

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. (BRASIL, 2009b, p. 12).
O excerto acima faz referência:
À Proposta Pedagógica.
Aos Objetivos de Aprendizagens.
Aos Campos de Experiências.
Ao Projeto Político Pedagógico.
Ao currículo da Educação Infantil.
Na escola X o professor Xavier observou que algumas crianças não compartilhavam seus brinquedos e outros objetos. Essa é uma característica do desenvolvimento infantil e acontece porque as crianças ainda não sabem coordenar seu ponto de vista com o do outro e estão construindo a ideia de propriedade, ou seja, precisam aprender a diferenciar o que é dela, o que é do outro e o que é de todos. Considerando o desenvolvimento infantil, essa fase é chamada de:
Pré social.
Pré maturacional.
Individualismo.
Egocentrismo.
A alternativa que completa corretamente o excerto está em:
“Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação afetiva (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas ___________ da criança, mas também _______________ seus contatos com o mundo, _____________ com ela, ________________ e _______________ para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características”. (RCNEIS, 1998, p.119).
Afetiva - medeiam - atuando - organizando - ajudando.
Cuidam - brincam - ensinam - transporta - interpreta.
Cuidam - medeiam - atuando - organizando - interpretando.
Criam - brincam - ensinam - ajudam - afetiva.
De acordo com Paulo Sergio Fochi (2015), a organização de um currículo por Campos de experiência consiste em colocar no centro do projeto educativo o fazer e o agir das crianças. Nesta linha de pensamento, analise as afirmativas abaixo e dê valores: Verdadeiro (V) ou Falso (F)
-
(__) A produção de conhecimentos pelas crianças está diretamente envolvida com a manipulação e exploração dos objetos, em admirar e se perguntar sobre os fenômenos do seu entorno, em transformar, olhar, tocar, narrar sobre aquilo que emerge de suas experiências no mundo.
(__) Os campos de experiência devem ser tratados como divisões de áreas ou componentes disciplinares.
(__) Na continuidade das experiências é que reside a força e a vitalidade da ação das crianças em compreender, explorar e aprofundar as suas hipóteses afetivas, cognitivas e sociais sobre o mundo.
(__) Organizar Campos de experiência tendo em vista a ludicidade, a continuidade e a significatividade das experiências das crianças nas escolas é também evidenciar as concepções de escola, de criança, de educação.
-
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
V, V, F, V.
V, F, V, V.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
São quatro os períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento.
Estes períodos são respectivamente:
· Sensório-motor (0 a 2 anos)
· Pré-operatório (2 a 7 anos)
· Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
· Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diversas maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia.
Assim foi definido segundo:
Paulo Freire.
Jean Piaget.
Lev Vygotsky.
Maria Montessori.
Desde cedo a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores. Na Educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir:
Do que está preconizado nos currículos prescritos.
Do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer.
Das diferentes hipóteses de escrita que a crianças adquire ao longo de sua vivência.
Da perspectiva teórica acerca do letramento e da alfabetização.
Da experiência do docente e da identidade da escola.
A Primeira Infância começa na gestação e vai até os 6 anos de uma criança. Estudos científicos de diversas áreas apontam que é nesse período em que as competências humanas mais se desenvolvem - as experiências que bebês e crianças vivenciam causam impactos profundos em sua vida inteira.
Uma boa parte dos estudiosos que se dedicam a estudar sobre esse desenvolvimento classifica a primeira de sua fase de:
Sensório-motor.
Pré-operatório.
Operatório-formal.
Operatório-concreto.
Muitos estudos ressaltam a importância de se observar alguns cuidados especiais no trabalho desenvolvido com as crianças. Atenção e carinho são alguns dos pontos a serem valorizados tanto no ambiente escolar quanto no familiar. Por que é importante que o profissional da educação se preocupe com estas práticas?
Porque nem toda criança recebe atenção em casa.
Porque a infância é considerada a etapa da vida onde são desenvolvidas as habilidades emocionais, físicas e cognitivas de um indivíduo.
Porque a lei determina que toda criança precisa receber as mesmas condições para seu desenvolvimento e é dever do estado oferecê-las.
Porque a escola é o único lugar onde a criança consegue alcançar algum desenvolvimento.
O desenvolvimento infantil é o processo em que a criança evolui em diferentes aspectos de sua formação. A evolução não se dá somente no crescimento físico da criança, mas também na sua parte cognitiva e social, dentre outras. Sobre o desenvolvimento infantil relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
Primeira coluna
(1)Desenvolvimento afetivo.
(2)Desenvolvimento cognitivo.
(3)Desenvolvimento físico.
(4)Desenvolvimento social.
Segunda coluna
(__)Refere-se ao aspecto mais intelectual do ser humano. Diz respeito à atenção, ao raciocínio, à memória e à capacidade de resolver problemas. Permite que a criança interprete, assimile e se relacione com os estímulos do ambiente que a cerca e com a sua própria essência.
(__)É perceptível por parte da criança desde a tenra idade, relaciona-se com os sentimentos, emoções e trocas estabelecidas.
(__)É com base nesse tipo de desenvolvimento que a criança estabelece com outras pessoas uma espécie de intercâmbio de informações, que permite adquirir cultura, tradições e normas de convivência.
(__)É aquele através do qual as crianças desenvolvem habilidades e capacidades motoras como sentar, andar, ficar em pé, pular, correr, etc. Em atividades que requerem mais precisão, como por exemplo, escrever, esse desenvolvimento do desenvolvimento cognitivo.
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA associação entre as colunas:
1, 2, 4, 3.
3, 2, 1, 4.
2, 1, 4, 3.
2, 4, 1, 3.
Sobre a educação infantil é INCORRETO afirmar:
Tem por objetivo o desenvolvimento integral do aluno.
Primeira etapa da Educação Básica.
Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação afetividade (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.).
Seu objetivo situa-se aquém da faixa etária que compreende o ciclo do desenvolvimento e aprendizado.
Desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais interagem. As primeiras formas de interação do bebê são os movimentos do seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos vocais, que ganham sentido com a interpretação do outro. Progressivamente, as crianças vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna - que se torna, pouco a pouco, seu veículo privilegiado de interação.
A qual Campo de Experiência esse excerto faz referência?
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Corpo, Gestos e Movimentos.
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
O Eu, o Outro e o Nós.
Traços, Sons, Cores e Formas.
O desenvolvimento de uma criança depende quase que exclusivamente dos estímulos que lhes são oferecidos. Uma forma agradável e significativa de praticar estes estímulos é por meio de brincadeiras. Porém, é preciso estar atento às suas necessidades em cada faixa etária. Analise as afirmações e indique a alternativa correta:
I) Crianças até seis meses são estimuladas por brinquedos coloridos.
II) De seis meses a um ano a criança não gosta de brinquedos de apertar, sacudir e empilhar.
III) A partir de um ano as crianças não levam mais os brinquedos à boca.
IV) De dois a três anos a criança gosta de brinquedos que induzam ao movimento.
III e IV estão corretas.
II e IV estão corretas.
I e IV estão corretas.
II e III estão corretas.
I e II estão corretas.
De acordo com Barbosa e Horn (2008), apesar de partirem de situações significativas e concretas da vida das crianças, os projetos devem
ajudá-las a afastarem-se dessas situações, sendo que as especificidades e particularidades nas quais estão imersas em sua vida cotidiana deverão dar lugar à busca de integração em uma nova comunidade e de um outro tipo.
fazê-las imergirem em estudos teóricos com conteúdos atuais, visto que tais conteúdos ajudam as crianças pequenas a construírem sua identidade, a partir conhecimentos adquiridos durante a troca de informações com o grupo.
proporcionar um trabalho pedagógico organizando situações na quais as crianças pequenas levantam propostas para solucionar determinado problema social, de forma que não haja confronto de ideias e conflitos desnecessários.
articular a problemática do tema com os objetivos gerais previstos para o ano letivo no Projeto Pedagógico, realizando uma previsão dos conteúdos que podem vir a ser trabalhados e pensados individualmente por cada docente.
evidenciar um novo modo de educar as novas gerações, de forma a construir significados para o desenvolvimento e experiências das crianças, passando de uma perspectiva de aprendizagem multidimensional para uma racional.
Os professores e os demais profissionais da educação infantil relacionam-se com a família dos alunos em diversas atividades promovidas pela escola, o que possibilita a instituição de ensino agregar experiências e saberes, articulando os dois contextos de desenvolvimento da criança. O diálogo resultante desse relacionamento permite compreender os pais como usuários diretos do serviço de educação e como representação:
de conselheiros tutelares
das vozes das crianças pequenas
das necessidades dos docentes
sindical de usuários da educação
O trabalho integrado da instituição de Educação Infantil com as famílias pode ocorrer no período de adaptação e acolhimento das crianças, principalmente os novatos. Essa prática alcançará melhores resultados nesse período se
os pais entrarem na sala de aula e lá permanecerem o tempo necessário para adaptação da criança.
os gestores fazerem a mediação entre os pais e os professores para garantir atenção exclusiva às crianças.
o professor deixar claro aos pais seus direitos e deveres e, os pais, as necessidades de seus filhos ao docente.
o professor informar aos pais os objetivos propostos e os pais expressarem as suas expectativas em relação à escola.
A professora de uma turma de educação infantil levou as crianças para uma visita em uma praça que fica em frente à escola. Na praça, as crianças sentiram curiosidade por conhecer as características das árvores que se encontram nela e as dos instrumentos que o homem colocou ali para seu serviço: caixas de correio, bancos, recipientes, lixeiras, sinalizações, nome e número das ruas, pelas lojas, monumentos e casas que nela confluem. De acordo com Piferrer (in: Arribas, 2004), exemplos como esse evidenciam, de maneira clara, o papel
integrador que adquire a descoberta do ambiente, incorpora conhecimentos de muitas disciplinas, e é assim que deveríamos apresentá-los às crianças.
e a importância do estudo segmentado dos ambientes natural e social, de modo a facilitar a transmissão de informação; para as crianças, deve-se ensinar separadamente temas como lugares, animais e plantas.
da espontaneidade das crianças, que deve ser estimulada; nesse sentido, o educador não deve fazer intervenções ou orientações, mas deixar que a criança descubra sozinha as respostas.
imprescindível do ensino sistematizado; o educador, ao alegar que parte da realidade das crianças, não contribui para o seu aprendizado, pois só apresenta aquilo que elas já conhecem.
de um planejamento estrito e adequado durante as saídas da escola, pois o exemplo da praça demonstrou falta de planejamento que gerou problemas devido à dispersão do grupo ou em virtude dos perigos implícitos naquele local.
Em torno dos dois anos, caso tenha tido oportunidade de experimentar, a criança já poderá alimentar-se sozinha, determinar seu próprio ritmo e a quantidade de alimentos que ingere. Ela poderá necessitar de ajuda e incentivo do adulto para que experimente novos alimentos ou para servir-se. A oferta de alimentos nesta fase precisa ser feita em ambientes mais:
animados, em grandes grupos, com acompanhamento mais próximo do professor, que propicia segurança afetiva e ajuda.
tranquilos, em grupos médios, com acompanhamento mais próximo do professor, que propicia segurança afetiva e ajuda.
tranquilos, em pequenos grupos, sem acompanhamento do professor, para desenvolver autonomia e segurança afetiva.
tranquilos, em pequenos grupos, com acompanhamento mais próximo do professor, que propicia segurança afetiva e ajuda.
tranquilos, em grupos médios, sem acompanhamento mais próximo do professor, que propicia segurança afetiva e ajuda.
É importante que o professor de educação infantil, na aula de música, esteja atento as devidas modificações dos diversos instrumentos musicais à faixa etária de zero a seis anos, utilizando toda e qualquer fonte sonora. Analise as seguintes afirmações e em seguida marque a opção correta:
Idiofones: são instrumentos afinados precisamente. Placas de madeira dispostas sobre uma caixa de ressonância;
Aerofones: são instrumentos com altura indeterminada, o que significa que não são afinados segundo uma escala ou modo. Não produzem tons (som com afinação definida), mas ruídos;
Metalofones: são instrumentos nos quais o som é produzido por via aérea;
Xilos: podem ser utilizados por meio de gestos motores responsáveis pela produção de diferentes sons.
Um ponto importante em relação à aprendizagem infantil considera que as habilidades para a criança discriminar cores, memorizar poemas, representar uma paisagem por meio de um desenho, consolar um coleguinha que chora etc., são
fruto da maturação orgânica que ocorre desde o nascimento.
processos de transmissão de uma cultura considerada pronta.
produzidas nas relações que as crianças estabelecem com o mundo material e social.
dependentes da prática pedagógica mediadas pelo professor.
relações individuais que as crianças estabelecem desde bem pequenas consigo mesmas.
Pensar em uma educação de qualidade, onde o educar venha precedido do cuidar e ambos aconteçam concomitantemente, cumprindo a função social da Educação Infantil, requer uma proposta em que se “favoreça ________________, _________________ e ___________________das crianças, de modo a possibilitar a promoção de uma construção compartilhada, seja no meio familiar ou social.” (Sodré, 2007, p.133). Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a indisciplina / a cooperação / a participação
a autonomia / a criatividade / a participação
a autonomia / a criatividade / a alienação
a indisciplina / a criatividade / a alienação
a autonomia / a indisciplina / a alienação