

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A questão da privacidade da criança na creche é fundamental. Sua individualidade é respeitada quando
seu material pessoal é identificado pelo nome, por um bichinho, ou pela cor da sua preferência e quando é respeitado aquele momento de “isolamento infantil”.
o material é separado por agrupamento infantil e socializado, quando a professora permite o “isolamento infantil”.
só a professora pode determinar que material utilizar no desenvolvimento de uma atividade e sempre é necessário fazer o que todos estão fazendo.
na entrada, as roupas individuais são substituídas pelo uniforme oficial, higienizados na instituição, para evitar contágios.
lacinhos de fita, cabelos arrepiados, brinquedos individuais são proibidos, pois causam indisciplina e brigas na escola.
As condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são:
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.
deixar a cargo do familiar responsável pela adaptação a realização das atividades com a criança até que esta conheça o ambiente e possa ir começando a se acostumar com a educadora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.
não permitir que pais e/ou familiares fiquem na instituição para que não criem uma situação de ansiedade para a criança; pedir informações detalhadas e orientações da mãe sobre a vida da criança; pegar a criança no colo quando chora; elaborar um plano rígido de estadia da criança obedecendo a um crescente número de horas.
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; tentar no decorrer desse período por meio da realização das atividades ir conhecendo os hábitos da criança; não alterar a rotina e as regras da instituição; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.
permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; não pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; passar para a mãe a rotina e as regras da instituição para atender essa criança; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.
Do ponto de vista da promoção, na educação infantil, da construção das identidades das crianças a partir das interações que ocorrem entre elas, o contato com crianças que apresentam necessidades especiais é considerado como
uma oportunidade das crianças com necessidades especiais aprenderem com as crianças normais, que são mais habilitadas e podem oferecer modelos de ações mais adequadas àquelas.
a maneira mais eficaz de ensinar as crianças normais a respeitarem os direitos e ajudarem as crianças com necessidades especiais a realizarem as mesmas atividades que aquelas realizam.
um grande desafio para todas as crianças e uma experiência que tem resultado no desenvolvimento da solidariedade entre elas e no respeito às diferenças.
interessante, desde que as crianças com necessidades especiais apresentem um nível de desenvolvimento equivalente ao das crianças normais, independente de sua idade, para acompanhar as atividades que são propostas.
indesejável, pois o professor precisa optar por dar mais atenção às crianças com necessidades especiais ou às crianças normais, sendo que sempre faltará atenção a alguma delas.
Sobre a relação creche e as famílias escolha a alternativa INCORRETA
A qualidade da relação creche e família não interfere no bem estar da criança na instituição, pois a família é responsável pela socialização da criança.
Quebrar o "muro de isolamento" entre creche e as famílias significa iniciar um dialógo, de modo que a presença e a participação das famílias no contexto da instituição possa se concretizar.
Quanto mais se conhecer a família e o contexto de vida da criança, melhor será a relação do professor com ela.
A comunicação efetiva entre creche e as famílias é um princípio que rege a relação entre elas e o que assegura às crianças a continuidade e o enriquecimento de suas experiências sociais.
A roda de conversa, atividade já reconhecida no contexto das instituições de Educação Infantil, tem lugar na proposta pedagógica enquanto
momento estritamente dedicado a designar tarefas do dia para as crianças.
momento de retornar para as crianças avaliações do professor quanto ao comportamento destas.
atividade permanente da rotina, por isso sem objetivos pré-estabelecidos.
momento na rotina necessário para tranqüilizar as crianças e contribuir com a sua concentração nas atividades.
possibilidade de criar situações que contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, por meio das interações estabelecidas nesta situação pedagógica.
Pode-se dizer que, no contexto da instituição de Educação Infantil, a socialização da criança pequena acontece, principalmente:
por meio da participação nos jogos sociais que caracterizam o contexto da instituição.
na devida atenção dada pela professora ao ensino das regras de conduta social.
na ausência da ação familiar, responsável por esta educação.
na observação e imitação dos modelos que os educadores lhe apresentam intencionalmente.
na etapa devida do seu desenvolvimento moral que deve ser respeitada pela instituição.
A segurança emocional da criança e a possibilidade de estar preparada para estabelecer relações com outras pessoas e objetos é fundamental para o seu desenvolvimento. Observe as assertivas abaixo com relação à adaptação da criança na escola:
II, III e V.
I, IV e V.
III< IV e V.
I, II e IV.
É importante que a criança se sinta aceita e amada e que vá, gradativamente, construindo os limites daquilo que pode e que não pode fazer. Pensando no processo de socialização da criança, assinale entre as assertivas abaixo aquelas corretas:
III e V.
I e V.
II e IV.
I e IV.
A construção da identidade e a conquista da autonomia pelas crianças são processos que:
Não ocorrem na infância, somente na idade madura.
Se referem à conquistas exclusivas de pais e educadores.
Demandam tempo e respeito às características individuais da criança.
Ocorrem rapidamente e não estão atreladas às características individuais da criança.