Questões de Concurso sobre Desenvolvimento dos conceitos científicos na infância

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
189 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A questão da privacidade da criança na creche é fundamental. Sua individualidade é respeitada quando


A

seu material pessoal é identificado pelo nome, por um bichinho, ou pela cor da sua preferência e quando é respeitado aquele momento de “isolamento infantil”.


B

o material é separado por agrupamento infantil e socializado, quando a professora permite o “isolamento infantil”.


C

só a professora pode determinar que material utilizar no desenvolvimento de uma atividade e sempre é necessário fazer o que todos estão fazendo.


D

na entrada, as roupas individuais são substituídas pelo uniforme oficial, higienizados na instituição, para evitar contágios.


E

lacinhos de fita, cabelos arrepiados, brinquedos individuais são proibidos, pois causam indisciplina e brigas na escola.

As condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são:


A

permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.


B

deixar a cargo do familiar responsável pela adaptação a realização das atividades com a criança até que esta conheça o ambiente e possa ir começando a se acostumar com a educadora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; flexibilizar a rotina e as regras para essa criança; permitir que a criança traga um brinquedo de casa.


C

não permitir que pais e/ou familiares fiquem na instituição para que não criem uma situação de ansiedade para a criança; pedir informações detalhadas e orientações da mãe sobre a vida da criança; pegar a criança no colo quando chora; elaborar um plano rígido de estadia da criança obedecendo a um crescente número de horas.


D

permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; pegar a criança no colo quando chora; tentar no decorrer desse período por meio da realização das atividades ir conhecendo os hábitos da criança; não alterar a rotina e as regras da instituição; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.


E

permitir que a mãe permaneça com a criança nos primeiros dias; não pegar a criança no colo quando chora; pedir informações e orientações da mãe sobre a vida da criança; passar para a mãe a rotina e as regras da instituição para atender essa criança; não permitir desde o início que a criança traga brinquedos de casa.

Do ponto de vista da promoção, na educação infantil, da construção das identidades das crianças a partir das interações que ocorrem entre elas, o contato com crianças que apresentam necessidades especiais é considerado como


A

uma oportunidade das crianças com necessidades especiais aprenderem com as crianças normais, que são mais habilitadas e podem oferecer modelos de ações mais adequadas àquelas.


B

a maneira mais eficaz de ensinar as crianças normais a respeitarem os direitos e ajudarem as crianças com necessidades especiais a realizarem as mesmas atividades que aquelas realizam.


C

um grande desafio para todas as crianças e uma experiência que tem resultado no desenvolvimento da solidariedade entre elas e no respeito às diferenças.


D

interessante, desde que as crianças com necessidades especiais apresentem um nível de desenvolvimento equivalente ao das crianças normais, independente de sua idade, para acompanhar as atividades que são propostas.


E

indesejável, pois o professor precisa optar por dar mais atenção às crianças com necessidades especiais ou às crianças normais, sendo que sempre faltará atenção a alguma delas.

Sobre a relação creche e as famílias escolha a alternativa INCORRETA


A

A qualidade da relação creche e família não interfere no bem estar da criança na instituição, pois a família é responsável pela socialização da criança.


B

Quebrar o "muro de isolamento" entre creche e as famílias significa iniciar um dialógo, de modo que a presença e a participação das famílias no contexto da instituição possa se concretizar.


C

Quanto mais se conhecer a família e o contexto de vida da criança, melhor será a relação do professor com ela.


D

A comunicação efetiva entre creche e as famílias é um princípio que rege a relação entre elas e o que assegura às crianças a continuidade e o enriquecimento de suas experiências sociais.

A roda de conversa, atividade já reconhecida no contexto das instituições de Educação Infantil, tem lugar na proposta pedagógica enquanto


A

momento estritamente dedicado a designar tarefas do dia para as crianças.


B

momento de retornar para as crianças avaliações do professor quanto ao comportamento destas.


C

atividade permanente da rotina, por isso sem objetivos pré-estabelecidos.


D

momento na rotina necessário para tranqüilizar as crianças e contribuir com a sua concentração nas atividades.


E

possibilidade de criar situações que contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, por meio das interações estabelecidas nesta situação pedagógica.

Pode-se dizer que, no contexto da instituição de Educação Infantil, a socialização da criança pequena acontece, principalmente:


A

por meio da participação nos jogos sociais que caracterizam o contexto da instituição.


B

na devida atenção dada pela professora ao ensino das regras de conduta social.


C

na ausência da ação familiar, responsável por esta educação.


D

na observação e imitação dos modelos que os educadores lhe apresentam intencionalmente.


E

na etapa devida do seu desenvolvimento moral que deve ser respeitada pela instituição.

A segurança emocional da criança e a possibilidade de estar preparada para estabelecer relações com outras pessoas e objetos é fundamental para o seu desenvolvimento. Observe as assertivas abaixo com relação à adaptação da criança na escola:


I. ( ) O mundo da criança por volta de um ano de idade é relativamente reduzido, porém, ao mesmo tempo, é bastante conhecido. Ela se sente segura quando vê a sua volta o que costuma encontrar: alguns objetos e pessoas determinadas.

II. ( ) Deve-se estranhar que, quando uma criança é levada a um contexto não conhecido, tenha diferentes manifestações.

III. ( ) As crianças de uma mesma faixa etária costumam apresentar a mesma facilidade de se adaptar às situações novas.

IV. ( ) A professora precisa dedicar um tempo mais individualizado a cada criança no momento da chegada, para poder estabelecer uma relação mais pessoal.

V. ( ) É conveniente que a pessoa responsável, que acompanha a criança na sua adaptação, possa ficar um pouco mais na escola e estabeleça um pequeno contato com a educadora, de maneira que a criança perceba uma relação entre ambas.

Estão corretas as assertivas:


A

II, III e V.


B

I, IV e V.


C

III< IV e V.


D

I, II e IV.

É importante que a criança se sinta aceita e amada e que vá, gradativamente, construindo os limites daquilo que pode e que não pode fazer. Pensando no processo de socialização da criança, assinale entre as assertivas abaixo aquelas corretas:


I. O tipo de interação que se estabelece entre as crianças e as outras pessoas é de grande importância na formação da personalidade infantil.

II. O adulto deve se comunicar autoritariamente com a criança para que o processo de socialização inicial tenha influências positivas sobre sua personalidade.

III. O egocentrismo não deve ser tolerado, sob o risco de a criança tornar-se voluntariosa e egoísta e não deve ser entendido como parte do processo de desenvolvimento infantil.

IV. Tanto a aprendizagem que ocorre no ambiente escolar quanto a que acontece fora dela se restringem ao que é intencionalmente ensinado.

V. A convivência com outras crianças, sob a orientação do educador que com ela troca experiências, poderá estimular a emergência de comportamentos cooperativos e honestos, com variação das possibilidades, considerando o estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra.

Estão corretas as assertivas:


A

III e V.


B

I e V.


C

II e IV.


D

I e IV.

A construção da identidade e a conquista da autonomia pelas crianças são processos que:


A

Não ocorrem na infância, somente na idade madura.


B

Se referem à conquistas exclusivas de pais e educadores.


C

Demandam tempo e respeito às características individuais da criança.


D

Ocorrem rapidamente e não estão atreladas às características individuais da criança.

   
Gerar simulado