensino médio, a educação profissional técnica de nível médio pode ser cursada em instituição de ensino distinta da que oferece o ensino médio.
Certo
Errado
A Resolução CNE/CP Nº 1 de 2021, que estabelece as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, determina as formas como os cursos técnicos de nível médio devem ser desenvolvidos. A forma de desenvolvimento voltada exclusivamente aos indivíduos que já concluíram o Ensino Médio é denominada
concomitante intercomplementar.
concomitante.
integrada.
subsequente.
subsequente intercomplementar.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, é possível haver a certificação profissional para fins de exercício profissional e de prosseguimento ou conclusão dos estudos, por meio do reconhecimento dos saberes adquiridos na Educação Profissional e Tecnológica e no trabalho mediante
exame de proficiência.
certificação de experiência anterior.
programa de aprendizagem baseada no trabalho.
avaliação e reconhecimento de saberes e competências.
A Educação Profissional de nível médio articulada, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira, apresenta formas específicas para seu desenvolvimento. Qual das alternativas contém uma dessas?
Forma Subsequente;
Forma Integrada;
Forma Tecnológica;
Forma Simultânea.
A respeito da Educação Profissional e Tecnológica, analise as afirmativas a seguir:
I. Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.
II. A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos: de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; de educação profissional tecnológica de nível médio; e de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
III. Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne a objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.
Assinale
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Faça a associação entre os termos apresentados e seus significados:
I. Verticalização do ensino.
II. Certificação intermediária.
III. Classificação Brasileira de Ocupações.
IV. Educação Profissional e Tecnológica.
V. Perfil profissional de conclusão.
( ) Documento de referência que reconhece, nomeia e estabelece códigos aos títulos de ocupação profissional e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.
( ) Possibilidade de o estudante dar continuidade ao itinerário formativo e à elevação de sua escolaridade.
( ) Modalidade educacional que contempla vários níveis da educação, e se integra às outras modalidades de ensino, ao trabalho, à ciência para atender às exigências da formação profissional para o mundo do trabalho.
( ) Competências e características previstas para aquele que tenha concluído um curso técnico.
( ) Certificado concedido ao estudante que concluir com êxito uma das etapas de qualificação para o trabalho especificada no seu curso.
A alternativa que contém a associação CORRETA é:
III, II, I, V, IV.
III, I, II, IV, V.
I, II, III, IV, V.
II, I, IV, V, III.
III, I, IV, V, II.
Quando nos reportamos a Educação Tecnológica, cabe colocar seu trabalho de formação da cidadania, proporcionando ao cidadão os requisitos básicos, para viver em uma sociedade em transformação, com novos impactos tecnológicos, com novos instrumentos nas produções e relações sociais.Com relação a Educação Tecnológica julgue as afirmativas abaixo:
( ) A Educação Tecnológica, não impõe o ensino de novas tecnologias, mas promover o despertar para a interpretação do contexto atual a luz de seus condicionamentos e fundamentos;
( ) A Educação Tecnológica, busca pela integração entre ensino e pesquisa fazendo com que se entendam as questões vivenciadas pelos educandos;
( ) A Educação Tecnológica, é tecnicismo ou conformismo a um status quo da sociedade;
( ) A Educação Tecnológica, resume sua fundamentação básica no saber-fazer, saber-pensar e criar que não se esgota na transmissão de conhecimentos, mas inicia-se na busca da construção de conhecimentos que possibilite transformar e superar o conhecido e o ensinado;
( ) A informática, em especial, como outros avanços tecnológicos, está nos obrigando a uma nova alfabetização, para além de lermos os dados específicos, termos uma nova leitura do mundo.
A sequência correta das afirmações è:
F; V; F; V; F;
V; V; F; V; V;
V; V; V; V; F;
V; V; V; V; V;
A educação profissional e tecnológica é modalidade educacional que perpassa todos os níveis da educação nacional, integrada às demais modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, organizada por eixos tecnológicos, em consonância com a estrutura sócio-ocupacional do trabalho e as exigências da formação profissional nos diferentes níveis de desenvolvimento, observadas as leis e normas vigentes.
(CNE/CEP, 2021.)
“Articulação com o setor _____________ para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões ___________, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes; ____________ do trabalho assumido como princípio educativo e base para a organização curricular, visando à construção de __________ profissionais, em seus objetivos, conteúdos e estratégias de ensino e aprendizagem, na perspectiva de sua integração com a ciência, a _________e a tecnologia.” De acordo com os princípios da educação profissional e tecnológica, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente à afirmativa anterior.
empresarial / manuais / propósito / competências / arte
industrial / qualificadas / fundamentação / trajetórias / pesquisa
produtivo / operacionais / centralidade / competências / cultura
produtivo / qualificadas / centralidade / conhecimentos / história
A organização dos cursos de educação profissional técnica e tecnológica encontra-se regulamentada na LDBEN Nº 9.394/1996 e demais atualizações e pelos distintos normativos do Ministério da Educação. Os cursos e itinerários de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por
eixos tecnológicos.
áreas de conhecimento.
componentes curriculares.
base científica e tecnológica.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:
I. Articulada com o ensino médio.
II. Articulada com o ensino superior.
III. Subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
As imagens a seguir contextualizam a questão 38. Observe-as atentamente.

A educação profissional é um direito do aprendiz com necessidades educacionais especiais e visa à sua integração produtiva e cidadã na vida em sociedade. Tendo como referencial os aspectos não verbais ofertados, apresentam-se dados fundamentados em:
A avaliação e certificação de competências laborais dos aprendizes especiais está vinculada à matrícula em instituição de educação profissional.
As redes públicas de ensino têm a prerrogativa da prioridade na oferta de educação profissional aos educandos com necessidades especiais.
O aprendiz que demandar apoios intensos para acessar o currículo tem direito à oferta de oficinas pré-profissionais, de caráter protegido ou não.
Um dos objetivos da educação profissional do aprendiz com necessidades especiais é capacitação de recursos humanos: professores, instrutores etc.
As instituições de educação profissional e tecnológica poderão oferecer cursos especiais abertos à comunidade, devendo a matrícula ser condicionada ao nível de escolaridade do discente.
Certo
Errado
Dadas as afirmativas acerca das políticas sobre o magistério, da profissionalização e da valorização na atualidade,
I. A valorização do magistério está diretamente associada ao aumento salarial dos professores, sendo a principal forma de reconhecimento da sua função social.
Il. A profissionalização do magistério envolve não apenas uma formação inicial de qualidade, mas também a oferta de formação continuada para os professores durante sua carreira.
III. Políticas públicas voltadas à valorização do magistério têm se mostrado suficientes para melhorar as condições de trabalho, mas não têm impactado de forma significativa o reconhecimento social dos docentes.
verifica-se que está/ão correta/s
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu Capítulo III, trata da Educação Profissional e Tecnológica. Avalie os itens abaixo indicando se são VERDADEIROS ou FALSOS:
I. A educação profissional e tecnológica integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
II. A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino médio apenas, ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.
III. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
IV. As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade.
V. A educação profissional e tecnológica organizada em eixos tecnológicos observará o princípio da integração curricular entre cursos e programas, de modo a viabilizar itinerários formativos contínuos e trajetórias progressivas de formação entre todos os níveis educacionais.
Assinale a opção que contém a avaliação CORRETA:
Apenas I e II são verdadeiros.
Apenas I, II e III são verdadeiros.
Apenas I e IV são verdadeiros.
Os itens I, II, IV e V são verdadeiros.
Os itens I, III, IV e V são verdadeiros.